A Espada dos Reis

A Espada dos Reis Bernard Cornwell

Resenhas - As Espadas dos Reis

Adriano 28/10/2020

O destino não parece assim tão inexorável
Décimo segundo livro dessa grande série de Bernard Cornwell. As crônicas saxônicas acompanham as lutas de Uhtred e agora encontramos um guerreiro já idoso, em voltas com a o apoio ao herdeiro que buscará reunir os reinos que comporão a Anglaterra, ou Inglaterra. Para quem gosta de romances históricos, esta é uma leitura formidável, porque contém todos os bons ingredientes desse estilo: batalhas bem narradas, excelentes descrições dos locais e reviravoltas.
As lutas nos barcos nos dá muita agonia, lembrando que estamos falando do século X e, portanto, embarcações arcaicas, que possuem pouco espaço para manobras.
Também é muito legal a descrição da fétida cidade de Ludene, a Londres atual. A Inglaterra desse período era suja, não havia tratamento de esgoto, e as doenças, como a praga, afetavam uma grande parte da população.
Duas coisas que eram comuns na série, tiveram uma mudança de tom nessa obra: o envelhecimento de Uhtred (apesar de que ele consegue ainda lutar e vencer inimigos poderosos) e um alivio na visão anti-cristã, o que era bem comum em outros livros. Parece que o autor está preparando o caminho para o último livro, quando descobriremos o que acontece com o herói do livro, algo que já é anunciado desde os primeiros volumes, uma vez que é Uhtred quem está narrando a história de uma posição bem religiosa.
Enfim, esse livro melhorou bastante em relação aos dois últimos da série, que pareciam mais repetições do mesmo, seguindo um padrão de narrativa que não trazia nada de novo e era bastante previsível. Mas esse livro trouxe uma maturidade maior em toda a série, com batalhas criativas, mas sem perder a essência das crônicas. Mas ainda ansiamos por uma grande batalha. Será que veremos isso no último e derradeiro livro.
Talvez, o destino não seja algo assim tão inexorável, e os seres humanos podem mudar a direção dos fatos, desde que se dediquem e coloquem todos os seus esforços nisso. Como vemos na história, até ações individuais e pequenas acabam tendo um grande impacto.
Luiz.Gustavo 17/11/2020minha estante
Perfeita colocação em relação a idade de Uthred. Quando chegamos no livro dez, a sensação é que o idoso iria se aposentar, entretanto não, Corwell da um sopro de vida em seu personagem, sopro esse que lhe garante mais algumas batalhas épicas. Após o livro onze, onde Uthred comete vários erros e por "sorte" sobrevive e triunfa, Cornwell entrega uma obra fantástica, com lutas do início ao fim. Uthred tem uma atuação formidável, empregando sua astúcia e força descomunal. Excelente leitura. Ansioso para o que ainda está por vir.

Adriano 18/11/2020minha estante
Exatamente. E vamos aguardar o último!

Marcia 10/12/2020minha estante
Li todos os anteriores e já estou ansiosa pelo próximo. Quem gosta de história, ação e idade média, vai gostar.

Adriano 11/12/2020minha estante
Com certeza.

Wania Cris 03/03/2022

Vontade de desler só pra ler novamente...
"Em A espada dos reis, o novo capítulo da saga de Uhtred e da unificação da Inglaterra, Bernard Cornwell relata de forma visceral as batalhas mais sangrentas e os conflitos políticos mais cruéis."

Chegar no 12º livro da saga com essa certeza é um presente maravilhoso. Bernard entrega uma leitura de qualidade, consistente e muito, muito frenética. Depois do terceiro capítulo é muito complicado largar o livro e cada virada de página é um perrengue diferente. Nossa, quanto sofrimento... fadiga, medo, desejo de voltar pra casa e a porcaria de um juramento para se cumprir.

Livro irretocável, se tem defeito é por terminar e Finan, gente, o que dizer de Finan??? Esse livro é uma ode ao mais maravilhoso personagem coadjuvante já criado na literatura mundial. Leal, debochado, valente, sagaz, afiado, ligeiro de espada e de pensamento, Finan como eu te amo!!!

Apesar de tudo isso, não estou pronta pro fim...
Gabs 04/03/2022minha estante
O melhor da série, Wan?

Wania Cris 04/03/2022minha estante
Concorrente de peso, amiga... Fabuloso!

Thiago 22/11/2020

Melhor do que os anteriores
Este livro supera os últimos, mas ainda contém certas dificuldades... O ritmo é melhor, algumas cenas de combate e de vingança são, como de costume, primorosas. Nós realmente torcemos por eles. Contudo, continuo com a impressão de uma repetição completa de lugares comuns e clichês, além de uma falta de verossimilhança absurda. Finan e Uhtred são velhos (quão velhos? Se Alfredo assumiu o reinado em 871 e Uthred tinha dez anos, já estão com setenta) que continuam rápidos, ágeis e com olhos de lince (caso de Finan). Apesar de serem personagens carismáticos, não dá pra acreditar nessas coisas... Estou contente que a saga terminará no próximo.
Gabriel.Rodrigues 22/11/2020minha estante
Eu li até o segundo e n sinto muita vontade de continuar. Vale a pena? Sinto que vai ser sempre mais do mesmo

Thiago 22/11/2020minha estante
É, até o quinto, por aí, ainda tem coisas novas e interessantes. Depois disso, vira um pouco um episódio do Chaves, com as mesmas repetições. Já perdi a conta de quantas vezes ele ameaçou um padre lembrando de sua fama ("Sou conhecido como o matador de padres") e não fez nada. Não consigo nem lembrar quando ele matou algum, por exemplo.

