A Espada dos Reis

A Espada dos Reis Bernard Cornwell

Resenhas - As Espadas dos Reis

LeandroBurla 31/01/2021

O ocaso do Lobo de Bebbanburg?
Sou um leitor tão ávido das Crônicas Saxônicas que começo a devorar a nova obra assim que a tenho em mãos. Mas demorei mais que o habitual pra iniciar a leitura em função do ritmo frenético do homeworking e somado a perda do tempo de leitura por não estar mais em trânsito. Ainda assim, li outras coisas na frente. Entrei de férias e inseri o livro na meta. Um pouco veio da sensação de que não encontraria muitas novidades. Estaria enganado? Nem tanto, mas o mestre Cornwell JAMAIS decepciona.
Antes de escrever dei uma revisada nas resenhas dos livros anteriores pra não parecer redundante e quis saber da opinião dos colegas skoobers pra ver se minha percepção estava errada. Temos aqui o conflito de fanboy e a inevitável em empolgação que a imersão literária que o mestre proporciona (quem conhece sabe do que estou falando: combates épicos, narrativas sensacionais, personagens bem estruturados, descrições ímpares e pesquisas profundas que embasam o todo) e os recursos narrativos habituais que soam como cliché.
Não foi mais do mesmo e nem forçou a barra. Temos conexões nítidas com as histórias anteriores e uma história de tirar o fôlego, num ritmo sempre frenético. O cenário, os personagens e a idade avançada do personagem conferem uma narrativa diferente, mas coesa em relação que se apresentou até aqui. Saber que o próximo livro será o desfecho confere um final agridoce, pois a despedida de Uthred (pelo menos nos livros) está chegando.

Antero Silveira 12/01/2021

12o livro das ?Crônicas Saxônicas? e a qualidade continua altíssima.

Josimar.Nunes 03/01/2021

Mais um capítulo da saga de Uhtred, que agora, vai em busca de cumprir uma promessa feita ao príncipe Ethelstan.
Como sempre, descrições perfeitas de batalhas medievais e de costumes da época.

Anderson 31/12/2020

Mais uma vez Uhtred em uma de suas belas aventuras. O escritor consegue nos transportar para dentro das batalhas, fazendo com que sintamos o calor, o cheiro, o fervor que deveria ser esse evento.

Uhtred of Piracaia 23/12/2020

Uhtred segue imponente
Para tentar cumprir juramentos, Uhtred luta em terras e águas em mais uma obra prima do mestre Cornwell.

Daniel263 18/12/2020

Penúltimo livro da saga Crônicas Saxônicas: e sofro por antecipação...
Publicado em: @curadorliterario

89º livro lido em 2020.
(E penúltimo dos 13 da saga Crônicas Saxônicas)

Talvez essa seja a série literária mais famosa do Bernard Cornwell.

Além dessa incrível edição da Record (com todas as capas formando um cenário, a saga foi muito bem adaptada para seriado pela parceria da BBC e da Netflix (e está na 4ª temporada).

E, pessoalmente eu tenho muito carinho por essa saga, pois seu 1º livro foi o meu primeiro contato com o autor - e isso em 2004.

De lá pra cá, já li mais de 30 livros dele e reli mais de 10... Gosto muito de seus romances históricos, porque ele consegue imprimir toda sua paixão por História nas tramas.

E em Crônicas Saxônicas o leitor vê uma narrativa sobre a formação da identidade da Inglaterra como um só reino (ou país).

Para impedir a invasão de “nórdicos”“vikings”, os 4 reinos anglo-saxões do século IX se reúnem tendo a religião católica como amálgama.

Porém, Uthred, o protagonista, é forçado a ser um dos principais atores desse projeto. Ele adora a cultura normanda e repudia a anglo-saxã, e especialmente a religião católica - e a recíproca é bem intensa!

E em “A espada dos Reis”, em meados de 919 d.C., Uthred já está com quase 80, tem netos para curtir e um castelo para administrar.

