Positivo

Positivo Marcela Brazão

Resenhas - Positivo

1 | 2 | 3 | 4

Duda1576 30/10/2020

A autora soube abordar com responsabilidade todos os temas!
Primeiramente, quero dizer que amei essa capa assim que a vi! O conto trata de temas muito importantes como autoestima, relacionamento abusivo, gravidez não-desejada, gordofobia entre outros. A autora soube abordar com muita responsabilidade todos os temas, inclusive os mais leves como os sentimentos e acontecimentos da gravidez de Rosa.
PS: Pode conter gatilhos de relacionamento abusivo

BY: @estacoesliterarias

NanyAlvim 23/09/2021

A leitura flui muito bem e a leitura é rápida.
Positivo é uma história linda de empatia, superação e amor. Vale muito a leitura ?

Amanda.Riselli 23/10/2020

Resenha completa no meu insta literário @amanda_riselli
Positivo é uma noveleta emocionante, escrita com muita sensibilidade e que traz à tona vários assuntos delicados, entre eles: as preocupações de uma gestante com as instabilidades do mercado de trabalho - tema pouco retratado na literatura, o que torna o enredo especial e singular. Eu sorri, chorei e torci muito pela Rosa durante a leitura! Ela precisava de uma motivação maior para renascer, aprendendo que o verdadeiro amor é bom, companheiro e respeitoso e o bebê veio justamente para mudar sua visão de mundo! ?

@lendosonhando 13/09/2021

Conto muito gostoso de ler que aborda temas importantes como gordofobia, relacionamentos abusivos e novas chances de recomeços.
Vibrei com cada vitória da Rosa e torci pelo seu final feliz
@lendosonhando

bernadete.dalla 16/01/2021

Rosa vai viver os medos, os alívios, a insegurança sobre sua capacidade de amar, as instabilidades do mercado de trabalho, os palpites alheios e o temor de lidar com o pai do seu bebê.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 14/10/2020

Uma avaliação positiva
Aos 40 anos, solteira, acima do peso, morando na casa da madrasta, reconstruindo a vida, Rosa descobre-se grávida. E, apesar de tudo o que acabei de listar, esta não é a história de uma pobre coitada que acha a vida injusta. Não, Rosa é uma mulher forte, capaz de dar a volta por cima quantas vezes forem necessárias. Mas, mais que isso: Rosa é uma mulher real.
A narrativa em primeira pessoa torna a história quase um diálogo conosco. Um diálogo no qual temos a possibilidade de conhecer o passado e o presente de Rosa. Mais ainda: o passado que se faz presente em seus medos, inseguranças, angústias.
Positivo é um livro que consegue, mesmo em sua curta extensão, abordar temas muito importantes como relacionamento abusivo (e tantas coisas que giram ao redor disso, como inseguranças, os outros desacreditando a sua história…), gravidez após os 40 anos, padrões de beleza (e peso) impostos pela sociedade (e por médicos também, diga-se de passagem), gravidez e mercado de trabalho, homofobia… Enfim, tem muito pano para manga ao longo dessas páginas.

site: https://blogdastatianices.com/2020/10/14/positivo-marcela-brazao/

Thalita - @voandopelaestante 20/10/2020

Só amor por esse livro
Estou até agora emocionada com esse livro, ele me tocou de uma tal forma que quero gritar aos quatro cantos do mundo para que todas as mulheres leiam essa maravilha.

Nós conhecemos aqui Rosa que aos 40 anos descobre que está grávida de seu primeiro filho. Rosa sofreu muitos anos em casamento onde ela sofria com um relacionamento abusivo, onde aos olhos dos outros ela tinha um marido perfeito, até que ela conseguiu se libertar.

Porém Rosa tem seus traumas e medos de se apaixonar novamente, ela conhece Leo que é alguns anos mais jovem que ela e encontra nele sentimentos que estavam adormecidos mas que ele aos poucos faz reviver, e então aí ela tem uma notícia está grávida e agora???

Esse livro me fez ter vários sentimentos, consegui sentir a luta interna que Rosa tinha com ela mesma, sua insegurança, amei a irmã dela que sempre esteve junto com ela para tudo e o Leo então que personagem maravilhoso, ele mostrou que idade é apenas números porque para ter caráter não precisa ser velho.

Gostei muito de ver a Rosa se soltando de suas amarras, mesmo com medo dos sentimentos ela foi corajosa pela sua filha mesmo com todos seus conflitos internos.

Gente leiam esse livro ele é incrível, ele vai tocar você de uma forma que não tem como não amar ele.

Bárbara 21/10/2020

Tocante e bastante atual
Há quem diga que a maior alegria da vida se deu no momento em que se descobriu a gravidez. Isso é uma constante, mas não a realidade universal. Foi o que aconteceu com Rosa. Aos quarenta anos e recém separada, viu-se grávida de um homem com quem havia construído uma vida. Após 12 anos de relacionamento abusivo, ela conseguiu se soltar das amarras.

