O amanhã não está à venda

O amanhã não está à venda Ailton Krenak
Ailton Krenak

Resenhas - O amanhã não está à venda

Ohhannyie 25/04/2024

Uau
Estava agora sem ler alguma coisa e resolvi ler um livro do Ailton Krenak, com a retomada, acho importante saber muito mais sobre e sabia que não me decepcionaria.
As reflexões que ele trás em um momento de pandemia, falando que não deveríamos nos acostumar com isso e foi justamente o que aconteceu, as revoltas ocorreram, mas depois, mesmo com certas mudanças o mundo continua o mesmo e talvez indo para o pior, com o mesmo sistema.

Rafaellamfferreira 25/04/2024

?Temos que abandonar o antropocentrismo; há muita vida além da gente, não fazemos falta na biodiversidade. Pelo contrário.?

THALEX 25/04/2024

Lição
A pamdemia foi um momento muito doloroso para todos, mas nem sempre levado a sério.
Nessa leitura curta, vemos a visão de um dos maiores representantes indigena do nosso país, ressaltando qual o preço pago por não darmos valor a nossa existência e ao que nos faz permanecer vivos.

Lorayne.Stinguel 23/04/2024

Boa reflexão
"Tomara que não voltemos à normalidade, pois, se voltarmos, é porque não valeu nada a morte de milhares de pessoas no mundo inteiro."

E o mundo voltou a girar como se absolutamente nada tivesse acontecido.

Julia Rodrigues 22/04/2024

Eu sou geógrafa. Minha dissertação de mestrado é sobre a vulnerabilidade e a dispersão do vírus da covid-19 na cidade do Rio de Janeiro, a identificação da população mais vulnerável a doença e a construção dessa vulnerabilidade. O RJ é um município totalmente urbano, em que não se vê população indígena própria. Eu mesma só conheço a Aldeia Maracanã, onde indígenas de diversos povos encontram estadia para resolverem seus assuntos na cidade, seja em eventos ou para estudar (sim, muitos vêm para cá para fazer pós graduação).
Nesse pequeno livro, Ailton traz reflexões sobre a pandemia, que ainda que seja passageira, o que a traz é permanente, sobre sua cultura, e, principalmente, sobre como sobreviver aos pequenos fins do mundo.
Foi um alento para mim, enquanto estudiosa das questões ambientais e da geografia da saúde perceber que minhas opiniões NÃO SÃO SÓ MINHAS. Não sei se sou eu que entendo o Krenak ou se é ele que me entende. Para mim, esse livro foi um aconchego.
A parte que mais me impactou foi quando ele conta o porquê do povo krenak ter optado não ser realocado após a tragédia do Rio Doce.
Recomendo essa leitura à todos, enquanto cidadãos, e um MUST READ para aqueles das geociências e ciências ambientais e da saúde.

Carol492 22/04/2024

Quando adquiri esse livro ainda estávamos na pandemia, porém acabei lendo ele apenas esse ano. E posso dizer que é um tapa na cara ver todas as remarcações que o autor destaca que seriam absurdas de ocorrer no pós pandemia, e infelizmente todos os pontos ruins estão presentes na realidade que estamos vivendo. Como não mudamos mesmo depois desse evento horrível, devo concordar com o autor, a humanidade está caminhando para uma estrada sombria e individualista. Não somos capazes de aprendermos com nossos erros.

Argoso 21/04/2024

Uma dose de realidade.
Eu acho que se eu tivesse lido na época do auge da pandemia, esse livro seria mais impactante.
Mesmo ele já sendo MUITO impactante.
Enfim, o Ailton escreveu uma boa dose de noção e realidade que todos deveriam ler.
Até por que esse livro tem 22 páginas, tipo assim, você pode ler esse livro em menos de 1 hora.
Ou seja, se todos parassem, tirassem 1 hora do dia para ler esse livro e REALMENTE entender oque o Ailtor escreveu, acho que nós teríamos outra visão de como estamos nos destruímos.

Duda 19/04/2024

Temos que abandonar o antropocentrismo
Um soco na cara e no estômago, poucas páginas que trazem uma reflexão absurda sobre a humanidade e o que nos trouxe aqui.

"Aí, sim, teremos provado que a humanidade é uma mentira"

Izabellanolann 19/04/2024

!!
Queria aproveitar que é o dia de povos indígenas pra falar desse livro. É uma leitura bem rápida mas que vale a pena, esse livro traz informações e reflexões sobre uma vida que muitos não vivem.
Acho que é uma leitura bem importante principalmente se tu vive em cidade grande e não tem muito contato com a natureza ao seu redor e como ela é impactada por fatores que você nem imaginaria. (Dei 5 estrelas pq n sei que nota dar, n gosto de avaliar livros sérios, acho que n tenho mto lugar de fala pois n tenho mta experiência com leitura ainda, só comecei a ler ano passado e acho que ainda tenho mto a aprender nesse mundo da literatura)

Luandson.Felix 18/04/2024

Obrigado Krenak
Krenak foi uma leitura inesperada em minha vida, devido um grupo de estudos da faculdade precisei ler. Se eu pudesse morar em um livro, não seria esse. O modo como Krenak joga um balde de água fria em você é confortável, mas, ao mesmo tempo, te deixa inseguro sobre o seu futuro neste planeta, te deixa inquieto acerca de seus objetivos para com a sociedade! Krenak é imortal!

Bina 18/04/2024

Reflexivo
A escrita do autor é ótima, li bem rápido. É um texto que nos traz reflexões sobre a vida e a natureza em foco na pandemia COVID 19, que fez o mesmo movimento, de nos fazer parar e refletir sobre o mundo e as nossas atitudes perante ele e a vida.

14/04/2024

Como em poucas páginas trazem tantas reflexões sobre a natureza e os direitos dos índios que passam e sobre a questões políticas.

starwhismes 12/04/2024

Leitura necessária
Já tinha um grande interesse pelos livros de Ailton mas depois que ele se juntou a Academia de letras senti que precisava ler pra ontem! e lá fui eu!!
Ailton nos conta sobre seu isolamento durante a pandemia e trás reflexões pertinentes sobre como chegamos até aqui e até onde iremos.
O amanhã não está à venda e quanto mais rápido levantarmos essa pauta ambiental em nossas comunidades mas talvez teremos esperança de um futuro verde.

Gabriele 12/04/2024

Airton Krenak conta sua experiência durante a pandemia, isolado em sua aldeia e trás reflexões de como chegamos nesse momento da humanidade e como nos vermos separados da natureza está afetando a todos e fazendo a gente imaginar como pode ser nosso futuro.