O Pássaro de Fogo

O Pássaro de Fogo Paulo Rezzutti

Resenhas - O pássaro de fogo

Triz 04/01/2021

O Pássaro de Fogo.
De forma geral, é um livro interessante, com gravuras muito bonitas (provavelmente foi o que mais me prendeu). Porém, dentre todos os contos do livro, maioria possuem um início e meio legais, e o final... sem graça. O único que gostei do final, foi "Snegurochha, a donzela de neve".
Mas, é um livro que vale a pena o dinheiro, se você gostar de leitura rápida, e quiser descobrir coisas novas dentro de um folclore pouco conhecido, sendo esse, o russo.
pedromaximo0 04/01/2021minha estante
Menina passa a noite lendo folclore russo, entenda o caso:

Triz 05/01/2021minha estante
KKKKKKKKKAAK, para amg

Bela 15/02/2023

Um mundo menos branco e preto
Bom, o que dizer sobre esse livro?? Primeiro de tudo: MUITO BOM! O livro me mostrou um novo universo de contos de fadas que eu desconhecia antes! E toda vez que eu começava um conto dava aquela nostalgia do "era uma vez" ou "em um reino muito distante" parecia que meu vô estava me contando uma história! E eu amei essa sensação, sinto que agora eu estou apta para virar contadora de histórias para minha prima de 2 anos kkkkkkkk.

E assim, como todo conto de fada temos momentos de coisas aleatórias acontecendo e é muito incrível como é fácil passar pano kkkkkkk, também nessa pegada 90% vezes as coisas acontecem 3 vezes na história, mas sem também ser uma coisa enfadonha!

Uma citação que na realidade é do prefácio e que pode facilmente resumir minha sensação foi a seguinte:

"Com a mudança dos pontos de vista e das leituras dos seus personagens, busca-se uma nova narrativa mais inclusiva, na qual a mulher é dona de seu destino e não existem personagens intrinsecamente maus ou bons, tornando o mundo menos branco e preto." - prefácio

É um mundo novo, de personagens novos, em um lugar novo com ideias novas!

Adorei!

Finalmente, diria que meu ranking ficou assim:

1. A baba yaga e a órfã
7. Alyonushka e Ivanushka
8. O czar Saltan
9. O pássaro de fogo
10. A pena de Finest, o falcão

Mas acredite foi muito difícil fazer essa lista! Os critérios foram meio aleatórios e enviesados da minha parte kkkkkk, mas gostei muito de cada conto e recomendo essa leitura rápida e fluida! Li em 2 dias (segunda 13/02 e quarta, vulgo, hoje 15/02)

Valeu "Lendo a Ásia" (nosso clube do livro) por escolher esse livro para ser o livro do mês de fevereiro! Se não fosse eu nunca iria ler esse livro tão gostoso! Animada para os próximos
Daniele92 15/02/2023minha estante
Você daria uma boa escritora!

J. Silva 04/09/2022

Rica coletânea de contos russos
" O pássaro de fogo e outros contos de fadas russos" é uma seleção composta por dez contos populares, que retratam a cultura russa de forma bem simples e divertida. O livro foi elaborado com bastante minúcia, de sorte que temos ilustrações famosas e notas explicativas quanto aos seres mitológicos e aos objetos do cotidiano russo.

As estórias foram temas de óperas, peças sinfônica, teatro e cinema. Por isso que, quando pesquisadas, surgem inúmeras referências e outras obras derivadas, a exemplo da famosa peça de Stravinsky e o filme do Czar Saltan.

Um ponto forte desses contos é como os seres mágicos ou mitológicos se comportam. Aqui eles não possuem uma identidade fixa, isto é, eles são bons ou maus a depender da forma como se lida com eles.

Como todo conto que traz em seu íntimo virtudes e valores morais, absorve-se dos textos: "modéstia que colhe mais frutos que a ganância, inteligência que vence a maldade e a inesperiência que se abre novas possibilidades, que até então era impossíveis."
DANILÃO1505 04/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Karen 19/03/2021

Tenho muito afeto pelos contos de fadas russos desde que li a trilogia Winternight de Katherine Arden, por isso, fiquei muito feliz em ter encontrado este livro despretensiosamente.