Porém, os compromissos de seus juramentos o fazem embarcar em uma missão louca (e quase suicida) para selar o destino do futuro reino da Inglaterra.

Se vocês gostam de História e de boas histórias, vejam a série e leiam os livros - não importa a ordem!

Palavras de um leitor apaixonado por essa saga e já sofrendo, por antecipação, pelo seu fim!

site: https://www.instagram.com/p/CIYbBFMjvpa/

Thiago 22/11/2020

Melhor do que os anteriores
Este livro supera os últimos, mas ainda contém certas dificuldades... O ritmo é melhor, algumas cenas de combate e de vingança são, como de costume, primorosas. Nós realmente torcemos por eles. Contudo, continuo com a impressão de uma repetição completa de lugares comuns e clichês, além de uma falta de verossimilhança absurda. Finan e Uhtred são velhos (quão velhos? Se Alfredo assumiu o reinado em 871 e Uthred tinha dez anos, já estão com setenta) que continuam rápidos, ágeis e com olhos de lince (caso de Finan). Apesar de serem personagens carismáticos, não dá pra acreditar nessas coisas... Estou contente que a saga terminará no próximo.
Gabriel.Rodrigues 22/11/2020minha estante
Eu li até o segundo e n sinto muita vontade de continuar. Vale a pena? Sinto que vai ser sempre mais do mesmo

Thiago 22/11/2020minha estante
É, até o quinto, por aí, ainda tem coisas novas e interessantes. Depois disso, vira um pouco um episódio do Chaves, com as mesmas repetições. Já perdi a conta de quantas vezes ele ameaçou um padre lembrando de sua fama ("Sou conhecido como o matador de padres") e não fez nada. Não consigo nem lembrar quando ele matou algum, por exemplo.

Marcio Garcia 15/11/2020

"O destino é uma cadela sem piedade"
Uthred, movido por juramentos antigos, novamente acaba sendo levado pelo destino a defender ideias, pessoas e reinos que não aceitam suas crenças.

Envolvido em estratégias arriscadas, dividido por sentimentos pela jovem escrava italiana Benedetta, o mais temível senhor do norte, que já sobreviveu a dois reis de Wessex, agora precisa cumprir seus juramentos e ajudar Ethelstan na disputa do trono da Anglaterra com seu meio irmão Ethelweard.

Mais uma aventura cheia de reviravoltas, sangue, traições e combates que demonstram a coragem de homens duros, mas leais ao seu senhor.

Tharlley 13/11/2020

O fim ta próximo
Uhtred vai fazer falta quando a série acabar. Mais um livro que eu curti bastante de ler mesmo as vezes soando repetitivo depois de tantas guerras.

Ed.Costa 13/11/2020

Sensacional!
Sensacional! Um dos melhores livros da série! Como sempre, Cornwell nos presenteou com um livro arrebatador! Recomendadíssimo!

LOSK 09/11/2020

Saga longa demais para o seu próprio bem
O livro é ótimo, como quase sempre nessa série. Mas já estou me sentindo cansado dela, nada que acontece nesse romance é novo, coisa que até Uhtred nota algumas vezes.
Eu acompanho essa saga desde os meus 15 anos hoje eu tenho 28.
Se eu já n soubesse que a série termina no próximo volume eu iria parar aqui, não por estar ruim e sim pq eu já estou cansado dela.
Mas como o 13 promete ser o final dessa história, vou acompanhar Uhtred em mais uma aventura.
Uma ultima vez.

