The Great Divorce

The Great Divorce C. S. Lewis

Resenhas - O grande divórcio

Gabriel.Endo 01/01/2024

O Grande Divórcio
O Grande Divórcio é um livro muito leve e tranquilo de se ler. Não é uma leitura demorada. Muito pelo contrário, é um livro rápido de se ler justamente porque não é um dos mais complicados do C. S. Lewis e a história te envolve muito, não te dando vontade de parar a leitura.

Basicamente, o livro nos leva para um mundo pós-morte, que se assemelha bastante a um purgatório, onde existem várias almas vazias que estão vagando até um outro lugar, sem saberem ao certo onde é (embora nós, como leitores, já saibamos que se trata do céu).

Acontece que, no caminho para o céu, eles se deparam com diversas situações onde cada personagem deve abdicar de suas próprias vontades, rancores, sonhos e de seu próprio passado para continuarem. Muitos escolhem por vontade própria voltar para o purgatório, que já não teria mais este nome para elas, mas sim, seria o próprio inferno.

As histórias que a gente acompanha durante a leitura são realmente interessantes e algumas até emocionantes. Você torce para que as personagens decidam se render a Deus e aceitar continuar o caminho, por mais difícil que ele seja, mas a grande maioria, incentivada pelo seu próprio Eu, acabam desistindo e voltando para o inferno.

Embora a história se passe em um mundo pós-morte, ela retrata apenas a caminhada de nós, como humanos, aqui na terra. A caminhada que irá nos levar ou para a Eternidade, ou para a Morte. No fim, o livro diz muito mais sobre as escolhas que todos temos que fazer aqui na terra do que propriamente sobre o que irá acontecer quando morrermos. Trata-se de deixar claro para os leitores que a escolha de sermos condenados ou não é totalmente nossa e não de Deus.

Embora não seja o primeiro livro que eu vá recomendar para alguém, gostei muito da leitura e te incentivo a ler caso tenha curiosidade. Vale a pena!

Miguel.Sardenberg 30/12/2023

Fico com a minha frase favorita do livro:

Por quanto tempo você suportaria contemplar, sem as lentes do Tempo, a grandiosidade da sua própria alma e a realidade eterna da sua escolha?

Davitorress 25/12/2023

A genialidade de C.S.Lewis
O Grande Divórcio de C.S. Lewis é uma obra que explora temas religiosos por meio de uma alegoria cristã. Nesse livro, os personagens fazem uma jornada do Inferno para o Céu, onde encontram diferentes figuras com abordagens e diálogos incríveis que representam questões éticas e teológicas. As críticas elogiam a imaginação e a profundidade filosófica de Lewis, além de sua habilidade de apresentar conceitos complexos de maneira acessível. No entanto, algumas críticas sugerem que a narrativa pode ser interpretada de maneiras diversas, dependendo da perspectiva do leitor, o que pode gerar debates sobre sua mensagem precisa. No geral, O Grande Divórcio é apreciado por sua exploração criativa e provocativa de temas espirituais. E o livro destaca-se por sua narrativa única e alegórica, onde C.S. Lewis utiliza sua maestria literária para explorar questões profundas de fé e moral. A riqueza simbólica e a imaginação vívida do autor proporcionam aos leitores uma experiência cativante, incentivando a reflexão sobre temas espirituais e existenciais. A habilidade de Lewis em transmitir conceitos complexos de maneira envolvente e acessível contribui para tornar esta obra uma leitura estimulante e duradoura, apreciada por aqueles que buscam uma exploração literária profunda de questões fundamentais da vida e da fé.

Mayara945 22/12/2023

Fabuloso
Reflexivo, bem-humorado, cristocêntrico. Lewis é sem dúvidas um dos meus autores favoritos. Não há como ler uma obra sua e não gastar tempo pensando no que se leu.

