Mulheres Extraordinárias

Mulheres Extraordinárias Charlotte Gordon

Resenhas - Mulheres Extraordinárias: As criadoras e a criatura

Queria Estar Lendo 22/01/2021

Resenha: Mulheres Extraordinárias
Mulheres Extraordinárias é um livrão fabuloso lançado pela Editora Darkside - que cedeu este exemplar para resenha. Através de capítulos intercalados, Charlotte Gordon relata toda a vida de Mary Wollstonecraft e Mary Shelley. Mãe e filha que nunca tiveram a chance de se conhecer profundamente, mas que carregaram a ligação de amor e devoção por toda vida.

Eu sou fissurada pela história da Mary Shelley. Um estudo biográfico dela quase foi meu tema de TCC, mas tive que mudar em cima da hora por causa de algumas regras da faculdade - partiu meu coração porque eu já estava pesquisando, tinha inclusive comprado a maior biografia já publicada a respeito dela, escrita por Miranda Seymour. Miou o esquema, vida que segue.

Eis que a Darkside anuncia a publicação de Mulheres Extraordinárias que acompanha não apenas a vida da Mary filha, mas da Mary mãe - Wollstonecraft é considerada uma das fundadoras do feminismo; redigiu Reinvindicação dos Direitos da Mulher e se tornou um ícone da luta, denunciando e lutando contra a exclusão das mulheres na sociedade do século dezoito.

Mulheres Extraordinárias traça um paralelo interessante entre as vidas da mãe e da filha. Wollstonecraft morreu alguns dias depois do nascimento da sua Mary, por complicações no parto, mas se tornou um eco em tudo que a filha fez e conquistou. Mary buscava a aprovação e o reflexo da mãe em sua vida, mesmo sem ter tido a chance de conhecê-la.

Eu fiz uma leitura rápida desse livro para trazer a resenha até aqui, e agora vou fazer outra leitura, muito mais lenta e gradual, para apreciar todo e cada detalhe que a autora trouxe sobre essas duas mulheres grandiosas.

Esse é um livro para estudar. Para ler e absorver o poder que as duas carregavam, a voz que elas entregaram ao mundo. Wollstonecraft foi revolucionária em relação aos direitos das mulheres e a expor ao mundo o quanto havia a se mudar; Shelley foi revolucionária para a História dando vida a um livro que é considerado o fundador da ficção científica, além de ter rompido paradigmas e de ter se mostrado uma mulher que daria orgulho à sua mãe.

O impacto desse livro está em cada capítulo. Desde os primórdios da história de Wollstonecraft, de sua origem conturbada, com uma família complicada, um pai regado a álcool e dívidas, e as mudanças constantes que nunca a relegaram a um lar fixo. Shelley, por outro lado, viveu com a inconstância da solidão, o fato de ser uma criança brilhante e uma menina brilhante com o privilégio de expor sua voz ao mundo, sendo filha de um filósofo interessado em ver suas ideias ganhando vida.

Eu poderia passar horas falando sobre a novela conturbada que foi a vida da mãe e da filha, e de como linhas intrincadas as ligavam mesmo depois da morte da primeira, mas eu incentivo você a procurar por Mulheres Extraordinárias. A ler. A conhecer mais sobre essas duas figuras atemporais.

Mary Wollstonecraft e Mary Shelley deixaram legados inestimáveis para a humanidade. Na luta pelos direitos femininos, na literatura, na História como um todo.

Não apenas é um livro perfeito e uma obra grandiosa pela quantidade de informações que entrega a quem está lendo, é também uma edição primorosa como todas que a Darkside entrega pra gente. Tem uma diagramação linda e, num geral, é o tipo de livro que você quer expor para o mundo.

Mulheres Extraordinárias - As Criadoras e a Criatura explora tudo sobre o passado dessas duas grandes mulheres. Seus feitos, suas relações com pessoas importantes, seu amor pelo mundo e por mudanças, o peso do luto e o que significou em suas conquistas. É um livro enorme, não pelas páginas, mas pelo tamanho da beleza que é conhecer essas duas figuras históricas.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2021/01/resenha-mulheres-extraordinarias.html
Daniella.Mancino 28/07/2021minha estante
Ele é incrível!

Andrezza.Santos 05/10/2021minha estante
Uma das minhas leituras atual. Estou amando. ??

Dani 17/08/2023minha estante
Cara, obrigada por essa resenha!!!

Denise - @embarcandonaleitura 10/01/2021

Extraordinário
Um livro que te deixa a par do que essas duas mulheres sofreram, por serem muito além do seu tempo. Uma obra primorosa, que dá um pesar de saber que em vida elas não foram tão reconhecidas, mas deixaram um legado importante para a literatura e para nós, mulheres!

Anderson 27/12/2020

Biografias Extraordinárias
Excelente biografia dupla das extraordinárias Mary Wollstonecraft e sua filha Mary Shelley. Duas intelectuais fascinantes que iniciaram uma luta pela emancipação das mulheres que resta inacabada até os nossos dias.
As duas rebeldes viveram em um uma época em que mulheres eram cidadãs de segunda classe, quase escravas, e em que um simples relacionamento sem casamento ou nascimento ilegítimo transformava as pessoas envolvidas em párias sociais. Suas vidas e seus ideais de liberdade e libertação das mulheres destas convenções sociais sufocantes são fontes de inspiração até hoje.
Sob o pano de fundo da Revolução Francesa e outros movimentos radicais espalhados pela Europa do final do século XVIII e início do século XIX, esta magistral biografia nos apresenta ainda uma constelação de personagens históricos de peso, entre eles:
William Godwin, Edmund Burke, Thomas Paine e os poetas Samuel Taylor Coleridge, Lord Byron, Percy Shelley e Keats.
No livro há relatos detalhados sobre o processo de criação das principais obras das duas auroras, em especial "Uma reinvindicação dos direitos da mulher" (Wollstonecraft) e "Frankenstein" (Mary Shelley).
Altamente indicado aos interessados na história do movimento feminista, em literatura inglesa e na história do século XIX em geral.