Questão de Classe

Questão de Classe Christina Dalcher

Resenhas - Questão de Classe

Larissa Canêjo 01/11/2023

Uma leitura rápida e pertubadora
Finalizo esse livro com a mente borbulhando ainda. Li muitas resenhas antes de decidir escrever esta... Muitas pessoas falando que foi arrastado, ou que foi tudo muito rápido... Mas achei que foi um paralelo perfeito.

O livro tem uma narrativa que nos prende e nos faz querer cada vez mais da história. É interessante a forma com que nos é mostrada que mesmo pessoas "boas" tem seu lado perverso. O problema é quando esse lado se sobrepõe e interpela as vidas alheias. Existem algumas referências interessantes pra quem se interessa por informações sobre o período nazista e semelhantes.

Pra quem é da Educação, pensar em testes que classificam não é uma realidade tão longe assim. Só quem vive o magistério (e, mais especificamente a pesquisa sobre) sabe o tanto de avaliações que são feitas e o quanto seus resultados são oriundos de uma política educacional voltada a obtenção de lucros.

Ao citar um paralelo perfeito, considero que nossa sociedade hoje, apesar de não estar no nível monstruoso apresentado no livro (e, ainda bem, por isso), por breves momentos tem surtos de retomar debates antigos e "resolvê-los" de supetão com base em valores pessoais, fazendo com que, cada dia mais, fiquemos abismados com a audácia maquiavélica e preconceituosa com que nossos governantes decidem sobre certos assuntos. Do nada, o que era impossível pode e torna-se (absurdamente) comum.

Karina 03/07/2023

Bom.. mas podia ser melhor
Livro bom, com uma temática e escrita que prendem o leitor. Fui fisgada pelos primeiros capítulos, lembro que li quase a metade no shopping enquanto matava o tempo e não conseguia parar de ler, queria mais detalhes, mais explicações. Infelizmente a autora pecou nesse ponto, os temas importantes da história, sobre o esquema de avaliação, o significado das pulseiras ficou raso e eu esperava saber mais. Para uma boa distopia, faltou aprofundamento. Tanto que no final, eu já havia perdido o interesse.
Bom,mas podia ser melhor

Letícia Miranda 03/11/2022

Q.
Sinceramente acho que não vou conseguir expressar em palavras tudo que senti nesse livro.
Pesado, real e cruel. São boas palavras para descrever. Um livro que te prende do início ao fim, sempre esperando novas reviravoltas, novas soluções.
Um livro que me prendeu na leitura com febre e dor de cabeça, um livro fluido e rápido, porém difícil.
Nota-se uma grande melhora na escrita da autora se comparado ao seu outro livro (VOX), que é tão incrível quanto.
Entretanto, assim como em VOX, senti que o final deixou a desejar.

Kell.O 11/03/2024

Uma questão de classe
Gostei da leitura, fácil, simples e rápida.
Achei o tema interessante, vale a leitura para uma reflexão.

Ana Ceci 21/04/2023

A escrita da autora evoluiu!
Confesso que eu estava com altas expectativas para esse livro, apesar de ter lido Vox, da mesma autora, há um tempo, e não ter gostado muito do final. Enfim, aqui senti mais fluidez na leitura, tudo acontecendo bem rápido e de forma frenética.

Ellie logo se tornou uma ótima personagem, completa em tudo o que um bom personagem de uma distopia se propõe a ser: da pessoa que fortalece o sistema opressor até ser aquela que se volta contra ele. É claro que o motivo para Ellie ter se revoltado é totalmente “egoísta”. Se sua filha não tivesse sido “rebaixada” pelo número Q, talvez ela não se importasse em ver outras crianças sendo tiradas de suas famílias.

De qualquer forma, achei tudo MUITO BEM construído aqui: todas as situações, todos os diálogos, todas as características da nova realidade…Dalcher acertou em cheio ao criticar diversos setores sociais e também o patriarcalismo! Fiquei imersa na leitura de uma forma que eu mesma me surpreendi!

Por fim, como professora, me senti totalmente representada com o que a autora escreveu em sua nota: “se este romance perturbou você, eu alcancei meu objetivo”. SIM, EU FIQUEI EXTREMAMENTE PERTURB4DA durante todo o livro! Fiquei revoltada, brava e agoniada! E foi por isso que gostei tanto dele! Recomendo muito!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Rê Lima 11/12/2020

É absolutamente aterrador descobrir que essa história é baseada em fatos que ocorreram no pós guerra. Mas não me surpreende por conta do atual ressurgimento das ideias e dos ideais fascistas.

Elide.Serra 27/12/2022

Perfeição a que custo?
Elena Fairchild seria a heroína ou personagem ideial se a estória fosse um pouco mais profunda, porém se este for sua primeira experiência com distopias, este livro cumpre bem seu papel.

Nele somos convidados a pensar nas nossas atitudes, decisões e consequências das nossas ações, tudo isso em um ?mundo perfeito?, com crianças perfeitas.
Será?

