Custe O Que Custar

Custe O Que Custar Harlan Coben

Resenhas - Custe O Que Custar

Fábio 12/11/2020

Mais um dele...
Não tem jeito, Harlan Coben é o mestre e nao tem pra mais ninguém, quando eu acho que descobri tudo e ele não pode mais me surpreender, ai vem os seus "epílogos".

@jaliagoraesuavez 10/11/2020

Eletrizante
Até onde você iria para salvar a sua filha? Essa é a pergunta que fica durante toda a leitura e tenho certeza de que quem é pai responderia que faria de tudo, né?

Simon Greene tinha uma família perfeita. Até perder a filha mais velha para as drogas. Paige desapareceu com o namorado abusivo, sem deixar vestígio.

Um dia, ele a reencontra no Central Park, tocando violão por uns trocados, mas quando Simon se aproxima e implora para que ela volte para casa acontece uma confusão e Paige desaparece.

Só resta a Simon ir atrás de sua filha, descobrir o que está acontecendo e trazer ela de volta para casa, custe o que custar.
Assim são os livros do Harlan. Ágeis, dinâmicos, suspense do início ao fim. Você termina um capítulo querendo emendar no outro para não perder a história e saber o que vai acontecer.

E que final nós temos aqui, meus amigos! Um dos melhores que já li do autor e no Gênero. O livro só não ganhou 5 estrelas pois achei que o autor se perdeu um pouco nos detalhes e descrições o que tirou o ritmo da leitura. Era pra ser eletrizante, mas em alguns pontos, não foi.
Ainda assim, história bem amarrada, personagens conectados e suspense que te prende e não te deixa imaginar como será o final dessa história.

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

Cley 07/11/2020

Simon Greene reencontra sua filha mais velha Paige tocando violão por alguns trocados, Paige se envolvera com Aaron e sucumbiu a uma vida em que às drogas foram tomando conta dela. Ao ver a filha, Simon tenta uma reaproximação, mas, infelizmente, ele não tem êxito e Paige some mais uma vez. Em busca de respostas, Simon entra em um mundo sombrio, onde gangues ditam às regras, assassinatos são constantes e percebe que, não só a vida da Paige corre perigo, mas a dele também.

"Porque os demônios nunca morrem.
Nem os segredos."

Coben é mestre em criar histórias às quais expõe segredos de famílias aparentemente perfeitas, em "Custe o que custar", ele nos mostra que nem tudo é preto e branco e que os segredos que guardamos irão interferir em nosso futuro.
Além da premissa central, há alguns pontos paralelos que, quem conhece o autor, já tem consciência de que eles se convergirão.

Além de descascar o que há por trás de famílias aparentemente perfeitas, o autor aborda assuntos bem relevantes, por exemplo, o extremismo religioso, dependências químicas e relacionamento abusivo; destaco também a evolução que o autor tem referente ao contexto cultural em que estamos inseridos, derivando em um enredo mais crível.
Os personagens são marcantes, e nesta obra, Coben traz de volta dois que fizeram parte de histórias anteriores, e confesso que vibrei ao vê-los.

Minhas ressalvas em relação à obra implicam em algumas descrições irrelevantes que o Coben traz, lentidão em chegar a determinados pontos, e uma parte específica da história que ficou um pouco confusa para mim. Porém, é um livro que prende e não tem como não ficar apreensivo pelos personagens, sem falar da reviravolta final que é simplesmente inesperada. Coben tem disso, quando pensamos que terminou e tudo está em seus devidos lugares, ele mexe no jogo e nos dá a cartada final.

"Existem poucos momentos de pura felicidade na vida. Na maior parte das vezes, as pessoas não se dão conta de que estão tendo um desses momentos até eles acabarem."

Cintia Baltar 05/11/2020

Surpreendente
Como sempre o mestre das noites em claro não decepciona! Maravilhoso!

Branco Junior 03/11/2020

Puro suco de Harlan Coben
Novamente temos alguém desaparecido, um passado misterioso que volta a assombrar o presente, uma busca desenfreada por respostas, investigações que levam a terrenos perigosos, vilões frios e sanguinários e o protagonista questionando sua moralidade e limites para seguir em frente. E nada disso é spoiller pra quem é fã do "mestre das noites em claro" e tampouco torna a trama menos interessante. Não é o melhor livro do Harlan, porque não há "um" melhor livro do Harlan, mas é o melhor livro do Harlan do ano, assim como todos os outros.

