O Pássaro de Fogo

O Pássaro de Fogo Paulo Rezzutti

Resenhas - O pássaro de fogo

Keiti.Leles 26/03/2022

Pequenos frascos, bons perfumes
O Pássaro de Fogo contém dez pequenas histórias ilustradas que fazem parte do vasto repertório folclórico russo. Consta, na nota sobre as adaptações, que de um total de trinta, foram escolhidas dez que, além de possuir os elementos característicos da cultura, também pudesse dialogar com o público brasileiro.

Uma pena que seja um livro tão curto, mas dentro da proposta, a publicação entrega o que promete, e é possível ter uma vaga ideia do imaginário russo. As dez ilustrações dessa edição são lindíssimas, estão no início de cada conto, e parecem ser as do ilustrador Ivan Bilibin.

rafa_._cardoso 07/03/2022

Leitura rápida
Além do conto título do livro, há outros nove com uma linha narrativa parecida entre eles: Todos giram em torno dos temas humildade, obediência e persistência (além da clássica moral da história).

São contos curtos e com altos e baixos. Como são contos de fadas coletados com mais intensidade na época do Romantismo, como uma maneira de resgatar as histórias contadas pelo povo ao longo de séculos, repetições parecem inevitáveis.

A tradução é muito boa, com linguagem atual e transmitindo a sensação de uma cultura ao mesmo tempo distante, mas próxima (lendo se entende melhor u.u).
As imagens de cada capítulo são muito bonitas e merecem um tempo da atenção aos detalhes.

Vale a leitura para relaxar, daquelas mais leve entre leituras mais densas.

Ana 26/02/2022

Contos russos
Contos de fadas das terras do leste europeu que nos mostra o quanto folclore demarca a singularidade de uma civilização e vai muito além do tempo.

ketlenaires 04/02/2022

Bizarros e maravilhosos
Eis que encontro lendo para meu filho e agradecendo que ele não entenda 1/3 ainda kkkk.

Esse é provavelmente meu primeiro contato com literatura russa e com certeza foi uma saída grande (e muito positiva) da minha zona de conforto.

Repleto de personagens fortes. Bondosos. Gananciosos e cruéis. Os contos de fadas russos reunidos em O pássaro de fogo são totalmente diferente dos que estamos acostumados a ver representado na Disney.

Para crianças menores ainda não indico pois pode ocasionar em uma noite de pesadelos e medo do escuro, mas é uma ótima pedida para os maiorzinhos que gostam de se aventurar já por diversos gêneros e uma leitura essencial para adultos.

Cuidado com a Baba Yaga!

Roberta Irds 02/02/2022

O Pássaro de Fogo e Outros Contos de Fadas Russos apresenta um mundo rico e pouco conhecido no Brasil, cujos temas são universais e continuam atuais, apesar de séculos separarem os primeiros ouvintes dos atuais leitores.

Eu particularmente adoro ler contos de diversos lugares e culturas. Apesar de ser uma leitura curta e rápida eu gostei da cultura dos contos russos.
As mulheres são menos passivas nos contos e o maior símbolo feminino é a Baba Yaga, considerada uma bruxa ou espírito da natureza, ajuda pessoas de bom coração, devora os maus e mora numa casa apoiada sobre pés de galinha.
As famosas matrioshkas russas, bonecas de madeira que se encaixam umas dentro das outras, simbolizam a imortalidade por meio da maternidade. O inverno pode ser bom ou mau, dependendo da forma como se lida com ele.
Não existem personagens intrinsecamente maus ou bons. A dualidade está presente em grande parte dos personagens e como todo conto de fadas suas histórias possuem lições interpretativas.

Essa edição da Leya possui capa dura, jacket, ilustrações e custou apenas R$20,00 na Amazon!

Contos presentes nessa edição:
• O pescador e o peixe
• A Baba Yaga e o garoto corajoso
• A Baba Yaga e a órfã
• Morozko, o Velho Inverno
• Snegurochka, a donzela de neve
• Alyonushka e Ivanushka
• A pena de Finist, o falcão
• A princesa e o sapo
• O czar Saltan
• O pássaro de fogo

site: https://www.instagram.com/p/CW8uEMyrrxO/

letis 29/01/2022

contos pra se confortar e assustar (??)
é interessante perceber como ao longo da história da humanidade vários mundos foram criados através de histórias e de contos, simplesmente pela arte com contar histórias.

eu amei como os contos foram selecionados para te fazer compreender que algumas histórias tem pequenas ligações com as outras.

o meu conto preferido foi "Snegurochka, a donzela da neve."
mas como a maioria dos livros de contos, tem alguns que não gostei muito, mas em geral é um bom livro

Lucimaura.0 24/01/2022

Eu adorei cada conto. Nossa, quando li sobre a cabana com pés de galinha só lembrei de The Witcher.

Patricia 14/05/2022

Gostei bastante do livro. Os contos são curtos, mas bons. Muitos deles eu já havia visto referência em algum outro momento na cultura pop, de uma forma ou de outra. A leitura foi bem rápida, mas divertida. Fiquei com ainda mais vontade de ler mais contos russos.

