O Peregrino

O Peregrino John Bunyan

Resenhas -

Bea 19/04/2024

O peregrino
Nossa, que livro incrível! Ele retrata de forma simples de entendimento e singela a caminhada cristã.
É um livro muito rico de palavras, Bunyan foi excelente na escrita e principalmente no fato do nome dos personagens ser exatamente o problema deles.
Essa edição definitivamente está perfeita, é um dos livros mais lindos que já vi.
Valeu a pena e recomendo demais !!!!
Espero que não fim conquiste a coroa e O veja assim como os personagens principais do livro ??

Jheffeson.AraAjo 08/04/2024

A jornada cristã
Ótima leitura para todos que seguem a Jesus e um convite para os que não o seguem. Uma alegoria muito bem feita no que diz respeito a caminhada cristã. O livro trata dessa jornada que todos nós temos a oportunidade de trilhar, a chance de salvação através do sacrifício de Jesus, saindo de uma vida condenada à destruição para uma vida eterna com Deus na Cidade Celestial.

cinthiaan 01/04/2024

Cativante
Influenciada pelo Pe. Gabriel Vila Verde, busquei algumas obras que pudessem fortificar minha fé e decidi começar por O peregrino. Não imaginava o quão edificante seria essa leitura, pois cada página revela uma verdade que muitas das vezes, ignoramos para satisfazer nossa carne. É uma leitura forte, pois aqui se aborda a verdade e isso incomoda. A caminhada de Cristão é muito árdua e com seus altos e baixos, mas sempre com algo maior por trás. Me sinto abraçada por essa obra, sinto esperança de crescer na fé.

milenasousa_ 08/03/2024

O PEREGRINO
Esse livro foi uma benção para minha vida, recomendo para todos aqueles que se tornaram recém uma nova criatura pois, este livro trás muitos ensinamentos sobre a nossa caminhada nesta terra até a Cidade Celestial, estejais atentos.
Amei muito e em breve vou iniciar a leitura do livro A Peregrina.

Michele 06/03/2024

Uma leitura necessária e recomendada
Nesta incrível alegoria, acompanhamos Cristão em sua jornada rumo à Cidade Celestial.

Primeiro, observamos Cristão tomando consciência de que é pecador e necessita se arrepender e ser salvo. Então, observamos sua jornada repleta de desafios, onde são expostos ensinamentos cristão a cerca de vários assuntos levantados por personagens, os quais trazem em seus nomes qualidades de caráter. Cristão precisa lidar com cada um deles, bem como se desvencilhar das armadilhas que encontra pelo caminho.

"Sim, há muitos caminhos que podem fazê-lo desviar. Eles são largos e sinuosos. Por isso você deve aprender a distinguir entre o certo e o errado. O caminho verdadeiro é sempre o caminho estreito e reto."

Carla583 28/02/2024

Neste livro, Bunyan narra a viagem de Cristão, um peregrino espiritualmente abatido que viaja rumo a Cidade Celestial. O Peregrino inicia com um poema no qual descreve os motivos para o livro e a razão de usar formas alegóricas (semelhante aos autos do teatro medieval) para contar a aventura do viajante que se encontra com personagens de carne e osso, mas que possuem nomes simbólicos que remetem ao evangelho de Jesus Cristo, como Evangelista, Adulação, Malicia, Apoliom e Vigilância. Um clássico cristão que ainda hoje tem um importante papel como guia sobre a perseverança em meio a dificuldades. O Peregrino Citações

Marcia.Moutinho 28/02/2024

Considerando a época em que foi escrito, pode-se dizer que o autor foi bastante ousado na construção do texto. Imagino que esse livro tenha contribuído muito para o entendimento dos cristãos da época sobre o caminho para a salvação. Embora o conteúdo seja de conhecimento de qualquer cristão que frequente a igreja nos dias de hoje, vale muito a pena a leitura pois o texto é muito bem construído.

Bruno 13/02/2024

Uma jornada
Livro com uma excelente história e com ótima metáfora sobre a caminhada da Salvação.
Excelente alegoria, com muitas lições, onde podemos nos ver em muitos momentos.

Recomendo a leitura!

