Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

Kessidy.Kevin 16/03/2022

Mortimer...
O que aconteceu com o protagonista da história. Tal diferente do primeiro livro, tão mudado e irreconhecível.
LetAcia 18/04/2022minha estante
Também achei?
Gostava mais antes...

Luc 12/03/2022

Coração de Tinta ? O Livro Mágico
Chega a ser difícil expressar em palavras o quanto eu amo esta história que me acompanha desde a infância, quando assisti ao filme Coração de Tinta pela primeira vez, e da qual me despeço (temporariamente) ao concluir a leitura da trilogia. Foram muitas, repito, muitas emoções ? boas e ruins ? causadas pelas várias aventuras protagonizadas pelos diversos personagens que compõem este fantástico e complexo universo feito de tinta, palavras, amor e magia.
Sem dúvidas, tal experiência não seria tão enriquecedora sem a escrita magistral da Cornelia Funke, uma autora que faz usos incrivelmente bons da metalinguagem e que dá vida aos personagens e às situações mais inusitadas. Alguns dos aspectos que mais me surpreenderam foram 1) a passagem gradual de uma história otimista e "infantil" para uma história mais sombria e imprevisível e 2) as constantes mudanças sobre quem realmente detém o controle da narrativa.
É fato que a leitura passou a ser consideravelmente arrastada desde o segundo livro e que há pontas soltas e ocorridos superficiais em muitas partes da estória, mas isso não diminui a grandeza dessa fantasia. Sou muito grato por tudo o que essa obra me proporcionou e por todos os ensinamentos (e questionamentos) que pude tirar a partir disso.
Agradeço também ao meu vô, que me apresentou ao filme quando eu ainda era uma criança. Por fim, vou sentir saudade de todos os personagens que conheci aqui; mas, como afirma Cornelia Funke: "Talvez seja a saudade a única ligação entre as coisas".
Recomendo o "Coração de Tinta" para todos aqueles que precisem conhecer uma história fantasticamente acolhedora.

davicezarborges 20/02/2022

Obra perfeita.
Melhor fechamento, para uma trilogia. Leria novamente, e várias e várias vezes. Simplesmente gostei muito mesmo da trilogia completa.

ana 31/01/2022

maravilhoso
finalmente terminei esse livro!!

morte de tinta é muito emocionante e fala muuuuito sobre medos e como a gente se enfurece com e por quem a gente ama. eu achei o final incrível mesmo, não mudaria uma palavra!!

MAS, eu achei um pouco cansativo em alguns capítulos, demorava muito pra chegar no ápice de alguma coisa ? mas acho que é só.

MEGGIE SE AFASTANDO DO FARID FOI MEU PONTO ALTO!! AMEI MUITÍSSIMO, eu não aguentava mais ver ela apaixonada por um cara que não dava a mínima pra ela, o doria muito mais gente boa e carinhoso.

dedo empoeirado o deus do fogo simplesmente! o melhor personagem realmente, ele sempre carrega os ápices dos capítulos com ele.

andyflower 30/01/2022

O livro final da trilogia Coração de Tinta é simplesmente perfeito!! Os personagens tiveram um desenvolvimento incrível e o final foi perfeito. É muito raro encontrar um livro tão absolutamente mágico como esse.

Stephanie74 26/01/2022

Sensacional
Apesar de gostar mais do primeiro livro, esse livro aqui é genial, eu sou simplesmente apaixonada pelos personagens, pelas criaturas tudo nele é lindo, sou um pouco triste pelo fim, queria algo diferente, mas amo.

Carlabevilac 22/01/2022

Bye bye...
Está aí uma trilogia que deixará saudades. Obra prima da Cornelia. Adeus Dedo Empoeirado, adeus Língua Encantada... Adeus Mundo de Tinta.

Carol L. 19/01/2022

Eu demorei muuuuuito para terminar esse livro. Não que a história seja ruim, é boa, mas é muito arrastada. A autora é muito descritiva, então a história demora para desenrolar. E no final, achei que a Meggie teria um papel mais importante no desfecho.
Mas é um ótimo livro, e vale a experiência. O mundo de tinta é lindo, um universo maravilhoso.

Patty 08/01/2022

Morte de tinta...
Livro incrível, se você tá aqui provavelmente já conhece os dois primeiro livros da saga, e não tem como deixar o final de fora, principalmente esse sendo, na minha opinião, o melhor entre os 3, pra quem gosta de fantasia, a saga coração é simplesmente perfeita, cheia de criaturas místicos, romances, heróis e vilões, e uma conexão incrível com os personagens. Super recomendo

Fer 03/01/2022

O fim
Apesar de não ter gostado tanto da leitura do livro em si, suas últimas 200 e poucas páginas foram boas, finalmente eu gostei da história, senti que todas a milhares de tramas haviam finalmente se encontrado e terminado.

Muitos momentos são memoráveis, enquanto outros bem esqueciveis, mas ainda assim foi um bom fim para a trilogia.

iammoremylrds 10/11/2021

gostei bastante, seguiu caminhos bem sombrios, terminei fascinada pela trilogia mundo de tinta, é simplesmente fantástico, consegui me sentir parte do livro, como uma personagem mesmo...

davilavasc 08/11/2021

????
Ainda sem acreditar que acabou!!! Amei demais! Bem desenvolvido, todos os personagens tiveram seu final bem estruturado, sem pontas soltas.

Guilherme 17/10/2021

Melancólico
Assim como o nome indica, a história assume contornos muito sombrios do que no começo da trilogia. Até mesmo a cor da capa dita o clima da história, que vai se tornando cada vez mais opressiva, como a neve que aos poucos se torna uma nevasca. A história fecha de forma satisfatória, porém abrindo possibilidades para continuações, já que a história em si (dentro do livro) vai se expandindo por conta própria, sendo estimulada por todas as mudanças que ocorrem pela magia dos Línguas Encantadas.