Bianca.Bugari 02/11/2020

Harlan sendo harlan ?
O livro é ação do início ao fim, além de muitos ensinamentos sobre a vida, segredos, amor e, principalmente, sobre como encarar o passado.

Todos temos segredos, todos temos uma vida antes de conhecer alguém. A diferença é que alguns passados são fortes demais para ficarem enterrados por muito tempo.

Bianca Rinaldi 01/11/2020

Perfeito
Não me canso de falar que amo os livros do Harlan.
É o meu estilo literário predileto e ele escreve com maestria
Ele te envolve de uma forma que parece que você que está presenciando a cena (mesmo sem descrever o cenário como alguns autores fazem).
Este livro me tocou, não simplesmente por demonstrar que Simon fez de tudo para ter a verdade e sua filha de volta, mas por mostrar que as vezes, há necessidade de se pensar em guardar um segredo para preservar a felicidade dos próximos.

Letícia 31/10/2020

Sou muito suspeita when it comes to Harlan Coben. Eu amo todos os seus livros, mesmo. É um amor que já dura de 10 anos e muitos livros dele lidos. E sempre eu fico do mesmo jeito: chega num ponto do livro que não consigo parar de ler, não consigo largar o livro, por apenas um motivo: preciso de respostas!!!

Em Custe o que custar, tudo começa meio nebuloso, vários fios soltos que vão se conectando ao longo das páginas para só no finalzinho entendermos tudo. Porque tudo no livro tem algum motivo, pode ser alguma pista.

Simon tinha a família perfeita. Aquele sonho de todo mundo. Mora na área nobre de Nova York, tem uma esposa maravilhosa, três filhos e o emprego incrível. Pois bem, quando Paige, a sua filha mais velha vai para a faculdade tudo começa a desmoronar. Ela acaba se envolvendo com drogas, se torna uma viciada, chegando a pedir dinheiro na rua. Simon não aceita isso, e vai fazer qualquer coisa para entender o porque sua filha chegou naquele estágio e principalmente para trazê-la de volta para casa.

Tudo fica ainda pior quando o cara com quem Paige estava se relacionando é assassinado e Paige desaparece.

E nisso conhecemos Elena Ramirez, uma detetive que foi contratada para encontrar um rapaz desaparecido e os caminhos dela acabam cruzando com os do Simon.

E por fim, temos uma dupla psicopata: Ash Ash um matador de aluguel e Dee Dee uma integrante de uma seita religiosa, que juntos vão fazer tudo para cumprir sua missão e apagar seus rastros.

Como tudo isso irá se relacionar? Só lendo o livro para saber. Esse livro me fez refletir sobre verdades e mentiras, a verdade sempre é a melhor escolha? Mesmo que isso vá destruir todos ao seu redor? Será que todas as ações, pela menor que seja, gera uma consequência? É incrível como a vida, a felicidade podem ser tão frágeis, basta um simples sopro para tudo desmoronar. O fato é que precisamos sempre acolher aqueles que estão ao nosso redor, ninguém sabe a batalha pelo qual o outro pode estar passando.

Marcia 31/10/2020

Esperando ansiosamente os próximos livros!
Mais uma paulada de Harlan Coben, um dos melhores autores policiais americanos da atualidade.
Não temos aqui o personagem Myron Bolitar, mesmo assim Coben consegue surpreender novamente.
Mais uma vez temos um homem com segredos na família e ele parte para investigar por conta própria, só ele pode salvar sua família.
São várias histórias entrelaçadas e eu doida para saber no que ia dar.… Ver mais

