Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

b . 22/12/2021

acabou sendo nada do que imaginava. esse livro fala muito do resultado do egoísmo e arrogância do Frankenstein ao criar um monstro e não querer arcar com as consequências. minha parte favorita foi quando vimos o ponto de vista do monstro e a solidão que ele enfrenta por conta de sua aparência. em alguns momentos senti pena do monstro, ódio do victor e por aí vai.
(inclusive, victor é um babaca, criou o monstro e depois fica com medo dele, me poupe)
houveram, sim, umas partes beeem paradas e que deram uma preguiça, mas acho normal devido ao período que a história foi escrita. Mary Shelley fez uma história INCRÍVEL! não é a toa que é um clássico.
Agnaldo Alexandre 22/12/2021minha estante
Não tem como não odiar o Victor. Ele é um canalha, babaca e egoísta.

Mas, já reparou que o monstro só mata quando o Victor não estar por perto, e que até a esposa ele deixa ela sozinha? Uma possível interpretação é que não existe monstro, ele é o monstro e matou todos que atrapalham dia vida.

b . 22/12/2021minha estante
também percebi isso!!! além de que no momento em que a esposa morre, ele é "taxado" de louco pq mais ninguém viu o monstro.

Jamile.Almeida 20/11/2020

Uma ficção científica q atravessou o tempo de forma literal
Um livro sobre solidão, sobre a ética dentro da ciência e sobre responsabilidade.

Victor Frankenstein, para provar suas teorias e validar seu ego, cria uma vida e quando esta se mostra ?feia? aos seus olhos, abandona sua criatura. Solitária e sempre recebida com violência por onde passa, a criatura aprende a viver ?as escondidas?, observando uma família e formando suas bases de carater em livros como: Paraíso Perdido do Jonh Milton, Vidas Paralelas do Plutarco e Os sofrimetnos do Jovem Werther do Goethe. A criatura opta pela vingança, morte e terror ao seu criador... o qual, retribui com perseguição e ódio. O Cão e gato de seres solitários e sem limites de moral.

Segundo Rousseau, o homem nasce bom, mas a sociedade que o corrompe. Consigo imaginar situações em que se enxerguem justificativas que validem esse pensamento, porém, isso está longe de ser uma regra. Se assim o fosse, todos aqueles que sofreram algo, virariam justiceiros indomáveis com suas próprias leis ou o mal reinaria sobre a terra. O homem nasce com instintos, tem sua construção moral moldada pelo que vive, aprende o que é certo e errado e faz suas escolhas sabendo das consequências e responsabilidade de seus atos, justificar o meio por escolhas ruins é tirar a responsabilidade do indivíduo sobre suas ações.

A solidão permeia todos os personagens principais do livro - a criatura que foi renegada, o Frankenstein que se afasta psicologicamente e fisicamente de todos os seus entes queridos e do navegante Watson, em águas geladas no polo norte que aceita um desconhecido louco como seu amigo de mar!

*A edição da darkside traz o contexto social e político no qual a Mary Shelley escreveu o livro e ajuda bastante. Sugiro a leitura do Prometeu da mitologia grega como base para antes do livro.
Alê | @alexandrejjr 21/11/2020minha estante
Boa! Quero ver se pego a Mary Shelley e o Bram Stoker pra ler em 2021.

almeidalewis 25/11/2020minha estante
? resenha ? nutri mais interesse por lê depois que li ( há um tempo atrás) uma breve biografia de Mary Shelley ?.
Ele tá na minha programação de leitura para 2021 ??

Jamile.Almeida 25/11/2020minha estante
????????

