O Pássaro de Fogo

maria.e.sousa.7 01/12/2023

Evocativo
O pássaro ? de fogo?
Adriana Moura e Paulo Rezzutti

Um livro evocativo da infância, como todos os livros de contos de fadas o são. Foi muito bom conhecer contos de fadas fora do eixo ocidental mais comum, os países da Europa mais Central e ocidental.

E como em qualquer bom livro desse gênero, através das várias histórias encontramos os diversos motivos e temas psíquicos que costumam permear esses contos, que geralmente se traduzem em lições morais ou de amadurecimento: o tema das três irmãos ou três irmãos que saem com tarefas a realizar, onde o mais jovem ou mais simples geralmente é subestimado, mas é ele que resolve o problema; o tema do irmão, irmãos ou irmãs invejosos, que criam infortúnios para o herói ou heroína; o tema da madrasta ou mãe terrível; o tema da jornada do herói ou heroína, que precisa cumprir tarefas para salvar alguma coisa importante ou para livrar-se de uma maldição, sendo ajudado/a no processo por forças da natureza, na figura de animais, insetos ou mesmo dos elementos; as maldições ou encantamentos que metamorfoseiam um príncipe ou princesa em animal? e outros temas mais. Está tudo lá! Todos contando jornadas de amadurecimento e do desenvolvimento da alma.

Já conhecia a estória do Pescador e o peixe, mas não sabia que era de origem russa. Gostei muito de O czar Saltan e do conto que dá nome ao livro, O pássaro de fogo.

As ilustrações também são muito bonitas e evocativas.

Gostei bastante e recomendo para quem gosta do gênero.

Leitura do mês de julho da SLV.

3/5

Aninha 17/10/2023

Memória afetiva
Li esse livro bem rapidinho, aproveitei que ganhei para relembrar de quando comecei na vida de leitora, lia muitos livros de conto e sempre gostei! Curti muito

pirocadeperuca 14/10/2023

parte dos contos é semelhante aos do ocidente, alguns poucos foram completamente novos pra mim.
sobre trazer contos que pudessem ser entendidos universalmente, achei besteira, melhor seria se adicionassem um contexto histórico + glossário mais rico e incluíssem mais narrativas, sem abrasileirar

Edilene 12/10/2023

...O czar Vislav, confuso, pediu uma explicação, e Elena, com prazer, contou a ele toda a história. O czar ficou furioso com os filhos mais velhos e ordenou que fossem lançados à prisão. Então abraçou o filho mais novo e mandou que se preparasse a festa para que ele se casasse com Elena naquela mesma noite.
O casamento foi um grande banquete para todas as pessoas do reino. Eu estive na festa, dancei e tomei hidromel, mas nenhuma gota entrou na minha boca, só na minha barba. ...

Sempre é muito válido conhecer a cultura de outros povos. Os 'contos de fadas são um ótimo caminho pra ter acesso a outras culturas.

Gostei do livro.

Leslie.Eduin 23/09/2023

Contos curtos, e muito bem escritos.
Alguns repetitivos, mas nada que atrapalhe na leitura.

Achei interessante, principalmente a(s) Baba Yaga (s). Achei que era somente uma, mas descobri que são várias!

Nem todas foram más, mas todas comem pessoas!

Becky 19/09/2023

Se está procurando algo para ler em uma tarde pode pegar esse aqui que não tem erro. Os contos são mto bons, alguns são meio zzz mas no geral gostei de quase todos.

Karoline67 03/09/2023

Fofo demais
Esse livro reuniu duas coisas que eu AMO: a Rússia e contos de fadas. E foi uma delícia ler! Curtinho e saboroso. Para ler pra si ou para alguém sempre que quiser sentir um quentinho no coração.