Numa escrita rápida e interessante, passamos a ver e a acompanhar as angústias da personagem. Uma história que cativa, e que ensina que é preciso se colocar na situação do outro.

O relacionamento tóxico a fez ter medo de contar para o pai da criança. Apenas quem passou na pele, ou já viu de perto, talvez entenda essa situação. Na noveleta, Rosa também mostra desconforto por estar em um novo relacionamento, e não saber como se comportar sobre essa gravidez. O novo namorado é bem mais novo, e isso também é um entrave. Há, ainda, o medo de perder o emprego após a licença maternidade, prática infelizmente tão comum, mesmo Rosa tendo uma carreira estável como supervisora numa empresa.

A autora nos entrega uma forte carga dramática e reflexiva. É uma jornada de dúvidas e de medos, de autoconhecimento e de aceitação. Temas como violência doméstica (física ou moral), preconceito, gordofobia, perda do emprego, inseguranças, homofobia e esperança são encontrados aqui.

Outro tema bem trabalhado foi a cobrança de ser excelente mãe desde o primeiro instante. Não somos um molde. Para Rosa, não foi fácil se ver grávida. Como você agiria ao saber que estava grávida de seu ex agressor? Complicado. Mas a experiência mostra que o amor é uma construção diária, que passa longe da maternidade idealizada, e que a empatia é uma ferramenta indispensável nesse processo. É uma história para ser lida com o coração. Que tantas outras mulheres se sintam representadas, e saibam que um olhar mais generoso sobre si mesmas é essencial.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Cheirinhodelivro 28/10/2020

Representatividade
Adoro histórias que mostram a realidade de vida de pessoas e situações reais! O que a protagonista passou, com certeza muitas mulheres já passaram ou, infelizmente, ainda passam. Sair de um relacionamento abusivo é muito difícil, e os traumas que ficam só é superado com muita determinação e amor daqueles que realmente a querem bem. Fiquei com o coração apertado em vários momentos, senti o dilema sobre a revelação da paternidade da criança, fiquei com muito ódio da madrasta (ô mulherzinha horrível!). É uma leitura bem rapidinha, em uma hora mais ou menos termina, mas traz ensinamentos preciosos de representatividade, superação, força e muita coragem. Recomento MUITO!

Luiza Helena (@balaiodebabados) 10/02/2022

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Alerta de gatilho: gordofobia, menção à relacionamento abusivo, homofobia

Em Positivo vamos conhecer Rosa, uma mulher de 40 anos que vê sua vida mudar completamente ao se descobrir grávida do ex-marido abusivo.

Eu acho incrível a capacidade de certos autores de consegue passar tanta coisa em um conto de poucas páginas e aqui não foi diferente. Desde a primeira linha eu fui arrebatada por Rosa e sua força de vontade. Mesmo quando tudo parece perdido depois do resultado do seu exame, ela não se deixa abater.

Marcela tocou em muitos pontos importantes aqui que envolvem gravidez. O medo de perder o emprego após a licença-maternidade, os experts em filho e gestação que sempre tem um palpite para dar sendo que nem filho possuem, as dificuldades de ser mãe solteira, o receio do ex-marido abusivo em querer voltar à sua vida. Além disso tudo, Rosa ainda sofre gordofobia, mas encara tudo de cabeça erguida.

Apesar de se sentir sozinha, Rosa conta com o apoio integral da sua meia-irmã Ângela. O pouco que se mostra da relação das duas dá pra perceber que o companheirismo e a amizade estão sempre presentes e uma pode contar com a outra sempre. Inclusive adorei o pouco que vi da Ângela e fiquei interessada em saber mais da sua história com sua namorada.

Durante dez capítulos acompanhamos a gestação de Rosa e outro ponto que achei legal a discussão foi a questão do amor de mãe. Há essa crença urbana na sociedade que a mãe começa a amar seu filho no momento que descobre a existência, mas não é assim que a banda toca. Rosa também tem seus momentos de dúvida em relação à sua gravidez, medo de não ser uma ótima mãe, medo de depressão pós-parto. São assuntos que ainda não são tão debatidos na sociedade e gostei que Marcela trouxe aqui.

Apesar dos temas mais sérios e pesados, Marcela os aborda de forma bem precisa, leve e natural. Sua escrita é muito gostosinha e sendo a narração em primeira pessoa você consegue se apegar rapidamente a Rosa. O conto está disponível na Amazon e no Kindle Unlimited. Fica aí uma super dica!

site: https://www.instagram.com/p/CZuvu7LPtn9/

lady day 12/01/2022

Curto, porém necessário!
Meu Deus só de pensar a quantidade de mulheres que passa pela mesma situação, ou uma situação similar a da protagonista no Brasil é surreal...

