The Great Divorce

The Great Divorce C. S. Lewis

Resenhas - O grande divórcio

Cleiton 05/02/2024

CS Lewis como sempre, Genial??
A história é cativante do início ao fim, é teológica, filosófica e um tanto poética, apenas Leiam!

Alfeu.Silva 30/01/2024

O grande divórcio
Na obra C.S.L descreve um ônibus que tempos em tempos dá a oportunidade para aqueles que então no inferno subirem ao céu e se prefirem, ficarem lá.
Porem pode ser entendida como diz Paulo em Efésios? ?2:1? ?NAA??
[1] Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Sendo as viagens feitas ao céu as oportunidades que são dadas para que recebamos vida. Pois sem Cristo já estamos mortos em nosso pecados.

Viviane 28/01/2024

Aqui Lewis nos leva em uma viagem do inferno para céu, onde o protagonista precisa passar por diversos sentimentos e um entendimento de cada um até finalmente terminar sua viagem até o Céu

Ticinha.Oliveira 26/01/2024

Melhor do que eu esperava
Essa foi a primeira vez que li um livro do C.S. Lewis sem ser As Crônicas de Nárnia. Amei a experiência, já quero ler os outros livros dele.

Além de eu gostar da forma que ele escreve, a visão dele sobre o Céu faz muito sentido. É ótimo pra quem quer aumentar o repertório sobre a Bíblia e o mundo espiritual.

Teve muitas coisas que eu não entendi, e ele mesmo, no início do livro, disse de forma discreta que isso iria acontecer, então tudo bem, mas mesmo assim eu não posso deixar de ficar besta com as coisas que aconteceram neste livro. Irei refletir muito sobre elas ainda.

A forma que eu acabo um livro é diverso, e a forma como eu acabei esse foi impressionante. Sempre fico ansiosa quando está perto do final, mas em O grande divórcio foi simplesmente um final perfeito. Ainda quero terminar As Crônicas de Nárnia, quero ser a maior fã de C.S. Lewis. O cara foi ungido mesmo, minha nossa!!!

mimteixeira 20/01/2024

O grande divórcio
Sinceramente, não entendi lá muitas coisas do livro kkkk.
resumidamente são histórias de algumas pessoas que estão numa espécie de 'purgatório', que podem escolher ir para o céu ou inferno. como qualquer livro do cs lewis, tem algumas coisas entrelinhas, e minha leitura esses dias tava tão fraca que acho q não capitei muita coisa.
mas também como qualquer livro do lewis eu recomendo pra ler, pois apesar da minha experiência não ser boa (quando eu melhorar dessa "ressaca literária" pretendo reler), as obras literárias dele são mais de fácil compreensão para cristãos e não cristãos, e assim podemos alcançar verdadeiramente mais pessoas pro reino de Deus.

~leh 19/01/2024

??????????

C.S. Lewis como sempre entregando obras belíssimas.

Sendo sincera, não entendi essa questão do ?divórcio? ainda mas vou procurar entender.

vet_leitora 17/01/2024

Muito, muito bom
Gostei muito do livro. Li em dois dias, e queria continuar lendo o tempo todo. As metáforas que o Lewis faz são muito boas, e bem "relatable". É uma história bem viajada, mas ele mesmo assumiu isso. Então mesmo considerando as loucuras, é muito bom.

JAlia.Jales 15/01/2024

O sonho
Este livro veio de uma leitura que o C.S Lewis fez de um livro no qual expôs o casamento entre céu e inferno, e C.S Lewis vem partir de um contraponto mostrando a separação entre o céu e o inferno. Nessa obra o próprio autor é o protagonista, no qual o Lewis está em um local bem mórbido, e ele avista uma fila de pessoas esperando um ônibus, algumas pessoas dessa fila desistem de entrar antes mesmo da chegada do ônibus, ocorrem brigas e no meio do caminho a situação é bem opaca. Até o ônibus chegar a um local belo, que transmite perfeição, mas eles estão em um estado meio fantasmagórico, no qual quando os mesmos pisavam na grama, a grama perfurava sua pele, e o autor vai passando por diversas situações que maculam o nosso coração, e a trajetória do protagonista em seu processo de entender sobre tudo aquilo que está acontecendo.
C.s Lewis tem um dom de expor as coisas que são óbvias em nosso dia a dia que nós não percebemos, ele vai maculando o nosso coração com as histórias presentes. Esse sim é um livraço!!!! Curtinho, e gostoso de ler, uma ficção que a gente termina de ler e permanece com ele na nossa mente!

