Respostas de Um Astrofísico

Respostas de Um Astrofísico Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Respostas de Um Astrofísico

prof.vinic 17/09/2021

Coletâneas de Respostas e Ensinamentos
Um livro bem diferente do que estou acostumado a ler, lembra um livro de contos. Exceto, é claro, que são histórias reais que Neil está dividindo com os leitores. O livro está separado por temas e cada tema em capítulos, com texto fortemente ligados entre si; o que por si só já é incrível por se tratar de cartas/emails/mensagens trocas por pessoas/fãs/haters e o Neil.

O que mais gostei do livro foi a possibilidade de entender um pouco mais como o autor pensa em diversos assuntos, a grande maioria deles são temas que me "preocupam" também. Visto que temos muitas coisas em comum: sou professor, astrofísico, ateu (ele explica que não gosta do termo ateu, eu, já não vejo tanto problema assim) e de família católica ... até do mesmo hemisfério do planeta nós somos! Ele é só um pouco mais famoso ...

Confesso que algumas perguntas/respostas me fizeram molhar os olhos (malditos ninjas cortadores de cebola!); e a Carta Aberta para o Brasil é de fazer chorar mesmo (aqui sem subterfúgios), especialmente ao olharmos em volta e perceber que estamos nos afastando, a passos largos, do que poderíamos ter sido.

Para terminar, o capítulo sobre 11 de setembro de 2001 foi único. Talvez por eu lembrar bem o que eu fazia naquele dia (estava dando aula de Física, como ainda faço hoje em dia) e por ter lido o capítulo na semana dos 20 anos da data; ou quem sabe pelos dois motivos.

Resumo da ópera, é um livro para ler e descansar, se emocionar e curtir sem presa ... mas eu li bem rápido.

Fernandes34 03/09/2021

Simples e profundo
Com uma leitura muito simples e direta, Neil nos apresenta vários questionamentos que recebeu durante anos das mais variadas formas (cartas, e-mails, tweets e publicações) pelos mais variados tipos de pessoas (crianças, presidiários, jornalistas e religiosos).
Um livro com repostas muito simples mas muitas vezes muito profundas, mas que no fim, o que mais fica marcado, pelo menos em mim, foi o desejo de estudar mais e aprender mais sobre o nosso pequeno mundo e todo o vasto universo a sua volta.

Leticia Simoncelos 23/05/2021

Do simples ao complexo
"[?] é possível ficar boquiaberto com a complexidade que se manifesta no mundo, ou estupefato com o quanto tudo é simples".

Impecável e agradável.
Assim pode ser definido Respostas de Um Astrofísico, do divulgador científico mais popular da atualidade Neil deGrasse Tyson.

Com uma abordagem simples e sagaz, Neil responde a cartas e mensagens de pessoas com questionamentos e opiniões diversas. Sendo muitas delas sobre temas complexos, que através das palavras inteligentes do autor, ganham uma cara mais simples. Nós faz compreender.

É impossível não se prender as páginas ou sentir como se o próprio autor falasse com o leitor.
Um livro que não precisa ser lido de uma vez, ou na sequência.

Destaque especial para a carta dedicada ao Brasil, que deu ao astrofísico mais popular da atualidade um espaço ainda mais especial no coração desta leitora fã de astronomia.

anisios 29/04/2021

Um livro que trás esperança e dialoga com o leitor
Um livro rápido, gostoso, ácido e emocionante sobre cartas, e-mails, jornais, etc que Neil respondeu ao longo dos anos. Vários assuntos engraçados e também sérios. O livro transmite esperança e reforça o apoio à ciência, a pensar criticamente e a apreender a PENSAR. Se houvessem mais cartas raivosas inseridas com respostas e engraçadas e destruidoras de argumentos idiotas ou intolerantes séria perfeito.

Erika 17/03/2021

As respostas de muitas dúvidas
Neste livro o cientista e astrofísico Neil DeGrasse Tyson vai responder perguntas que seus fãs ou qualquer pessoa enviaram para ele em seu e-mail ou por correspondência algumas delas tem temas em comum,como: religião, fé,iniciação científica, filosofia, pseudociência etc.
As respostas as vezes não são do agrado das pessoas mas elas entendem e buscam suas respostas para suas dúvidas
algo que ele deixa bem claro para os leitores e que devemos pensar por nós mesmo, ter um pensamento critico para não deixar outras pessoas pensarem por nós

