Tempo de reacender estrelas

Tempo de reacender estrelas Virginie Grimaldi

Resenhas - Tempo de Reacender Estrelas

Priii Reis 04/06/2022

Família, dramas, perdas, recomeços, desafios
Confesso que esse é o meu tipo de livro preferido! Simples, cheio de lições de vida, conselhos que tocam tão fundo que,não me deixam dormir. É daquelas leituras leves e rápidas que te fazem embarcar na viagem. Que você se sente presente, de conhecer cada personagem e as paisagens tão detalhadas que nem as fotos ou vídeos passam tamanhos detalhes.
O livro deu oportunidade para as três protagonistas falarem e não era a mesma história era momentos delas íntimos e reais até a Lily a mais nova parecia a mais velha, tamanha sensibilidade e sabedoria. Perfeito!!

""O pai das meninas várias vezes me criticou por dar espaço demais a elas na minha vida. Ele tinha razão, e até mesmo subestimava aquele espaço: dou TODA minha vida a elas. Cada um dos meus atos é ditado pela vontade de ver seus rostos iluminados por um sorriso. Não é um sacrifício, na verdade é quase um egoísmo: fazê -las felizes me faz feliz."

"Tudo passa, Naná querida. As raivas, as decepções, as preocupações, as alegrias, os cansaços. As únicas coisas que restam, no fim, estejam nesse mundo ou não, são as pessoas que amamos."

"Ao longo da vida, sempre julgamos aquilo que acontece conosco, nos alegramos ou nos entristecemos. Mas só no fim saberemos se havia motivo para alegria ou tristeza. Nada está fixo, tudo muda. Não fique triste hoje, porque o que aconteceu com você talvez resulte em grande alegria."

Resumo:
Aos 37 anos, Anna viu sua vida desmoronar muitas vezes, como quando sua mãe faleceu, ou quando seu marido a deixou, e agora que está se afundando em dívidas e perdeu seu emprego em um restaurante.

Mas o pior foi descobrir que suas filhas estão indo por um caminho sombrio também. Chloé tem só 17, mas quer abandonar a escola e se entrega para qualquer homem que lhe dê migalhas de amor. Já Lily, aos 12, está sofrendo bulling na escola e seu melhores amigos são um diário e um ratinho.

Então, incentivada pela avó, Anna comete uma loucura. Pega emprestado o motorhome dos pais e decide levar as meninas em uma viagem até a Escandinávia, para verem a Aurora Boreal. Chloé e Lily odeiam a ideia, mas são obrigadas a ir. Nos primeiros quilômetros as três percebem que não se conhecem mais e há muitos segredos e mágoas guardadas entre elas.
Contudo, Anna está determinada a redescobrir quem suas filhas são. Só quando o caminho das três se cruza com um grupo de pessoas também viajando de motorhome, Anna percebe igualmente que deve redescobrir a si mesma.

Ana Vizentim 19/08/2023

Lindo!!
Q livro lindo!!!
Uma escrita envolvente q conta a história pelos 3 pontos de vista e, cada um com suas particularidades....
Me deu muita vontade de fazer essa viagem tb. Fiquei imaginando cada paisagem...
Essa conexão das três fez meu coração bater diferente...
E os personagens secundários??? Fizeram toda a diferença na história!! Amei Noah e os velhinhos...

Ana 28/01/2021

Eu adoro um bom drama familiar, vocês não têm noção. Eu sabia que ia gostar bastante de Tempo de Reacender Estrelas só de ler a sinopse — coisa que nem costumo fazer, para falar a verdade. Aqui, conhecemos a história de três protagonistas: Anna, Chloé e Lily. Anna é uma mulher divorciada, daquelas que são obrigadas a trabalhar praticamente 24h por dia para dar uma vida digna às filhas, que são as outras duas personagens citadas anteriormente. Por causa disso, é muito ocupada e convive pouco com as meninas e, consequentemente, pouco sabe o que se passa com elas.

Mesmo trabalhando tanto, Anna está afogada em dívidas. Recebe cartas de cobrança quase todos os dias e, como se não desse para piorar, é demitida do seu emprego de anos. Apesar de ficar sem chão, consegue um acordo com seu ex-patrão e recebe um valor suficiente para quitar todas as suas dívidas e recomeçar a vida... Porém, alguns acontecimentos com suas filhas fazem com que Anna tome uma decisão bem maluca: viajar de motorhome com as meninas, saindo da França, para que possam ver a aurora boreal na Escandinávia.