Convidativo e com um tema completamente relevante esse livro é uma excelente distopia de entrada.
Não há grandes diálogos e senti algumas pontas soltas, mas a questão abordada é apresentada com um desfecho aceitável.
Recomendo a leitura.

Desireé (@UpLiterario) 29/03/2021

Sem limites para a perfeição. (@upliterario)
Imagine um país totalmente meritocrático, onde as pessoas são divididas conforme seu número Q, o seu quociente de inteligência, que lhe garante o status na sociedade. Desde crianças, os cidadãos são divididos em nichos, escolas prata para a elite, verdes para alunos medianos e amarelas para os alunos com as piores avaliações. As provas são mensais e um passo em falso pode levá-lo às desconhecidas escolas amarelas, internatos no interior do país. Tudo isso em nome da excelência da educação.
"Começou com o medo e terminou com as leis."
Com uma grande população e um número crescente de crianças, não havia recursos humanos e operacionais para garantir uma educação de qualidade a todos os alunos. Começou-se a divisão nas escolas, que passou para a vida adulta e assim por diante. Uma segregação meritocrática, mas como sempre, bastante autoritária.
"Às vezes acho que toda a infância desapareceu."
Elena é professora em uma escola de elite. Seu marido ocupa um alto cargo no Ministério da Educação e suas filhas também são alunas de uma escola prata. A vida não poderia ser melhor. Isso, se você deixar de lado que ela não ama o marido há anos e vive ansiosa com as notas da filha mais nova Freddie. A tensão com o ônibus amarelo, as provas, os números Q devora Elena dia após dia.
E quando sua filha é enviada para longe da sua família, para uma escola amarela, com todos os rumores que surgem de lá, Elena terá apenas uma escolha. Seria ela capaz de abandonar a perfeição para salvá-la?
Mais uma distopia angustiante de Christina Dalcher, autora de Vox (outro livro maravilhoso!). Christina tem o dom de fazer nosso sangue borbulhar de ódio a cada nova página, fervendo com as injustiças e o mundo doentio que conhecemos ali.
Uma ótima leitura! Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/CMPeMYkjlQS/

Jéssica 09/08/2021

Uma história muito interessante.
Me fez repensar em muitas coisas.
Recomendo a leitura.
É uma leitura bem rápida.

Paula Barbosa 07/05/2022

...
"Sinto nojo quando penso em seres humanos se virando uns contra os outros, com indiferença e frases como 'Meu filho é melhor que o seu'".

Imaginar que o mundo já passou por um período similar ao retratado nesse livro e que não estamos livres de que volte a ocorrer em algum momento.

Sarah 08/06/2022

Uma coisa que me incomoda muito nesses livros únicos que abordam realidades paralelas é que a gente nunca sabe o que ta acontecendo no mundo, só naquele país. E nesse livro eu senti muita falta desse contexto histórico pois se passa no sec. XXI. Mas eu entendi a proposta e amei.

Quote:
O inseto me faz pensar em Darwin, em todas aquelas bolhas de vida se arrastando para fora da lama, mudando e se adaptando ao mundo ao redor. Acima de tudo, ele me leva a avaliar se nascemos com a intolerância no sangue ou se o ódio contra o que é diferente precisa ser ensinado.

Esse livro me fez ter várias reflexões. Além de pensar sobre essa questão de sermos ensinados a ser intolerantes, eu me peguei pensando no quanto somos egoístas. Veja bem, Elena só tomou uma atitude quando sentiu na pele, em seu seio familiar, as consequências do sistema que vivia.
Fica claro que ela sempre achou um absurdo. Mas também fica claro que até viver alguma situação traumática, não tinha pensando em de fato tomar alguma atitude.
E esse é o ponto: o que vamos esperar acontecer pra gente tentar mudar?
Isso serve pra várias coisas. Mudanças climáticas batem em nossa porta todos os dias. Os impactos do consumo de carne exarcebado. O preconceito contra pessoas LGBTQIA+, racismo, machismo, misoginia? O que você vai esperar acontecer pra tomar alguma atitude?

Enfim.. Coisas a serem pensadas.

Agora um comentário: Malcolm é um desgracado, ne?
o final me emocionou muito. Não poderia ser diferente. Realmente fiquei muito tocada.

A_Sarah_Soares 16/06/2022

Monótono mas acrescenta em conhecimentos gerais
De início não gostei pois não achei muito convincente, mas lendo com um pouco mais de crítica o livro ficou interessante.

Aborda a misoginia de uma forma bem clara, mostrando acontecimentos anteriores (fatos reais) que teriam inspirado essa realidade fictícia.

É uma crítica a sociedade, a algo que já aconteceu, a possibilidade de acontecer caso a gente não aprenda com o passado.

Por isso a aula de história é extremamente importante, para os que dizem que "não tão nem aí para o que aconteceu no passado pq não muda nada em sua vida". Muda sim e muito.

É uma leitura sem autos e baixos, bem monótono pra falar a verdade mas não chega a ser chata.

Não gostei do final, não achei necessário mas enfim. (Quem já leu vai entender).