The Great Divorce

The Great Divorce C. S. Lewis

Resenhas - O grande divórcio

Pedro.Gondim 14/05/2024

Uma visão sobre o céu e inferno
?Mas você pode ter uma ideia da eternidade ao dizer que tanto o bem quanto o mal, quando plenamente amadurecidos, tornam-se retrospectivos. Não apenas este vale, mas todo o passado terreno terá sido o Céu para quem é salvo. Da mesma forma, não apenas o pôr do Sol naquela cidade, mas toda a vida tercena de seus habitantes será vista pelos condenados como o Inferno. É isso que os mortais não compreendem. Sobre algum sofrimento passageiro, costumam dizer: ?Nenhuma felicidade futura poderá compensar isso?, sem saber que o Céu, uma vez alcançado, trabalhará de modo retroativo e transformará mesmo essa agonia em glória. Referindo-se a algum prazer pecaminoso, dizem: ?Se eu puder ter ista, aceitarei as consequências?, não percebendo que a condenação se espalhará de volta ao seu passado e contaminará a alegria do pecado. Ambos os processos começam antes mesmo da morte.? (p. 81/82)

brunadlm 06/05/2024

A antecipação do peso das nossas escolhas.

Este livro está relacionado à nossa experiência terrena, que muitas vezes ocupa todo o espaço da nossa mente, transformando-nos em pessoas cujo objetivo está na contemplação de uma vida atrelada unicamente ao mundo e seus enganos. Apesar de haver coisas neste livro com as quais não concordo, foi uma leitura rápida e agradável devido à natureza da escrita de Lewis e à sinceridade de suas expressões.

Gabriel Nativo 02/05/2024

É uma ótima reflexão! Nessa alegoria Lewis retrata muito bem como alguns pensamentos e ações que julgamos ser inofensivos ou até mesmo louváveis, na verdade, são extremamente nocivos para a nossa fé. Vale muito a leitura.

Melissa.Casagrande 01/05/2024

''Por quanto tempo você suportaria contemplar, sem as lentes do Tempo, a grandiosidade da sua própria alma e a realidade eterna da sua escolha?''
A obra apresenta personagens que embarcam em um ônibus rumo ao céu. Os diálogos são excelentes, pois demonstram como algumas pessoas podem recusar o céu quando não querem deixar seus apegos/ídolos de lado. Não concordo com a ideia de purgatório mencionada por Lewis, mas o livro no geral contém ótimas reflexões. Vale a pena a leitura.

Gabriel Gonçalves 02/05/2024minha estante
???

CABRELLI 25/04/2024

"Não, não há escapatória. Não existe céu com um pouco de inferno, nem um plano para guardarmos um pouco do diabo em nosso coração. Satanás deve ir embora e, com ele, cada vestígio seu, por menor que seja."

George Macdonald

Essa frase introdutória do livro resume bem todo o seu conteúdo... e que livro incrível. C.S. Lewis mais uma vez com seu poder de criar fantasias nos deixa admirados.
O que podemos tirar de lição do livro? A humanidade é toda caída, a depravação total do homem é iminente. Se fosse dado ao homem uma "segunda chance" após sua morte, se fosse dado um pingo de esperança de alcançar o céu... Ainda assim, em sua maioria, escolheriam ficar no inferno pois sempre há algo que o prende aquele lugar. Nossos corações são presos a coisas terrenas e mundanas, a batalha para tirar de vez o diabo de nossos corações é constante, pois ele sempre tem um lugarzinho guardado com aquilo que acabamos transformando em um ídolo em nosso coração.

Marina.Dantas 24/04/2024

Interessante!
É um livro que consegue falar de algo sério de uma forma mais leve, nos permitindo aprofundar e refletir sobre o ser humano diante o céu e o inferno, a graça e o julgamento.

A história acontece em um espaço entre o inferno e o trajeto, em um ônibus, para o céu. Local em que as pessoas estarão de frente com seus próprios fantasmas, pecados, prisões da mente e alma . Pessoas que não entendem o porquê de terem ido para o inferno, pessoas que viram o inferno e que estão diante do céu, será que são capazes de se arrepender e crer?

É muito interessante o modo em que o autor aborda a questão do querer o céu, de desejar ser salvo, sobre ações, escolhas pessoais e suas consequências. "O que busca encontra; e, àquele que bate, a porta será aberta", citação a uma referência bíblica que, inclusive, há várias menções bíblicas as quais solidificam todo o enredo.