Amanda3913 04/02/2024

Leitura obrigatória de um cristão
Um sonho que retrata a caminhada de um peregrino chamado Cristão.
O livro todo é um ensinamento para nós que iniciamos a vida com Cristo, nos mostra as dificuldades que enfrentaremos, as virtudes que devemos cultuvar e os pecados que cercarão nosso caminho.
É uma história leve mas cheia de reflexões, em cada capítulo tem um aprendizado diferente, e mesmo que você leia por ler você entenderá que não se passa só de uma leitura passiva, seu cérebro vai associar muita coisa.

Li pela segunda vez, e lerei muitas e muitas mais vezes.

????????????

Xandinho 30/01/2024

Direto, mas confortável.
O autor usa de um método muito direto para falar a mensagem, porém ao mesmo tempo só um olhar espiritual para reconhecer as verdades ali contidas.

Para mim foi um confronto com meu próprio modo de andar, foi belo ver a caminhada de peregrinação dos personagens, eles sofreram e foram consolados, e em todo momento O Senhor não os faltou!

Como queria que todos pudessem entender, que pudessem se deleitar na caminhada de sofrimento, porém cheia de significado que Deus tem para os que foram salvos.

Ef 2:10: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."

A justiça de Deus imputada em Cristo, a insuficiência da justiça humana ou da lei, a ruína completa da natureza humana e muitos outros tópicos são tratados de forma simples, didática e divertida.
Se você compreende essas coisas, sentirá satisfação a cada momento que o autor demonstrar essas verdades de forma tão clara e bela.

Claro que por ser uma Alegoria e não um estudo formal desses assuntos, muitos temas devem ser entendidos dentro do devido contexto bíblico.
Quero dizer com isso que em diversas passagens o autor não deixa totalmente claro as diferentes conexões das verdades comentadas, porém ele não falta com a verdade.

Se você não é cristão e não se submete a Bíblia, não poderá decifrar a mensagem aqui contida, não passará de um livro sem nexo e no máximo o considerará bem escrito, mas não verá ou entenderá a profundidade que está escondida à vista de todos...

Creia no Senhor Jesus Cristo para remissão dos pecados, Tenha paz com Deus, Jesus tudo pagou na Cruz!

Rm 3:10-11,23-24: "como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. ? Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,"

David365 24/01/2024

Uma peregrinação real. Como foi bom caminhar com o peregrino!!! Um livro que sempre valerá a pena lê-lo novamente.

Isabella456 18/01/2024

O peregrino
Esse livro resume de maneira maravilhosa como é a vida com Cristo, como é o caminho da vida que um cristão percorre para chegar ao reino dos Céus!

Cada detalhe nesse livro é maravilhoso, primeiramente, a história de John, o autor, vcs sabiam que ele escreveu esse livro enquanto estava preso? E ele só foi preso pois estava pregando em uma praça!

Pontos que eu achei incrível e vou levar pra vida:

1. Quando ele está na casa do intérprete, ele passa por vários quartos, em um deles, o quarto é cheio de poeira, esse quarto representa o nosso coração! E ele quer dizer com isso que, se queremos que Jesus more em nosso coração, precisamos dar uma morada limpa pra Ele, Cristo não merece e não vai morar em meu coração se ele estiver sujo de pecado (poeira), então eu tenho que limpar meu coração do pecado para querer que Jesus more nele!

2. Em outra parte, ele fala sobre como não adianta somente saber da palavra do Pai e não praticá-la! Ele diz que quando chegarmos no dia do juízo o Pai não irá perguntar se acreditamos na palavra, mas sim se a praticamos! ?A benção não está no saber, mas no agir?.

3. Quem conhece Cristo:
Primeiro, confessa sua fé.
Segundo, nossa vida tem que corresponder com nossa confissão, uma vida de santidade!

4. É extremamente importante ter pessoas junto na sua caminhada, seja amigos ou família, faz a maior diferença ter alguém com você!

5. Como deve ser maravilhoso poder chegar no Céu, como é lindo saber que poderemos ver Jesus todos os diasc e dar um abraço nEle!

Por fim, leia esse livro, eu recomendo com todo o meu coração!