Ananda Books 30/12/2021

Amo contos de fadas e me apaixonei mais lendo este livro. Primeiro contato que tenho com os contos eslavos e amei. O livro em si também é lindo ?

Joao.Paulo 27/12/2021

Apenas um Chá!
O livro tem um ou outro conto bom, com personagens do folclore russo. Mas dentre essas histórias a algumas semelhanças com as fábulas dos Irmãos Grimms, num todo; é um que recomendo para os leitores que gostam dos contos de fadas.

hagabrielah 17/12/2021

Incrível
Amei ler esse livro. Todos os contos são um primor. Os que eu mais gostei foram: "Snegurochka, a Donzela da Neve" e "A Pena de Finist, O Falcão".
Quero ler mais contos de fadas russos. Obrigada Trilogia Grisha por despertar essa vontade em mim hahaha

Andreia Santana 14/11/2021

Magia e mistérios da Rússia
O pássaro de fogo é um afago na alma. Os contos de fadas russos são cheios de heroísmo e de um humor bem menos sombrio do que aquele dos contos alemães recolhidos pelos Irmãos Grimm ou das histórias britânicas reunidas por Joseph Jacobs.

As muitas protagonistas femininas das histórias russas são poderosas e cheias de atitude, o que é estimulante de se ler e nem sempre se encontra nos contos de fadas tradicionais, com suas princesas à espera de um príncipe que as resgate. Também encantam os traços da cultura eslava profundamente ligada à natureza, onde até o inverno é um tipo de deus-bruxo.

A edição da Leya Brasil é um encanto. O livro é pequenininho, são 90 páginas e 10 histórias, mas todas ilustradas e muito bem contextualizadas. Além disso, a publicação tem um prefácio e um posfácio escrito pelos dois organizadores brasileiros da edição, especializados em literatura e folclore russos, com ótimas informações extras; além de glossário e bibliografia.

Entre os 10 contos, tem dois que foram resgatados pelo poeta e teatrólogo Alexander Pushkin, no século XIX, e transformados em poemas por ele, mas que nesse livro voltaram ao seu formato original em prosa.

É uma leiturinha rápida, agradável e surpreendente!

O exemplar que eu li: Essa edição super simpática e cativante da Leya Brasil me fisgou primeiro pela ilustração da capa. A partir daí, fui pesquisar sobre a obra, que comprei junto com outros contos de fadas (celtas, nórdicos, britânicos, os clássicos alemães de Grimm e uma coletânea de histórias indianas), interessada que estou, ultimamente, em criar um acervo desses antigos mitos de todos os povos…

Ficha Técnica:

O pássaro de fogo e outros contos de fadas russos

Autor: vários

Organização da edição brasileira: Adriana Moura e Paulo Rezutti

Editora: Leya Brasil

Ano da edição: 2020

90 páginas

*R$ 23,12 (site da Amazon) e R$ 34,00 (site da editora)

*Edição de capa dura. Pesquisa em 14/11/2021

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

happymoon 31/10/2021

Excelente coletânea
Achei muito interessante aprender elementos de uma cultura completamente diferente da minha. É uma leitura suave e tranquila, dá pra ler um conto por vez enquanto intercala com outro livro ou maratonar.

Recomendo a leitura para qualquer pessoa e qualquer idade.

Ju Ragni 14/10/2021

Ótimos contos de fadas russos
Gostei muito de ler esses contos. A maioria eu já conhecia. Quando criança, eu tinha uma linda coleção de contos de fadas chamada Fantasia Colorida, era um conjunto de 6 livros, de várias partes do mundo, e um deles trazia contos do Leste Europeu. Na época eu não sabia diferenciar isso, mas agora consigo ver a raiz, pois ainda tenho os livros, e estão lá os contos do pescador e o peixe, O czar Saltan (no meu livro o conto chama-se O Tzar Saltão), A pena de Finist (chama-se O pássaro azul), O pássaro de fogo. Mas neste livro, a tradução manteve termos russos, que estão explicados no glossário ao final, e trouxe algumas entidades de raiz russa, como a Baba Yaga (deve ser daqui que vem a história da bruxa que come crianças), Koschei e Morozko, que foi um prazer conhecer. Os contos de fadas em geral tem uma mensagem forte oculta neles, mas nessa coletânea em especial, achei as mulheres mais atuantes. No conto do pescador e do peixe e no de Morozko, por exemplo, as esposas são duas megeras, mas dominam completamente os maridos, e eles têm medo delas, declaradamente. O pescador tem de dormir no celeiro e comer pão duro, e a esposa lhe diz que se não obedecer mandará que cortem sua cabeça. O marido do conto Morozko tem de abandonar a própria filha na floresta porque a esposa mandou e obedece sem nem argumentar. Acho que preciso fazer um estágio na Russia... Enfim, um livrinho para ler em algumas horas, diversão garantida. Como sempre, minha ressalva é ter lido no kindle, porque ele tem umas ilustrações que vi em preto e branco no aparelho, e depois vi que no livro físico são coloridas e muito lindas, porque são russas, bem elaboradas. Para quem puder optar, sugiro que compre o livro mesmo.

Tatiana221 30/09/2021

Histórias curtas do folclore russo, muito parecido com os contos dos irmãos Grimm, todos com a bruxa clássica