A Espada dos Reis

A Espada dos Reis Bernard Cornwell

Resenhas - As Espadas dos Reis

novaes10 21/04/2023

Décimo segundo livro da série. Para falar a verdade eu achei o começo bem entediante e arrastado. Achei todo o trama de pirataria e a invasão a Lundene bem enrolados. Mas a parti da metade do livro tudo começa a andar, e Bernard Cornwell faz o que sabe de melhor. Já estou me preparando para o ultimo livro, e estou triste, não queria que acabasse nunca.

Alexandre 07/03/2023

Mantém-se a qualidade da saga nessa edição, onde percebemos cada vez mais as dificuldades de nosso protagonista devido a idade e finalmente entraremos na próxima edição onde saberemos que destino inexorável aguarda nosso grande guerreiro!

Myhh 19/02/2023

Wyrd bi? ful aræd
"A espada dos reis é uma obra de ficção, mas espero que o livro ecoe um processo pouco conhecido; a criação de um reino chamado Inglaterra. Seu nascimento ainda está algum tempo no futuro. E será sangrento, mas Uhtred viverá para vê-lo."

Bernard Cornwell

Que livro senhoras e senhores?

Kyel 08/01/2023

A espada dos Reis
Esse penúltimo livros da saga das Crônicas saxônicas, não está entre os melhores da saga no sentido de batalha ou estória, mas ver Utred mais velho se preocupando mais com à família do que com sua reputação e glória torna esse romance um dos meu preferidos dos 13 livros. Utred volta para casa mas agora tem outros problemas para resolver.

O destino é inexorável!

Nilo10 28/12/2022

Ótimo livro, mas mais do mesmo
Pra quem leu 11 livros e chegou até aqui consegue perceber o que quero dizer. A narrativa e a forma de contar do escritor é fantástica. Então mesmo que o livro não traga nada de novo, ainda assim consegue ser interessante a leitura.

As reviravoltas já foram usadas em outros livros, a história central é bem curta, mas foi estendida por mais de 350 páginas. Porém, não tem como achar ruim a leitura.

Uthred está idoso e isso não o impede de tomar decisões precipitadas. O livro basicamente são as consequências de decisões erradas e percepções tardias de armadilhas inimigas. Finalmente temos a unificação dos três reinos sob um único rei.

Infelizmente o próximo livro será a despedida de alguns personagem incrível. Será estranho passar o ano de 2023 distante desse mundo em que estive envolvido por tantos meses.

bardo 25/12/2022

Bem o que dizer de uma série que chega ao seu décimo segundo livro e que não só não perde o fôlego como talvez entregue um dos volumes mais angustiantes e tensos de toda a série? Por mais que talvez o leitor torça o nariz para o que possa parecer facilitação narrativa, ou questione a facilidade com que Uhtred se apaixona, por outro lado tal desenrolar é consistente com seu temperamento e com um determinado rumo da história.
A forma como o autor cria reviravoltas e pontos de interesse é no mínimo assombrosa. Não chega a ser surpresa, considerando o que já vimos nos volumes anteriores, porém aqui Cornwell estica a tensão a níveis absurdos. Somos levados a pensar que o autor fará cortes significativos, inclusive pelo nome de uma das partes do livro que remete a uma profecia descrita.
Cornwell surpreende e entrega-nos uma cena dramática, talvez uma das mais dramáticas da série. Cria-se um novo conflito, aliás aprofunda-se o conflito apresentado durante a narrativa desse volume, mas agora com tons de melancolia e incertezas ainda maiores. É extremamente interessante ver o protagonista imerso em dúvidas, medo e desânimo; elementos que se apareceram em volumes anteriores aqui são intensificados pela perda de símbolos importantes.
Para além da tensão da narrativa é possível se fazer leituras a respeito da importância dos fetiches, da profunda relação que temos com nossos símbolos pessoais, que podem ser abertamente religiosos ou não. Por mais que o ritmo da narrativa não permita que o autor se demore nesse tema, ele está ali bem presente.
Obviamente não é um tema original, e nem tem a intenção de sê-lo, mas cria mais uma camada de profundidade nessa série, que se por um lado parece valorizar um tipo de masculinidade meio brucutu, ao mesmo tempo discute esse e outros tipos de masculinidade.
Para além da violência, sangue e mortes; temas como reputação, honra, ética são amplamente tratados e em mais de uma vez o autor sinaliza para o leitor o quão complexa é a natureza humana. Seu protagonista por mais carismático que seja, esta muito longe de ser perfeito e em mais de uma vez toma atitudes que levam questionamentos ao leitor.

Marcelão 22/12/2022

Evolução incrível de Ultred nos Livros
A escrita de Cornwell é sensacional e isso fica demonstrado na evolução das histórias de Ultred.
Este livro não é mais do mesmo, Vemos uma clara Mudança na situações em que o personagem se envolve e se adapta a sua idade.
Ultred é um personagem que vive pelos seus valores, seus juramentos e por sua honra.
Sente bem mas o peso de seus erros e se torna bem mais cauteloso e prudente do que os livros anteriores, contudo, apesar do peso dos anos, Ultred continua sendo o guerreiro formidável que matou Ubba.
A frase que resume o livro: o destino inexorável.

