Respostas de Um Astrofísico

Respostas de Um Astrofísico Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Respostas de Um Astrofísico

Quelby 23/07/2021

Aos amantes de divulgação científica
Livro é um excelente exemplar de divulgação científica. Tyson em sua genialidade sabe como ninguém passar informações científicas de uma forma "suave" e didática. As reflexões expostas por ele nesse livro nos faz pensar se a humanidade realmente está evoluindo.

Bruno.Defaveri 20/08/2021

Aprendendo de modo lúdico
Através de pergunta de leitores e reportagens, o autor, um dos físicos mais conhecidos do mundo, nos explica sobre o universo.

Falangola 24/12/2021

Um mergulho científico ou filosófico nos questionamentos
O livro é uma coleção de respostas do autor para diversas cartas, e-mails e questionamentos das pessoas que o acompanham. Desde pessoas com dúvidas científicas até teóricos da conspiração, Neil consegue respondê-los com classe e inteligência deixando claro para o leitor diversos conceitos.

No entanto, o livro não é resumido à um cientista respondendo perguntas sobre ciências, existem questionamentos sobre a vida e a morte. Temos também uma dura crítica de Neil direcionada para a NASA. O livro abrange diversos assuntos e nos mostra que Teorias da conspiração são frutos do mau entendimento científico das pessoas, além de levantar diversos questionamentos filosóficos acerca da vida.

Leitura imperdível !!!!

Samara431 20/01/2022

Interessante!
Me surpreendi com o livro. Não imaginava que teria assuntos tão diversos. Questões bem reflexivas e respostas surpreendentes.
Cada questionamento e cada resposta me fez refletir muito sobre os assuntos tratados.
Fiquei satisfeita com a minha leitura.

leo.assis 08/10/2022

"Continue olhando para cima"
Neil é uma pessoa ímpar. É incrível sua capacidade de passear entre os mais diversos assuntos, oras hilários, oras sérios e reflexivos, tudo isso de uma forma leve e simples.

PAmela.Vettoretti 05/12/2022

Respostas de Um Astrofísico
O livro é composto basicamente de cartas endereçadas ao cientista Neil deGrasse Tyson e suas respostas icônicas.

Uma leitura sem muitas surpresas ou reviravoltas, na verdade o livro são mais reflexões bem humoradas, um prato cheio pra quem gosta de livros que fazem você pensar.

Pra mim uma leitura que permeia entre o fácil de deglutir e o difícil de aceitar.

Te desejo uma boa leitura :)

Alan Santana 12/08/2021

Leitura leve e conteúdo de primeira!
O livro é sensacional. Perfeito pra quem quer uma leitura fácil, objetiva e com MUITO conteúdo interessante.
O livro consiste em cartas/emails enviados pelas pessoas e, juntos delas, as respostas de Tyson. E é incrível a humildade, inteligência, compreensão, conteúdo e (muita) paciência que ele demonstra nas respostas.
Recomendo muito a leitura!

Gabriel A. 25/05/2021

O livro ideal para quem deseja começar a ler sobre astronomia, astrofísica e demais temas científicos!

Com assuntos que passam por vida extraterrestre, política, religião e até mesmo paternidade. Neil deGrasse Tyson responde as questões de adultos, jovens e crianças sobre temas que permeiam o conhecimento científico. Definitivamente um livro para ser apreciado por leitores de todas as idades;

O livro é bem leve, descontraído e com muitas respostas divertidas do Neil. Mas essa leveza se perde no capítulo dedicado ao 11 de Setembro, onde é relatado de forma impactante o atentado às Torres Gêmeas, já que seu apartamento ficava a apenas alguns quarteirões do local do atentado;

Muitas das ideias de Neil são expostas no livro, e não tem problema se você discordar delas (eu mesmo discordei de algumas), mas é bom que você saiba diferenciar opinião de ciência, e respeitar dados e evidências apresentados nas respostas ?;

Achei um livro bem reflexivo, porque algumas das cartas respondidas pelo Neil tinham questionamentos que já tive em algum momento da minha vida. E acredito que possa ser assim com a maioria de nós;

Não espere um livro técnico e nem que seja abordado um tema específico, pois é um compilado de perguntas e respostas com muito teor científico, atenção e bom humor por parte do autor. Mas que vem carregado de conhecimento e reflexões;

Por fim, só tenho a dizer que é uma leitura rápida e que o livro poderia ser maior. Mesmo tentando ler devagar para apreciar o livro, quando percebi já tinha acabado.

Ylana 13/12/2021

Continue olhando para cima!
O que falar de Neil deGrasse Tyson? Esse é meu segundo livro dele, e, claro, não me decepcionei.
?Respostas de Um Astrofísico? é uma coletânea de cartas sobre assuntos e remetentes mais variados, e as respostas do Dr. Tyson a elas.
As cartas não abordam unicamente tópicos científicos, e sim migram de questões filosóficas - como a existência de Deus e a relação da religião com a ciência - até assuntos mundanas do dia a dia. Nosso autor, famoso por suas gravatas de planetas, discorre sobre temas vistos como delicados, mantendo-se respeitoso para com todos os lados, e separando o que é fato do que é opinião.