Eu sei, parece realmente uma decisão muito ridícula continuar afundada em dívidas sendo que você tem o dinheiro para pagá-las... Mas o que vocês fariam se percebessem que a família de vocês está se despedaçando? Então, de certa forma, essa viagem foi a solução que Anna encontrou para tentar restabelecer laços com suas filhas. Lily, de certa forma, é a mais tranquila. É muito inteligente e divertida, eu dei altas risadas nas partes narradas por ela — ela escrevia para um diário chamado Marcel, uma piada. O mais interessante é que, apesar de ter apenas 12 anos e ainda carregar grandes traços da sua personalidade infantil, é muito madura e entende as coisas, diferente da sua irmã mais velha.

Chloé me lembra muito eu mesma quando tinha 15 anos. Eu tenho plena consciência que era insuportável e não tinha um pingo de juízo e empatia por ninguém. Mas aos 17, que é a idade da personagem, eu já tinha melhorado bastante como pessoa, apesar de ainda ser imatura em diversos pontos. A questão é que as atitudes de Chloé não condiziam com as de uma menina da idade dela, sabem? Eu sei que adolescente só faz merda, mas nossa senhora, essa menina consegue se superar e se meter me diversas situações embaraçosas mesmo com a mãe super compreensiva que tem.

Outra coisa que fez com que eu me incomodasse muito com Chloé em específico foi o fato de ela ter 17 anos e nunca ter superado o divórcio dos pais. Inclusive, toda vez que o pai ligava para falar com as meninas eu sentia um troço diferente de tanto ódio. Lily não dava muita bola, porque ela sabia o motivo da separação e entendia o porquê da mãe não conseguir mais levar aquele relacionamento... Mas Chloé era facilmente envenenada pelas palavras dele. Eu não sentia raiva dela, mas tinha muita vontade de abrir os olhos dela, sabem? Me senti vitoriosa quando isso aconteceu, apesar de ter sido muito triste.

Apesar de ter revirado os olhos para uma das protagonistas, a história não deixa de ser boa. É muito bem desenvolvida — com exceção de uns detalhezinhos no final que não posso falar para não dar spoiler —, a narrativa é fluida e os capítulos curtinhos também ajudam demais nessa fluidez. Além disso, as paisagens descritas são maravilhosas, senti como se eu tivesse viajando no trailer com elas... Fiquei muito tempo pensando o que eu faria no lugar de Anna... Sendo realista, muito provavelmente pagaria minhas dívidas e tentaria logo arranjar um novo emprego.

Tempo de Reacender Estrelas foi uma leitura muito especial, porque seu foco não é nenhum romance complicado e sim relações familiares, que são as que nós carregamos para o resto da vida. Também fala de forma muito bonita sobre mudanças e como elas começam dentro de nós. Dito isso, gostaria de avisá-los que a obra retrata de forma muito fiel a questão da violência doméstica, então não indico para pessoas sensíveis ao tema.

site: https://www.roendolivros.com.br

Line 27/12/2020

Problemas reais
?Ao longo da vida sempre julgamos aquilo que acontece conosco, nos alegramos ou nos entristecemos. Mas só no fim, tudo muda. Não fique triste hoje, pq o que aconteceu com você talvez resulte em grande alegria.?

? Que história, tocante!

O livro é contado de 3 pontos de vista:
Lily: Filha de 12 anos escrevendo em seu diário.
Chloé: Filha de 17 anos no auge de sua rebeldia.
Anna: Mãe fazendo de tudo para que as coisas funcionem.

Em meio a uma crise familiar, Anna tem uma ideia totalmente maluca: sair em uma viagem com suas filhas para se aproximar delas.

O livro trata de assuntos como ansiedade, autismo e relacionamento abusivo de uma forma totalmente emocionante e real.

P.s: A Lily é uma das personagens mais engraçadas e amáveis que eu já li.

? Sinopse

Quando Anna se dá conta de que suas filhas não estão bem, ela toma uma decisão inesperada: levá-las em um motorhome, rumo aos países da Escandinávia, para ver a Aurora Boreal.

