A odisseia de Hakim

A odisseia de Hakim Fabien Toulmé




Resenhas - A odisseia de Hakim


40 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Rodrigo 27/01/2023

Da Turquia à Grécia
Na fase adulta, nunca dei muito valor a quadrinhos, mas, recentemente, fui surpreendido por um escritor-desenhista que, imagino, deve ser um dos grandes nessa arte. Fabien Toulmé, autor francês da saga "a Odisséia de Hakim", nos brinda com uma história baseada em fatos reais e contada em 3 volumes, sobre a vida de Hakim, um jovem cidadão sírio que, por causa da guerra em seu país, é obrigado a abandonar tudo e fugir sozinho para os países vizinhos em busca de trabalho e melhores condições de vida; entre um país e outro, se apaixona e se casa, forma uma família e passa a arriscar a vida para colocar comida na mesa e vencer o preconceito das sociedades por onde passa.

Toda a saga é incrível, e os desenhos cativam pela simplicidade com que transmitem sensações variadas, boas e más, e todas intensas. E nesse 2o volume, há momentos realmente tensos, não há como não sentir um frio na espinha. Eu ainda tenho o vol 3 pela frente, mas já virei fã do autor que, vejam só, já morou no Brasil e é casado com uma brasileira, e isso deve explicar um pouco sobre a minha conexão com a obra. Mais um livro sobre guerra, dessa vez pelo olhar do refugiado, num início de ano cheio de leituras arrebatadoras.
Priscilla Teles 22/02/2023minha estante
muitooooooo bom esse




Renato Carvalho 29/01/2021

Por dentro da vida dos imigrantes
Como uma publicação consegue mudar nossa cabeça sobre um assunto? Foi isso o que aconteceu com essa HQ do famoso autor Fabien Tolmé. O personagem principal mostra como foi cada etapa no deslocamento entre países em busca de uma vida melhor, com oportunidades. Nunca imaginei, com tamanhos detalhes, as cenas ali descritas. Sofrido. A relação de amizade com novos personagens é inspiradora. Esperando chegar o terceiro volume no mercado editorial brasileiro. Enfim, é daqueles que tem que ser lido.
comentários(0)comente



Gusta . 23/01/2023

Meu ódio só aumenta.
O mais do mesmo, Hakim ainda contando seu trajeto, um pouco diferenciado agora depois de tanta tragédia...

Eu só fiquei pensando no filho dele... esse trauma, pelo menos, ele não vai lembrar...

Foi muito bom, cruel e triste, porém foi legalzinho.

A sociedade não tem jeito mesmo?
No momento, só podemos nos lamentar por essa realidade...
comentários(0)comente



Wagner47 18/12/2023

A falta de compaixão por um bote
Hakim continua passando por problemas, principalmente financeiros, mas surge uma esperança: sua esposa consegue se estabelecer na França, então ele e seu filho poderão se juntar a ela em breve.
Porém não demora pra perceber que a falta de dinheiro é a menor de suas preocupações.

Consciente de que esperaria alguns meses para que os trâmites legais fossem resolvidos, Hakim foi sobrevivendo da forma que pôde, seja juntando o que dava por dia ou sendo derrotado por uma notícia que o perturbaria por muito tempo: seu reencontro está muito longe de acontecer.

Não vendo outra saída, decide atravessar o Mediterrâneo. Saindo de casa com o básico, arriscará não somente sua vida, como também a de seu filho para que a família possa se reunir novamente.

O grande trunfo desse volume é ser aflitivo. A gente sabe que no final deu tudo certo, já que a história é contada por Hakim ao autor, mas mesmo assim não deixa de se preocupar.

E não bastasse apenas a travessia, mas o antes e o depois dela também são incrivelmente fortes, seja pela perda ou por não fazer ideia de como seguir.
comentários(0)comente



Bastos 28/08/2022

Essa edição prende do início ao fim, vemos as dificuldades que os imigrantes passam para escapar da guerra, a parte da travessia pelo mar é surreal, é um desespero tão grande que não tem nem como imaginarmos o que faríamos.
comentários(0)comente



Sueli Yano Suga 18/04/2021

O fim da odisseia
Histórias reais não sao como contos de fadas e a odisseia de Hakim é uma vida de verdade. Importante conhecer!
comentários(0)comente



Ulisses 24/03/2021

Como não amar o quadrinho do Fabien, simplesmente apaixonante a forma que esse autor tem para contar uma história emocionante. Assim conhecemos mais um pouco da vida de Hakin em sua jornada para encontrar um lugar seguro para ele e sua família.
comentários(0)comente