@ALeituradeHoje 03/06/2021

Não tem Erro
Eu sou suspeita pra falar. Bernardão é Reizinho pra mim.
Mais uma aventura de Uhtred e eu continuo sendo fã.
Só fico triste que pelas declarações do escritor, só será lançado mais 1 livro da série, já que o personagem já está velho e "precisa" morrer... mas ele podia continuar com filho. Eu ia amar...
Bruno Arruda 03/06/2021minha estante
O destino é inexorável...

Breno 24/03/2021

O fim está próximo!
Incrível como o BC consegue manter o mesmo excelente nível em todos o livros da série, e esse foi um dos melhores na minha opinião.
Ju 16/04/2021minha estante
Eu tbm achei um dos melhores Breno, confesso que no 11 eu já estava entediada, mas esse superou!!

Bete 24/10/2020

Livro 12
O livro é mt bom, como todos do Cornwell, mas já tá ficando cansativa uma série tão grande...

Lu 25/10/2020

Uma das coisas que eu sempre gostei nas Crônicas Saxônicas foram os personagens. Por ser uma série tão longa, as mudanças constantes na vida do Uhtred e como elas sempre estiveram interligadas ao próprio destino do dos reinos que um dia vieram a formar o país que conhecemos como Inglaterra sempre garantiram um certo frescor à série, ainda que ela seja, bastante estrutural em sua narrativa. É justamente com isso que, acredito, o Bernard Cornwell contou: no carisma inegável de seus personagens para poder escrever um romance baseado em uma notinha de rodapé histórica.

Falando francamente, a história desse volume é fraca. Mas eu teria que ser muito hipócrita para não dizer que não me diverti horrores com ela, me preocupando com os personagens, rindo com os diálogos entre o Uhtred e o Finan, imaginando as cenas de batalha...Eu li um livro ótimo antes desse, mas, desde a primeira página, é como se eu tivesse pulado junto com o protagonista e seus amigos em uma barca e seguido com ele. E isso é ótimo.

Contudo, esse, claramente é um volume intermediário. Ele fecha ciclos e incia o último arco narrativo.. Naturalmente, ele pensou essa série tendo em mente um determinado período histórico definido e cujo trecho final não permitiria, de maneira razoável, que a história se encerrasses, pois teriam que se passar quase vinte anos entre um livro e outro.. Mesmo assim, quase dá a impressão de que Uhtred vai sobreviver tempo suficiente para conhecer os protagonistas de "O crepúsculo e a aurora" ou mesmo vai ter um caso com Emma da Normandia (A Rainha Normanda, de Patricia Bracewell)

Enfim, não é um livro essencial, mas diverte. É bem escrito, tem bons diálogos, bons personagens. Para mim, basta.

Recomendado.

Diocely 26/10/2020

Depois de tantos anos Uhtred parece inseguro, o homem que nunca fugiu de uma batalha, pensa várias vezes em desistir, ligado a juramentos, a honra a reputação ele começa a sentir o peso dos anos e a difícil tarefa de decidir o destino de sua própria terra.
Em 11 livros é a primeira vez que lemos um Uhtred com medo real da batalha, fazendo muitas burrices das quais ele se arrepende durante todas as páginas, mas ainda é Uhtred de Bebbanburg e o destino é inexorável

Brunoburgos27 27/10/2020

Como os demais livros da saga, A espada dos Reis entrega o que proposto, aventuras, descrições fantásticas de batalhas e alguma boas reviravoltas(pra quem é fã da saga até consegue pegar kkk).
Recomendo a leitura e aguardo ansioso pelo próximo e último livro da saga de Uhtred de Bebbanburg

Samuel Muca 03/11/2020

Maravilhoso!
Acho que ao longo dos anos essa série se tornou minha favorita. Sempre que pego uma nova edição a devoro num dia. Com essa não foi diferente!
Eu percebo como esses livros são bons porque, mesmo com o uso frequente de ?Deus ex machina?(e aí é bom dizer que não costumo gostar do recurso), é sempre tão bem feito que não tem como não admirar a escrita do Cornwell.
Especificamente sobre o livro, aqui vemos um Uhtred já velho e lidando com os problemas da idade. Em certas cenas me emocionei com ele, o póbre tá visivelmente cansado. Porém segue firme com seus juramentos.
O livro tem uma carga dramática boa e segue impecável nas cenas de combate e tensão. É realmente um livro muito bom.
Por fim, se você já chegou até aqui, tenha certeza que o décimo segundo volume da saga vai te entreter demais. O livro é muito gostoso, melhor que isso só ?um par de peitos cheirosos?.
(Sim, tem continuação)

Charlinho07 29/04/2024

O embrião de um reino
Wyrd bið ful ?ræd.