Uma história emocionante sobre as relações familiares, os encontros e desencontros de gerações e, acima de tudo, sobre o amor.

eu.karoliny 30/01/2021

Tempo de reacender estrelas
Tenho que admitir que não era o que eu esperava, mas não significa que o que recebi foi ruim. Não houve uma quebra de expectativas.

Anna é apenas uma mãe preocupada com as filhas, por isso ela se mata de trabalhar. E então, quando ela tem a chance de ouro de quitar as dividas Anna decide que irá usar o dinheiro para resolver outro problema, o distanciamento familiar.

Lily me cativou, as vezes a achava infantil demais, mas depois descobri que ela só era muito criativa.

Chloé... Bem, eu me estressei com ela. O fato de ela culpar a mãe depois de tanto tempo de separação me fazia querer entrar no livro e abrir os olhos dela a força. Talvez isso tenha me deixado mais incomodada que o normal porque minha mãe passou basicamente o que Anna passou. E eu presenciei, assim como Lily. Várias vezes.

E isso me machucou, talvez por isso Chloé me deixou tão irritada. Mas amei o que ela fez com Kevin.

Fabi | @ps.leitura 31/01/2023

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
É possível escolher o próprio caminho e encontrar a felicidade? É exatamente o que encontramos ao longo de "tempo de reacender estrelas", de Virginie Grimaldi.

Aqui a gente vai conhecer a visão de três mulheres, com idades diferentes, mas que são a conexão uma da outra: Anna, Chloé e Lily.

Anna é uma mulher de 37 anos que está separada e cheia de dívidas. Cada dia é um questionamento de como vai lidar com toda essa situação e ainda conseguir manter as suas filhas, Chloé e Lily.

Em paralelo ao dilema que a mãe tem enfrentado, conhecemos um pouco mais de Chloé, uma jovem de 17 anos cheia de sonhos, mas que está prestes a desistir de todos, pois ela tem visto, mesmo que sua mãe disfarce, como tem sido difícil toda a situação enfrentada. E em seu blog ela encontra forma de expressar todo o seu sentimento.

E por fim, conhecemos Lily, uma garotinha de 12 anos e que com toda a sua inocência, escreve em seu diário - carinhosamente nomeado de Mathias - sobre os acontecimentos do seu dia a dia e os problemas que tem enfrentado na escola. Ela só espera que sua mãe nunca o encontre.

E no meio dessa avalanche de acontecimentos, Anna demora para perceber que suas filhas não estão bem e estão lidando com situações difíceis. Mesmo repleta de dívidas, ela só quer encontrar algo que as deixem felizes. E é quando ela pega emprestado de seu pai o motorhome e embarca com Chloé e Lily para os países da Escandinávia e o rumo da história começa a desenrolar.

Desde quando li a outra obra da autora (as pequenas alegrias), percebi que Virginie Grimaldi gosta de abordar histórias com personagens que são mães, passando por situações delicadas e que isso pode ser bem parecido com a nossa realidade. Então esse é um ponto que já gostei em sua narrativa.

Nessa obra não foi diferente. A gente vê a jornada de uma mulher que precisava lidar com diversas situações sozinha, mas que além disso, ela lida com outras questões que nunca foram citadas em voz alta para proteger as suas filhas. Quando isso realmente é revelado, meu coração ficou em pedacinhos.

Uma mulher forte, buscando o melhor para suas filhas e que acabou se deixando de lado em diversas situações. Tudo que ela quer é a felicidade da Chloé e Lily, mas essa viagem com as três mostrou um lado do qual ela havia escondido há muito tempo e que a deixou feliz em encontrá-lo.

Além disso, conhecer o ponto de vista das meninas também foi algo que me conquistou bastante, afinal, estamos falando de duas garotinhas, entre 12 e 17 anos, passando por diversas questões e lidando em silêncio com cada uma delas, expondo da maneira que acham viável e faça com que se sintam melhores.

Essa viagem também foi algo marcante na vida de Chloé e Lily. Elas puderem conhecer um pouco mais sobre o passado da mãe, o porquê da separação, os motivos das dividas e até mesmo se conectarem melhor, afinal, Anna trabalhava muito, então o vínculo com suas filhas acabava ficando em segundo plano.

Já deu para perceber que "tempo de reacender estrelas" foi uma leitura bem tocante, né? Gostei muito de me aventurar pelos países da Escandinávia com as três personagens e de conhecer outros personagens secundários que também tiveram a sua importância na jornada de cada uma delas.