Bruna 26/08/2023

O Pássaro de Fogo
Foi legal conhecer os contos de fada da Russia, mas achei algumas partes meio repetidas (como todo conto de fada antigo).

bia jordem 23/08/2023

Esse livro foi uma fofura. Ele traz alguns contos de fadas russos de uma forma cativante, simples e que se encaixa com a realidade brasileira, sem perder a essência do país de origem. Recomendo.

fallchord 11/08/2023

Esse livro é muito lindo. Eu sempre fui apaixonada por contos de fadas e esses são cativantes.
A escrita é simples, fácil de entender, portanto, a leitura é rápida. Os elementos da cultura eslava são demonstrados de forma bonita. As histórias, apesar de curtas, são envolventes.
Vale muito a pena ler, é divertido. ;)

mangasamambaia 08/08/2023

Rápido e divertido
Os contos são divertidos e é um bom passatempo para quem naoesta muito afim de leituras densas e complexas.

Camila de Almeida 26/07/2023

Sinopse da editora:
"Os contos de fadas começaram a ser coletados com mais intensidade em diversos países na época do Romantismo, como uma maneira de resgatar as histórias contadas pelo povo ao longo de séculos. Os originários da Rússia, no entanto, são menos conhecidos no Ocidente e têm características próprias, como a forte ligação com a natureza, na qual o inverno, por exemplo, é personificado num ser que pode ser bom ou mau, dependendo da forma como se lida com ele.

Nos contos russos as mulheres também são muito menos passivas, e delas depende o seu próprio caminho. As famosas matrioshkas russas, bonecas de madeira que se encaixam umas dentro das outras, simbolizam, entre outras coisas, a imortalidade por meio da maternidade, sendo a última boneca, geralmente, um bebê. Essa imagem pode ser vista em contos antigos como em 'A princesa sapo', no qual a alma do bruxo Koschei, o Imortal, se encontra escondida dentro de um receptáculo, que está dentro de outro, e outro, e outro. Como na série Harry Potter, a alma do vilão não está dentro dele, de modo que não pode ser morto num confronto direto, levando o herói a uma busca.

No livro 'O pássaro de fogo' e outros contos de fadas russos, os organizadores Adriana Moura e Paulo Rezzutti pretendem apresentar um pouco desse mundo tão rico e pouco conhecido no Brasil, cujos temas são universais e continuam atuais. Os dois se dedicaram à tarefa de seleção dos contos e à pesquisa das suas inúmeras edições, a fim de apresentar ao leitor uma tradução apurada e deliciosa."

Prof. Wollace Silva 22/07/2023

Contos nada Estranhos
Não foi meu primeiro contato com literatura russa, mas fiquei muito surpreso com os contos! Diferentemente dos contos costumeiros, escritos pelos Irmãos Grimms ou Charles Andersen, os elementos naturais têm presença muito forte nas histórias, sendo muitos deles personificados como já é de comum costume em outras crendices. Os contos aqui presentes falam muito sobre egoísmo, inveja e outros sentimentos como amor. O Pássaro de Fogo, conto que dá título ao livro, e "O czar Saltan" foram os contos que mais gostei de todo o livro. Apesar de ter adivinhado o final da história, o que é normal já que não se trata de um livro de suspense mas contos de fadas, gostei da maneira como algumas coisas são abordadas, como a riqueza e o intercâmbio, seja cultural ou de objetos que ocorre nos dois contos.
É um livro curto e muito legal de se ler, e creio que muitos têm o pré-conceito de que a Rússia é estranha, mas independentemente de muitas coisas, deve-se encarar minimamente como diferente, não estranho (pejorativamente falando).

Sara73 22/07/2023

Oque eu achei do livro"O passaro de fogo"
Bem, ele é um livro bom,mais eu achei que seria melhor,mais ele não deixa de ser um livro bom,ele conta vários contos de fadas russos e por último conta o conto"o pássaro de fogo".

Jack 19/07/2023

Uma leitura interessante
Dentre todos os contos o que eu estava mais curiosa para saber mais a respeito era o conto do pássaro de fogo. Mas então li a introdução e percebi que não conhecia quase nada sobre contos russos. Tirando com uma referência ou outra a baba yaga, as vezes em filmes ou jogos.
Achei uma leitura interessante, por vezes até mesmo um pouco divertida. Essa diferença, e pelos contos serem mais antigos causa um pouco de estranheza. Mas gostei e achei o último conto parecido com um outro conto do livro histórias que o povo conta, que é um dos meus favoritos.