A Espada dos Reis

A Espada dos Reis Bernard Cornwell

Resenhas - As Espadas dos Reis

Adri 12/03/2021

Um dos melhores da série
Acompanho as crônicas saxônicas desde seu comecinho e sempre fui fã de Bernard Cornwell. Contudo, confesso que estava sentindo que os livros estavam ficando cansativos e um pouco repetitivos, e esta foi a minha sensação no início deste volume. Qual não foi a minha surpresa quando me peguei devorando e saboreando cada uma das páginas, lembrando o motivo pelo qual gostava tanto do autor e da série. Na minha opinião, o envelhecimento de Uthred colocou tudo sob uma nova perspectiva agora que ele já não é mais tão confiante e duvida com mais frequência de seus planos, destacando a importância de seu amigo Finan ao seu lado. A trama não foge muito do que já foi exposto nos livros anteriores, mas Bernard conduziu os acontecimentos com maestria e será difícil para qualquer leitor não gostar do trecho em que Uthred e seus guerreiros adentram Lundene e são obrigados a se esconder. Leitura recomendadissima. No aguardo do próximo volume que segue para um final melancólico

Campos 18/03/2021

O livro é muito bom, tem um ótimo desenvolvimento, e aqui vemos o protagonista penar um pouco. Juro que achei por diversas vezes que seria o fim da saga, mas me senti feliz em acompanhar um pouco mais dessa saga.

Charlinho07 29/04/2024

O embrião de um reino
Wyrd bið ful ?ræd.

Talvez a ficção seja uma ótima maneira de gerar curiosidade nas pessoas sobre a história real que a inspirou. Lendo os livros de Bernard Cornwell e Ken Follet, interessei-me bastante na história inglesa, bem como de eventos históricos mundiais (retratados por Follet e alguns outros autores sobre momentos históricos). Abrindo um ligeiro parêntese, me pergunto se algum dia a história do Brasil será contada de maneira similar (apesar de existirem novelas e minisséries com essa tentativa).

Assim como gera interesse, as ficções históricas, dependendo de como se desenvolvem, podem acabar criando heróis no imaginário popular. No caso de As Crônicas Saxônicas, esse herói é fictício, Uthred de Bebbanburg, mas os personagens reais, como Ælthestan, podem ser lembrados como o grande herói de uma nação. Aqui, ele é representado como um grande guerreiro e líder entre os mércios. Como diz Uthred, a reputação é a única coisa que sobra e talvez os registros históricos tenham criado essa reputação em Ælthestan.

Não posso deixar de citar como é agoniante ler os perrengues pelos quais Uthred passa (não vou descrever aqui para não dá spoiler) mesmo que ele mesmo se coloque nessas encrencas. Afinal de contas, um homem honrado cumpre suas promessas - seria bom se hoje em dia bastasse somente a palavra de um homem para que confiássemos uns nos outros.

Temos aqui algumas conveniências de roteiro que vão facilitando o caminho do autor para o fechamento da história, sem colocar Uthred numa enrascada com relação aos seus juramentos. Mas vou passar um pano por considerar que a verdadeira história a ser contada é a formação da Inglaterra, sendo Uthred apenas uma ferramenta pra isso acontecer.

Dos últimos três livros, esse com certeza foi o mais empolgante. Aqui a intriga palaciana se desenvolve mais, os riscos são maiores e a recompensa é grande, e só me deixou mais intrigado em saber como as coisas terminarão para Uthred e companhia.

Bete 24/10/2020

Livro 12
O livro é mt bom, como todos do Cornwell, mas já tá ficando cansativa uma série tão grande...

Anderson 31/12/2020

Mais uma vez Uhtred em uma de suas belas aventuras. O escritor consegue nos transportar para dentro das batalhas, fazendo com que sintamos o calor, o cheiro, o fervor que deveria ser esse evento.

Uhtred of Piracaia 23/12/2020

Uhtred segue imponente
Para tentar cumprir juramentos, Uhtred luta em terras e águas em mais uma obra prima do mestre Cornwell.

Daniel263 18/12/2020

Penúltimo livro da saga Crônicas Saxônicas: e sofro por antecipação...
Publicado em: @curadorliterario

89º livro lido em 2020.
(E penúltimo dos 13 da saga Crônicas Saxônicas)

Talvez essa seja a série literária mais famosa do Bernard Cornwell.

Além dessa incrível edição da Record (com todas as capas formando um cenário, a saga foi muito bem adaptada para seriado pela parceria da BBC e da Netflix (e está na 4ª temporada).

E, pessoalmente eu tenho muito carinho por essa saga, pois seu 1º livro foi o meu primeiro contato com o autor - e isso em 2004.

