Positivo Marcela Brazão

Resenhas - Positivo

1 | 2 | 3 | 4

Vic 02/02/2021

uma narrativa regada a sentimentos lindos e sinceros
Positivo conta a estória de Rosa, uma mulher de 40 anos, acima do peso, que enfrenta inúmeras dificuldades e traumas emocionais do passado, e se descobre grávida.
O livro descreve de forma simples, fluida, real e sincera, a mudança e evolução de Rosa após a descoberta da Gestação.
A narrativa carrega um significado incrível de força, mudança e auto conhecimento, capaz de envolver o leitor do início ao fim.
Alguns temas, apesar de não tão leves, fluem de forma agradável nos fazendo refletir. O livro é lindo, e expressa com maestria sentimentos reais, não aqueles descritos na maioria dos livros, mas aqueles que realmente representam o amor e o afeto.
A estória trata de temas necessários, como dependência emocional, abuso físico e psicológico, e a violência doméstica.
Indico muito o livro, e espero que os demais leitores se sintam acolhidos, como eu me senti, pelas experiências vividas pela Rosa.

site: https://www.instagram.com/p/CJo1pAlDbwp/?utm_source=ig_web_copy_link

bernadete.dalla 16/01/2021

Rosa vai viver os medos, os alívios, a insegurança sobre sua capacidade de amar, as instabilidades do mercado de trabalho, os palpites alheios e o temor de lidar com o pai do seu bebê.

Karla Samira @pacoteliterario 11/01/2021

Conto lindo sobre a realidade da mulher.
Amei o conto, super bem escrito por Marcela. O universo de Rosa é muito comum a diversas mulheres e me senti compreendida na história, rolou identificação com diversos acontecimentos.

Estou impressionada com a forma como a autora conseguiu abordar tão bem e em tão poucas páginas tantos assuntos importantes como violência doméstica, maternidade, gordofobia e homofobia.

Resenha completa no link.

site: http://www.pacoteliterario.com.br/2020/12/resenha-da-karla-positivo.html

@estantedamayra 26/12/2020

Uma maravilhosa surpresa!
Positivo me surpreendeu lindamente. Posso dizer que me identifiquei com Rosa. Com seus medos, seus receios, seus questionamentos. Me fez refletir e ponderar muita coisa, em várias perspectivas e de vários ângulos. Traz uma leitura simples, mas tão direta que impressiona. Os medos de Rosa em relação à gravidez, em relação ao seu corpo, se tornam os nossos medos também. Conseguimos sentir todo o receio que ela sente em relação ao ex-marido, todo o medo de se entregar novamente para alguém, e conseguimos entender toda a sua insegurança quando o POSITIVO chega e suas mãos. Vamos amadurecendo com ela à medida que as semanas de gestação vão passando, e torcemos por ela, por seu bebê, por seu novo relacionamento, por sua carreira. Torcemos para que tudo corra bem, que ela vença suas barreiras e se permita sentir o amor que ela tem para dar e receber. Positivo pra mim, é sobre recomeços, sobre “renascimentos”.

Eduarda Alves 13/12/2020

Acho que tem um olho na minha lágrima.
Impossível não se emocionar. Uma história tão simples, tão curta e tão bonita. Simplesmente linda.
vini 13/12/2020minha estante
historia incrivel amei dms ??? 1 estrela

Maíra Marques | @literamai 09/12/2020

Siga: @literamai
Rosa tem 40 anos, é gorda e vive com a irmã e a madrasta no Rio de Janeiro. Ela acabou de se livrar de um relacionamento abusivo e está se reencontrando em si mesma, no trabalho e em um novo relacionamento, no entanto, sua vida acaba virando de pernas para o ar ao descobrir que está grávida. E o pior... O pai provavelmente é seu ex agressor.

Com essa premissa já deu pra sentir que essa não é uma simples história para passar o tempo né? Rosa passou por muita humilhação em seu antigo relacionamento e precisar encarar uma gestação indesejada estava longe de seus planos. Ela precisa tomar uma decisão: Assumir ou não a gravidez? Contar ou não para o pai da criança?

Me identifiquei muito com a Rosa na questão da maternidade, pois quando descobri minha gravidez, parecia o fim do mundo. Não consegui aproveitar minha gestação e pensava que não seria capaz de amar o serzinho que se formava em meu ventre. Mas calma! A história não apresenta gatilhos. E o desfecho é muito bonito! Gostei muito também da autora ter trabalhado com personagens mais velhos, fugindo da mesmice de jovens adultos.

Além de assuntos como violência doméstica e maternidade, a autora ainda aborda a gordofobia e homofobia.

site: https://www.instagram.com/literamai

My dear books 29/11/2020

Positivo
Hello People!! Tudo bem com vocês??

Antes de falar sobre esse livro maravilhoso, quero falar algo muito importante pra vocês: deem uma chance aos escritores que estão começando sua jornada no mundo da literatura. Eu conheci esse livro através da minha querida amiga e parceira Thalita do ig @voandopelaestante e fiquei muito feliz por conhecer o trabalho da @marcelalendo .
Dito isto vamos ao que eu achei do livro...

Então, a Marcela me pegou de jeito com essa história porque esse livro trás reflexões muito importantes, no meu ponto de vista, pois não se trata de uma ficção é uma história real, com situações reais que ocorrem com várias mulheres em nossa sociedade atual que pode até ser uma parente, uma colega do trabalho ou mesmo uma amiga.

Além disso ele nos leva a percebermos o quanto muitas vezes nos falta empatia, sensibilidade e compreensão, pois ao invés de estamos tentando desenvolver essas características estamos muito ocupados julgando suas vidas, suas situações quando muitas vezes o que elas precisam é do nosso apoio.

Essa história se passa no Rio de Janeiro e conta a história de Rosa que em um período em que sua carreira tá decolando se vê grávida (numa idade que já não é considerada boa para nós mulheres), divorciada e morando na casa de sua madrasta que boa peça não é. Mas no meio de toda essa confusão ela consegue encontrar apoio e carinho nos braços de sua irmã Angela e seu namorado Leo.
Vou contar só isso pra não dar spoile hahaha

Lu de Andrade 16/11/2020

Inspiração
Positivo é um conto muito emocionante, com uma história muito real, eu amei acompanhar um pouco da história da Rosa, ela é uma inspiração, mesmo depois de tudo que ela passou, ela estava disposta a lutar pela sua própria vida e felicidade. Eu me apaguei tanto a história que queria ser melhor amiga da Rosa e estar ao lado dela segurando sua mão em todos os momentos difíceis e de felicidade. LEIAM esse conto incrível, só leiam! ??

@lidosdaluana

Mary 10/11/2020

@jornadadeumaleitora
Em 58 páginas, vamos conhecer a história de Rosa, uma mulher de 40 anos que passou por momentos difíceis com seu ex-marido, que era completamente violento e abusivo. Depois de se libertar desse peso, ela não poderia estar melhor, vivendo em paz, se aceitando e com um possível relacionamento sério a caminho. Até que descobre a gravidez e ela precisa decidir o que vai fazer e se irá contar para o pai do bebê.

Sabe aquela leitura linda e necessária? Uma história que terminei de ler e até suspirei de tão satisfeita que fiquei com o final. Primeiro livro da autora e não sei nem por onde começar a elogiar a escrita e o belo desenvolvimento do enredo. Marcela conseguiu neste pequeno conto me transportar para a vida de Rosa, entendi e senti perfeitamente cada medo, angustia e alegria da protagonista.

Por fim, só posso dizer pra vocês irem correndo ler e que torço para que sintam toda a intensidade deste conto.

Nathi 07/11/2020

A realidade da gestação...
Sabe aquele amor incondicional que surge assim que se vê nas duas listinhas no teste de farmácia, ou o "positivo" no teste Beta HCG?

Então?

A Rosa não sentiu!

Nesta noveleta, conhecemos Rosa, uma mulher gorda de 40 anos,divorciada, grávida e cheia de dúvidas e inseguranças.

Com marcas de um passado violento com seu ex-marido, Rosa está em um ótimo momento profissional e começando um novo relacionamento, quando descobre a sua gravidez.

Ao longo dos capítulos, vivenciamos as dúvidas e angústias que permeiam a maternidade, em especial quando você já não tem a idade considerada adequada e o peso considerado ideal. Porém em meio a todos os questionamentos, o maior deles é a capacidade de amar o bebê que cresce em seu ventre.

Rosa, assim como diversas mulheres está marcada pela violência física e psicológica que sofreu do seu ex-marido e que por ter acreditado mais uma vez em suas promessas, acabou se ligando a ele novamente em um laço que será para sempre.

Enquanto Violeta cresce, nos encantamos com o amor mostrado nas mais diversas formas. A lealdade entre Ângela e sua irmã,com a dedicação e companheirismo de Léo que nos faz lembrar, que a vida pode nos dar uma segunda chance para amar e principalmente com a descoberta do que é ser mãe por Rosa.

