Eva. Vanguarda

Eva. Vanguarda Ribeiro

Resenhas - Eva. Vanguarda

Teka Maia 13/02/2023

Com humor , conta a história de Eva, brasileira que vai fazer faculdade fora do país. Enfrentando um pouco de preconceito. Choque de cultura. Amizades...

Thay 28/11/2021

Um entrelaçar de histórias
A autora consegue tratar de temas fortes como xenofobia com leveza. São diversas tramas e culturas que se entrelaçam, de pessoas tão imperfeitas e reais que poderiam ser qualquer pessoa com quem convivemos. É interessante ver os erros e as tentativas de aprendizado dos personagens. Um livro que garante boas reflexões, sem deixar de fora excelentes gargalhadas.

Joanne.G.P. 15/08/2021

Um romance de formação que mostra a trajetória de uma personagem intensa. Eva é marcante, você ama e também discorda de muita coisa, ela se materializa com muita facilidade à sua frente porque a autora a fez muito humana. Livro excelente, narrativa instingante

@aliteralmente 03/08/2021

Ser você mesmo, é uma tarefa bem mais difícil do que parece!
Tudo começa com a Eva, que é uma jovem brasileira que foi para uma cidade na Inglaterra, para cursar faculdade. Sendo uma garota “ok”, dentro dos padrões de beleza, quando adolescente, sentia muita revolta com as injustiças do mundo, e agora com 21 anos, decidiu que precisa mudar as coisas.
Ela acredita que já viveu todas amarguras da vida, mas continua perseverante no seu sonho: torna-se a melhor jornalista que ela consegue. Logo de cara, ela se depara com inúmeras dificuldades para realização da sua vontade, desde uma colega de quarto que ela não sabe por que elas foram selecionadas para ficarem juntas, passando pela falta de vontade das pessoas de fazerem amizade com ela, professores que acreditam que a sua conduta em sala de aula é inaceitável, e um cara que decide fazer uma denuncia contra ela, que acaba presa.
Mas tirando a situação da prisão, a verdadeira inimiga da Eva, acaba se tornando ela mesma, já que de acordo com as rasteiras da vida, ela moldou uma armadura impenetrável de sentimentos, com capacidade de repelir toda e qualquer situação que à deixe insegura e vulnerável, e que só deixa uma única questão, será que vale a pena silenciar os seus princípios, todas as suas crenças, para enfim conseguir realizar as suas vontades?
Esse livro, traz inúmeras reflexões sobre a vida, porque conscientes ou não, criamos barreiras invisíveis todas as vezes que queremos proteger nossos sentimentos, e nessa parte eu me identifiquei muito com a Eva, apesar de que a minha barreira foi criada por motivos completamente diferentes do dela.
Um outro ponto que me chamou bastante a atenção e me deixou com raiva, foi a incapacidade das pessoas de lidar com as inúmeras culturas do mundo! E isso antes do livro já me incomodava bastante, e devo parabenizar a autora, porque ela retratou isso muito bem!
No final, eu realmente não sabia que o livro se tratava de uma saga e foi uma surpresa como ele terminou! E agora ele está na minha listinha de livros que eu espero ansiosamente a continuação!

@leiturasdasabrina 21/07/2021

Muito bom!
Em “Eva. Vanguarda” vamos acompanhar a trajetória de Eva na sua segunda graduação, em uma faculdade em Vienna (cidade fictícia), na Inglaterra.

Eva vai enfrentar muitos desafios por ser mulher, brasileira e negra. A jovem vai se deparar com xenofobia, assédio, machismo e racismo. Esses temas são tratados de forma responsável dentro do livro e que nos levam a refletir sobre o que os brasileiros passam no exterior.

Eva é uma jovem cheia de ideias, que fala o que pensa e não tem medo de ser quem é. Ela erra e acerta, como qualquer outro ser humano. Porém, isso vai trazer vários problemas para a nossa personagem ao longo da história, já que nem todos aceitam a sua maneira de ver e viver a vida. Mas não fiquem pensando que ela enfrenta tudo isso calada! Por ser corajosa e determinada, Eva não deixa nada passar. Ela fala, briga, grita e não leva desaforo para casa!

