Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

katnissouls 25/01/2021

Mundo de tinta
Essa é definitivamente uma das minhas trilogias favoritas da vida por inúmeras razões, e uma delas é nunca saber o caminho que as páginas te levarão a seguir, e mesmo que imagine mil possibilidades nunca será uma delas a exata!
Não consigo amar o final totalmente, mas foi justo, e se fosse diferente não teria a mesma mágica. Se você gosta de uma boa história de fantasia, acho que essa trilogia é perfeita pra você, e espero que se apaixone pelos personagens assim como aconteceu comigo!

leobupi 19/01/2021

A conclusão de um épico
Morte de tinta é o terceiro livro da trilogia Mundo de Tinta de Cornelia Funke. A trilogia apresenta um mundo totalmente novo e original e completamente diferente de qualquer outra obra.

O cenário principal é um livro dentro do livro, o que convida os leitores ávidos por fantasia a se imaginar nessa bizarra situação. A história se desenrola para um enredo sombrio em que nem Fenoglio (o autor da história no livro) consegue dizer o que irá acontecer.

Além da complexidade do enredo os personagens são extremamente cativantes. Adorei a evolução do dedo empoeirado, a crise de identidade do Mo/ Gaio/ Língua Encantada/ pai/ marido e etc e quase chorei com Meggie quando seu pai se entregou para o inimigo. Elinor e Darius tiveram poucas participações, mas ótimos alívios cômicos em momentos tensos do livro.

Os vilões merecem um destaque especial pois foram construídos cada um com sua personalidade e seu objetivo próprio, o que significava que nem sempre estavam do mesmo lado e agiam um contra o outro se fosse melhor para eles. Enquanto Cabeça de Vibora queria ser imortal e reinar para sempre, Mortola buscava uma forma de ressuscitar o seu filho Capricornio e Orfeu queria apenas ser rico, influente e valorizado independente de que lado estivesse. Sem contar Cosme, Jacopo, Pífaro, Pardal e Passaro Tisnado. Cada um desse vilões teve a oportunidade para se mostrar tirano e cometer atrocidade e, com certeza, todos foram feitos para que o leitor amasse odiá-los.

Devido aos vários personagens, a complexidade do ambiente e os múltiplos fatores que interferiam na história essa leitura se tornou densa, mas muito prazerosa. Os personagens muitas vezes se colocaram em situações impossíveis de se resolver e, de vez em quando, a solução encontrada pareceu um pouco montada de mais.

Isso não tira o mérito da autora que entregou uma obra-prima e demonstrou seu amor pela própria profissão e pela leitura. Morte de Tinta encerra com chave de ouro o Coração, Sangue e Morte.

Leitura obrigatória e super recomendada para todos os Leitores.

Camirota 09/01/2021

Apenas 3 palavras nas páginas em branco.
Trilogia do Mundo de Tinta: A minha preferida até agora.

Este último livro teve o famoso ?final feliz?, um bom final. Porém, o começo foi denso em algumas partes e notei algumas repetições durante a leitura, o que tornou o desfecho um pouco corrido, com algumas questões que se concluíram muito rapidamente, como o ?combate? com o Íncubo e a verdadeira identidade dele; além disso, esperava que houvesse uma maior participação do meu personagem preferido: Dedo Empoeirado e também do Príncipe Negro.

Mesmo assim, vou levar a leitura dessa trilogia para sempre em meu coração e com certeza vou reler os livros em algum momento, pois já estou com saudades.
Mfarits 10/01/2021minha estante
Simm.
Ei, leia também o livro de contos do mundo de tinta. É rapidinho...
Eu tenho uma opinião formada já sobre ele, mas vou deixar vc tirar suas conclusões.

Dóri 04/01/2021

Pior livro!
576 páginas de pura lorota, e o final é o pior de todos!
Dedo empoeirado é um personagem muito promissor e que foi explorado da forma mais trágica possível, onde conta a história dele somente para ter mais páginas
Todos ficaram na historia e vivem suas vidas como se fosse normal, e não querem voltar para seu mundo de origem, mas preferem viver em uma história machista escrita por uma pessoa sem noção, pois o Fenoglio é de todos o pior, pois quanto mais se lê, mais se vê o quão mesquinho e machista ele é, um mundo onde as mulheres se casam no inicio da adolescencia e não podem aprender a ler e a escrever, e não vi nenhuma mudança que todos eles fizeram ao entrarem em um história que não conhecima bem, mas que levaram o seu escritor para dentro dela e o qual ele não fez nada para poder mudar, a não se aquilo que lhe interessasse.
Tempo perdido lendo essas páginas....

