Insônia

Insônia Blue Barbosa

Resenhas - Insônia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

lady hideko 16/08/2021

Por mais irônico que o destino faça parecer: essa foi uma surpresa muito boa que tive em uma madrugada de insônia, cada estrofe desse livro fez meu peito ser socado e acariciado ao mesmo tempo, num bom sentido.

"Eu poderia afirmar que
Sentia falta
Do que não tive?
Eu costumava desejar
E esperar você dizer
Qualquer coisa, todo dia.
Mas então
Eu parei de esperar.

Foi como me libertar de uma prisão mental
E entender que família não significa
Necessariamente, amor.
Família às vezes é só obrigação,
Apenas acaso.

E se ficarmos com raiva
Até o fim das nossas vidas
de pessoas que mal fizeram questão
de fazer parte dela,
nós morreríamos tomados pela dor
e ainda assim, não sobraria nada
além do rancor
para se levar daqui.

Já passei tristeza, sensação de
Abandono ao pensar
nos motivos.
Já culpei a mim por não
Ser o bastante.

Já me enfureci
Escrevi poemas como esse para
Esse sentimento ir embora.

Hoje, eu aceito o que recebo.
Eu dou o mesmo que ela me doa,
Eu amo o menos que poderia.
Com alguém que me ofereceu
Nem metade do que eu merecia.

Eu parei de esperar."

_My 03/06/2021

oh, it's brutal here.
Amei. Quero ler mais e conversar com quem escreveu (sério.).
Os poemas me fizeram pensar muito e foram socos e ... Uau. Me vi muito neles.
Sério, leia (mas antes veja os gatilhos pfv).

Yasmin 12/10/2020

Puro e visceral
Insônia é um livro de uma autora que acompanho desde o início. Quando o peguei para ler, imaginei que já soubesse mais ou menos o que encontraria entre as páginas, mas me peguei cada vez mais imersa e sentindo cada palavra que Blue escreve com tanto sentimento. Me enxerguei em diversos poemas e senti o que Blue sente nos que não me encaixaram tanto. Insônia é um compilado de desabafos e gritos de ajuda em que não percebemos sair de nossas gargantas até lermos os versos e nos darmos conta. A carga emocional e pequenos choques de realidade em que sentimos durante a leitura é o ponto forte da autora. Enquanto a maioria se destaca escrevendo sobre amor, Blue escreve perfeitamente sobre medo, agonia, raiva, rancor, saudades e sentimentos que a maioria não gosta de lembrar que existem, mas estão aí e são tão necessários como os outros. E ela escreve de forma natural, como que propositalmente pra nos lembrar que não tem nada de errado em sentimentos negativos, eles compõem que nós somos. Insônia é uma leitura necessária demais e recomendo a todos que procuram entender a abraçar um pouquinho mais as suas próprias melancolias.

gabriella400 25/05/2022

impossível dar menos que 5. é pessoal, intenso, melancólico, humano. deus salve as sensíveis almas profundas!!!

gunsformonkeys 04/04/2021

foi uma leitura nova pra mim e foi uma surpresa boa, meu primeiro livro de poesia e eu curti muito. é uma leitura rápida e muito gostosa.

Deh (Taylor's Version) 05/10/2023

Tocou na alma
Esse foi mais um dos livros que peguei no evento do explode Kindle, e na real, eu achava que nem seria muito bom.
Me enganei, o livro é ótimo! Ele me tocou na alma em algumas partes.
Eu super leria novamente.

"O peso do tempo é insuportável. O topo do mundo é inalcançável ao dar-me conta que passei longe de atingir as estrelas. [a essa altura, pensei que estaria voando] Momentos que não voltam. Números que lhe julgam. Fases em que não te entendem. A exaustão de não enxergar um tempo certo que nunca chega. E a hipocrisia de quem não tem pressa para conquistar conquistas. Tentando convencer-me a esperar o que eu preciso para ontem. Sem rumo. Sem mapa. Sem respostas para tantas perguntas que ninguém responde. Sentimento de que não cresci o suficiente para ser adulta, mas sou grande demais para ter tempo de crescer."

Bella 20/12/2021

Maravilhoso!!
Sério, leia porque é incrível. Um poema mais lindo que o outro e quase todos me marcaram muito, ta o livro quase todo destacado kkkkkkk

Muito bem escrito e a divisão vai muito bem, criando uma linearidade muito boa.

Um dos meus favs pq senti demais foi: "Eu crio para sobreviver a mim mesma. A essa sensação de amar tanta gente e ainda sim sentir que não pertenço a nada. E ser tomada pela síndrome de impostora, pois ela é basicamente toda a minha vida."

Sério, muito muito bom!

Bruna de Paula 08/10/2020

"Optei por mim como jamais fiz. A pior parte de seguir em frente é quando você é a última a fazer isso."
São versos puros e reais Blue compõe com muita emoção e verdade.
Nesses versos encontramos alguém que se reinventou, que renasceu de algo que lhe doeu muito e renasce todos os dias. Blue mostra a importância de olhar pra si próprio com carinho, pela necessidade que temos de amar quem nós somos, antes de amar qualquer outra pessoa. É uma pessoa muito forte e te ensina a ser forte também com os seus versos, versos que te acolhem.
Sem dúvida nenhuma faço das dela, as minhas palavras "estas palavras bonitas embriagaram-me de uma sensação que jamais tivera antes: acolhimento."

giovanna.4 27/10/2020

poemas que me tocaram
Vi sobre o livro no twitter, e resolvi dar uma chance. Acabei me surpreendendo muito!

