Mulheres Extraordinárias

Mulheres Extraordinárias Charlotte Gordon

Resenhas - Mulheres Extraordinárias: As criadoras e a criatura

T.N.T.Rock 25/09/2021

Uma dupla biografia, em um só coração.
Uma dupla biografia, em um só coração, quando decidi ler esse livro, sem dúvidas que Mary Shelley era a personalidade que me interessava de imediato por toda a lenda sobre a criação de Frankenstein que até hoje é um dos personagens literários mais marcantes da literatura mundial, conhecer Mary Wollstonecraft seria para mim um bônus, mas que agradável surpresa foi perceber que ambas possuem uma história de vida tão fantástica e infelizmente muita das vezes trágica.
Essa biografia foi dividida em capítulos alternados para contar a história de ambas as biografadas, muitos momentos a história delas até se confundem por terem traços bastante semelhantes, infelizmente quis o destino que mãe e filha nunca se "conhecessem", 10 dias após o parto Wollstonecraft faleceu, sua vida até o momento tinha sido de conquistas e muitas dificuldades, desde criança seus pais pouco lhe davam atenção, mas a violência de seu pai acabou por moldar uma mulher que buscaria seus direitos e denunciar o abuso sofrido pelas mulheres em seu tempo, mesmo com todas as dificuldades impostas quer seja pelo seu meio familiar ou social nada lhe tirou o interesse em conhecer e aceitar um destino pré-estabelecido, hoje ela é reconhecida como uma das principais vozes de resistência feminina, seu livro “Reivindicação dos direitos da mulher”, muito criticado na época é atualmente um marco para a luta das mulheres em todo o mundo, esse é apenas uma pequena ideia da mulher que vamos conhecer durante as páginas dessa biografia.
Sua filha Mary Godwin e após o envolvimento com o poeta Shelley assumiu seu sobrenome e é mundialmente conhecida por Mary Shelley sofre com as dificuldades impostas pela época tal qual sua mãe, mesmo vinda de uma família com um pai filosofo, a perda da mãe acabou por selar seu destino de forma negativa, a relação com sua madrasta não era das melhores, o ponto mais marcante de sua trajetória foi a fuga com seu amor Percy Shelley que mais tarde se descobriu casado, e horrorizou toda a sociedade da época, a relação dos dois mesmo envolvendo muito amor é marcada por terríveis tragédias que ficarão marcadas por toda a vida de Mary, obviamente um dos pontos mais interessantes da biografia é o momento em que o livro Frankenstein é iniciado, conhecemos alguns por menores da famosa noite em Genebra no castelo do poeta Lord Byron onde junto com outros amigos como por exemplo John Polidori foi proposto uma "competição" para se escrever a história mais aterrorizante que pudessem imaginar foi daí Mary começou a gestar seu mais famoso livro, obviamente esse é apenas um dos momentos marcantes de sua história, que como a mãe vai receber muitas críticas por suas obras.
Numa sociedade que até hoje vê as mulheres como seres inferiores, conhecer a vida dessas mulheres que viveram numa época que se trata a questão feminina com repulsa e desrespeito é algo inspiradores e fascinante, ambas foram mulheres fortes que mesmo com seus defeitos lutaram e deixaram sua marca e ajudaram a pavimentar leis que hoje tentam a cada dia melhorar a condição das mulheres em nossa sociedade, pra finalizar falando da edição da editora Darkside, é sem dúvida um dos livros mais bonitos e bem acabados dessa editora, com papel de ótima gramatura e capa dura, além disso o livro vem com diversas imagens que complementam a experiência de leitura.

Jéssika 17/09/2021

Fantástico.
É um livro perfeito e uma obra grandiosa pela quantidade de informações que entrega a quem está lendo, com uma edição linda da Darkside. Sempre que eu pausava a leitura, respirava e pensava: ?que trabalho de pesquisa f?¥a?.

O livro acompanha a vida da Mary filha e da Mary mãe - Wollstonecraft é considerada uma das fundadoras do feminismo; redigiu Reinvindicação dos Direitos da Mulher e se tornou um ícone da luta, denunciando e lutando contra a exclusão das mulheres na sociedade do século dezoito, traçando um paralelo entre as vidas da mãe e da filha. Wollstonecraft morreu alguns dias depois do nascimento da sua Mary, por complicações no parto, mas se tornou um eco em tudo que a filha fez e conquistou.

Wollstonecraft (de quem eu nunca tinha ouvido falar antes desse livro) foi revolucionária em relação aos direitos das mulheres e a expor ao mundo o quanto havia a se mudar; Shelley (que eu pensava ser apenas o autor - homem - de Frankstein - quanta ignorância) foi revolucionária para a História dando vida a um livro que é considerado o fundador da ficção científica, além de ter rompido paradigmas e de ter se mostrado uma mulher que daria orgulho à sua mãe.

Cada capítulo do livro nos dá um sacode. Desde o início da história de Wollstonecraft, de sua origem conturbada, com uma família complicada, um pai regado a álcool e dívidas, e as mudanças constantes que nunca a relegaram a um lar fixo. E da vida de Shelley, que por outro lado, viveu com a inconstância da solidão, o fato de ser uma criança brilhante e com oportunidade de expor sua voz ao mundo.

Mary Wollstonecraft e Mary Shelley deixaram legados inestimáveis para a humanidade. Na luta pelos direitos femininos, na literatura, na História como um todo.

É um livro enorme, não só pela quantidade de páginas, mas pelo tamanho da beleza que é conhecer essas duas figuras históricas.

Letícia 14/09/2021

Comentários
A autora nos emerge dentro dos pensamentos, sentimentos e ações de Mary Wollstonecraft e Mary Shelley, sem jamais nos afogar em correntes de informações rasas ou desnecessárias.
Nesta biografia aprendemos a amar os objetos de estudo, entendendo seus relacionamentos, o modo como interpretavam a vida e o que gostariam de viver.
De maneira vanguardista, a obra relaciona mãe e filha, nos lembrando da união ante a vida e a luta, que se mantém necessária até a atualidade.

Karoline 07/09/2021

Que privilégio poder ler sobre as vidas fascinantes dessas mulheres inspiradoras. O trabalho de resgate realizado pela Charlotte Gordon é algo para se contemplar e honrar. Além de nos apresentar todas as diferentes nuances dessas duas figuras femininas de importância ímpar para os estudos literários, filosóficos, políticos e sociológicos, sua pesquisa para com o contexto histórico no qual elas estão inseridas é grandioso.

Muitas vezes, me senti ali, transportada para junto das Marys mais fantásticas que já li sobre, acompanhando todas as mudanças drásticas pela qual a Europa enfrentava entre os séculos XVIII e XIX. Uma verdadeira (e perfeita) viagem no tempo por meio das perspectivas de figuras que representavam, e infelizmente ainda representam, um dos lados que mais são oprimidos em nossa sociedade: mulheres.

Bru 29/08/2021

Sobre mulheres extraordinárias
Biografias não são minhas primeiras opções para leitura. Prefiro não descortinar a privacidade daqueles que admiro. O humano dos notáveis as vezes pode ser desolador. Entretanto me aventurei nas páginas dessa biografia e gostei da leitura.
Realmente, como título promete, vamos ao encontro de duas mulheres e duas vidas extraordinárias. A mãe, Wolstoncraft, criadora daquele que é considerado por muitos como o primeiro texto feminista da história. Mary Shelly, a filha, criadora do primeiro clássico da ficção científica e que dispensa apresentações, Frankenstein. Duas vidas interrompidas em sua convivência tão precocemente e ao mesmo tempo tão ligadas entre si. Principalmente nas aflições e dissabores que acompanharam tanto a historia de vida da mãe, quanto da filha. A agonia, quase a mesma, de ser mulher em suas épocas.
A decisão da escritora por alternar os capítulos entre a vida de uma Mary e outra nos deixa sempre com a sensação de suspense sobre os próximos eventos na vida dessas mulheres, o que nos prende a leitura. A forma como a autora apresenta os fatos, de ambas as biografadas, nos faz pensar que algumas vezes parece que estamos lendo um romance, uma ficção. Tive a sensação de que a autora se coloca, muitas vezes, como uma espécie de narradora em terceira pessoa interpretando os sentimentos e os pensamentos das biografadas. Esse recurso é muito eficiente para fisgar o leitor.
Para dar conta dessa narrativa dupla a autora fez um extenso e minucioso trabalho de pesquisa, como podemos ver na extensa bibliografia consultada, que dá fôlego suficiente para contar e elaborar a memória sobre as Marys. Suas dores, seus amores. Suas conquistas e suas derrocadas.
Vidas imensas que valem a pena serem vistas um pouco mais de perto.