É uma leitura muito rápida, e alguns dos contos além do teor moralizante são bem sombrios. Ainda que a maioria detenha um final feliz para o herói.

Uma outra coisa que percebi é como as mulheres são tratadas nos contos, a grande maioria ocupa o lugar de vilã (ganaciosa como a esposa do pescador ou maligna como a bruxa Baba Yaga) e as outras possuem pouca agência nas histórias. Mas essa parece ser uma característica de quase todos os contos de fadas, infelizmente. Tendo em vista a época em que circulavam e também em quem os escreveu e modificou ao longo do tempo (provavelmente homens).

Um ponto negativo do livro é que a diagramação deixa bastante a desejar, o papel é branco e as ilustrações, ainda que sejam muito bonitas, possuem pouca resolução. Resta o sonho de um volume de contos de fadas russos/eslavos editado pela Wish para compor com os contos de fadas nórdicos e celtas!
Marcia.Britto 08/05/2021minha estante
verdade... merecia uma melhor diagramação, papel e ilustrações, assim como notas de rodapé com comentários, ao invés de no fim... mas valeu o esforço em nos (brasileiros) presentear

Piffer 28/04/2021

Baba yaga e outros contos russos
Começo com o título brincando com a personagem mais importante dentro dessa coletânea de contos, pois ela aparece com muita frequência, seja como vilã ou como ajudante secundária, sua presença no livro é superior ao que carrega o título do livro, o pássaro de fogo.
Brincadeiras a parte, as histórias são bem interessantes. O livro é um conto de fadas, ou seja, se tratam de histórias infantis de uma Rússia ainda czarista, ou seja, não da para se exigir muita coisa. Porém é surpreendente que o livro consiga te prender e te manter atento na história, a grande maioria me envolveu e foi gostoso de se ler (as histórias tem um pouco de gore, quem tem problema com toc é sua conta em risco).
Imagino que a facilidade da leitura se deve primeiro pelo fato que eu adoro contos fantasiosos e também a cultura russa, mas em segundo lugar com certeza pelo fato dos contos serem curtos, então você se sente avançando e a recompensa de ler um livro, que é finalizar a história, vem rapidamente, o que é ótimo.
Imagino que não dou notas maiores, devido ao fato de que, alguns contos são bem chatinhos, e devido a escolha desses contos para a tradução eu imagino que tenha prejudicado, de certa forma, a avaliação geral. Mas super recomendo, sem contar que a capa é linda.

Ademais um agradecimento para a Vitória que me deu esse livro de presente, achei ótimo, muito obrigado!
vivi 28/06/2021minha estante
??????

MariaEduarda6 05/08/2022

Superficial
Histórias muito curtas, não manteve fidelidade aos originais nem uma narrativa boa. Não gostei da escrita nem da adaptação. Me arrependo de ter comprado esse livro sinceramente. Sou apaixonada com contos de fadas, mas os autores tem que se dedicar a tornar a história envolvente, usando os recursos originais. Não um resumo do que deveria ser. Talvez crianças gostem, mas eu sem dúvidas esperava bem mais. Procuro um livro de contos de fadas russos realmente bom, inclusive. Quem já leu Eterna magia de contos celtas sabe o tipo de livro que estou falando. Fantástico, ótimo para contar para crianças mas com uma escrita impecável, narrativa fluida. Não posso dizer o mesmo desse livro. O que mais me decepcionou justamente foi essa questão de contar a história de qualquer jeito.
MariaEduarda6 05/08/2022minha estante
Revoltada real, a nota mais baixa do meu Skoob queridos

MaywormIsa 21/06/2022

O conto do vigário
Muito decepcionante! Eu fiquei "namorando" esse livro por algum tempo até comprá-lo e tinha grandes expectativas acerca das histórias que acreditei que leria.

Um casal de escritores fizeram uma "curadoria" digamos, de contos de fadas russos traduzidos para o inglês e tiveram a "brilhante" ideia de traduzi-los para o português e vendê-los com uma boa publicidade e o que eu chamo de "perfumaria" (capa, ilustrações e etc).