" Satanás deve ir embora e, com ele, cada vestígio seu, por menor que seja" - George Macdonald

Lelê 15/01/2024

Que obra prima!
Gente, que leitura foi essa??? Livro fluído, tranquilo, mas que não deixa de nós jogar o balde de água fria de costume (né, Lewis..)
Esse livro me abriu muito os olhos sobre como o ser humano consegue colocar QUALQUER COISA no lugar de Deus, que é a idolatria, e como fazemos isso sem perceber!
RECOMENDO MUITO essa leitura!!! Que livro divino ?

BrendaDuarte 09/01/2024

"Não existe vidas individuais."
"Alguns pensam tanto em divulgar o cristianismo, que jamais pensam em Cristo."
"Não serviria de nada se os sãos enlouquecessem a fim de ajudar os santos

Larissa.Andersen 06/01/2024

Sensacional!
Esse foi um dos melhores livros de Lewis que já li. Mais uma vez, o autor demonstra o enorme talento que tinha para criar histórias ficcionais, porém com grandes mensagens.

A obra começa com um homem andando pelas ruas de um local desconhecido, até que encontra um aglomerado de pessoas esperando para entrar em um ônibus. Ele se junta ao grupo e então todos partem para uma viagem dentro desse ônibus que o protagonista descobre ser um ônibus voador. Quando chegam ao destino, descobrem que estão no Paraíso e que o local de onde saíram era, na verdade, o Inferno.

O "Grande Divórcio" ocorre quando o homem reconhece sua natureza caída, nega-se a si mesmo, abandona sua paixões e desejos pecaminosos e volta-se para Deus. Essa é a maior dificuldade dos personagens ao longo da história.

Claramente Lewis se inspirou nos trabalhos de Dante Alighieri, John Bunyan, e outros escritores famosos para criar essa obra. Assim como na Divina Comédia, o protagonista observa uma série de diálogos a respeito do homem e o pecado, a graça e o julgamento, e a negação do ser humano em querer abandonar aquilo que, embora possa causar uma alegria momentânea, no final o levará à total perdição.

"Ao contrário do bem, que prevalece na bondade, o mal não consegue ter sucesso sequer na maldade"

sandy 04/01/2024

A escrita do lewis deixa qualquer assunto interessante e poético, as reflexões e críticas veladas... as coisas que ele coloca nos mínimos detalhes, é de arrepiar. a percepção de mundo dele é tão abrangente que leria tudo que ele escreve, ele foi gigante.

o cristianismo que ele prega é algo além do religioso, e é isso o que eu mais valorizo em sua coletânea e indico de olhos fechados.
são livros sobre Eles, totalmente sobre Eles e Seu amor.

alyveloso 04/01/2024

Complexo
Um conto sobre a divisão do céu e inferno.

Há uma cidade onde as pessoas são fantamas, e elas brigam muito, e quanto mais isso acontece, ficam cada vez mais distantes de um ônibus que pode levá-las para um lugar melhor.

Neste outro local, há seres específicos esperando por elas, como se fossem evangelistas, que tentam convencê-las a subir uma montanha, que é onde seria o "céu" e lá eles atingiriam a forma sólida. Mas é difícil convencê-las. São apresentados diversos dilemas nesta fase.

O livro tenta envolver todas as crenças acerca do fim do mundo, então deixa em aberto se existe purgatório ou não, entre outras coisas que diferem de religião para religião sobre este tópico.

Eu dei poucas estrelas porque no final do livro fiquei um pouco confusa, pois é uma leitura complexa que exige muita atenção para entender as entrelinhas. Entretanto, isso foi uma falha minha, como leitura.

No geral, é uma obra muito interessante, curiosa e gera reflexão no pós-vida ou pós-morte.

Gisele567 04/01/2024

Uma viagem ao paraíso...
Esse livro é extremamente extraordinário!
Essa viagem entre o céu e o inferno é uma reflexão do começo ao fim.
Quantas vezes nós priorizamos títulos, trabalhos, ego, coisas materiais e ideias ?
Quantas vezes nós colocamos o senhor em segundo plano?
Quantas vezes se posicionamos como os donos da razão?
Talvez não seja seu caso, talvez seja, em algum momento você se identificará com algum fantasma nessa viagem.
As pessoas sólidas mostram que qualquer prazer mundano ou um mínimo de felicidade não é comparado a alegria que é estar vivendo o que
Deus tem de melhor para nós.
É extraordinário ver que cada ação, escolha, pensamentos é o que nos afasta ou aproxima do paraíso.
E que o mal é tão, mas tão pequeno que nem na maldade há espaço pra ele.
Só quem tem a capacidade de nos destruir somos nós mesmos, nossos pensamentos, nosso ego e ações.
Enfim, extraordinário é a palavra para descrever uma leitura que não é tão fácil o entendimento mas que transmite uma mensagem incrível.
O grande divórcio entrou para os meus favoritos!