Minha única ressalva dessa obra é que queria um final diferente. Queria que a autora tivesse explorado um pouco mais sobre o "depois" de tudo que foi relatado. Senti apenas que faltou isso para que a obra ganhasse cinco estrelas. Mas exceto isso, Virginie Grimaldi trabalhou todos os aspectos de uma maneira sútil e sublime.

Para quem gosta de histórias marcantes, com uma jornada de autodescoberta, relações familiares e, acima de tudo, sobre amor, vai amar conhecer as personagens dessa história.

site: https://www.psamoleitura.com/2023/01/resenha-tempo-de-reacender-estrelas-virginie-grimaldi.html

Mari 23/08/2023

Gostei
No início parece apenas uma história fofa, mas aos poucos temas mais sérios são introduzidos e discutidos. A história é dividida em partes pequenas, cada uma narrada por uma protagonista, e essas peças se juntam pra formar a narrativa do livro. Este formato é interessante, mas acho que foi por isso que não consegui me conectar totalmente com a história até quase o final do livro. Ainda assim, foi uma boa leitura.

Raquel.Euphrasio 26/10/2020

Aquela historia para encher o coração de carinho. A narrativa está envolta de muita tristeza, dor, dúvidas, medo... mas com uma viagem de pano de fundo tudo muda ao mesmo tempo que nada mudou. Adorei!

Ana Claudia 16/02/2023

Anna tem 37 anos e é divorciada e trabalha há mais de 14 anos como garçonete. Ela dá um duro danado para poder dar um mínimo de sustento a suas filhas, Chloe, 17 e Lily, 12 e por isso, mal tem tempo de ver, ficar e saber como estão as filhas. Quando ela é demitida só seu emprego, ela se vê cheia de dívidas para pagar e insatisfeita com a vida que tem.

Ao invés de pagar as dívidas, ela percebe que precisa estar mais perto das filhas, estreitar a relação, pega o motorhome do pai e pegar a estrada com as filhas saindo da França rumo à Escandinávia com o sonho de poder conhecer a aurora boreal.

Nessa viagem, Anna e suas filhas viverão uma jornada de autoconhecimento onde cada uma delas terão que enfrentar seus medos, problemas, desavenças, saber lidar com as relações familiares e se descobrirem como pessoas.

Não posso deixar de mencionar para os lugares belíssimos por onde elas vão passar. Cada lugar é de tirar o fôlego. E a personagem da Lily é o melhor da história. Que criança mais fofa e espirituosa!! Não tinha uma carta dela em que eu não dava uma risada!

Marília 17/10/2020

Gostei muito da forma como a autora retrata o autismo fazendo o personagem fazer parte da história de maneira natural.

Flavia 13/06/2021

Que delícia de leitura! Me senti parte da viagem, descobrindo cada paisagem e vivenciando cada descoberta e emoção com as meninas. Uma daquelas histórias que nos deixa com muitas saudades quando termina!

Hayra.Oliveira 17/01/2021

"... As coisas não mudaram. Nós, sim"
Gostei muito da forma que a autora optou por escrever esse livro, pois podemos ter a mesma visão da história através do ponto de vista das três personagens principais, cada uma narrando a história de um jeito e com notações pontuais bem diferentes.

Apesar das três personagens serem mulheres do mesmo núcleo familiar (mãe e as duas filhas), cada uma está em uma idade e momento bem diferente da vida (Lily é uma criança, Chloé uma jovem e Anna, uma mãe divorciada).

O livro passa por paisagens belíssimas na Escandinávia e além disso ainda retrata com uma boa dose de realidade vários aspectos das relações familiares, velhice, violência doméstica, relacionamentos abusivos, depressão, autismo e a mudança de etapas da nossa vida.

Gostei muito da leveza com que a autora tratou alguns temas delicados e a reflexão trazida.

Fer 18/04/2021

Incrível
Um livro surpreendente! Uma leitura fácil e gostosa. Gostei bastante dos momentos em que a autora descreve fatos complexos de forma simples. Este livro nos ajudar a valorizar mais nossa família e compreender que todos nos esforçamos para algo melhor, do nosso jeito. E a descrição das paisagens?! Noruega, aí vou eu! Rs

Mariana_ 10/03/2021

Amei!
História maravilhosa!!!! Recomendo a leitura!!!!! Engraçado, emocionante e inspirador!