Bruno.Rafael 25/09/2023

Decisões difíceis no meio da odisseia
A segunda parte da trilogia é bem mais dura, embora, como o próprio Fabien diz para Hakim: não que o que você já passou não tenha sido fácil. Pois é, nesse volume Hakim passa por muitas dificuldades, mas agora ao lado do seu filho, o que torna os desafios maiores do que antes. Não é só sua vida agora que corre riscos, é a do seu filho também. O que tinha de humor no volume 1 foi trocado por angústias e aflições. E de pensar que tudo é baseado em fatos reais. A mensagem de empatia para com os refugiados fica cada vez mais fortalecida ao longo das páginas. Os sentimentos de aflição e preocupação com Hakim e sua família só vai aumentando com o decorrer da história e só não é pior para quem lê, porque sabemos que Hakim sobreviveu a todos os problemas e é ele quem está contando a sua história para Fabien. Mas só para quem não leu ainda, isso não é spoiler, é fato desde o início do volume 1. Se no final do volume 1 ficamos com uma perspectiva de alguma melhoria na vida deles, no fim desse é o contrário, muitas atribulações ainda estão por vir. Mas força de vontade e coragem para superar desafios é que não faltam a Hakim.
comentários(0)comente



DTG 08/05/2021

É um trabalho de empatia
Hakim e Hadi precisam deixar a Turquia e seguir ao encontro de Najmeh, que os aguarda na França.

Pai e filho só encontram opção na perigosa travessia pelo mar. Difícil não ficar angustiado com os acontecimentos e permanecer indiferente a um problema grave como a migração da Síria e de refugiados de outros lugares.

A filha de Fabien Toulmé participou de uma das entrevistas e na história vemos a quebra de esteriótipos quando ela relata ao pai que os refugiados eram ?bem vestidos?.

É além de uma história em quadrinhos, é a vida próxima a nós, que escondemos para debaixo de nosso desinteresse com a situação do próximo. Que venha a terceira parte dessa odisseia.
comentários(0)comente



_lendogibi 18/04/2023

ESPETACULAR!
Comovente, emocionante e angustiante...
Isso é uma obra prima dos quadrinhos, nem tem muito dizer, apenas leiam.
comentários(0)comente



Dude 05/09/2021

Saga Hakim
Mais uma etapa da Odisséia de Hakim para França. 2°livro bem interessante e não vejo a hora de conseguir ler o 3°.
comentários(0)comente



Maíra 01/02/2021

A continuação é tão boa quanto o volume inicial. A história de Hakim é dramática e tocante, e Fabien Toulmé soube retratá-la com maestria. Aguardando ansiosamente pelo desfecho!
comentários(0)comente



Ju Duarte 29/04/2021

Rumo ao desconhecido
Neste segundo volume da Odisséia, Hakim segue seu périplo rumo a França.
É um volume mais denso, mais sentimental eu diria.
Lindo. Emocionante. Triste. De partir o coração e deixar com lágrimas nos olhos. A história foi muito bem dividida nos tres volumes. Lendo o tres ainda
comentários(0)comente



Karla Lima @seguelendo 30/04/2021

@seguelendo
Nesse segundo volume acompanhamos outra dramática etapa na vida de Hakim. Através dos desafios e perdas que ele enfrenta, conhecemos suas maiores fragilidades, seus medos e presenciamos o surgimento de traumas.

A qualidade do enredo se mantém nesse segundo volume, bem como a profundidade e sensibilidade com a qual os refugiados são retratados.

Seres humanos submetidos a situações extremas, fugindo do terror e buscando apenas uma chance de sobreviver. É pesado, não podemos nos deixar enganar pelos traços leves e as cores suaves. A história é dura da primeira até a última página.

"Da Turquia à Grécia" eu li mais rápido que o primeiro volume, tamanha era a vontade de descobrir o destino de Hakim e sua família.

Eu estou encantada e comovida com essa série e espero conseguir ler em breve o terceiro volume.

Mais do que recomendo! Para você que chegou por aqui recentemente e ainda não viu a resenha do primeiro volume, aconselho a dar uma olhada e espero que consiga convencer você a ler essa série de Graphic Novel maravilhosa.
comentários(0)comente



Helo 29/05/2021

Incrível.
No segundo volume da saga de Hakim em busca de um lugar para reconstruir sua vida, e agora de sua família, vemos a luta de Hakim para criar Hadi e ser um bom pai em meio a todo o caos que os cerca como refugiados e o sofrimento da separação de sua família que ficou na Síria e de sua nova família que foi para França, sozinho com seu bebê ele passa pelo inferno para chegar a França.

Infelizmente Hakim ainda não chegou a França, mas todo esse processo resultou em belos momentos dele protegendo o Hadi como podia.

Quanto a narrativa de Fabien, está impecável como no primeiro volume, sensível e fiel mas sempre com muito respeito e sutiliza nos desenhos, ele consegue deixar um relato tão denso em uma narrativa fluida que vai te conduzindo pela vida de Hakim.
comentários(0)comente



40 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR