Eu vos declaro, Aro

Eu vos declaro, Aro ALIE

Resenhas - E eu vos declaro, Aro

Cassandra 11/02/2022

Obrigado Alie por essa arte impecável
Top leituras que TODO bookstan deveria fazer esse livro é completamente necessário principalmente pq é escrito por uma pessoa que tb é aro e trata sobre os sentimentos e experiências da autora então é um livro referência sobre a comunidade aro e mesmo eu sendo ace nunca me senti tão bem representada por um livro na minha vida é absolutamente incrível sem falar que a autora escreve MUITO BEM PQP ???

Mayra.Ribeiro 10/02/2022

Eu vos declaro aro
Gente, nada a comentar, apenas a sentir. Não sou aro, sou ace, mas a identificação funciona muito bem do mesmo jeito. É cruel, é triste, é verdadeiro. É sincero, e tudo bem também. Não é sobre como é delicioso se aceitar, mas sim como é delicioso se entender mesmo que doa. Amei.

Mel 08/02/2022

Ótimo
Amei esse livro, me identifiquei demais. Chorei em alguns momentos e me peguei fazendo paralelos com algumas situações que vivi

lana!¡ 08/02/2022

não fale eu te amo
escrita muito poética e melancólica porém necessária, pode ser um conto interessante para entender mais a cabeça de um arromantico. minha única reclamação é a divisão da história, teve momentos que eu fiquei perdida lendo tentando encontrar o sentido de coisa, fora isso, conto bastante esclarecedor em certos pontos.

malu.gouvea 04/02/2022

Talvez
Foi uma leitura muito muito rápida, eu já estava fazendo clareamento há quase duas horas e terminei antes do tempo de tirar o troço da minha boca.
A escrita é bem poética então eu achei complicadinho o começo, mas você pega bem rápido depois das duas primeiras páginas, eu gostei da Alexa e entendi muito do que ela queria dizer. Foi uma leitura maravilhosa e eu não me arrependo de ter começado, amei

allfaleta 01/02/2022

é uma história real, sinto que a escrita poderia ser mais informal, mas o conteúdo do texto é como um abraço nos arromânticos, é bom saber que não estou sozinha nesses sentimentos

Ainoaluz 01/02/2022

esclarecedor
você consegue ver o ponto de vista de uma pessoa a qual está se descobrindo, consegue sentir o desespero da pp por não se encaixar.

lare. 29/01/2022

escrita complicada
Talvez eu apenas não seja o público alvo do livro, mas como vim do booktwitter, sei que a grande parte são adolescentes e (mesmo eu estando um pouco mais velha do que eles) achei a escrita complexa e repleta de palavras que eu nunca tinha visto na vida. Acredito que nem todos vão entender lá muitas coisas (assim como eu), porque realmente parece mais uma análise filosófica de tese.

Por fim, achei a história legal, como expliquei entendi por cima. Achei as cartas a parte mais emocionante, tem verdades difíceis de ler. É um livro que indicaria para todos que queiram conhecer um pouco sobre o mundo aro. Parabéns, Alie, você escreveu um conto muito bonito de sentir.

ale 29/01/2022

eu vos declaro aro
Esse é um livro que ganhei de aniversário de uma amiga, comecei a ler e tive que parar por conta de eu não saber lidar com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, consequentemente deixando a leitura de lado.

PORÉM, retomei a leitura recentemente e se fosse para resumir esse livro em uma palavra, seria "incrível", em todo os sentidos, pelo menos pra mim. A autora tem uma escrita realmente cativante, o conto em si me transmitiu um misto de emoções, sensações e tudo que você pode imaginar, eu me identifiquei em boa parte e nas outras partes refletia por um tempo indeterminado.

enfim, é uma ótima leitura, indico para todes!

Nixszp 27/01/2022

Confuso
"ora, se podemos estar sozinhos num meio aglomerado de pessoas, então como solitário poderia ser o contrário de sociável?"

Isabel729 26/01/2022

Confesso que me senti meio deslocada no início, devido à linguagem. Mas depois o conto fluiu bem fácil e me deixou emocionada.

Entendo como é finalmente me sentir encaixada dentro de uma palavra, então me identifiquei bastante com a protagonista.

O conto é lindo, perfeito

xandodemaca 23/01/2022

tudo que eu precisava ouvir
O livro tem uma escrita muito poética e rebuscada, uma das coisas que mais me atraiu, mas também me deixou um pouco perdida quando havia uma mudança brusca de assunto entre um parágrafo e outro.