Talvez a ficção seja uma ótima maneira de gerar curiosidade nas pessoas sobre a história real que a inspirou. Lendo os livros de Bernard Cornwell e Ken Follet, interessei-me bastante na história inglesa, bem como de eventos históricos mundiais (retratados por Follet e alguns outros autores sobre momentos históricos). Abrindo um ligeiro parêntese, me pergunto se algum dia a história do Brasil será contada de maneira similar (apesar de existirem novelas e minisséries com essa tentativa).

Assim como gera interesse, as ficções históricas, dependendo de como se desenvolvem, podem acabar criando heróis no imaginário popular. No caso de As Crônicas Saxônicas, esse herói é fictício, Uthred de Bebbanburg, mas os personagens reais, como Ælthestan, podem ser lembrados como o grande herói de uma nação. Aqui, ele é representado como um grande guerreiro e líder entre os mércios. Como diz Uthred, a reputação é a única coisa que sobra e talvez os registros históricos tenham criado essa reputação em Ælthestan.

Não posso deixar de citar como é agoniante ler os perrengues pelos quais Uthred passa (não vou descrever aqui para não dá spoiler) mesmo que ele mesmo se coloque nessas encrencas. Afinal de contas, um homem honrado cumpre suas promessas - seria bom se hoje em dia bastasse somente a palavra de um homem para que confiássemos uns nos outros.

Temos aqui algumas conveniências de roteiro que vão facilitando o caminho do autor para o fechamento da história, sem colocar Uthred numa enrascada com relação aos seus juramentos. Mas vou passar um pano por considerar que a verdadeira história a ser contada é a formação da Inglaterra, sendo Uthred apenas uma ferramenta pra isso acontecer.

Dos últimos três livros, esse com certeza foi o mais empolgante. Aqui a intriga palaciana se desenvolve mais, os riscos são maiores e a recompensa é grande, e só me deixou mais intrigado em saber como as coisas terminarão para Uthred e companhia.

Ed.Costa 13/11/2020

Sensacional!
Sensacional! Um dos melhores livros da série! Como sempre, Cornwell nos presenteou com um livro arrebatador! Recomendadíssimo!

Marcio Garcia 15/11/2020

"O destino é uma cadela sem piedade"
Uthred, movido por juramentos antigos, novamente acaba sendo levado pelo destino a defender ideias, pessoas e reinos que não aceitam suas crenças.

Envolvido em estratégias arriscadas, dividido por sentimentos pela jovem escrava italiana Benedetta, o mais temível senhor do norte, que já sobreviveu a dois reis de Wessex, agora precisa cumprir seus juramentos e ajudar Ethelstan na disputa do trono da Anglaterra com seu meio irmão Ethelweard.

Mais uma aventura cheia de reviravoltas, sangue, traições e combates que demonstram a coragem de homens duros, mas leais ao seu senhor.

Daniel263 18/12/2020

Penúltimo livro da saga Crônicas Saxônicas: e sofro por antecipação...
Publicado em: @curadorliterario

89º livro lido em 2020.
(E penúltimo dos 13 da saga Crônicas Saxônicas)

Talvez essa seja a série literária mais famosa do Bernard Cornwell.

Além dessa incrível edição da Record (com todas as capas formando um cenário, a saga foi muito bem adaptada para seriado pela parceria da BBC e da Netflix (e está na 4ª temporada).

E, pessoalmente eu tenho muito carinho por essa saga, pois seu 1º livro foi o meu primeiro contato com o autor - e isso em 2004.

De lá pra cá, já li mais de 30 livros dele e reli mais de 10... Gosto muito de seus romances históricos, porque ele consegue imprimir toda sua paixão por História nas tramas.

E em Crônicas Saxônicas o leitor vê uma narrativa sobre a formação da identidade da Inglaterra como um só reino (ou país).

Para impedir a invasão de “nórdicos”“vikings”, os 4 reinos anglo-saxões do século IX se reúnem tendo a religião católica como amálgama.

Porém, Uthred, o protagonista, é forçado a ser um dos principais atores desse projeto. Ele adora a cultura normanda e repudia a anglo-saxã, e especialmente a religião católica - e a recíproca é bem intensa!

E em “A espada dos Reis”, em meados de 919 d.C., Uthred já está com quase 80, tem netos para curtir e um castelo para administrar.

Porém, os compromissos de seus juramentos o fazem embarcar em uma missão louca (e quase suicida) para selar o destino do futuro reino da Inglaterra.

Se vocês gostam de História e de boas histórias, vejam a série e leiam os livros - não importa a ordem!

Palavras de um leitor apaixonado por essa saga e já sofrendo, por antecipação, pelo seu fim!

site: https://www.instagram.com/p/CIYbBFMjvpa/