Sebostian 23/08/2022

Muito bom!
O livro promove mais discussões sobre o assunto "divulgação científica" do que propriamente discussões sobre fenômenos físicos do universo, e isso não me fez gostar menos. Pitadas de filosofia, do questionar nosso lugar no mundo, você sentirá que está numa conversa com Neil deGrasse Tyson, e naturalmente, poderá não concordar com ele em algumas partes, afinal, você ainda está conversando com um estranho, e um estranho norte-americano. Indico muito, quero muito conhecer mais sobre o universo e mais obras do famoso cientista!

rrodolfo.lima 25/04/2022

Neil responde perguntas que foram enviadas para ele por carta, e-mail e até por redes sociais em alguns momentos. Algumas perguntas são boas, e outras, ao meu ver, nem tanto. Por isso a avaliação em 3 estrelas. Mais pelas perguntas do que pelas respostas em si.

manel T 25/07/2022

Afinal queremos respostas?!
Comprei este livro no inicio de 2021, vi uma propaganda na TV aberta e no canal do Jovem Nerd, já conhecia o Sr.deGrasse e gosto muito da série Cosmo que ele apresenta(a versão mais recente).
Logo depois de compra li algumas páginas e de primeira não atendeu minhas expectativas, larguei o livro de lado até este mês, quando decidir pegar e ler, um ano depois da compra...
Agora com uma visão diferente entendi a mensagem do livro.
Aqui o deGrasse responde inúmeras cartas de fans à heters sobre todo tipo de assunto, é perceptível que na maioria das resposta ele está sendo sincero e sensato sobre suas opiniões, mas não deixa de dar aquela sensação de crítica a ignorância; ele apresenta como uma espécie de "apelo a ignorância", inclusive mencionado neste livro. Recomendo para qualquer um desde que tenha uma leitura analítica do tipo comparar vários pontos de vista vai gostar muito das repostas e rir bastante("o deGrasse é muito debochado!")

Alice 11/06/2021

Quando comprei não sabia que eram perguntas sobre a vida, religião, paternidade etc. Esperava perguntas sobre física e mais assuntos da área. Mas é bonzinho

Eduardo.Vinicius 23/01/2021

Ciência e religião por um agnóstico (eu sou cristão).
Ele compartilha diversos e-mails e cartas que recebeu ao longo da vida com diversas perguntas sobre questões importantes em vários assuntos e claramente a sua resposta.
Gostei de ver o seu trabalho e saber que hoje em dia não tem tanto preconceito com a cor na área da ciência, parabenizo também por superar os antigos(preconceitos) e principalmente a sua humildade em dizer que é agonístico (melhor do que cético em relação à religião).

Raphaw 21/12/2020

Aprendizado
Este livro é super gostosinho e rápido de ler, bem simples, te fazendo não largar mais!
Muitas cartas te farão refletir e também rir, quem sabe até se emocionar, com essa leitura pude conhecer um pouco mais do Neil, e perceber não só o óbvio de quão inteligente ele é, mas o tamanho da sua sabedoria!

Indico esse livro para quem quer dar alguns passos para dentro da incrível trilha do letramento científico, principalmente por se tratar de uma linguagem mais simples, posso imaginar muitas pessoas amantes da reflexão e conhecimento gostando desse livro!
Espero que aproveitem tanto quanto eu, e continue olhando para cima!

bytakkan 30/05/2023

Esse é o segundo livro que eu leio do Neil, mas tô começando a achar que é impossível não gostar dos livros dele??? Talvez eu só esteja sendo mt fangirl kkkkk mas é incrível como ele sempre consegue me prender na leitura, como ele descomplica assuntos e conceitos que eu sempre tive dificuldade de entender plenamente.. dá pra sentir a paixão dele pelo o que ele faz e é contagiante. O livro é bem informativo e ao mesmo tempo descontraído, passando por vários tipos de questões e te faz refletir mesmo nas mais "bobas"

Gabriel 03/12/2020

Excelente
Como não poderia ser diferente, outra excelente obra do Neil, mostrando inúmeras cartas que recebeu durante os anos.

Matheus M Oliveira 21/03/2021

Decepcionante
Conheci o livro por uma entrevista do Neil DeGrasse Tyson com o Jovem Nerd. A expectativa era ter um livro onde Neil demonstrasse sua visão e pensamento diante perguntas diversas.

Achei as respostas muito simplória e direto ao ponto, não que isso seja um problema, mas não condiz com a propaganda do livro. Foram poucas as páginas que me instigaram a refletir sobre as questões apresentadas. Enfim, na minha percepção, o livro não atingiu os objetivos propostos.