Renata 20/12/2020

Emocionante
Em determinado momento achei que era o fim, não tinha como resolver a situação em que o protagonista se encontrava. Foi emocionante lidar com os vilões desse livro.

Carol.Olsen 18/12/2020

Morte de Tinta
Acho que a autora perdeu um pouco o fio da meada aqui. Acontece coisa demais e deixa o leitor até meio perdido em algumas coisas. Só conseguia ler 50 páginas por dia por isso! Esse da trilogia é o meu menos favorito. Mas ainda continuo recomendando.

Giulia 14/12/2020

Maravilhoso
Morte de Tinta, o último da trilogia Mundo de Tinta.

Livro extremamente criativo, e que torna real aquilo que todo leitor deseja: que a história lida seja verídica, que aquele mundo tão apaixonante que se esconde entre as páginas seja tão real quanto aquele em que vivemos

Nesse livro temos o desfecho de todos os personagens queridos e inclusive um pouco do futuro de alguns.
A morte ou grande Mutação, como prefere ser chamada, está presente em todo o livro e pra mim mostra a fluidez das coisas e como na verdade representa a esperança e a renovação. Pois sem morte não há vida.

Vale muito a pena a leitura

mundinfeysand 10/12/2020

Valeu a pena a aventura.
Morte de tinta foi uma conclusão agradável, porém apressada, o decorrer do livro foi extremamente lento e a Cornelia enrolou demais, foram inúmeras cenas que não tinham necessidade alguma na construção de história, em quanto o final que tinha tudo pra ser épico foi escrito no que me pareceu, as pressas. Porém deixando as críticas de lado estou satisfeita por finalmente ter terminado essa trilogia, esses personagens vão sempre ficar comigo, o final de cada personagem me deixou extremamente feliz. Meggie e Dedo-Empoeirado foram sem dúvidas meus favoritos. Caso venha a ter algum livro no futuro sobre esse mundo não pretendo ler, porém é uma opinião momentânea, a gente nunca sabe né?!

Thais 25/11/2020

Novamente demorei para me apegar a leitura. O começo é bem parado, poderia resumir algumas coisas aqui e outras ali. Mais o final é muito lindo.

Bia 30/10/2020

CORAÇÃO, SANGUE E MORTE
Gostei, é uma boa série, não chegar a ser umas das minhas favoritas mais eu recomendo.

Não gostei do fato de Meggie não ser mais á protagonista e sim Mo ( o seu pai ) . Queria que Elionor tivesse participado mais da história( pra mim ela é a melhor personagem) . Gostei de como tudo acabou .

Gostei do final. Pra mim não precisar ter outro livro ( não sei se vai ter ou tem ) .

Mfarits 30/10/2020

As andorinhas voltaram. E eu também voltei. Kkkkkkkkk
Que dizer desse final? Eu gostei muito de tudo. Aquela pontada de tristeza por ter acabado.
Poxa, minha trilogia. E acabou...
Mas eu gostei muito de tudo. Os casais que eu queria vingaram.
Quem eu queria que morresse morreu.
E se Elinor está feliz, eu estou feliz!
Math 𤠠30/10/2020minha estante
De nada

Mfarits 30/10/2020minha estante
Te amo Carlota

Camirota 09/01/2021minha estante
Eu amei o título da resenhakkkkkkk

Acabei de terminar o livro e sinto a mesma tristeza, mas tbm felicidade por ter lido e finalmente ver como tudo acaba

Mfarits 10/01/2021minha estante

Já quero

Math 𤠠25/02/2021minha estante
Sério? Mentira

Lais.Lima 25/02/2021minha estante
simm, o título é "die farbe der rache" ainda não tem tradução em pt mas ficaria tipo "vingança de tinta". a cornelia funke tá escrevendo faz 2 anos kkkk

Mfarits 25/02/2021minha estante
Meu Deus, esse momento é nosso

cressworthx 21/10/2020

Coração, sangue e morte
Caramba... nem acredito que terminei.
Em primeiro lugar, aconteceu tanta coisa, a história deu tantas voltas que eu cheguei a ficar tonta tentando acompanhar tudo akdjakf
Não sei o que eu tava esperando pro final mas não bem o que eu imaginava
Posso dizer que gostei da conclusão, apesar de ainda querer mudar algumas coisinhas...