Cringe Literário 31/10/2021

A criatura Amarela
Resenha: Frankenstein de Mary Shelley, editora Principis, 2019, 240 p.
Nota: 5 +
Esqueça produções cinematográficas e descubra o universo criado por Mary Shelly em 1818 com projeções até os dias atuais.
Com o título de Frankenstein ou então Frankenstein o Prometeu moderno, já fui despertada com um estranhamento, que Prometeu?
Em suma na mitologia grega, Prometeu foi um Titã que roubou o fogo da criação do Olimpo e o presenteou para a humanidade, o fogo representa metaforicamente o conhecimento e poder.
Sinopse: 1 ficção científica, com sucesso mundial, também classificado como literatura juvenil. Narração com 3 vozes principais: Robert, o capitão do navio, o Doutor Victor Frankenstein e a criatura.
Primeiro plano, Narração epistolar, por uma carta inicialmente, onde um capitão de um navio, dá notícias de viagem à sua irmã, relatando sobre o resgate de um homem à deriva em um bloco de gelo perdido no mar no Polo Norte, (na literatura à deriva precede um horror subjetivo e psicológico).
Em segundo plano, esse homem resgatado, o cientista Victor Frankenstein narra sua vida para o capitão do navio, sendo:
Um cientista descendente de família aristocrata, Victor Frankenstein, que busca aprofundar estudos na ciência, consequentemente, irá estudar como dar vida aos corpos inanimados;
Victor longe de casa na universidade, em laboratório particular, monta uma criatura com membros cadavéricos que recolhe dos túmulos, tentando reproduzir a criação divina em seu laboratório.
A criatura deveria representar o mais belo e forte, porém ocorre uma tragédia, a coisa ao aparecer com vida, caracteriza-se com mais de 2 metros de altura, pele amarelada, lábios negros e dentes brancos perolados é abominado por seu criador sem ao menos receber um nome, pois causou desprezo e nojo no mesmo.
No decorrer de 2 anos e após o episódio de criação, Victor que já estava há muito tempo ausente do lar para se tornar um pesquisador de renome, recebe a notícia de uma tragédia familiar informada por carta e tem que retornar para sua casa.
Em terceiro plano, temos a voz da criatura monstruosa, sem nome, referenciada por Victor como uma múmia sem alma, estava perdida na vastidão do mundo e totalmente desprezada pela sociedade, e a criatura almeja um reencontro com seu criador.
O reencontro acontece, expondo suas mazelas a criatura revela algumas crueldades que cometeu e como ele é desprezado pelos os humanos, sua corrupção para maldade, a sua sede de vingança e como ele é único e solitário no mundo; diante disso a criatura faz uma imposição ao seu criador...
Interpretações:
Por influência da cultura pop de terror, esperava cenas extensas da criação de um monstro verde e não foi nada disso que encontrei, ainda bem;
Sobre a criatura: é meu personagem favorito, como não compadecer com seu sofrimento? Ao menos um nome recebeu.
Há uma gratuidade existencial que ele não solicitou, seu criador (Victor Frankstein) não é o mesmo criador de todas as outras criaturas (Deus) que coabitam o planeta;
O personagem Victor Frankenstein é egoísta e cruel; o que ele realmente representa? A soberba da ciência, o preconceito com os diferentes, as mazelas sociais, as críticas religiosas? São amplas as interpretações...
O julgamento social recai na criatura com preceito de crueldade unicamente por suas características físicas;
Com isso ele nutri sentimento de vingança, raiva e ações correspondentes.
Jean-Jacques Rousseau, ?o ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe?, como não fazer essa associação e pensar como essa produção ainda perdura com esse recorte social?
A obra permite por si só muitas reflexões e interpretações, que podem ser ampliadas se o leitor se atentar a saber um pouco mais sobre a vida da autora.
Camila 01/11/2021minha estante
Quero mto ler. Acho que li a versão adaptada qnd era mais nova. Mas queria ler a obra inteira.. provavelmente vou comprar esse livro

Cringe Literário 01/11/2021minha estante
Nossa eu me surpreendi, tem muitas temáticas, quando for viável irei comprar uma edição mais completa tbm, me interessei muito. E já quero ler as outras obras da Mary Shelley ????amei

Ninho 17/01/2022

Muito bom, recomendo, achei o final muito bom, fala sobre o ódio e como corrompe os personagens, e questiona nossos valores.

@fadakukalivros 19/11/2021

Livro: Frankenstein
Escritora: Mary Shelley
Editora: Principis
Páginas: 240
Nota: 4?