Há vários diálogos com as pessoas que estão nesse trâmite e muitos debates acerca do processo de aprender a desejar Deus por quem ele é e não somente enxerga-lo como um meio para chegar em algo ou alguém.

É, literalmente, uma viagem com um teor religioso e reflexivo.
Gabriel.Ayres 24/04/2024minha estante
Top de verdade! ????

clarabonifacio 25/04/2024minha estante
Carambaaa, ameiii! ????

RAzia1 20/04/2024

Brilhante!
Este livro me surpreendeu totalmente.
Cowper e Madconald são citados aqui.
Os diálogos levam o leitor à profundas reflexões.
É excelente e, com certeza, um livro que será revisitado.

taysa6 17/04/2024

...
É um bom livro com certeza. Reconheço a genialidade de Lewis. O livro tem uma ambientação incrível com elementos fantásticos interessantíssimos mas do meio pro final eu comecei a achar a leitura enfadonha e não consegui mais me importar com o que estava lendo. Por isso demorei tanto a terminar.

Marina Mendes 14/04/2024

O atemporal sobre uma viagem de ônibus do Inferno para o Céu. Em O grande divórcio, C. S. Lewis novamente emprega seu formidável talento para fábulas e alegorias. O escritor se encontra no Inferno embarcando em um ônibus com destino ao Paraíso. A incrível oportunidade é que, quem quiser ficar no Céu, fica. Este é o ponto de partida para uma meditação extraordinária sobre o bem e o mal, a graça e o julgamento. A ideia revolucionária de Lewis é a descoberta de que os portões do Inferno estão trancados por dentro. Nas próprias palavras de Lewis, "Se insistirmos em manter o Inferno (ou mesmo a terra), não veremos o Céu: se aceitarmos o Céu, não seremos capazes de reter nem mesmo as menores e mais íntimas lembranças do Inferno. "Eu li Lewis para conforto e prazer muitos anos atrás, e uma olhada nos livros reaviva minha antiga admiração." - John Updike "Se sagacidade e sabedoria, estilo e erudição são requisitos para passar pelos portões de pérolas, o Sr. Lewis estará entre os anjos." - The New Yorker" C.S. Lewis é o persuasor ideal para os que estão em dúvida, para o homem bom que gostaria de ser um cristão, mas percebe seu intelecto atrapalhando." - New York Time Book Review "Lewis, talvez mais do que qualquer outro escritor do século XX, forçou aqueles que o ouviam e liam suas obras a confrontarem suas próprias pressuposições filosóficas." - Los Angeles

D.Gidel 13/04/2024

Incrível!
Se você quer uma leitura rápida, para um final de semana e que te prende... esse livro consegue.
A escrita de Lewis é muito fluida e criativa a ponto de conseguir criar uma ficção com base bíblica.
É possível entender lições desde o primeiro capítulo. E ao longo da história podemos perceber várias situações em que nos ensinam ensinamentos que nós ainda hoje precisamos.Exemplos de vida que nos ensinam muito.
Essa história é atemporal e é aquela frase né?
Poucas palavras, mas grandes impactos.
Fiquei surpreso por um livro tão pequeno ser rico em conteúdo.
Muito boa a leitura, recomendo.

Rapha 10/04/2024

"O Grande Divórcio" trata da necessidade de abjurar nossa vida na Terra, tanto os erros e o que achamos que são acertos, para finalmente ascender.
A premissa parece ser simples, mas são várias histórias de vida diferentes para convencer o leitor de que o caminho não é fácil. Muitos seres humanos não estão prontos para sacrificar orgulho, vaidade e notoriedade, que no fim das contas são pó. Como o próprio livro destaca:
"A escolha de toda alma perdida pode ser expressa nas palavras: Melhor reinar no Inferno do que servir no Céu."

Gostei bastante da explicação do bem e do mal retrospectivos: O Céu, uma vez alcançado, trabalhará de modo retroativo para que a agonia seja transformada em glória. De forma análoga, a condenação se espalha ao passado para contaminar a alegria do pecado.
Pensando no mundo de hoje, que valoriza demais os prazeres efêmeros, arrisco-me a dizer que boa parte da população escolheria não ficar no Céu.