Leticia2513 14/10/2020

Eu amo tanto essa trilogia!! Os três livros são incríveis. Tem aventura, romance, vilões, heróis, todos os personagens são super marcantes e carismáticos e fazem você torcer por eles!
Nesse último livro da trilogia a gente vê o desenrolar da história, o encontro e a batalha final, o destino de cada personagem. Apesar de eu não ter gostado muito do fim, eu acho que foi justo. Recomendo demais, ninguém panfleta esse livro mais do que eu hahah

Dear.Manoel.Neto 06/10/2020

Um final de tinta surpreendente
Se passando alguns meses após o livro anterior, a história começa situando onde cada personagem está, o que andam fazendo, enquanto aos poucos vai ficando claro qual rumo irá seguir, se resumindo em como irão trazer Dedo Empoeirado de volta a vida e no embate final entre Cabeça de Víbora e Gaio/Mo, ao mesmo tempo em que há surgimento de novos personagens e aprofundamento de outros, como Orfeu, que no decorrer da história, vai ficando cada vez mais ganancioso e utilizando seu poder para afetar todos ao seu redor.

A narrativa parece simples, mas acompanhar inúmeros personagens em diversos pontos de vistas, acaba atrapalhando e deixando um pouco cansativo. Apesar de ter um objetivo, a autora se perde em focar em um coisa e acaba dando voltas em lugares que poderiam ter sido cortados, resumidos ou colocados de forma mais interessantes, até mesmo as citações neste livro estão pouco inspiradas.

Porém nem tudo são trevas, apesar de esperar que outros mundo fossem abordado, permanecer no Mundo de Tinta proporciona ainda grandes momentos, abordando lugares e mitologias que não foram apresentadas, além de trabalhar diferentes e inesperadas interações entre personagens, que funcionam muito bem.

E mesmo que tenha concluído tramas que foram deixadas do livro passado e deste, ainda consigo enxergar a possibilidade de podermos abordar mais desse universo, provavelmente no livro de contos ?Mundo de Tinta? algumas coisas sejam reveladas, mas no 4o livro ?Vingança de Tinta? (não tem tradução oficial), que será lançado em 2021, com certeza pequenas coisas que ficaram em abertas serão mais exploradas, e certamente os protagonistas ainda tem bastante carisma para carregar novas histórias.
Amanda2842 07/10/2020minha estante
uma das minhas trilogias favoritas, acho que reli umas 10 vezes cada livro. Sou apaixonada.

Dear.Manoel.Neto 09/10/2020minha estante
Achei que fosse desistir, mas fiquei focado em terminar e agora já tô morrendo de saudades, é uma história incrível! E mal posso esperar livro que estar por vir??

Amanda2842 10/10/2020minha estante
Qual vai ser o próximo livro? Quero colocar na minha lista

Dear.Manoel.Neto 10/10/2020minha estante
Ainda não foi publicado, mas se chama: Die Farbe der Rache

Lais.Lima 24/02/2021minha estante
a autora vai lançar um 4° livro?? não sabia...

Dear.Manoel.Neto 25/02/2021minha estante
Vai sim Lais.Lima ?

Nadia 15/10/2022minha estante
Espero o livro até hoje

Dear.Manoel.Neto 15/10/2022minha estante
Tbm espero? na Amazon já tem a capa e data de lançamento

Amanda2842 16/10/2022minha estante
Já tem o título em português? Quero colocar na minha lista

Carla Reis 28/09/2020

Eu escolhi 2020 para terminar minhas séries inacabadas, li Morte de tinta por estar a algum tempo na minha lista de leituras, lembro de ter devorado seus antecessores, afinal que leitor que não sonha em viver em um livro pelo menos uma vez? Todos desejamos isso! E é esse o ponto principal dessa trilogia, A escrita de Cornélia e magistral e envolvente, um mundo muito bem construído, há muitos desastres pelo caminho, muitos contratempos para nossos heróis, e quantas desventuras cabem em uma história, como se a cada passo encontramos cada vez mais revezes, mas a vida em si não é assim? Passamos por muitas dificuldades, antes de colhermos os louros do sucesso. Adorei as personagens femininas fortes, decididas, e que pegam a responsabilidade para si e definem o próprio destino, mesmo que o autor (Fenólio) sempre diga que não dá muita importância a elas ou que a história já tem personagens femininas demais. O livro encerra a saga com chave de ouro. Eu me arrependo muitíssimo de ter demorado tanto para terminar essa série e a recomendo a todos que gostem de fantasia, aventura, histórias de heróis e ladrões, porque essa tem tudo isso e mais um pouco.