Gostei muito da escrita da autora! É cativante e fluída, deixando o ritmo de leitura bem rápido e impossível de largar. A história é narrada na terceira pessoa e tem o ponto de vista de diferentes personagens. Eu gosto muito disso, porque nos ajuda a entender os acontecimentos e enriquece a história! Outro ponto legal também é que o narrador fala com a gente e dá um tom de intimidade e proximidade.

Um livro sobre coragem, amizade, amores e desamores, família e muitas confusões que acontecem no mundo acadêmico!

site: https://www.instagram.com/leituras.da.sabrina/

Casquinha 16/07/2021

Uma das melhores leituras desse ano
Eva é uma garota idealista, que sonha em ser uma jornalista que faça diferença no mundo. Para alcançar esse sonho, ela sai do Brasil e vai estudar na Inglaterra, na fictícia cidade de Vienna. No entanto, nem tudo são flores quando chega lá e ela precisará enfrentar inúmeros desafios para ser aceita, tanto por causa de sua nacionalidade e personalidade, quanto pela cor da sua pele.

Não tem palavras suficientes para expressar o quando eu gostei desse livro. Embora seja realmente grande, você senta pra ler e só larga quando não tiver mais jeito, por necessidade de fazer outras coisas menos importantes, tipo dormir, haha.

Uma das coisas mais cativantes do livro é a personalidade de Eva. Ela tem muitas opiniões para dar e não tenta esconder suas ideias de ninguém. Ela se expressa de modo livre, até um tanto grosseiro e esse comportamento a coloca em diversas situações inusitadas.

Fora de seu país ela vive na pele a discriminação que muitos estrangeiros sofrem ao redor do mundo, só que ela não engole isso tão facilmente. O fato de ser uma mulher negra também não torna isso mais fácil, e ela também sofre com alguns episódios de descriminalização racial

Os outros personagens do livro são muro bem construídos, e é muito gostoso ir conhecendo eles aos poucos. Embora seja um livro grande, a leitura e super fluida e te prende já no início. Também é um livro bem intenso, então você vai rir e das trapalhadas de Eva, passar raiva, se frustrar com as atitudes dela e querer entrar no livro pra defendê-la das injustiças que sofre.

Só posso dizer que esse é um livro de qualidade. Escrito de forma impecável, super divertido, intenso, realista e singular. A autora está de parabéns por uma obra tão incrível e não-vejo a hora de ler a sequência!

Quer saber mais? Dá uma passadinha em nosso blog ou em nosso Instagram @casquinhaliteraria ?

site: https://casquinhaliteraria.wixsite.com/my-site/blog

Anna 12/07/2021

precisamos conversar
Olá turma, como vocês estão? Bom, a resenha de hoje é de suma importância para vocês entenderem o poder das palavras e dos livros.

Os livros possuem a magia de abordar temas profundos e, muitas vezes, ocutados da nossa sociedade. É preciso ter cautela e domínio do que irá escrever.

Em Eva Vanguarda, a escritora Ane Costa trás exatamente isso. Temos uma história que aborda temas como racismo, xenofobia, dramas e etc.

A protagonista, Eva, é uma personagem trivial, com lados muito peculiares. Confesso que não não muito dela, justamente por achar que, em muitos momentos, ela foi hipócrita com os seus próprios conceitos.

Acho que ela é uma personagem que vai evoluir muitíssimo, e precisa. Assim como o Brandon, e os demais personagens.

Achei interessantíssimo as reviravoltas doa personagens e como a vida de todos se encaixam. E nos momentos em que a autora traz um breve histórico sobre os personagens, é de suma importante para entendermos o que irá acontecer e até começar a presumir, sabe? Adorei!

Assim como a Eva, eu tenho uma enorme vontade de conhecer a Inglaterra, e quem sabe, estudar lá. E todo esse preconceito que ela sofreu lá, é tão real, sabe? Me emocionei em vários momentos.

Em suma, eu gostei do livro, mas a Eva me deixou de cabelo em pé em vários momentos, sabe? E fiquei com misto de emoções se gostei ou não dela.

Leia Eva Vanguarda e descubram mais sobre essa incrível e importante história.