Helder 29/10/2020

Coben e sua formula maravilhosa
Custe o que custar é o penúltimo livro de Harlan Coben lançado nos EUA e o mais atual lançado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro.
Muitas pessoas dizem que Coben tem uma fórmula para escrever livros e eu até concordo, mas por mim, torço para ele continuar com suas fórmulas, pois mesmo assim ele ainda consegue criar histórias extremamente criativas e consegue nos surpreender.
Vamos então ticar alguns itens do Checklist Harlan Coben de escrita:
- Protagonista é um homem. OK.
- Protagonista é o único que desconhece segredos da família. OK.
- Protagonista vai ter que fazer investigação por conta própria correndo risco de vida sem saber. OK.
- Livro com 3 histórias paralelas que aparentemente não tem nada a ver e que se encontram perfeitamente no final. OK.
- Livro com mais de um final, ou seja, quando achamos que a história acabou, Coben ainda tem mais uma surpresa. E aí ficamos calmos e felizes, mas ele aparece com mais uma carta na manga e dá mais uma puxada no nosso tapete. Ok, Ok, OK.
Mais uma vez temos aqui um homem cuja família tem segredos e que vai fazer o papel de detetive tentando descobrir o que aconteceu. Desta vez ele se chama Simon.
No começo do livro Simon se envolve em uma briga no Central Park quando bate em um homem e tem um vídeo viralizado na WEB.
Alguns meses depois ele é procurado pela polícia que lhe diz que aconteceu um crime, e que sua filha é a principal suspeita.
Acontece que há tempos Simon não vê sua filha, pois ela é viciada e fugiu de casa. Começa ai sua procura pela filha e a tentativa de descobrir a verdade sobre o que aconteceu.
Em paralelo a isso, temos a segunda ponta do novelo de lã que Harlan Coben solta sempre para seus leitores.
Nesta segunda ponta temos Elena Ramirez, uma detetive que é contratada por um rico empresário para encontrar seu filho adotivo desaparecido.
E temos ainda a terceira parte do novelo, onde conhecemos a dupla de matadores Ash e Dee Dee, que seguem matando pessoas por encomenda em lugares diversos, sempre fazendo com que os crimes pareçam algo diferente de uma simples execução, como suicídio, roubo, briga por drogas ou simples desaparecimento.
Assim como em todo livro do autor, até mais ou menos 60% da leitura , não temos a mínima ideia de qual a ligação entre a filha drogada, o rapaz desaparecido e o casal executor, mas isso só vai aguçando nossa curiosidade, pois seguimos os personagens esperando o momento em que todos irão se encontrar, e quando isso acontece, vemos que a inteligência de Coben é infinita, e que aquilo que achávamos que era o mote do livro, está longe de ser o causador de todos os problemas.
Desta vez Coben vai do tráfico de drogas a seitas messiânicas passando por sites de engenharia genética, em uma história tensa e, como sempre, sem nenhum furo.
E é como se fosse aqueles filmes da Marvel e eu precise dar a dica: Fique até o final dos créditos, pois o livro ainda tem “cenas extras”.
Se você acha que acabou, Coben não acha. Nada ali é por acaso.
Parabéns a Coben e que ele continue aperfeiçoando sua fórmula. O seu público agradece.

Diana 28/10/2020

Gostei da leitura.
O livro conta a história de Simon, um pai que perde a filha para as drogas. E ao longo do livro, vemos ele tentar salvá-la. E por consequência, ele acaba entrando em mundo de gangues, assassinatos e drogas.

A parte do suspense deixou um pouco a desejar pra mim. É um livro mais sobre mistério, mentiras e segredos em torno da família de Simon.
E vemos como a droga é capaz de arrastar toda a família do usuário para este lado sombrio.

Celi Gomes 27/10/2020

A cada livro que leio do Coben se torna o meu preferido dele! Não consegui largar até terminar! Achei a trama meio louca, absurda às vezes, mas muito bem amarrada, não perdeu o ritmo nenhum momento e com final foi mto bom!

Jansen 22/10/2020

Uma visão crua e real do mundo das drogas, seitas e assassinos profissionais nos EUA. A filha do casal protagonista se envolve com drogas e arrasa a família. Pela poder do vício dá a impressão de ser heroína, a pior de todas segundo os especialistas. Um amigo médico me disse uma vez que se você prender numa cela um viciado em cocaína ele entra em desespero, bate a cabeça nas paredes, grita, arranca os cabelos, mas sobrevive. Se for feito o mesmo com um viciado em heroína, em princípio ele morre, depois das mesmas ações de desespero. Parece que com o crack é semelhante, só que o produto é perverso e sujo. Donde se conclui que o importante é não dar o primeiro pico ou cheirada.
Com sua classe habitual, Coben nos envolve no enredo e nos faz mergulhar de cabeça numa família destroçada e nos negócios escusos da droga, seitas religiosas e assassinatos por encomenda. O submundo do crime.
Apesar da crueldade da história é uma diversão garantida.

jessicailustrax 21/10/2020

Quando a fé é extremista
Ler Harlan Coben é uma experiência. São livros leves, perfeitos para serem contemplados em algumas horas. Em Custe O Que Custar, temos um suspense eletrizante com um saldo satisfatório.

Sinopse: Até onde você iria para salvar a sua filha? Simon Greene tinha uma família perfeita. Até perder a filha mais velha para as drogas. Depois de receber todo o apoio necessário na luta contra o vício, Paige desapareceu com o namorado abusivo, sem deixar vestígio. Um dia, ele a reencontra no Central Park, em Nova York, tocando violão por uns trocados. Ela parece outra pessoa: está fora de si, assustada e claramente em perigo. Quando Simon vai falar com ela e lhe implorar que volte para casa, Paige foge mais uma vez. Então ele faz o que qualquer pai faria: vai atrás dela e acaba entrando em um mundo sombrio e perigoso em que gangues de rua ditam as leis, drogas são a moeda corrente e assassinatos são acontecimentos corriqueiros. Enquanto tenta resgatar a filha, Simon se vê enredado em uma trama de mentiras que abre uma porta sombria para o passado. Em pouco tempo fica claro que não é só a vida de Paige que está em risco, mas a dele próprio também.
Todos nós vemos cercas de estaca ou fachadas bonitas, pais sorridentes ou irmãos saudáveis, tudo isso e, uma parte nossa não entende que não fazemos a menor ideia por trás das portas fechadas, de que existe ódio e abuso, sonhos e expectativas frustradas.

***

Narrado em terceira pessoa, Custe O Que Custar é um perfeito retrato do porquê as obras de Harlan Coben fazem tanto sucesso. O livro desenvolve uma trama intrincada, repleta de diálogos ágeis e doses de sensibilidade que tornam a leitura dinâmica, perfeita para quem – assim como eu – gosta de ler suspenses em poucas horas. Isto, porque o autor não se atém as detalhes desnecessários, evoluindo na trama apenas o que é essencial para a construção da história.

É claro que em alguns momentos tal agilidade torna a leitura superficial. Coben trabalha com alguns estereótipos de personagens não se preocupando em desenvolvê-los o que delimita a empatia do leitor. Isso gera um impacto negativo na leitura, visto que não criamos laços com aqueles cujas histórias estão sendo contadas.

Entretanto, é curioso ressaltar que tal característica é um dos principais motivos pelos quais os livros de Coben são tão interessantes de serem lidos. Em primeiro plano, há evidência na tendência que o autor tem em não desperdiçar nomes. Todos personagens citados terão alguma influência no contexto da história, de modo que não existe a frustração em notar um personagem que não tem relevância ao que está sendo contado.

Para além disso, a partir do momento que o autor escolhe não desenvolver pessoas, ele opta por desfiar as ações dos personagens e o impacto delas sobre outras vidas.

Nesse sentido, Custe O Que Custar é um livro sobre segredos e consequências ligadas à família e a fé. E embora seja abordada apenas a partir da segunda metade do livro, as questões relacionadas à religiosidade foram o ponto alto do livro, em virtude de serem pontuais à atualidade. Coben está constantemente nos perguntando: a nossa fé é única? Podemos fazer o que quisermos em nome da fé? A fé dos outros é menos importante que a nossa?

Entretanto, o que torna o livro um tanto questionável foi o final que pareceu ilusório. Tudo aconteceu rápido demais, além de haver uma certa permissividade de desafiar as regras da realidade. Pois embora os motivos dos vilões sejam até plausíveis, o confronto final deixa a desejar pela forma quase mecanizada que tudo aconteceu.

Custe O Que Custar é uma leituras de altos e baixos. Embora não seja sua melhor obra, Coben conseguiu mais uma vez me deixar àvida por suas palavras e necessitada de um desfecho. É uma obra perfeita para quem busca algo leve e eletrizante para passar o temp

site: https://fanficcao.wordpress.com

Rê Lima 20/10/2020

Como todo livro do Coben, é "eita" atrás de "eita".
Mas nada supera os livros da série do Bolitar!