Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

Thaiana L.S. 27/09/2010

Perfeito, emocionante, surpreendente, um mundo que qualquer um gostaria de visitar, com um final que, ao meu ver, nao poderia ser diferente! recomendadíssimo!

Antonio Caetano 22/10/2010

Existiram poucos livros em que eu senti grande paixão ao lê-los... E a trilogia Mundo de Tinta é, com certeza, um desses livros.
Cornelia Funke usa seus livros para nos fazer apaixonar por cada livro que lemos... Passamos a vê-los como algo realmente vivos, onde a magia não tem limites...

Li todos os livros dessa série com muito gosto, tentando imaginar cada paisagem descrita, tentando sentir cada cheiro, cada textura... E cada emoção.

E elas são muitas. Desde o deslumbramento com o poder de luta de Gaio, até o ódio mortal de Orfeu (um dos grandes vilões de histórias que já li)

Achei o tamanho do livro satisfatório, um fim de série não de constrói tão facilmente em poucas páginas... E em quanto ao jovem casal romantico, fiquei feliz com o destino deles...

SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER!!!!!!

Afinal, o amor do jovem Farid para com Dedo Empoeirado era muito maior do que o amor que ele sentia por Meggie. Ela está melhor com quem terminou...

E a sensação inquietante do Filho de Lingua Encantada paea com o nosso mundo é muito compreensível... Ele teve a quem puxar.

Corneçlia Funke conseguiu mostrar o que queria, seu amor por seus personagens, e o respeito por eles... Pois são vivos, e chega o momento em que não importa o que o autor escreveu ou não. A verdade é que a história se desenvolve por conta própria...

Valeu cada palavra!

Jonas 26/05/2022

Ótimo livro. Empolgante .... uma emoção diferente a cada capítulo. Mal posso esperar para ler o terceiro volume.
Haack1 26/05/2022minha estante
preferiu o segundo ou o primeiro amg?

Jonas 28/05/2022minha estante
O segundo. Empolgante demais esse livro.

Mfarits 30/10/2020

As andorinhas voltaram. E eu também voltei. Kkkkkkkkk
Que dizer desse final? Eu gostei muito de tudo. Aquela pontada de tristeza por ter acabado.
Poxa, minha trilogia. E acabou...
Mas eu gostei muito de tudo. Os casais que eu queria vingaram.
Quem eu queria que morresse morreu.
E se Elinor está feliz, eu estou feliz!
Math 𤠠30/10/2020minha estante
De nada

Mfarits 30/10/2020minha estante
Te amo Carlota

Camirota 09/01/2021minha estante
Eu amei o título da resenhakkkkkkk

Acabei de terminar o livro e sinto a mesma tristeza, mas tbm felicidade por ter lido e finalmente ver como tudo acaba

Mfarits 10/01/2021minha estante

Já quero

Math 𤠠25/02/2021minha estante
Sério? Mentira

Lais.Lima 25/02/2021minha estante
simm, o título é "die farbe der rache" ainda não tem tradução em pt mas ficaria tipo "vingança de tinta". a cornelia funke tá escrevendo faz 2 anos kkkk

Mfarits 25/02/2021minha estante
Meu Deus, esse momento é nosso

Rafah 22/03/2023

Excelente desenvolvimento; final meio mé, apesar da surpresa do "herói" repentino que salvara a todos.

Lys Campos 29/07/2021

Enfim a conclusão e o final foi tão bom que fez esquecer a leitura arrastada que foi ao longo do livro. Achei um pouco cansativo e por vezes o livro foi ficando de lado.

andyflower 30/01/2022

O livro final da trilogia Coração de Tinta é simplesmente perfeito!! Os personagens tiveram um desenvolvimento incrível e o final foi perfeito. É muito raro encontrar um livro tão absolutamente mágico como esse.

Letícia 19/01/2012

A trilogia Mundo de tinta depende de Dedo Empoeirado, sem ele a história não é a mesma.

A história sem Dedo empoeirado, não fica tão legal. Pude perceber isso neste livro morte de tinta. Assim como Farid, eu não via a hora de Dedo empoeirado voltar.
Sem dúvida, o cuspidor de fogo é o melhor personagem da trilogia mundo de tinta.
Se Farid também se ausentasse da história, acho que eu também sentiria sua falta, quase do mesmo jeito que senti do saltimbanco cuspidor de fogo. Pois, a amizade que Farid tem por Dedo empoeirado é no mínimo surreal e linda.

Gaio, não gostei muito desse personagem. Aliás, sempre achei Mortimer pacato... Um personagem muito parado. Mas, diferentemente do Gaio, era tão bonitinha a relação que ele tinta com sua filha Meggie; que até dava gosto em ler. Porém, quando passou a interpretar o Gaio, o afeto que ele tinha com a filha mudou; continuava gostando de Meggie, porém, de um jeito diferente. Pois, agora ele estava muito interessado em ser o Gaio, o salteador, o herói daquele mundo.

Morte de tinta foi o livro da trilogia que eu menos gostei.
Dei duas Estrelas, que significa: regular.

Coração de Tinta, livro 1, dei cinco estrelas = ótimo. O que mais me encantou nele foram as fadas. Tive vontade de trazê-las para o mundo real.

Sangue de Tinta, livro 2, dei cinco estrelas = ótimo. Neste volume, passei a gostar mais de Dedo Empoeirado. E, Muito bom o fato dos personagens conseguirem entrar na história e explorar o Mundo de tinta.