Deeh 15/01/2024

Vale cada releitura.
Um livro sobre a jornada da vida cristã, suas dificuldades, os desafios, os consolos do caminho e o destino final.
Cada conversa entre os vários personagens traz esclarecimento sobre diversos assuntos importantes.

Não posso deixar de reler, sempre que possível.

alexsandernsantos 15/01/2024

O PROGRESSO DO PEREGRINO DESTE MUNDO PARA O MUNDO PORVIR
Uma das mais aclamadas e clássicas obras cristãs, O peregrino é uma alegoria escrita por John Bunyan, pregador inglês do século XVII. O autor puritano teve uma vida de renúncia, perdendo a primeira esposa e sendo condenado à prisão em alguns períodos de sua vida. O crime: pregar a Palavra aos pecadores. Diante das provações, ele prosseguiu em sua vida missionária, mesmo dentro do cárcere. Assim como O peregrino, algumas de suas obras foram escritas enquanto esteve na prisão.

A narrativa é uma alegoria cristã que conta a história de Cristão, um homem que parte da Cidade da Destruição em busca da Cidade Celestial. Cristão, espiritualmente abatido, lê um livro que o angustia ao saber que sua cidade enfrentará a destruição. Carregando um grande fardo nas costas, ele encontra o misterioso Evangelista, que o instrui a fixar os olhos na luz em direção à porta estreita. Assim, Cristão decide abandonar tudo e seguir em busca da cidade celestial, enfrentando perigos, traições e também encontrando boa vontade, sabedoria e esperança ao longo do caminho.

No caminho, o leitor é apresentado a personagens e lugares que, alegoricamente, recebem o nome de pecados, sentimentos e características de cunho bíblico e profético. Nas quase trezentas páginas, o protagonista enfrenta situações que todo o cristão passa. Diante disso, o livro nos mostra que a caminhada cristã rumo ao Céu é cercada de acontecimentos que, inevitavelmente, testarão a nossa fé. Nesta vida surgirão pessoas e eventos que desviará o seu foco se você não estiver vigilante. Mas também existirão amizades que vão fortalecer a sua fé, assim como Cristão teve apoio de seus companheiros Fiel e Esperançoso. Leiam esse livro o quanto antes!

CITAÇÕES

"Temo que este fardo sobre meus ombros seja tão pesado que me faria atravessar o túmulo e cairia direto no inferno [...] Pensar nessa hipótese me faz chorar." (BUNYAN, 2020, p. 46)

"E vi muitas pessoas serem levadas até às nuvens, mas eu fiquei para trás. Tentei esconder-me, mas não pude, pois o homem sentado tinha seus olhos fixos em mim. Meus pecados vieram à mente e minha consciência acusou-me de todas as maneiras. Depois disso, acordei do meu sono." (BUNYAN, 2020, p. 87)

"CRISTÃO: Este caminho conduz à Cidade Celestial?
PASTORES: Você está exatamente no caminho.
CRISTÃO: Está longe?
PASTORES: Bem longe para muitos, mas não para aqueles que anseiam alcançá-la." (BUNYAN, 2020, p. 212)

REFERÊNCIA
BUNYAN, John. O peregrino. Tradução de Wilson Ferraz de Almeida e Dayse Fontoura. 1. edição. Publicações Pão Diário: Curitiba, 2020. 280p.
Alane.Sthefany 15/01/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso. Quando se entende as alegorias e a doutrina da graça em suas páginas. ?

Um dos meus preferidos até hoje, pretendo reler ele esse ano.

alexsandernsantos 15/01/2024minha estante
É verdade, Alane. Ele é uma obra-prima. É uma sensação magnífica acompanhar o enredo do livro e assimilar diversos momentos da história com a caminhada cristã.

Ainda esse ano pretendo ler A peregrina. Certamente irei revisitar O peregrino em outro momento da minha vida.

Débora 12/01/2024

Livro fantástico. A linguagem figurativa usada nos livros nos levam por um fantástico caminho de imaginação. Em cada linha lida podemos ver o caminho percorrido pelo cristão em busca da tão sonhada cidade celestial e do encontro com Deus e nosso resgate realizado por Jesus em sua morte na cruz!
Recomendo, independente da religião é um livro encantador para os corações ensináveis.