The Great Divorce

The Great Divorce C. S. Lewis

Resenhas - O grande divórcio

Mirian90 30/03/2024

Interessante
Esse é o 4º livro que leio do Lewis, gosto do fato dele querer mostrar a realidade através de ficção e não é diferente em O Grande Divórcio.
Na verdade não entendi o porquê do nome, mas acho que consegui captar a mensagem do livro.
Existem coisas as quais não concordo porque não é o que creio, por exemplo o purgatório.
Mas ignorei isso e tentei focar nos relatos dos fantasmas, eu entendi que mesmo que as pessoas que estão no inferno se elas tivessem a oportunidade de ir para o céu talvez elas ainda sim não aceitariam, simplesmente por puro orgulho, mágoa, medo de se desprender do sentimento que teve a vida inteira.
Porque na verdade mesmo que elas quisessem ir para o céu elas não estariam dispostas a abrir mão de si mesmas, que na verdade é a realidade do dia de hoje.
Mas de acordo com o que creio, acho que é importante lembrar que não existe purgatório, o livro é uma ficção, então não podemos viver achando q depois da morte poderemos nos arrepender, o momento de arrependimento é agora.

Aline 27/03/2024

Para refletir
Nesse livro o autor cria uma história que nos leva à refletir sobre o céu e o inferno e nossa fé em Deus.

Karoline 18/03/2024

Ai que vontade de abraçar esse cara! Meu Deeeeus! Comecei a ler com zero expectativas e o C. S. deu show! Me relembrou sobre perdão e amor divino.

LayLay0 16/03/2024

Bom como tudo do Lewis
O Lewis escreve muito bem, então é raro dizer que algum livro dele não seja bom, mas com toda certeza esse não é o melhor. Ainda assim, a narrativa é legal e vc tira muitos ensinamentos que te fazem ficar bem reflexivo.

Cl.lcs 14/03/2024

Ensinamentos
O título da resenha diz tudo o que o livro é: um conjunto de ensinamentos, a de se reparar também a inspiração em Dante para a premissa da história, desde o primeiro capítulo visões são postas e são visões todas bem embasadas, mesmo que concorde ou não e após a cada diálogo você quer falar com alguém sobre e comentar o que entendeu e querer saber da outra pessoa, não quero dar spoiler mas o capítulo 11 me fez chorar, o segundo livro que me fez chorar e os dois que atingiram tal feito foram do C.S Lewis, o primeiro foi a obra de arte "a anatomia de um luto", mas voltando você reflete ações, você reflete seus julgamentos durante a vida e você se sente mais cristão após acabar de ler e a de falar sobre como o final é engraçado kkkkk

Reb 12/03/2024

Quão edificante é esta fantasia
Não esperava menos do C.S Lewis, né? Cada vez está ficando mais fácil de lê-lo ? graças a Deus, cansei de me senti burra lendo seus livros (KKKKKKKKKKK) ? e achei uma fantasia incrível!!! Simplesmente as pessoas que morreram podem turistar entre o inferno e o céu e escolher aonde quer ficar. Pensando assim a gente pensa "é claro que vão escolher o céu, né?", mas não é bem o que acontece... O que esse livro me ganhou em admiração foi nos diálogos que são incrivelmente ricos e chocantes! Sério, TODO MUNDO deveria ler esse livro.

Dayse.Carla 06/03/2024

Finalizei mais um livro de C.S. Lewis, e ainda tento compreender um pouco de sua cabeça.
Não é um livro complexo. Utiliza da fantasia para trazer lições para nossa vida.

Laura3437 28/02/2024

Esse é o livro de ficção mais incrível que eu já li. Ele te prende do início ao fim, você nem pisca ou para pra ir comer alguma coisa.

O mais legal é que é um livro que te faz pensar e meditar muito.

De coração, eu super recomendo esse livro pra todo mundo!

Michele 27/02/2024

Os portões do Inferno estão trancados por dentro
É impressionante a capacidade de Lewis de nos trazer reflexões absurdamente profundas em tão poucas páginas. Você seria capaz de deixar sua bagagem para trás para chegar ao destino desejado? Ou seu apego o faria permanecer no mesmo lugar? Estamos sempre fazendo escolhas que orientam nossa viagem, para onde estamos indo?

Maria.Barreto 25/02/2024

O grande divórcio
Uma leitura extremamente difícil!
Aconselho ler com tempo ,calma e paciência para refletir sobre cada página.

Nicoly314 17/02/2024

O grande divórcio
Eu sei o quão árduo é escrever um livro principalmente com assuntos sensível (na minha opinião) mas infelizmente eu não conseguir me aprofundar na história, terminei o livro a força e cansada provavelmente pelo simples fato de EU ter colocado muitas expectativa sobre ele.
Claro que um "dia" pretendo reler, mas só quando me sentir confortável.

Murillo Robles 17/02/2024

Um Verdadeiro Banquete Literário
Termino a leitura desse livro satisfeito com a proposta do autor. O livro é datado de 1946, isto é, sua primeira publicação, contudo, consegue transmitir a mesma mensagem para os leitores do século XXI. Piamente creio que este livro é um "informal aperto de mão para conversas mais profundas (ref. a Cristianismo Puro e Simples, C.S. Lewis ,Thomas Nelson, 2017)". Isto posto, há duas verdades latentes: (1) a salvação eterna e (2) a condenação eterna. Ministros da palavra, leiam! Pregadores, leiam! Professores de escola bíblica, leiam! Crentes fervorosos na vida cristã, leiam! A todos que desejam desfrutar desta obra simples ( não simplista ), minhas mais sinceras palavras: tenha uma ótima leitura.

Médio 06/02/2024

O livro aborda vários temas interessantes e de grande aprendizado, faz vc refletir sobre suas atitudes de uma forma divertida.