Um conto tão curto, mas um conto mais que necessário.

Quantas mulheres não se dão bem com seus familiares dentro de casa?
Quantas mulheres engravidam fora de um relacionamento sem intenção?
Quantas mulheres não sofrem gordofobia?

Nada além de NECESSÁRIO pra essa oba :)

Cy | @apenasleitores 03/10/2021

Uma história que me prendeu do inicio ao fim
Rosa tem 40 anos, está em um emprego que ama, fazendo planos de ter sua própria casa, liberta de um relacionamento abusivo depois de 12 anos juntos e recomeçando no amor

Mas, de repente sua vida vira de cabeça pra baixo, qndo ela descobre que está grávida. Agora terá que cuidar de uma criança e não sabe se conseguirá concluir seus planos

Com esse novo rumo que sua vida tomou, Rosa precisa vencer as inseguranças e descobre que tem mto apoio da irmã Ângela que desde o início fica ao lado de Rosa

Além de tudo, ainda existe o dilema de contar ou não ao pai do bebê. Já que ela não sabe o que fazer em relação a isso

É uma leitura mto rápida, mas tbm mto impactante. Rosa parece ser uma vizinha que vc conhece, já que os problemas são mto bem retratados

É uma história sobre medo, insegurança, recomeços. Abordados de uma maneira super consciente

Eu já tinha lido um conto da Marcela e tinha gostado bastante da escrita dela. Nesse eu me senti mto dentro da história, o que eu adorei e com certeza quero ler outros dela

É uma ótima leitura, apesar de abordar alguns temas mais pesados, a autora faz isso com responsabilidade e de um jeito delicado. O que eu achei sensacional

Tathi (@Doidosporserieselivros) 22/06/2021

Olá queridos amigos leitores! Já falei para vocês que sou a viciada em reels né? Pois ultimamente venho descobrindo ótimos autores que não conhecuia pela curiosidade que seus reels inspiram.
E ontem foi a vez de conhecer a escrita da autora @escritoramarcelabrazao .

?? "Não idealize achando que o amor será uma explosão e que vai acontecer de repente, de um momento para o outro. Cada cuidado, cada carinho e cada preocupação é amor."

Rosa é uma mulher divorciada que sobreviveu a um relacionamento abusivo, só que o destino gosta de brincar com as pessoas e logo quando sua vida está para melhorar ela descobre que está grávida de seu ex, e que sua vida dará um giro de 360°.

?? " Agora, vou chegar lá gravida aos 40 anos e gorda... Já estou prevendo a bronca e o terrorismo."

Comecei o livro achando que seria apenas uma história de gravidez fora de hora, porém me surpreendi com uma trama que falava de padrões corporais, auto estima da mulher, violência, e preconceito contra LGBTs.
A madrasta de Rosa é a legítima mulher de família tradicional brasileira que inferniza a vida dela por ser gorda e separada, e a de sua irmã por amar outra mulher.

Todos os assuntos foram tratados com seriedade, e mais que tudo com naturalidade, nas palavras e nos acontecimentos.

Em poucas páginas me emocionei com o apoio que Rosa recebeu em um momento tão crítico e torci para que o crápula do ex marido pagasse pelo que fez, morresse ou simplesmente ficasse longe.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora , mas pretendo ler outras publicações de sua autoria em breve.

Positivo está disponível em formato digital pela Amazon e Kindle Unlimited.

#positivo #marcelabrazão #gordofobia #homofobia

Juliana.Santos 23/08/2021

Rosa foi casada por 12 anos e agora tenta deixar tudo que o sofreu para trás. Ricardo, seu ex-marido, era um crápula e agredia Rosa física e psicologicamente.
Ricardo era tão dissimulado, que até a família de Rosa ele conseguia enganar.
Foi muito difícil para Rosa conseguir aceitar que estava em um relacionamento abusivo e mais difícil ainda dar um basta nessa situação.
Ela estava começando a dar os primeiros passos sozinha. Tinha conseguido um bom emprego e estava planejando retomar os estudos em breve.
Ate aquela manhã , Rosa tinha certeza de que as coisas estavam caminhando bem.
Agora ela não sabe de mais nada.
Ela acabou de descobrir que está gravida.
E adivinha...
Rosa tem quase certeza de que o filho é do Ricardo.🤤🤤🤤
E agora, como vai ser?

Positivo é uma historia curtinha e retrata diversas angústias femininas: insegurança de não ser uma boa mãe, o medo de ficar desempregada depois da gravidez, os julgamento das pessoas, a falta de autoestima e etc.
A autora consegue abordar questões sérias e muito importantes sem perder a leveza e de forma muito delicada.
Vale muitooo a pena ler!

site: https://www.instagram.com/cantinho_da_coruja/

1 | 2 | 3 | 4