O trabalho foi feito de forma desleixada apesar da boa perfumaria. Os contos selecionados poderiam ter sido melhores, poderia haver o interesse de enriquecer o livro com notas de rodapé ou contextualização sobre a origem dos contos, uma vez que os mesmos são tão curtos e sem graça, que absolutamente nada salva a leitura.

Foi muito frustrante comprar o livro na expectativa de adentrar no universo russo e me deparar com um livro que foi basicamente escrito de qualquer jeito e vendido depois de uma boa perfumaria.
MariaEduarda6 04/08/2022minha estante
Sentindo justamente isso, livro muito superficial e não pegou o original não.

iizz 03/05/2024

Culturas diferentes
É um livro mto bom de ler, é muito interessante entender mais de outras culturas, principalmente por meio dos contos locais.

Gosto muito como eles exploram tanto o potencial dos personagens, principalmente da Baba Yaga que na maioria das histórias tem um propósito de ajudar aqueles que tem um bom coração e devorar os que tem mal

Por o gênero do livro ser conto as histórias são repetitivas e por sua vez cansativas, mas no fim vale a pena a leitura.

Marcelo 22/11/2020

Comprei por pura curiosidade, mas é um livro interessante no que se propõe. São dez contos de fadas russos, todos curtos e de rápida leitura.
Segundo descrito pelos autores, Adriana Moura e Paulo Rezzutti, as estórias foram baseadas principalmente em obras de Nikolaevich Afanasyev e Aleksander Pushkin e traduzidas a partir de obras em inglês e francês. Apesar de manterem os elementos básicos do folclore russo, houve uma preocupação em adaptar a narrativa ao público brasileiro.
Os contos que considero mais interessantes são aqueles que possuem a personagem Baba Yaga, que é um misto de Bruxa com espírito da natureza. Alguns dos textos aqui presentes são similares a outros contos mais conhecidos no ocidente, como é o caso de "A princesa sapo".
Livro recomendado para quem gosta de leituras rápidas e tem alguma curiosidade sobre o folclore russo.

Barbara 06/12/2020

É um livro de contos
Eu dei nota máxima julgando o livro dentro da categoria de contos infantis. Ele é muito bom. Principalmente por ser diferente das história que estamos acostumados a ouvir dos irmãos Grimm e da mamãe ganso. Quanto ao fato de ser infantil, isso é meio complexo. Pq foi feito para um público infantil de outro tempo. Então se quer presentear uma criança, acho que vale a pena dar uma revisão antes para ter certeza.

Henrique.Alves 15/12/2020

Vale a pena
Sao histórias curtas (o livro nao chega a 100 páginas, dá pra ler em dois dias) porem sao belíssimas. Existe sim o clichê dos contos de fadas mas é totalmente aceitável dado o contexto em que foram criados. Amei a edição, muito bem feita, com capa dura, sobrecapa e ilustrações muito bonitas.

Bia Mazzucchelli 17/01/2021

Encantador
É muito interessante conhecer as diferenças dos contos de fadas tradicionais para esses russos

nmstoppa 14/02/2021

É um livro legal, todas tem um final feliz e quase todas tem a Baba Yaga, algumas eu consegui identificar a moral, outras não, mas é um livro nem interessante, esperava mais, mas é um livro bom.

Mayara.Ladeira 20/03/2021

Pássaro de Fogo
Foi um dos livros da minha infância, essa história. Quando vi essa nova edição com outros contos de fadas, quis comprar pra minha coleção. Bem legal ver as histórias e contos de fadas de outras culturas/regiões.

Helô 27/03/2021

Gostinho de quero mais
Nossa, eu amei me embrenhar nas florestas eslavas e encontrar Baba Yaga toda vez nestes contos de fadas especiais e totalmente mágicos. Me fez lembrar muito dos filmes do Studio Ghibli, a forma como a magia e as relações afetivas operam é bem destoante da nossa visão ocidental das coisas. Espero que façam mais volumes com mais contos!