Morte de tinta, livro 3, dei duas estrelas = regular. Achei o livro muito extenso e com excessos de informações irrelevantes para o último livro da trilogia, o que faz o leitor ficar cansado de continuar a leitura. Outra coisa que fez com que a história ficasse menos legal foi, a ausência, em parte da história, de um personagem fundamental, Dedo Empoeirado.

Em fim. Dedo empoeirado é o melhor personagem da trilogia. Talvez, devido a Farid.
Difícil encontrar uma amizade igual a que Farid tem por Dedo Empoeirado. Isso torna Farid também um personagem sensacional.
Dedo empoeirado e Farid, personagens inesquecíveis.

Spoiler

Eu me surpreendi com o filho de Violante. Não imaginava que ele iria ajudar ela e o Gaio contra o seu avô.

Bem fofinho o finalzinho da história. Gostei!
Para o irmãozinho de Meggie, o mundo real é o de tinta. Claro, nasceu lá.

Qual é o nome do filho de Resa e Mortimer??? Ah... Ficamos sem saber.

=p
Daniel Vieira 08/06/2012minha estante
vc poderia marcar sua resenha como spoiler! ninguém quer saber o q aconteceu sem antess ter lido amigo

Letícia 09/06/2012minha estante

A parte que tem Spoiler, está escrito Spoiler. Basta a pessoa querer ler ou não.

;)

Elisama27 19/07/2021

...
Eu realmente achei falta de uma personagem feminina com uma faca, uma escapa ou até mesmo um arqui flecha na mão

Weiiirdo 01/04/2023

Leia por sua conta e risco
Esta é uma trilogia confusa. O único fio em que posso pensar para ligar todos os três enredos é o escapismo, então diria que esse é o tema das histórias. Primeiro, vemos como a ficção pode ser sedutora, depois assistimos os personagens deixarem-se levar por essa sedução, mas, enfim, acompanhamos como descobrem que há negatividade em qualquer mundo, até nos inventados. Fica a interessante mensagem de que toda realidade é fantástica e ambígua, estamos apenas acostumados demais com a nossa para notar e viciados na tendência de querer o que não temos enquanto subestimamos o que já temos.

Logo se vê que é um livro que desperta muitas reflexões, mas não está livre de defeitos. Apesar de a história ter um significado e acontecimentos interessantes, falta lógica e o "plot armor" prejudica demais o impacto do que se lê, provocando apatia, como na milésima morte de um guerreiro em Dragon Ball.

Os personagens são cheios de características bastante humanas e até os vilões ficaram mais palpáveis. Os protagonistas inclusive tiveram quase todos desenvolvimento notável e foram ativos em suas histórias. Pena que esses mesmos protagonistas não têm nenhum carisma; alguns chegam até a fazer coisas repugnantes, que precisariam de uma consequência e de uma sinalização bem vermelha da narrativa, mas a narrativa deixa passar batido, como se fosse normal e aceitável, como se não houvesse prejuízo causado em pessoas e relacionamentos por uma atitude X, Y... E isso leva ao fato curioso de que todo secundário é mil vezes mais cativante do que qualquer um dos protagonistas, algo bem triste para o leitor e para qualquer autor que se desse conta do fato, porque mostra que existe a capacidade de escrever bons personagens, só não se soube escrever justamente os que mais precisavam; o mesmo ocorre com os relacionamentos. Aliás, um dos protagonistas é completamente desnecessário na trilogia inteira, um desperdício de palavras, paciência e neurônios que tinham de ser usados em várias lacunas.

O ritmo é bom, fluido, não tive preguiça para ler no meu tempo, pelo menos não por culpa do livro. Mas (sempre mas!) a autora não devia ter feito um mundo baseado na Idade Média se não pretendia respeitar algumas de suas "regras" mais básicas, criando cenas ridículas, apressadas e prejudiciais à nota na resenha.

A narração, como no segundo livro da trilogia, é o pior aspecto, e nem sei se é culpa da autora ou da editora/tradução. A experiência aqui só é boa dependendo do momento. Por um lado, há aspectos emocionantes, empolgantes, intensos, inesperados, originais e viciantes, mas o que encontrei em maioria foram erros de tradução, formatação, gramática, revisão, amadorismo na escrita, repetitividade, sintaxe atroz, pobreza vocabular e até uma questão essencial não resolvida no enredo, algo que não podia ter ficado aberto.

Entretanto, o que subiu a nota deste livro foi, como sempre, o talento da autora com a ambientação. Os cenários são belos e vivos, têm uma nitidez cativante e inspiradora, e a autora deixa pistas sutis para seu enredo em vários cantos discretos.

gabriel 27/08/2012

Melhor série que eu já li!!

toricarvl 31/10/2022

com certeza esse é o melhor livro da trilogia, mas tem seus problemas. no começo a história é rápida, intuitiva e frenética. o que é bom, mas aí chegaram os problemas e parece que a autora só queria dramatizar matando e ressucitando um único personagem.

nós primeiros cinquenta porcento do livro o problema era um, não resolveu o problema e ainda arranjou mais. e o final deixou a desejar. acho que foi escrito com preguiça, se tivesse pensado mais e refletido os possíveis finais a história não teria mais de trezentas páginas e com certeza seria incrível. foi pura encheção de linguiça e capítulos que não teriam necessidade de existir.

por fim a história é boa, porém é preciso ter paciência pra não se irritar com certos acontecimentos sem cabimento.

Kessidy.Kevin 16/03/2022

Mortimer...
O que aconteceu com o protagonista da história. Tal diferente do primeiro livro, tão mudado e irreconhecível.
LetAcia 18/04/2022minha estante
Também achei?