No século XVIII, o Sr. Walton estava navegando com sua tripulação, no extremo Polo Norte, em busca de conhecimento. Quando ficou preso em uma geleira, encontrou Victor Frankenstein a procura de ajuda e, estando debilitado, Sr. Walton lhe deu abrigo.

Quando Victor se sentiu melhor, começou a contar a sua história, como chegou e como sobreviveu até ali.

Victor Frankenstein vem de família rica da região de Genebra, onde morou com seus pais, sua irmã adotiva e seus outros irmãos. Henry Clerval era seu melhor amigo e estava sempre por perto. Ao completar 17 anos, sua vida começou a mudar, algumas fatalidades aconteceram e ele resolveu estudar fora, em Ingolstad na Alemanha. Tinha sede por conhecimento em Química e Ciência Natural.

Durante dois anos desenvolveu várias teorias que o levou a criar uma criatura que nunca ninguém ousou criar.

Frankenstein é uma história de amor pela Ciência, pelo conhecimento e pelas pessoas. Fala sobre sentimentos puros, as consequências dos seus atos e sobre amizade. Uma história triste e profunda que nos faz pensar sobre o que queremos para nossa vida e o que, de fato, é mais importante.

Amei essa leitura! Era um projeto da #hallowtona2021 que não consegui concluir a tempo. Também fez parte da leitura de outubro do projeto #1001livroscomadealeitora, da Dea do @dea.leitora. Mas o mês de outubro foi tão corrido que só consegui finalizar agora.

É isso, beijocas e até a próxima!!

#ler #livros #booklover #bookstagram #book #frankenstein #maryshelley #lerébom #leituracoletiva #leitura #contosdeterror #ficção #1001livroscomadealeitora
Julinhafox 19/11/2021minha estante
Um livro triste, bonito e sensível que hoje em dia é conhecido como se fosse de terror! Muito doido hahh

@fadakukalivros 19/11/2021minha estante
Muito doido de terror ele não tem nada

Mariana 27/07/2022

Recomendo
Mary Shelley expõe seus mais sinceros sentimentos em relação aos seus pensamentos sobre relacionamentos familiares e sociedade nesse livro, a história de um monstro trazido à vida através da ciência, feito por um cientista louco e visionário para a época. É sem dúvida um dos melhores livros que já li. Sem adaptações e releituras. É realmente surpreendente como ela capta o humanismo a sua época.
aureamariasf 27/07/2022minha estante
habla mesmo, amo esse livro e é exatamente tudo isso que tu falou, preciso reler urgente essa obra prima

Beto | @beto_anderson 25/10/2020

Diferente da ideia que concebia
Muito influenciado pela imagem do monstro dos cinemas, fiz a leitura dessa obra imaginando que encontraria uma narrativa bem diferente. Algumas coisas me surpreenderam, outras achei simples. Mas a história é bem interessa, apesar de alguns poucos pontos eu achar que a autora não encontrou verossimilhança, mesmo sendo uma ficção-científica. Um exemplo é a caçada de Frankenstein pelo monstro que, já que não tinha indícios de onde ele estaria, seria impossível de encontrá-lo. Mas não foi bem o que aconteceu. No mais a história é boa, e uma narrativa bem tranquila de se ler, apesar de ter sido escrito há muitos anos. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Fran 18/07/2021

Super clássico
Considero Frankenstein uma obra muito valiosa...por ser considerada a primeira obra de ficção da história e pelo fato de Mary Shelley ter apenas 19 anos de idade quando a escreveu. A história é muito mais do que "ensinar a não julgar os outros pela aparência". Trata da ética e dos limites da ciência. Um clássico do terror/ficção. Recomendo.

Capitu 12/06/2021

O clássico
Quando falamos de clássicos uma ideia predeterminada entra em nossa mente, com esse livro não foi diferente.
Me impressionou a forma que a narrativa foi construiria, também a questão dos personagens pareceram extremamente humanos, com suasnuancias de bem e mal.
Digo uma coisa, esse livro é fantástico!

Ps. Chorei horrores na parte do chalé.
Gi Gutierrez 12/06/2021minha estante
Esse livro é simplesmente sensacional!!!