Inclusive a última parte é brilhante: Destaca a diferença entre a ação de Compaixão com o sentimento. A ação é valorizada, enquanto o sentimento deve acabar, pois leva as pessoas a entregarem o que não deve ser entregue e a bajularem quando deveriam dizer a verdade. No fim das contas, "não vamos transformar em lixo o jardim do mundo só porque alguns não conseguem suportar o perfume das rosas".

Por fim, destaco outra frase:
"Aqueles que optam pela infelicidade usam a compaixão para manter cativa a alegria".

Kellen.Priego 01/04/2024

Precisamos aprender muito uns com os outros
O Grande Divorcio
Autor: C.S.Lewis
Nota: ??????????
??
Imagina se você pudesse entrar em um ônibus que vai te levar ao Paraiso, isso mesmo o Paraiso, esse que nós conhecemos através da Bíblia.
??
Lewis escreveu em O Grande Divorcio sobre um lugar onde os dias são cinzentos, as vezes tristes e vazios, as pessoas que lá residem tem seus trabalhos, relacionamentos, compromissos... e a vinda do ônibus que leva ao Paraiso sempre causava muita dúvida nas pessoas e muitos desistiam logo no início, nessa obra o personagem principal é o próprio Lewis e ele embarca rumo ao destino.
??
Quando chegam ao lugar que muitos chamam de céu, as pessoas que tem coragem descem do onibus e se veem como fantasmas ou seja, essas pessoas não tem forma sólida, o lugar tem montanhas e é de uma beleza infinita, Lewis conhece alguns fantasmas ao decorrer de sua caminhada onde tem contato com muitas histórias.
??
Os fantasmas não conseguem pisar sem sentir seus pés doloridos, pois o chão é como se fossem espinhos, lá eles encontram fantasmas sólidos que são como guias, tentando guiar todas aquelas pessoas para um caminho sólido dali em diante, um caminho onde o chão seja confortavel e não exista mais a dor, para que isso aconteça eles precisam deixar seus vicios mundanos e pecados para trás, até mesmo alguns que ali entraram pensando que amaram muito uma pessoa em outra vida mas podemos ver que o amor não é saudavel, muitos fantasmas contam suas historias e entre elas podemos reconhecer muitas analogias a Bíblia e refletir sobre o assunto em nossas vidas.

Fabiola Hessel 01/04/2024

Uma alegoria da vida em Cristo
C. S. Lewis cria imagens como ninguém, a capacidade dele de transformar uma mensagem bíblica em uma alegoria mais fácil de compreender é encantadora. Ele descreve com mestria situações e cenas, de forma que o leitor se sinta parte da história em si.

Nesse livro ele nos coloca dentro de um ônibus, esse ônibus nos leva por vários caminhos, em cada parada nos deparamos com uma situação que representa algo que pod ou não nos afastar do caminho de santidade.
Quando escolhemos o Senhor como nosso salvador, renunciamos as coisas do mundo, mas isso não é o mesmo que dizer que as coisas do mundo não nos tentam ou afetam, mas no caminho do Senhor temos força (que vem Dele), para resistimos e perseverantes seguirmos rumo ao Céu.

O grande divórcio nos mostra, como é fácil se desvirtuar e se deixar levar pelas xoisas do mundo, algumas são mais óbvias e outras menos, mas o livro deixa claro, o caminho que você escolher durante sua vida decidirá o seu futuro.

Me lembrei muito de "O peregrino de John Bunyan", no sentido de relatar a jornada que o cristão encontra na busca de uma eternidade com Cristo.

Mirian90 30/03/2024

Interessante
Esse é o 4º livro que leio do Lewis, gosto do fato dele querer mostrar a realidade através de ficção e não é diferente em O Grande Divórcio.
Na verdade não entendi o porquê do nome, mas acho que consegui captar a mensagem do livro.
Existem coisas as quais não concordo porque não é o que creio, por exemplo o purgatório.
Mas ignorei isso e tentei focar nos relatos dos fantasmas, eu entendi que mesmo que as pessoas que estão no inferno se elas tivessem a oportunidade de ir para o céu talvez elas ainda sim não aceitariam, simplesmente por puro orgulho, mágoa, medo de se desprender do sentimento que teve a vida inteira.
Porque na verdade mesmo que elas quisessem ir para o céu elas não estariam dispostas a abrir mão de si mesmas, que na verdade é a realidade do dia de hoje.
Mas de acordo com o que creio, acho que é importante lembrar que não existe purgatório, o livro é uma ficção, então não podemos viver achando q depois da morte poderemos nos arrepender, o momento de arrependimento é agora.