De lá pra cá, já li mais de 30 livros dele e reli mais de 10... Gosto muito de seus romances históricos, porque ele consegue imprimir toda sua paixão por História nas tramas.

E em Crônicas Saxônicas o leitor vê uma narrativa sobre a formação da identidade da Inglaterra como um só reino (ou país).

Para impedir a invasão de “nórdicos”“vikings”, os 4 reinos anglo-saxões do século IX se reúnem tendo a religião católica como amálgama.

Porém, Uthred, o protagonista, é forçado a ser um dos principais atores desse projeto. Ele adora a cultura normanda e repudia a anglo-saxã, e especialmente a religião católica - e a recíproca é bem intensa!

E em “A espada dos Reis”, em meados de 919 d.C., Uthred já está com quase 80, tem netos para curtir e um castelo para administrar.

Porém, os compromissos de seus juramentos o fazem embarcar em uma missão louca (e quase suicida) para selar o destino do futuro reino da Inglaterra.

Se vocês gostam de História e de boas histórias, vejam a série e leiam os livros - não importa a ordem!

Palavras de um leitor apaixonado por essa saga e já sofrendo, por antecipação, pelo seu fim!

site: https://www.instagram.com/p/CIYbBFMjvpa/

Marcio Garcia 15/11/2020

"O destino é uma cadela sem piedade"
Uthred, movido por juramentos antigos, novamente acaba sendo levado pelo destino a defender ideias, pessoas e reinos que não aceitam suas crenças.

Envolvido em estratégias arriscadas, dividido por sentimentos pela jovem escrava italiana Benedetta, o mais temível senhor do norte, que já sobreviveu a dois reis de Wessex, agora precisa cumprir seus juramentos e ajudar Ethelstan na disputa do trono da Anglaterra com seu meio irmão Ethelweard.

Mais uma aventura cheia de reviravoltas, sangue, traições e combates que demonstram a coragem de homens duros, mas leais ao seu senhor.

Tharlley 13/11/2020

O fim ta próximo
Uhtred vai fazer falta quando a série acabar. Mais um livro que eu curti bastante de ler mesmo as vezes soando repetitivo depois de tantas guerras.

Ed.Costa 13/11/2020

Sensacional!
Sensacional! Um dos melhores livros da série! Como sempre, Cornwell nos presenteou com um livro arrebatador! Recomendadíssimo!

LOSK 09/11/2020

Saga longa demais para o seu próprio bem
O livro é ótimo, como quase sempre nessa série. Mas já estou me sentindo cansado dela, nada que acontece nesse romance é novo, coisa que até Uhtred nota algumas vezes.
Eu acompanho essa saga desde os meus 15 anos hoje eu tenho 28.
Se eu já n soubesse que a série termina no próximo volume eu iria parar aqui, não por estar ruim e sim pq eu já estou cansado dela.
Mas como o 13 promete ser o final dessa história, vou acompanhar Uhtred em mais uma aventura.
Uma ultima vez.

Samuel Muca 03/11/2020

Maravilhoso!
Acho que ao longo dos anos essa série se tornou minha favorita. Sempre que pego uma nova edição a devoro num dia. Com essa não foi diferente!
Eu percebo como esses livros são bons porque, mesmo com o uso frequente de ?Deus ex machina?(e aí é bom dizer que não costumo gostar do recurso), é sempre tão bem feito que não tem como não admirar a escrita do Cornwell.
Especificamente sobre o livro, aqui vemos um Uhtred já velho e lidando com os problemas da idade. Em certas cenas me emocionei com ele, o póbre tá visivelmente cansado. Porém segue firme com seus juramentos.
O livro tem uma carga dramática boa e segue impecável nas cenas de combate e tensão. É realmente um livro muito bom.
Por fim, se você já chegou até aqui, tenha certeza que o décimo segundo volume da saga vai te entreter demais. O livro é muito gostoso, melhor que isso só ?um par de peitos cheirosos?.
(Sim, tem continuação)

Brunoburgos27 27/10/2020

Como os demais livros da saga, A espada dos Reis entrega o que proposto, aventuras, descrições fantásticas de batalhas e alguma boas reviravoltas(pra quem é fã da saga até consegue pegar kkk).
Recomendo a leitura e aguardo ansioso pelo próximo e último livro da saga de Uhtred de Bebbanburg

Diocely 26/10/2020

Depois de tantos anos Uhtred parece inseguro, o homem que nunca fugiu de uma batalha, pensa várias vezes em desistir, ligado a juramentos, a honra a reputação ele começa a sentir o peso dos anos e a difícil tarefa de decidir o destino de sua própria terra.
Em 11 livros é a primeira vez que lemos um Uhtred com medo real da batalha, fazendo muitas burrices das quais ele se arrepende durante todas as páginas, mas ainda é Uhtred de Bebbanburg e o destino é inexorável