Dani 25/08/2021

Mary & Mary
Eu li Frankenstein de Mary Shelley
Eu li Reivindicações dos direitos das mulheres de Mary Wollstonecraft
E foi fantástico conhecer as obras mais importantes e conhecidas de mãe e filha.
Porém essa biografia muito bem detalhada me encheu os olhos e o coração de amor e esperança , assim como de ódio por elas terem amado e sofrido na mão de tantos homens escrotos!

Christiane 24/07/2021

Duas mulheres excepcionais
Uma biografia que nos traz a vida de Mary Wollstonecraft e de Mary Shelley em capítulos alternados possibilitando a percepção do quanto Mary Shelley respeitou e admirou a mãe que não conheceu e seguiu seus passos.
Wollstonecraft foi uma grande defensora dos direitos das mulheres e principalmente da educação delas, o que não se considerava em sua época. Ela foi uma filósofa e escreveu sobre educação, política e sociedade. Até os dias atuais não é estudada nos cursos de Filosofia.
Shelley viveu conforme seu desejo enfrentando todas as convenções fugindo com o poeta Shelley aos 16 anos de idade. Teve momentos muito difíceis em sua vida e nos deixou um legado na literatura sendo sua obra mais conhecida - Frankenstein, a qual foi considerada horrível de ser escrita por uma mulher.
Valeu a leitura de cada página e que nos mostra o quanto a mulher era castrada pela sociedade e família sendo repudiada e excluída caso não seguisse as convenções.

Sol 13/07/2021

Incrível
A mágica da história e da literatura reunidas nessa obra para trazer detalhes da vida de pessoas marcantes que viveram há séculos. Embora a autora deixe claro que muitas passagens não sejam concretos porque alguns registros foram destruídos, ainda assim essa leitura foi incrível, não consigo definir de outra forma. Tanto a Mary "mãe" como a Mary "filha" são muito à frente de seus tempos, acho que até hoje em dia poderiam ser consideradas corajosas.

Natalia.psico.literatura 06/06/2021

Um livro perfeito para adentrar no mundo das biografias
Texto completo no Instagram @psico.literatura

Esta é uma biografia tão fantástica que suspeito que se tornará uma das minhas favoritas da vida. É uma biografia dupla de duas conhecidas intelectuais (que também eram mãe e filha), Mary Wollstonecraft e Mary Shelley. Tudo que eu sabia sobre as duas mulheres antes de ler este livro eram que Wollstonecraft é uma das fundadoras do feminismo, e Shelley tem um dos clássicos mais amados de todos, Frankenstein (que eu amo), mas aqui eu descobri que ambas viveram fascinantes vidas. Ambas viajaram internacionalmente (Wollstonecraft até viveu na França no meio de sua revolução), escreveram extensivamente e tiveram filhos fora do casamento, e tudo isso no final do século XVIII e início do século XIX.

Lu Tibiriçá 05/06/2021

Incríveis "Mary's"
Mãe e filha construíram textos fortes. Fortes demais para a época em que viveram. Tanto que foram "oprimidas" e ignoradas por séculos. A redescoberta delas traz à luz a realidade feminina de sempre.
Perceber as dificuldades pelas quais elas passaram nos faz ver o que temos e o que ainda precisamos fazer. Resposta? Há muito o que trilhar.

VerAnica 21/03/2021

Maravilhoso
Esse livro é uma joia, uma obra que vale a pena ser lida e apreciada por todos que gostam de biografias. Eu li na ordem proposta pela autora, em que cada capitulo fazia menção á vida de mãe e filha, alternadamente. E eu li um capitulo por dia apenas, pra absorver bem a história. Por isso levei um mês pra concluir a leitura, e passar esse mês na companhia de Mary Wollstonecraft, William Godwin, Mary Shelley, Percy Shelley, Claire Clairmont e Lord Byron, entre outros personagens interessantes, foi uma experiência muito marcante pra mim. Passei a admirar ainda mais a coragem e a bravura da Mary Wollstonecrafy, bem como a doçura e convicção da Mary Shelley, e o amor que ela e o Percy tinham um pelo outro, cada um a sua maneira. Essa edição é recheada de fotografias que nos ajudam a inserir ainda mais na história. Esse livro é extremamente bem feito, uma verdadeira obra de arte!

dai bugatti 21/03/2021

Biografia completa de mãe e filha
Simplesmente uma biografia essencial! A história de ambas merece ser reconhecida sem todas as distorções que ganharam ao longo do tempo. Charlotte Gordon esmiúça a vida das escritoras e mostra como sempre estiverem à frente de seu tempo.