?Não idealize achando que o amor será uma explosão e que vai acontecer de repente, de um momento para o outro. Cada cuidado, cada carinho e cada preocupação é amor.?

A maternidade idealizada, o processo gestacional onde tudo são flores, não é a realidade expostas nas páginas de ????????.

Encontramos questionamentos, angústias, preocupações e as mudanças que uma gravidez não planejada pode gerar.

É um processo de conhecimento de uma mãe com as mudanças no seu corpo e no seu coração.

? Super recomendo é uma leitura rápida, fluída e real.

Duda1576 30/10/2020

A autora soube abordar com responsabilidade todos os temas!
Primeiramente, quero dizer que amei essa capa assim que a vi! O conto trata de temas muito importantes como autoestima, relacionamento abusivo, gravidez não-desejada, gordofobia entre outros. A autora soube abordar com muita responsabilidade todos os temas, inclusive os mais leves como os sentimentos e acontecimentos da gravidez de Rosa.
PS: Pode conter gatilhos de relacionamento abusivo

BY: @estacoesliterarias

Eduardo Ogalves 30/10/2020

Positivo
Livro tocante, realista, brasileiro, expositor de tabus e provocador de pensamentos do começo ao final. Uma situação pode te fazer desacreditar das pessoas boas que existem no mundo.

Cheirinhodelivro 28/10/2020

Representatividade
Adoro histórias que mostram a realidade de vida de pessoas e situações reais! O que a protagonista passou, com certeza muitas mulheres já passaram ou, infelizmente, ainda passam. Sair de um relacionamento abusivo é muito difícil, e os traumas que ficam só é superado com muita determinação e amor daqueles que realmente a querem bem. Fiquei com o coração apertado em vários momentos, senti o dilema sobre a revelação da paternidade da criança, fiquei com muito ódio da madrasta (ô mulherzinha horrível!). É uma leitura bem rapidinha, em uma hora mais ou menos termina, mas traz ensinamentos preciosos de representatividade, superação, força e muita coragem. Recomento MUITO!

Amanda.Riselli 23/10/2020

Resenha completa no meu insta literário @amanda_riselli
Positivo é uma noveleta emocionante, escrita com muita sensibilidade e que traz à tona vários assuntos delicados, entre eles: as preocupações de uma gestante com as instabilidades do mercado de trabalho - tema pouco retratado na literatura, o que torna o enredo especial e singular. Eu sorri, chorei e torci muito pela Rosa durante a leitura! Ela precisava de uma motivação maior para renascer, aprendendo que o verdadeiro amor é bom, companheiro e respeitoso e o bebê veio justamente para mudar sua visão de mundo! ?

Bárbara 21/10/2020

Tocante e bastante atual
Há quem diga que a maior alegria da vida se deu no momento em que se descobriu a gravidez. Isso é uma constante, mas não a realidade universal. Foi o que aconteceu com Rosa. Aos quarenta anos e recém separada, viu-se grávida de um homem com quem havia construído uma vida. Após 12 anos de relacionamento abusivo, ela conseguiu se soltar das amarras.

Numa escrita rápida e interessante, passamos a ver e a acompanhar as angústias da personagem. Uma história que cativa, e que ensina que é preciso se colocar na situação do outro.

O relacionamento tóxico a fez ter medo de contar para o pai da criança. Apenas quem passou na pele, ou já viu de perto, talvez entenda essa situação. Na noveleta, Rosa também mostra desconforto por estar em um novo relacionamento, e não saber como se comportar sobre essa gravidez. O novo namorado é bem mais novo, e isso também é um entrave. Há, ainda, o medo de perder o emprego após a licença maternidade, prática infelizmente tão comum, mesmo Rosa tendo uma carreira estável como supervisora numa empresa.

A autora nos entrega uma forte carga dramática e reflexiva. É uma jornada de dúvidas e de medos, de autoconhecimento e de aceitação. Temas como violência doméstica (física ou moral), preconceito, gordofobia, perda do emprego, inseguranças, homofobia e esperança são encontrados aqui.

Outro tema bem trabalhado foi a cobrança de ser excelente mãe desde o primeiro instante. Não somos um molde. Para Rosa, não foi fácil se ver grávida. Como você agiria ao saber que estava grávida de seu ex agressor? Complicado. Mas a experiência mostra que o amor é uma construção diária, que passa longe da maternidade idealizada, e que a empatia é uma ferramenta indispensável nesse processo. É uma história para ser lida com o coração. Que tantas outras mulheres se sintam representadas, e saibam que um olhar mais generoso sobre si mesmas é essencial.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

1 | 2 | 3 | 4