"Eu vos declaro, aro" retrata a vivência (e o apagamento desta) de pessoas no espectro arromântico de uma forma dura e real, o que me fez muitas vezes desligar o kindle e respirar fundo. Esse conto me mudou de maneiras que eu ainda não consigo reconhecer, mas sei que estão lá. As cartas no final então... jesus! Me quebrou todinha.

kali12 22/01/2022

Se identificar com cada palavra da autora é tão .....
É engraçado lembrar que literalmente tudo que a autora escreveu de sua descoberta eu passei pela >mesma< coisa.. Seja a pressão de estar do outro lado e ter que ouvir a confissão da pessoa que te ama e criou coragem para te contar e infelizmente eu não conseguir retribuir os sentimentos dela.... Então você começa a pensar "o que havia de errado? Temos tanto em comum, ela seria um bom par romantico para mim, pq não a vejo dessa forma?", seria uma sonho sentir borboletas na barriga aquelas de felicidade pq a pessoa confessou e vc pode retribuir igual nos que voce le nos livros de romance... Bom você sente... mas não de uma forma boa, não da forma que deveria sentir.
E mesmo meu "monstro" me avisando para não fazer, eu menti, menti para mim mesma, menti que uma hora amaria essa pessoa, nao agora, nao amanhã... mas logo então aceitei a confissão e a cada dia q passava eu me sentia sufocada não pela pessoa, ela era incrível, mas sufocada por mim mesma. Se passava tantas horas, dias, meses q estávamos namorando mas... pq não sentia nada? nem 1% de amor pela pessoa? Apenas cansaço de estar ali e de fingir que aquilo tudo que eu falei era mentira, nao queria admitir.
Todos os momentos incríveis que tivemos não era eu ali, nao era meu sorriso verdadeiro (por mais que eu quisesse e como eu queria), depois de tanto tempo (6 meses, sim uma grande ato [*****]) consegui parar de mentir para mim mesma, terminar com ela e ver a dor em seus olhos, me deixou muito mal, eu quis chorar eu amava ela... Mas o amor nao era aquele tipo de amor, nao era o que ela queria. Ela era perfeita.... Ela acharia alguém melhor que eu e que amaria ela do jeito q eu não pude amar. Dias depois nao me importava mais, mesmo minha família me perguntando sobre namoro, nao me sentia sob-pressão. Pq que tenho q namorar? Ou casar? Ter filhos? Nunca entendi, por mais q eu tente não consigo entender não faz sentido.
Isso de "sozinha" era uma escolha, uma escolha boa para mim, não era um castigo como a sociedade pensa que é.
As vezes é difícil explicar mas não querer um relacionamento e sim querer sentir o desejo de ter um namoro. nao faz sentido para muitos mas para mim faz. e adivinha? voce nao precisa entender isso...
Ouvir todo dia que vou encontrar alguem que vai mudar isso e me fazer apaxonar.. que piada... E se eu não quiser? E se ela não existir? Eu posso ser esse alguem, posso morrer sozinha idai? Todo mundo vai morrer sozinho, então pq estão falando que EU tenho é um problema? Eu posso amar! Eu amo meus animais, minha familia, amigos e não precisa ser romanticamente.
Quando eu finalmente entendia oq sentia (nao me rotulava, e nao preciso, ja saber q estava em uma das sub-arromanticidade esta otimo)... Obvio que rolava umas duvidas toda vez q alguém falava "vc é nova demais", " voce encontrar alguem é só questão de tempo" e essas coisas chatas... E.... As duvidas vinham "se eu não me cobrar tanto... Eu me apaixonaria por alguem?" "Eu sentiria as borboletas na barriga que minhas amiga falam? Sorrir, sentir os momentos apaixonados sem o sentimento que estou mentindo pra mim mesma?".... Hmm nao, sinto q nao, vamos so descartar isso e o que os outros falam, o que eles sabem da minha vida, nao é? Só sabem o que eu quero que saibam entao pq vou ficar incomodada com o que eles falam? Não ligo se não ter o "final feliz" q todos falam, pra mim aquilo chega longe de ser "feliz" e muito menos de ser um "final", me conhecer, saber dos meus desejos, saber q nao tem problema não se apaixonar e ter orgulho disso ja era um final feliz para mim.