O Homem Invisível

O Homem Invisível H. G. Wells

Resenhas - O Homem Invisível

Patty 30/12/2020

Surpreendente!
Através dos livros da Principis estou conseguindo ler muito mais clássicos do que costumava ler. Esse livro foi uma grande surpresa, qualquer referência que eu tinha de O Homem Invisível vinha de filmes como A Liga Extraordinária, que não são fiéis aos clássicos que lhe deram origem. Nesse caso, foi grande a minha surpresa em descobrir que se trata de uma narrativa fluída e instigante, o plot twist final foi maravilhoso e deixou a leitura muito mais prazerosa!

Joy - @criativoocio 23/07/2020

Eu queria ler esse livro por que eu já tinha ouvido falar do autor e queria conhece-lo e também eu adoro uma ficção cientifica; a estória se passa no século 19, mas tem uma narrativa bem fluida e rápida daquela que conduz o leitor de forma simples até o final. Por mais que o título revele qual é o problema do personagem principal, ele desperta a curiosidade de saber o porquê e como ele fiou invisível e a reação da pessoas ao descobrirem, outro ponto e que a construção do personagem despertou em mim reações ambíguas, pois em algumas partes, fiquei em dúvida se ele era mau mesmo ou só estava tirando proveito de sua condição.

Marlonbsan 19/01/2021

O Homem Invisível
A pequena Iping recebe um estranho visitante levando consigo um laboratório portátil. Ele fica em uma hospedaria da cidade e pede para não ser incomodado, chama a atenção por conta de suas roupas, sempre coberto, ainda mais depois que roubos começam a acontecer na cidade, caindo as suspeitas sobre ele.

O livro é escrito em terceira pessoa por um narrador que conta a história e o percurso que o Homem Invisível percorre. A linguagem é simples, com início mais fluído e da metade em diante a densidade fica acentuada.

Temos um clássico da literatura e que inspirou várias adaptações para o cinema, principalmente na ideia de se utilizar o conceito de invisibilidade e na busca de seus objetivos quando se detém tal poder.

O livro pode ser dividido em duas partes, a primeira narrada contando o presente do Homem Invisível, que é mais ágil, enquanto a segunda parte é o Homem Invisível contando sua história até então, o que deixa muito denso e arrastado.

Os pontos interessantes estão na discussão sobre as dificuldades em ser invisível, como para se alimentar, se aquecer, além da perseguição que pode ocorrer e como tudo isso o afeta, vivendo situações desesperadoras, o que gera atitudes desesperadas de sua parte. E na própria explicação do autor utilizando de elementos da física e refração da luz para tornar a invisibilidade possível, além dos seus experimentos.

No mais, é uma leitura interessante, com conceitos muito bem definidos, uma trama que dá progressão, mas a forma como é contada não me agradou tanto, principalmente na segunda metade do livro.

Tiago 03/02/2021

O livro é curto e de facil leitura. O que senti falta foi de uma maior exposicao das motivações do protagonista. O que parece claro é que não foi a invisibilidade que tornou o protagonista uma pessoa grossa e desagradavel com ?direito? de fazer maldades e ficar impune (parecido com o Mr Hyde de Stevenson). Há partes que lembram comédia pastelão, especialmente algumas brigas.

Pierri 09/02/2021

Interessante, trata-se de um clássico que inspirou muitas outras histórias que foram contadas em livros e filmes. É realmente dividido em 2 partes, onde na primeira conhecemos o homem invisível e seu péssimo temperamento, e depois na outra metade, ele contando como se tornou assim, e pelo que passou nos primeiros dias. A primeira parte é melhor, depois se torna meio monótono, mas os últimos 10% do livro, voltam a ter ação até chegar no desfecho do livro. Vale a pena conferir por ser um livro clássico e curto.

Erilane.Rocha 10/02/2021

Um clássico
Como a mente humana pode conviver com grandes poderes?
Ao adquirir essa habilidade vemos Griffin se perder dentro de si mesmo tentando encontrar sua genialidade.
Gostaria que sua personalidade fosse narrada de forma mais detalhada, para entender um pouco melhor o personagem. Fora isso, considero uma ótima leitura.

Vic 14/03/2021

Um página história para passar o tempo
H.G Wells é maravilhoso, eu estou adorando ler cada palavra que esse homem escreve, ele é ótimo em história curtas mas muito bem escritas e explicadas. Ótimas para passar o tempo

Junialino 06/04/2021

Uma história complexa...
Uma história que pode trazer inúmeras avaliações sobre como nos comportamos quando não nos vêem e como tratamos quem não vemos...

A história tem muitos nuances explicados somente no final o que me gerou uma irritação com o personagem.