Para quem é feminista ou fã de Frankenstein é um livro indispensável!

Ana Elisa Dotta Maddalozzo 16/03/2021

Resenha Mulheres Extraordinárias
Muitos sabem que Mary Shelley foi a escritora do aclamado clássico Frankenstein, mas quem foi ela de verdade? Será que a grande autora era reconhecida em sua época? De onde surgiram suas inspirações?

Nessa biografia impecável de Charlotte Gordon podemos conhecer a vida de duas personalidades incríveis: Mary Shelley e sua mãe Mary Wollstonecraft. Ambas foram indivíduos a frente de sua época, onde o patriarcado tolhia membros do sexo feminino que falavam sobre política, pregavam a liberdade sexual e desejavam fixar espaço no mercado editorial. A trajetória de Wollstonecraft, grande defensora dos direitos civis das mulheres, impactou intensamente nos ideais da filha, mesmo que não houvessem convivido. Infelizmente, por meio de uma infecção, Mary morreu ao dar à luz.

Contudo, as ideias revolucionárias da mãe, que pregava a importância de todos os membros de uma sociedade, independente do gênero, terem acesso e domínio sobre seus próprios bens e serem capazes de regirem sua vida, participaram ativamente da formação de Mary. A autoridade absoluta que os homens detinham e o mal que poderia advir de tamanha influência estão caracterizados em Frankenstein, onde o médico abusa de seu poder desmedido e resolve brincar com a vida, causando o sofrimento da criatura (seu filho) e de sua noiva. A busca irrefreada por domínio e soberania, tal como o esquecimento de valores morais, leva à ruina do cientista e de todos aqueles a sua volta. Tais pensamentos iam de encontro com a sabedoria de ambas as Marys. Além disso, o preconceito que a criatura sofre na comunidade é uma metáfora para a situação em que que mãe e filha estiveram, quando transformaram-se em párias por suas mentalidades evoluídas e por suas escapadas românticas. Uma mulher que não seguisse a fórmula pronta “casar, ter filhos e cuidar do lar” era vista imediatamente como indigna.

Ademais, somos contemplados com o desejo das duas autoras em conciliarem a razão e a emoção em seus escritos, bem como a repercussão da revolução industrial, da revolução francesa e do romantismo nas obras literárias produzidas por elas. Figuras como Percy Shelley, Lord Byron e William Godwin também são pilares importantíssimos nas vidas dessas mulheres.

Recomendo esse livros a todos que desejam voltar ao passado e descobrir a origem do feminismo que conhecemos atualmente, assim como conhecer os caminhos percorridos por duas grandes celebridades da literatura e da filosofia que lutaram contra o convencionalismo.

Renata.Goncalves 14/03/2021

Mulheres realmente extraordinárias!
Livro incrível, com 2 opções de leitura: seguindo capítulo a capítulo como qualquer livro normal, onde há uma fusão da vida da mãe e da vida da filha, ou capitulos pares para vida da mãe Mary Wollstonecfraft e ímapres para a filha Mary Shelley, escritora de Frankenstein, que perdeu a mae poucos dias após seu nascimento, mas levou o legado da mãe! Mulheres de vanguarda!!

Ana 11/02/2021

geralmente só leio ficção, mas comprei esse livro por ter me conectado demais com frankenstein e pelo projeto editorial ser muito bonito, confesso. mas olha, que surpresa boa! sei que o trabalho da autora, a charlotte gordon, envolve principalmente aspectos técnicos de pesquisa, mas foi o estilo de escrita dela que me prendeu a essa dupla biografia. na escola, já tinha ouvido sobre a mary wollstonecraft e também já tinha lido o básico sobre a mary shelley pela internet, mas através dessa leitura que me senti conectada com elas de uma forma quase emocionante, algo que figuras históricas nunca tinham me causado antes. o legado das duas me inspira como mulher e como futura professora de literatura. que possamos ser rebeldes como as marys!