Em O grande divórcio, somos apresentados aos moradores da Cidade Cinzenta, que um certo dia fazem um excursão de ônibus para as Montanhas. Quando chegam lá, percebem o quanto são transparentes e fantasmagóricos.
Apesar das montanhas representarem toda a felicidade e completude, nosso amigos fantasmas não conseguem abandonar os sentimentos e mágoas que trouxeram como bagagem, o que os impossibilita de permanecer naquele lugar tão maravilhoso.

Uma bela fantasia cristã, que de forma lúdica e bem humorada nos leva a refletir em como o Inferno (ou uma mentalidade pecaminosa) jamais pode se encaixar no Céu.

Kedma.Favero 20/12/2023

O grande divórcio
É um livro bem curto, mas traz umas reflexões muito boas.
Achei que o Lewis viajou legal aí kkkkkk me senti lendo um As Crônicas de Nárnia mais complexo

Gostei, vale a leitura!
Jessica 22/12/2023minha estante
Também achei que ele viajou um pouco quando li hahah

Luan.Moura 18/12/2023

Vai embarcar de volta?
Esse livro é profundo em conteúdo e nos faz ir fundo em reflexão. Lewis aborda de forma cativante assuntos complexos como céu e inferno, bem e mau, graça e misericórdia.
Consegui sentir os ensinos de Lewis já escritos em outros livros como ?Os 4 amores? e até mesmo resquícios de Nárnia.
É mais uma fantástica alegoria que nos faz refletir bastante com a finalidade de ao guardar o livro na estante, deixar também alguma coisa mudar dentro de nós .
Frases ótimas de um confronto pesado nos são apresentadas logo de início. Mais uma vez, Lewis cativa-nos.

Nessa história, podemos conhecer o personagem principal, narrado em primeira pessoa, que sai do inferno (uma cidade cinza e solitária) e vai ao Céu. Em meio a muitos diálogos que tal personagem acompanhando a situação de muitas pessoas e com o auxílio de seu mestre, pode escolher se ficará no céu ou retornará ao inferno no mesmo ônibus que veio.
Cada diálogo fornece-nos pontos de profunda reflexão e análise. Nos ensina e nos faz ver a realidade que está tão perto de nós e em nós mesmo? o máximo é que são coisas que não nos permite permanecer no céu .
O personagem vai entendendo a cada encontro que tem, a seriedade da escolha que está diante dele o que é crucial para ele fazer sua decisão.
O certo é que, nem o personagem e nem nós conseguimos ser os mesmos do início do livro.
Então embarque nessa aventura e reflita de uma forma surpreendente sobre a sua própria decisão!

Lanny 14/12/2023

C.S Lewis genial como sempre.
Há tempos que não lia um livro tão complexo e ao mesmo tempo tão bom e rápido de ser lido o Lewis traz nesse livro uma resposta ao livro: o casamento do céu e inferno do autor Black (para entender melhor, leia o livro)
Tendo o próprio Lewis como protagonista a historia é um mistura de alegoria com metáfora e fantasia, uma viagem LITERALMENTE, leiam essa obra prima!

Tete 13/12/2023

Incrível
"Não, não há escapayória. Não existe céu com um pouco de infeno, nem um plano para guardarmos um pouco do diaboo em nosso coração ou em algum lugar escondido. Satanás deve ir embora e, co ele, cada vestígio seu, por menor que seja." Dita essas palavras acredito que as minha proximas palavras serão pequenas em comparação mas nesse livro é nitido o quanto somos livres para escolhermos todos os dias qual caminho queremos seguir, Deus quer verdadeiros adoradores, pessoas que sejam apaixonadas pelas coisas do reino e que nada desse mundo tomem esse lugar nas nossas vidas. Amamos com um amor imperfeito as outras pessoas sem o Senhor e só dele provém o amor e todos os frutos do espírito. Muito bom, livro com uma inguagem fácil porém bastante profundo que em cada história podemos puxar a biblía para nos basearmos.