Maaria_ 31/10/2023

O verdadeiro monstro sempre será o homem
Ao se aventurar no conhecimento, Victor Frankenstein, decide vagar por uma complexa pesquisa sobre ressurreição após a morte e com isso acaba criando uma criatura sobre-humana, fisicamente apavorante aos olhos da sociedade.
Ao ver que a sua criação sobre a ressurreição não saiu como esperava, acaba abandonando a criatura sozinha no mundo e com isso a criatura se revolta contra o seu criador, tornando sua vida um inferno total e lhe tirando tudo que era mais importante.

A princípio, comecei o livro carregada de referências, inclusive, achando que o monstro era Victor Frankenstein, que é o que muitas pessoas acham também. O grande ponto da leitura é distinguir quem é o homem e quem é o monstro? Por ter pouca experiência com obras da época a leitura se tornou um pouco arrastada, me atrasando um pouco.

É uma obra clássico que traz consigo uma história de terror. O ?monstro?, que é citado como uma das coisas mais medonhas já vistas é na verdade uma criatura extremamente humana. Desde que seus olhos abriram pela primeira vez ele só buscou aceitação e companheirismo, infelizmente não obteve êxito com nada. Seus dias eram solitários e o ódio o dominou por completo, buscava vingança a seu criador e sua existência se tornou apenas em busca do Frankenstein, até o fim da sua vida.
O verdadeiro monstro aqui é Victor, por não saber lidar com as consequências de suas ações.
emclara 01/11/2023minha estante
O fato do "monstro" da história ser a criatura mais humana é o que torna essa obra genial!

LilithFromHell 04/04/2023

Quem é o verdadeiro monstro?
Esse livro me deu muita expectativas que daria tudo bem no fim, imaginei que Frankenstein poderia ver a bondade de sua criação mas não ele como ?Deus? fez sua criação e a abandonou e quando essa fez o mal ele a condenou. Ele não teve nem ao menos um nome, entendo toda a revolta dele como tbm entendo os motivos do Frankenstein não ter feito a companheira que ele tanto queria, mas eu não posso julga-ló pelas ameaças e vinganças contra seu criador me coloquei no lugar dele e sentir suas dores assim como seus atos de vingança, me coloquei no lugar de Victor e senti seu arrependimento e seu medo por isso tbm não posso julgar ele tbm. Então ao final deste livro me coloco em uma duvida, quem é o verdadeiro monstro da história o criador ou sua criatura?

Lorenna 06/06/2021

Frankenstein
Após ler e amar Drácula logo me veio a vontade de conhecer também outro monstro consagrado. O livro escolhido foi, então, Frankenstein.

O livro é extremamente bem escrito, mostrando as ânsias e sofrimentos dos personagens de maneira magistral.

Impressionante pensar que Mary Shelley tinha apenas 19 anos quando escreveu o livro e conseguiu criar personagens tão complexos.

Um livro que com certeza recomendo e que me deu mais vontade de voltar em breve a ler outros do gênero.

Thiago Araujo 21/06/2021

Oh? a melancolia?
Longe de ser o terror ou suspense que eu imaginava, Frankenstein se mostrou um retrato de contrato sentimental de sua época.

Valorizando a angústia, melancolia e sofrimento do protagonista, Shelley aprofunda nas consequências da escolha do cientista em criar vida.

Um monstro foi criado a partir de uma experiência científica ou de um abandono? Difícil saber, mas a vingança acaba corroendo a cabeça de criador e criatura.

Mas o que me marcou foi a valorização da tristeza em cada momento da narrativa, acredito por ser uma característica da escrita da época, mas que pode ser gatilho.

Valeu por ser um clássico e por matar minha curiosidade.

Carvalho14 28/02/2022

~Frankenstein~
Não sei se é a época, não sei se é por eu estar saindo de uma ressaca literária, mas não rolou.
Mais um clássico que não me agrada.
anasof 28/02/2022minha estante
a maior parte desse livro é ruim mesmo, o bom é só a história q fica subentendida