Síndrome da impostora

Síndrome da impostora Rafa Brites

Resenhas - Síndrome da impostora

Karol 15/12/2021

Necessário
Quando comecei achei que poderia ser apenas um relato da minha vida. A Rafa consegue abordar aqui aquilo que muitas mulheres vivem diariamente, com propriedade, algo que é tão íntimo e pelo visto tão comum. Muito bom, li praticamente de uma vez.

Thalia.Stephanie 12/12/2021

Perfeito
É surreal perceber que nossas ações, pensamentos e forma como nos sentimos mostra tem razões, uma dessas é síndrome da impostora, não fazia ideia de que tinha tantas mulheres incríveis se sentindo assim. Perceber sobre como não estou estou sozinha nessa me faz ter mais fé em mim e continuar seguindo e cuidando da impostora que mora em mim sem permitir que ela me sabote.

Danilo 11/12/2021

Quem nunca?
Rafa (olha a intimidade com a autora) consegue descrever sobre um fenômeno não patológico, mas que trava a vida de muita gente. Um livro super objetivo e muito claro sobre esse aspecto de sentir que somos uma farsa. O livro é uma conversa para um perfil bem específico, mas é impossível não se identificar com alguns pontos. Não é uma obra excepcional, mas é uma conversa super bem descontraída e relevante. Recomendo apesar da nota não ter sido alta.

Dani 04/12/2021

Óbvio
Acho que já li tudo que tem nesse livro em outros livros de autoajuda, a autora tem algo que amo que é um tom engraçado. Mas não leve minha opinião em consideração se você for uma mulher, porque parece que o livro foi feito para mulheres e minha opinião pode estar enviesada porque tem claramente tem coisas que não entendo.

Dani 17/11/2021

Surpresa boa!
Aqueles achados da Amazon hehehe...
Então, as primeiras 50 páginas me prendeu de uma forma que me senti extremamente acolhida, fiquei impressionada como me identifiquei em praticamente todas as situações mencionadas! A escrita da Rafa é leve, simples e bem humorada, parece que realmente estamos conversando hahaha
No entanto, acho que por ser um livro bem curtinho, alguns assuntos senti que foram só pincelados sendo mostrados de uma forma bem rápida e superficial!
Enfim, achei um bom livro de introdução, para conhecer e quem sabe se identificar com a Síndrome da Impostora.

Raiana 16/11/2021

É bom.
Não é um livro com embasamento teórico, a própria autora deixa claro que a síndrome não é algum transtorno (síndrome de impostora é um termo do senso comum), mas um "sentimento" que temos de invalidarmos nossas conquistas ou capacidades. Não propõe grandes reflexões, mas traz uns bons insights sobre alguns posicionamentos que temos diante de nossos méritos. É um livro do tipo "tô te dizendo algo que você provavelmente já sabe, então, vamos agir?".

bibooks | Biqueen 13/11/2021

Esperava mais? Sim.
Entendo que pra quem tá trilhando o caminho do autoconhecimento esse livro pode ser um divisor de águas. Mas para aqueles que já tão na luta faz um tempo, ele só confirma o que você suspeitava. Sim, sofro da síndrome de impostora. Não, eu não consigo pensar que é melhor ir com medo mesmo. Sei lá.
No geral é um bom livro, rápido de ler, com alívio cômico e escrita fácil. De qualquer modo vale a leitura, independente de que parte do caminho a pessoa esteja.

Kathleen 09/11/2021

A impostora somos nozes
Menina, então... Eu gostei por mostrar uma visão sobre pessoas que sentem a síndrome do impostor também e tal, principalmente mulheres e o fato de a gente se sentir assim de forma mais intensa por causa do machismo; mas achei tão simples a leitura. Assim, não faz a gente entender como parar, é mais um "Olha galera, eu também sinto e isso existe" do que um "olha galera como a gente pode contornar ou reduzir esse rolê, olha como eu aprendi..."
Mas é interessante ver isso sendo mostrado em diferentes pessoas e existências e mais ou menos o porquê de isso acontecer.

Stella 08/11/2021

Acolhedor
Assim como muito material público da Rafa, ela tem uma linguagem acessível e real.
O conteúdo não foi muita novidade pra mim, que a sigo nas redes sociais, mas é cada tapa na cara necessário que a leitura se torna essencial.

LARISSAFAMBRI 02/11/2021

Uau
Esse livro foi um acalento muito grande para o meu coração, a autora soube abordar o assunto muito bem. Realmente é um livro voltado mais para as mulheres principalmente na parte final do livro, no geral, gostei muitíssimo.

Livinha 25/10/2021

Divertido!
Curtinho e super divertido. Me identifiquei em vários pontos que a autora tece sobre a síndrome da impostora.
Sem dúvida, minha psicóloga ainda tem muitos pontos a trabalhar comigo! ?

Paula.MTerra 21/10/2021

Vale a leitura!
Gostei do livro... vários trechos dão um chacoalhão bem grande, rsrs... leitura rápida, leve, recomendo!

Siliane.Ferrari 20/10/2021

Nota 10/10
É muito bem escrito, a autora (Rafa Brites) trata sobre a insegurança que nos impede de realizar nossos sonhos. Com dicas, exemplos e alto astral, o tema é abordado de uma forma leve. Vale a leitura

Maria.Thereza 16/10/2021

Ameeeei
Leitura fácil e rápida, mas que faz a gnt refletir muuiito! Eu amei a forma da Rafa escrever, bem leve e bem "gente como a gente"! recomendo demais!

Vanessa 05/10/2021

Deixe a máscara cair
Ótima reflexão e, de certo modo, tapa na cara para deixar de menosprezar a si mesma. Com falas de outras mulheres entendi melhor a sensação que me trava e joga pra baixo.
A partir do livro tento me ver e me tratar da mesma forma que vejo e trato o próximo, com gentileza e honestidade.