Cada poema me tocou de uma forma, foi um momento de grande reflexão. Enfim é um livro incrível que todos deveriam ler.

lais 24/04/2021

me encontro até sem palavras pra descrever esse livro, mas vou tentar fazer o meu melhor

primeiramente preciso destacar a escrita, a forma como cada verso foi capaz de transmitir tudo de maneira tão linda, porque é isso que esse livro é: lindo!

cada poema consegue te tocar de um jeito diferente, com um misto de sensações que chega a ser emocionante.

uma obra incrível que merece todo o reconhecimento do mundo!!

brumafilia 21/10/2020

Tão íntimo quanto um afago de avó pode ser
Poemas são mais difíceis de analisar, pois, acredito, e eu sendo uma mulher que se transborda em versos, eles não foram feitos para ninguém além de seu criador. Poemas vêm de um lugar tão profundo, tão sincero, tão subjetivo, que julgar as palavras em que se fizeram ? pois poesias são, antes de mais nada, sentimentos ? seria como julgar uma flor por ter brotado camélia, em vez de girassol. Sou incapaz, portanto, de me sentir no direito de julgar tais versos em si mesmos, mas posso dizer como eles foram sentidos em mim.

Blue é honesta como um céu sem nuvens, aberta como os oceanos em seus meios parecem ser. A autora se derrama em versos tão certeiros que sua poesia se torna um rio de flechas apontadas para nós, seus leitores-mar. Vi-me, por vezes, tão exposta que uma foto não teria sido mais reveladora, que minha assinatura não teria me deixado tão à mostra. E isso, creio, é a capacidade de alguém que, apesar de se ver enquanto nuvem, como um verso mesmo mostrou, brilha como o sol em todas as manhãs. Não importa que o teto do mundo esteja nublado, que uma tempestade atormente um vilarejo ribeirinho, o brilho sempre está lá, em algum lugar. E agora está aqui, nesta antologia de poemas que é tão doce quanto um afago de avó pode ser ? e, agora eu sei, que um dia foi para você.

Apesar de ser uma coleção de poemas, Blue conseguiu criar um enredo quase que narrativo. Eu vi personagens (um pai perfeccionista, um irmão "modelo", uma avó desistente, um afeto perdido), assim como vi espaços (um ônibus lotado, um metrô que seria o espaço para alguém que não veio, uma casa de tijolos que dá o relance de como todos um dia foram). Vemos uma personagem central que, por estar sendo constantemente ferida, se vê, talvez, como uma casa desgastada. Uma personagem que constrói para si (e em si) uma torre, em que ela mesma se torna a sua morada.

Uma torre, quem sabe, que se propõe a manter inalcançável alguém que foi e é tão fortemente pisada?

Você merece, Blue, cada tijolo dessa torre. Merece o mármore da sacada, o mogno de suas partes, as artes na parede. Merece a música que cantará por ela, o jardim que crescerá em sua base, a vista vasta e linda que sempre terá em sua janela. Merece toda a altura que conseguir atingir, não só como pessoa, mas como autora.

E eu estarei aqui, prometo, acompanhando-a ascender ao topo.

kath.stolze 25/12/2021

mais um nacional que eu amo
"Nada mais triste do que
um laço jurado
de eterno
sendo desfeito
por quem
prometeu a eternidade."

"E talvez até eu mesma
esteja cansada da minha própria companhia"

"Aprendi que era histérica,
exagerada, dramática.
Quando meu irmão chorou,
chamaram de sensível."

"Há uma festa com bebidas
e beijos molhados, roubados com
consentimento, olhares de desejo
que nunca conheci.
Essa é a juventude que eu perdi."

"Eu vi o que não vão me devolver,
experiências que jamais vou viver.
Eu vi as memórias que não tenho,
pois assisti os outros fazerem."

"As brincadeiras que machucam vão dizer
que 'você não entendeu'
Depois, espalham que você é louca
'Ela é fácil se magoar, não dá para brincar'.
Já que uma mulher é sempre louca quando
Ela manifesta o que sente."

Issa_ 22/10/2023

Insônia
Um livro cheios de poemas que levará o leitor a refletir sobre nossa vida no passado, presente e futuro. Passamos por processos de desenvolvimento desde quando nascemos até nossa vida adulta, e quando acontece algo na nossa infância que nos afeta acabamos levando isso para a vida adulta, algo que foge do nosso controle. A autora abordar temas muitos sensíveis como o suicídio, depressão, bullying e abandono parental. Então, é aconselhável para alguns pessoas que não leiam para não causar gatilhos e por isso eu espero que levem a sério o aviso, e caso alguém queira ler e ao longo do processo da leitura se sentir mal, pare! Falo isso para o bem estar da sua saúde mental.

_narasrocha 22/11/2020

HUMANO
Esse livro é muito real, tocante e emocionante. Me identifiquei em tantos momentos, e tenho certeza que quem ler irá se identificar também. Muito feliz por essa leitura.

the1nterrupted 23/07/2022

?Não tive tempo de pensar, Só cresci.
Não tive tempo de errar,
Precisei ser adulta
Ainda criança.?