Thalezito 08/12/2022

A guerra entre herdeiros
A história do livro conta sobre a disputa dos herdeiros do rei Eduardo, o Velho, pela supremacia nos três reinos, Mércia, Wessex, e Ânglia Oriental.
O livro continua com a boa qualidade presente em toda saga até o momento, porém inova pouco em sua fórmula, e continua com a mesma estrutura narrativa que, por mais que seja segura para o escritor, para o leitor acaba sendo repetitivo e entediante.

Thiago Amorim 07/10/2022

Um Rei para a Inglaterra
Finalmente a Inglaterra está unida. Um rei cai e outro toma o seu lugar. Morte e guerra, perseguição e traições. Um reino forjado pela luta. Mto bom!

Capives 07/09/2022

Um campo de cevada.
Morte, Doença, Medo e Humilhação.

Uhtred, o guerreiro, o velho, o tolo. Mesmo estando perto do fim de uma saga tão longa, ela ainda consegue me surpreender. A espada dos reis foi um livro particularmente diferente da saga, com mais peso, tristeza e tragédias. Não terminamos com alegria e glória, como costuma acontecer, mas sim com o gosto amargo da incerteza na boca.

DeiaMolder 31/08/2022

"E o destino, essa cadela que controla nossa vida, quis que eu lutasse por Alfredo e por seu sonho. Matei dinamarqueses, matei noruegueses. E cada morte, cada golpe de espada ampliou o domínio saxão.

E cheguei ao penúltimo livro da saga com dor no coração. ?

Uthred, ah! Meu amado Uthred, agora já um idoso, para os parâmetros da época, porém ainda com vigor, um senhor da guerra de "responsa". ?

Eduardo faz uma bela cagada e reparte a Inglaterra de seu pai em duas, então Uthred entra em ação, com algumas batalhas sangrentas, as dos navios foi a melhor, resolve a situação.

Seu último juramento foi cumprido e volta para Bebbanburg com a esperança de viver em paz. ?

"Seria uma batalha para decidir qual bunda real esquentaria o trono, pensei com amargura. E que motivo eu teria para decidir sobre o trono de Wessex?"

Déia 02/07/2022

Mais uma vez Uhtred se vê no meio de uma richa de sangue. Em a espada dos Reis os herdeiros lutam pelo trono e Uhtred está no meio de tudo isso, ligado a promessa feita a Athelstan. Esse penúltimo livro da série mexeu com meu coração. Está chegando ao fim as aventuras do meu guerreiro favorito.

Murilo 17/06/2022

Para um penúltimo livro, eu esperava uma preparação melhor para o final, poderia ter um gancho melhor.

prof.vinic 06/05/2022

O destino é inexorável ... cada vez mais.
Mais alguém notou que os primeiros livros da série se passava por mais tempo, anos até? Esse aqui não durou 1 mês de história ... para ler foram 5 dias! Sim, o enredo está tão empolgante que não conseguia parar de ler e terminei o livro mesmo sem querer. Gostei tanto que corri na internet e comprei o próximo, eu ia esperar mais um pouco, mas não dá para ficar sem ler o final da história de Uhtred. Sim a história desse livro é completa, não tem um continue no final, o livro se basta em si, mas sabendo que tem mais eu precisava ler.
O enredo mostra a época da morte do Rei Eduardo (não é spoiler se é um fato histórico real), como eu tinha acabado de ver a última temporada da série Last Kingdon com o Rei Eduardo bem jovem ficou um pouco estranho, mas como os livros estão bem mais adiantados isso já era esperado. O ponto chave aqui é a guerra que surge entre os herdeiros: Æthelstan, amigo pessoal de Uhtred, e Ælfweard, o segundo filho do Eduardo (um merdinha como se diz no livro hehehehehehe).
Não posso contar muita coisa para não estragar as surpresas, mas dessa vez, como há muito eu não sentia, tive medo com o que iria acontecer com Uhtred de Bebbanburg, em certos momentos até imaginei o próximo livro sendo narrado pelo seu filho numa luta de vingança. Sim, sério assim mesmo.
Como é esperado nas obras do Cornwell o enredo é perfeitamente amarrado e super detalhado, cada cena das lutas me levavam até Ludene (onde se passa boa parte do enredo). Em alguns momentos fiquei sem fôlego e cansado, o que denota meu tremendo estado de preparo físico, visto que estava apenas lendo sobre e não lutando hehehehehehe
Resumo da ópera, um super livro, com uma história extremamente cativante e apontando para um final épico da saga de Uhtred, pois esse, até onde eu saiba, é o penúltimo livro das Crônicas Saxônicas.