Taise.Arruda 07/12/2023

Através da alegoria de um fantasma, Lewis aborda a visão cristã de o que ocorre após a morte
O fantasma descreve como ele e outros pegam um suposto ônibus para o céu.
Fala do inferno, de salvação, de escolhas, perdão, absolvição entre outros temas puramente cristãos.

Sabriss 26/11/2023

"Não, não há escapatória.Não existe céu com um pouco de inferno,nem um plano para guardarmos um pouco do diabo em nosso coração ou em algum lugar escondido. Satanás deve ir embora e,com ele ,cada vestígio seu,por menor que seja."

Uma obra profunda que te faz refletir sobre o quão triviais são os apegos humanos, mostra o quanto somos imerecedores do céu.

Suane 23/11/2023

Uma viagem - literalmente
Esse foi o livro mais doido que Lewis já escreveu...e olha que ele inventou o personagrm de um diabo mandando cartas pra um demônio aprendiz, um guarda roupas que leva a reinos diferentes...uma loucura.

Entendi foi nada!

Bruna 14/11/2023

Mais um livro lido de Lewis, o quarto. Sou apaixonada pela genialidade dele! Neste, por ser um livro de fantasia, uma alegoria, ficou explícita a sua criatividade. Na trama, um ônibus sai do inferno com destino ao paraíso e quem quiser ficar, fica. Lewis leva o leitor junto nessa viagem que culmina em reflexões sobre Deus, graça, o bem, o mal etc. Além de tudo, no último capítulo, uma surpresa! Muito bom! ??

?No final, existem apenas dois tipos de pessoas. As primeiras são aquelas que dizem a Deus: ?Seja feita a tua vontade?; as outras são aquelas às quais Deus, por fim, diz: ?Seja feita a tua vontade?.? (p. 87)

Samyra16 12/11/2023

Meu Deus que livro forte!!!
Leiam vale muito a pena
Que possamos buscar conhecimento em todo tempo!!!

Mariana 10/11/2023

Inferno ou Céu?
Este livro foi escrito em forma de fábula, uma das especialidades da escrita de Lewis. Lewis se inspirou nas obras "A Divina Comédia" e "O Peregrino".

Consegui absorver algumas coisas interessantes do livro, mas, creio que não leria novamente.

Lendo ele, você pode pensar muito a respeito das coisas da Terra que nos afasta de Deus, até mesmo aquelas coisas que podem parecer insignificantes, mas que podem acabar se tornando um ídolo.

O livro em si é de média compreensão, você apenas precisa se atentar aos detalhes e também se lembrar dos personagens que vão surgindo.

Ao longo do livro aparecem muitos personagens e talvez você possa se identificar com a história de alguns.

Enfim, deu para refletir :)

Nina 10/11/2023

Da terra ao céu!
Uma curiosidade: na primeira vez que vi o título desse livro pensei: é algo relacionado a matrimônio.

Em "O grande divórcio" C.S. Lewis emprega toda seu talento na escrita de fábulas e alegorias, a trama desenrola em uma viagem do inferno para o céu. Nesse livro percebi mais claramente a crença de Lewis no purgatório (o que para a maioria - se não todos - protestantes é controverso).

O curioso da narrativa é que, quem quiser ficar no céu, fica, mas não é tão fácil quanto imaginamos, os desejos que permeavam a vida de cada ser humano aqui na terra tem um impacto direto na decisão de ser ou não um morador definitivo do céu. Essa é uma reflexão extraordinária sobre graça e julgamento, de uma perspectiva totalmente nova.

A ideia revolucionária de Lewis é a descoberta de que os portões do Inferno estão trancados por dentro. Nas próprias palavras de Lewis, "Se insistirmos em manter o Inferno (ou mesmo a terra), não veremos o Céu: se aceitarmos o Céu, não seremos capazes de reter nem mesmo as menores e mais íntimas lembranças do Inferno."

Portanto, cada escolha que fazemos aqui na terra determinará o futuro de nossas almas, seja para o bem ou para o mal.