É uma leitura extremamente leve e tranquila, na qual o leitor se prende às discursões e consome as palavras vorazmente até, subitamente, se deparar com a contracapa do livro. Para não dizer que são só flores, em alguns momentos tanto as cartas recebidas, quanto as respostas podem se tornar um pouco repetitivas, contudo, cada carta possui uma individualidade que, na minha visão, compensa a repetição.

Indico esse livro a qualquer pessoa curiosa que se encanta não só com o céu noturno, mas com todos os aspectos do Universo.

Sofia136 07/02/2023

O livro é realmente muito bom. O início da leitura foi bem complicado, pra mim, porém não tinha nada a ver com o livro e sim comigo; resolvi voltar a ler esse ano pra não ter que ler ano que vem, acabei me surpreendendo, porque o livro é muito bom, a escrita e a forma que é organizado. Eu me apaixonei pelo Neil, com certeza lerei outras obras dele.

Sanches 23/02/2023

O livro tem tópicos diversos e cheios de respostas inesperadas e de pessoas diferentes. Gostei muito de ver vários pontos de vistas sobre o mesmo assunto.

Alguns assuntos são mais tocantes do que outros, alguns percebemos que o autor parece estar "zangado" com o que o escritor da carta diz e ao responder fica visível (pelo menos pra mim ficou).

O autor trouxe uma perspectiva muito boa e supriu minhas expectativas, me fez querer ler outro livro dele.

Eduarda P. 26/02/2023

"Continue olhando para cima"
De forma geral, gostei dos assuntos tratados no livro. Me identifiquei em muitos deles e acredito que outras pessoas se identificariam também; fora que as respostas inteligentes do Neil tornam o livro muito rico e deixam um ar de reflexão na mente. Ótimo para pensar.

P.s.: as perguntas que beiraram ao fanatismo religioso me angustiaram um pouco. Fora isso o livro é ótimo.

Davi 08/12/2023

Pensando por si mesmo
Esse título com certeza é mais fácil de preservar a característica de simplicidade, já que se trata quase que de perguntas e respostas entre Neil e o público, mas não dá pra deixar de destacar como as obras dele são leves de se acompanhar.

Os tópicos são científicos ao mesmo tempo em que trazem até lições de vida, só não considero 5 estrelas pois não gosto da maneira que alguns pontos são tratados.

Se procuram títulos de divulgação científica "introdutórios", com certeza os de Tyson são as minhas maiores indicações.

Eduardo Mendes 07/01/2022

Acredite na Ciência
Não é segredo pra ninguém que vivemos tempos estranhos. Temos a turma que defende que a Terra é plana, tem gente que não acredita na eficácia de vacinas, não podemos esquecer também dos que não acreditam na ciência. Sendo assim, é mais do que necessário buscar informações diretamente na fonte, afinal, Neil deGrasse Tyson é sem sombra de dúvidas o cientista mais popular da atualidade.

Meu interesse pelo tema surgiu quando assisti a série Cosmos, que trouxe a ciência pra dentro dos nossos lares de forma clara e objetiva, mesmo para um leigo no assunto como eu.

Respostas de um Astrofísico é um livro de leitura simples e que flui rapidamente. Temos aqui uma coletânea de cartas e emails recebidos e respondidos por Neil deGrasse Tyson ao longo dos últimos anos.

Com muita elegâcia Tyson responde diversas dúvidas de seus seguidores, expondo de forma bastante didática sua visão de mundo nos mais diversos campos da ciência, desde a origem do universo, passando por filosofia, religião, racismo, vida após a morte, terrorismo, astronomia, política e muito mais.

A grande sacada aqui é a capacidade do autor em colocar em termos simples algumas questões complexas. deGrasse é carismático, divertido em muitos momentos, extremamente ácido em outros, e mostra uma grande habilidade como comunicador.

Este é um livro que vai agradar os interessados por astronomia e procura uma porta de entrada neste universo fascinante e tão cheio de perguntas sem respostas. Tudo fica ainda mais interessante se você assistir a série Cosmos.

Respostas de um Astrofísico reforça o apoio à ciência e deixa uma mensagem de esperança para a humanidade, mesmo em tempos tão sombrios.

site: https://jornadaliteraria.com.br/respostas-de-um-astrofisico/

LiteraBruna 09/05/2022

Ok
Meu primeiro livro do autor. Não é bem oq eu esperava, acho q esperava mais questões sobre astrofísica em si, mas muitos assuntos me fizeram refletir (como a questão de religião x ciência e do negacionismo cientifico), e a argumentação dele é impevável (quando ele quer kkk). Porém, de 60% pra frente a leitura ficou arrastada; parece q ele pegou qualquer email aleatório só pra encher linguiça, dando respostas simplórias e sem lição nenhuma.