Samuel Muca 03/11/2020

Maravilhoso!
Acho que ao longo dos anos essa série se tornou minha favorita. Sempre que pego uma nova edição a devoro num dia. Com essa não foi diferente!
Eu percebo como esses livros são bons porque, mesmo com o uso frequente de ?Deus ex machina?(e aí é bom dizer que não costumo gostar do recurso), é sempre tão bem feito que não tem como não admirar a escrita do Cornwell.
Especificamente sobre o livro, aqui vemos um Uhtred já velho e lidando com os problemas da idade. Em certas cenas me emocionei com ele, o póbre tá visivelmente cansado. Porém segue firme com seus juramentos.
O livro tem uma carga dramática boa e segue impecável nas cenas de combate e tensão. É realmente um livro muito bom.
Por fim, se você já chegou até aqui, tenha certeza que o décimo segundo volume da saga vai te entreter demais. O livro é muito gostoso, melhor que isso só ?um par de peitos cheirosos?.
(Sim, tem continuação)

Adriano 28/10/2020

O destino não parece assim tão inexorável
Décimo segundo livro dessa grande série de Bernard Cornwell. As crônicas saxônicas acompanham as lutas de Uhtred e agora encontramos um guerreiro já idoso, em voltas com a o apoio ao herdeiro que buscará reunir os reinos que comporão a Anglaterra, ou Inglaterra. Para quem gosta de romances históricos, esta é uma leitura formidável, porque contém todos os bons ingredientes desse estilo: batalhas bem narradas, excelentes descrições dos locais e reviravoltas.
As lutas nos barcos nos dá muita agonia, lembrando que estamos falando do século X e, portanto, embarcações arcaicas, que possuem pouco espaço para manobras.
Também é muito legal a descrição da fétida cidade de Ludene, a Londres atual. A Inglaterra desse período era suja, não havia tratamento de esgoto, e as doenças, como a praga, afetavam uma grande parte da população.
Duas coisas que eram comuns na série, tiveram uma mudança de tom nessa obra: o envelhecimento de Uhtred (apesar de que ele consegue ainda lutar e vencer inimigos poderosos) e um alivio na visão anti-cristã, o que era bem comum em outros livros. Parece que o autor está preparando o caminho para o último livro, quando descobriremos o que acontece com o herói do livro, algo que já é anunciado desde os primeiros volumes, uma vez que é Uhtred quem está narrando a história de uma posição bem religiosa.
Enfim, esse livro melhorou bastante em relação aos dois últimos da série, que pareciam mais repetições do mesmo, seguindo um padrão de narrativa que não trazia nada de novo e era bastante previsível. Mas esse livro trouxe uma maturidade maior em toda a série, com batalhas criativas, mas sem perder a essência das crônicas. Mas ainda ansiamos por uma grande batalha. Será que veremos isso no último e derradeiro livro.
Talvez, o destino não seja algo assim tão inexorável, e os seres humanos podem mudar a direção dos fatos, desde que se dediquem e coloquem todos os seus esforços nisso. Como vemos na história, até ações individuais e pequenas acabam tendo um grande impacto.
Luiz.Gustavo 17/11/2020minha estante
Perfeita colocação em relação a idade de Uthred. Quando chegamos no livro dez, a sensação é que o idoso iria se aposentar, entretanto não, Corwell da um sopro de vida em seu personagem, sopro esse que lhe garante mais algumas batalhas épicas. Após o livro onze, onde Uthred comete vários erros e por "sorte" sobrevive e triunfa, Cornwell entrega uma obra fantástica, com lutas do início ao fim. Uthred tem uma atuação formidável, empregando sua astúcia e força descomunal. Excelente leitura. Ansioso para o que ainda está por vir.

Adriano 18/11/2020minha estante
Exatamente. E vamos aguardar o último!

Marcia 10/12/2020minha estante
Li todos os anteriores e já estou ansiosa pelo próximo. Quem gosta de história, ação e idade média, vai gostar.

Adriano 11/12/2020minha estante
Com certeza.

Brunoburgos27 27/10/2020

Como os demais livros da saga, A espada dos Reis entrega o que proposto, aventuras, descrições fantásticas de batalhas e alguma boas reviravoltas(pra quem é fã da saga até consegue pegar kkk).
Recomendo a leitura e aguardo ansioso pelo próximo e último livro da saga de Uhtred de Bebbanburg