Frumigas 18/04/2021

Uma maldição não ser visto
Eu particularmente gostei do livro. Passei muito tempo insegura, sem saber se deveria ler, com medo de ser uma coisa óbvia demais ou vazia demais, mas eu realmente gostei. Apesar do personagem principal ser um merda, egoísta e insensível, a gente se prende na história dele, querendo saber mais sobre toda a trajetória que o leva até o fim do livro. Tem um humor muito singelo e a leitura é fluida, consegui ler muito rápido. Gostei do arco, onde fala como foi o processo de se tornar invisível e toda a luta sendo invisível. Muita gente quer desaparecer, não ser visto, ser invisível e poder fazer o que bem quiser sem se preocupar com o olhar alheio. Mas ninguém nunca pensa em quão solitário, amedrontador e difícil isso pode ser. É aprender a viver de novo. E talvez, se afastar da humanidade não seja a melhor escolha a se fazer. Gostei da forma que o livro não valoriza as cagadas do personagem, não passa pano. O começo é um pouco confuso mas depois que você engata na leitura, fica fácil.

Debs 31/05/2021

"Cometi um erro [...] ao carregar todas essas coisas sozinho. Perdi força, tempo, oportunidade. Sozinho; é impressionante o quão pouco um homem pode fazer sozinho!"
Sempre que meus professores me faziam escrever uma redação sobre qual super poder eu gostaria de ter, dizia: ser invisível!
H. G. Wells conseguiu em menos de 200 páginas me convencer de que seria uma péssima escolha.
O livro narra a história de um homem estranho que chega a uma pequena cidade na Inglaterra, Iping, e levanta suspeitas quando roubos inusitados começam a ocorrer.
Wells construiu um narrador muito eficiente para nos familiarizar rapidamente com a esquisitice, assim como seus julgamentos do Homem Invisível condiz com o que o leitor, pelo menos comigo foi assim, sente ao ler suas as atitudes. Isso foi interessante para a identificação, já que é bastante difícil se aproximar do personagem que dá nome ao livro.
Foi mais uma boa leitura de um gênero que comecei a ler neste ano 🥰

site: https://www.instagram.com/p/CPipmIlLr9W/?utm_medium=copy_link

@apilhadathay 20/06/2021

Wells tem livros melhores, mas valeu pela Invisibilidade
Quinto livro publicado por H. G. Wells, em 1897, O HOMEM INVISÍVEL é mais uma de suas obras que lançou bases para a inovação e criatividade na ficção científica. Foi um autor profundamente devotado a lutas sociais e também dono de uma escrita prolífica. Admiro.

Wells foi nas narrativas como era com as ciências (não afeito aos detalhes, mas interessado na inovação e originalidade) e este livro reflete o fato. O tema da invisibilidade é antigo e também o é a viagem no tempo, mas Wells trouxe diferenciais, trabalhou nos contornos dos temas, sempre com o prazer de se jogar na narrativa.

A história inicia "in media res", ou seja, já em meio aos principais acontecimentos. Griffin está invisível e busca se disfarçar em sociedade. Não há mágica, mas explicações científicas que envolvem longos estudos de refração e reflexão e aparelhos específicos. Não é real para nós, mas é verossímil na leitura. Por quê? Porque o autor é bom e convence.

Admira-me o fato de que ele sempre tem um propósito de analisar ações humanas e as consequências delas na vida, no mundo. Além de sua clara paixão pelo Reino Unido, que fica muito explícita até em cada capítulo que ele batiza com o nome de algum lugar ou nas descrições dos cenários que flutuam entre urbano e bucólico. Ele foi um excelente Observador do Cotidiano, Wells.

O que não me atraiu tanto foram alguns diálogos vazios e o tempo que levou para chegarmos a alguma ação de fato, o que ocorreu após 75% do livro. Reconheço que alguns pontos ficaram sem respostas (e eu sou alguém que adora novas perguntas, em vez das respostas), mas neste caso, eu esperava sim ver alguns questionamentos solucionados.

Os aspectos visuais durante as perseguições me encantaram os 3,5 pontos que dei ao livro são certamente pelas cenas de ação que deram uma dinamizada na parte final e não deixa muito pra imaginação de qualquer diretor de cinema. G. porém, precisava me convencer mais de seu propósito. Gostaria de saber mais dele, da infância e mais detalhes do que o levou a criar tanto caso com K. Pretendo reler um dia!

Tradução: Vânia Valente não deixa a desejar, texto excelente, comparado ao original. Mas tomo sempre a de Bráulio como referência e não posso deixar de notar as diferenças essenciais em vários momentos do texto.

bibicortez 22/06/2021

Clássico
Resolvi ler esse livro para ajudar nas minhas redações. História curtinha e interessante, com vários pontos para se refletir.

Cissa 23/06/2021

Esse foi o primeiro livro que eu li do autor, e a primeira ficção científica de época também! A história em si não me surpreendeu muito, mas eu fiquei bem curiosa pra terminar e li super rápido.
A leitura fluiu bem e como eu disse, não foi um livro muito "uau" mas é compreensível que para a época foi uma grande obra. De qualquer forma eu gostei de ler e indico :)

Rodrigo 26/06/2021

Mais um clássico de ficção científica pra conta. Bem fluido e instigante, pode ser lido em um dia.

Lari 28/06/2021

Surpreendente
A história me surpreendeu, totalmente diferente do que eu esperava, li o livro em 2 dias, e teria lido em 1 se tivesse um pouco mais tempo!!!