O Ickabog

O Ickabog J.K. Rowling

Resenhas - O Ickabog

lecofaria 21/10/2020

O Ickabog, de J. K. Rowling (The Ickabog)
J. K. Rowling tem pisado na bola com declarações infelizes e transfóbicas e isso é um fato. Mas também é um fato que ela sabe criar universos literários como ninguém, ganhando fãs para suas tramas e tornando-se relevante como escritora. O que causa estranheza é o teor de suas tramas serem tão libertários e falaram de temas tão atuais através de metáforas, enquanto ela mesma parece se esquecer disso, às vezes, e derrapar no preconceito.

Depois do sucesso de Harry Potter, muitos esperavam um novo best seller da autora. E, apesar da série de livros de Cormoran Strike, escrita por ela sob o pseudônimo de Robert Galbraith, ser bem interessante, a história do bruxinho ainda é sua obra mais relevante. Assim, foi com surpresa e interesse que, durante a quarentena, os fãs descobriram que J. K. Rowling liberaria, gratuitamente e na internet, capítulos diários de um livro que ela havia escrito há dez anos para seus filhos chamado O Ickabog. E assim foi feito, inclusive com uma versão oficial em português, que teve seu último capítulo liberado nessa sexta, 17/07.

Em O Ickabog, conhecemos o rico reino de Cornucópia. Nesse país imaginário, a felicidade toma conta das ruas e das pessoas e acompanhamos o que acontece por lá quando o vaidoso e inexperiente Rei Fred cai na lábia de dois conselheiros desonestos depois de um possível encontro com um Ickabog, uma criatura lendária, e, assim, o reino vai pouco a pouco minguando e tornando-se um lugar infeliz. Até que, graças às virtudes de alguns jovens, as coisas podem voltar ao normal.

Um delicioso conto de fadas, a trama é uma metáfora sobre corrupção política, manobra de massa, exploração e surgimento de ditaduras totalitárias. Tudo isso escrito por J. K. Rowling de forma que encantará os pequenos, mas que também pode agradar (e muito) aos mais velhos que, em outros tempos, vibraram e cresceram com Harry Potter.

Terminei a Leitura em: 17/07/2020
Cotação: 4 estrelas em 5
Déb 18/05/2021minha estante
Em resposta ao comentário de Manuela Lima: Ele não disseminou ódio nenhum nesta resenha, apenas falou o que a Rowling vem mostrado nos últimos tempos e que, apensar disso, escreve livros encantadores. Tu foi exagerada nesse teu comentário.

Camila 18/05/2021minha estante
Concordo plenamente com vc Manuela.Lima! Ôô povinho chato, esse da lacração!!! Respeito tem que vir de todos os lados.. ela tem o direito de ter a opinião dela, mesmo que diferente da maioria, e não ser atacada por isso! se está incomodado, deixe de ler seus livros... não vai fazer nenhuma falta pra ela, garanto!

césar 01/08/2021minha estante
não. não é opinião a partir do momento que condena a existência de alguém. opinião ? discurso de ódio.

Camila 03/08/2021minha estante
Significado de Opinião:

- Maneira usada para julgar algo ou alguém; aquilo que se pensa em relação a um assunto ou pessoa; parecer, ponto de vista;

- Demonstração de um pensamento pessoal em relação a algo ou alguém; avaliação, julgamento.

Resumindo: TRATA-SE DE UMA OPINIÃO, CONCORDE VC OU NÃO! O discurso de ódio está apenas nos seus olhos..

césar 03/08/2021minha estante
repito caso tenha ignorado o que eu disse, não é opinião se condena a existência de alguém. julgar e opinar é uma coisa, distribuir ódio contra uma minoria é completamente diferente. não é questão de discordar ou concordar nesse caso, a questão é respeito com um grupo que é perseguido e morto a cada minuto que se passa.

Camila 03/08/2021minha estante
Ela não fez nenhum discurso de ódio! só falou o óbvio, mas a militância não aceita! Discurso de ódio é xingar, humilhar, diminuir? e ela não fez nada disso! Ficamos assim: na sua opinião ela está errada, na minha não está! Na sua opinião não existem gêneros definidos, na minha homem nasce e morre homem e mulher nasce e morre mulher. Eu respeito sua opinião e vc claramente não respeita a de ninguém! Fim!

césar 03/08/2021minha estante
sinto em lhe informar que até a ciência discorda de ti nesse caso, enfim, percebo que a defesa nesse caso não é sobre a liberdade de expressão, e sim sobre você concordar com um discurso transfobico. e realmente, não respeito sua opinião a partir do momento que vejo nos jornais todo dia pessoas trans e transsexuais morrendo por serem quem são. passar bem ;).

Camila 04/08/2021minha estante
Morre hétero todo dia tb.. não espalha pra ninguém!!

Camila 04/08/2021minha estante
Pare de viver no período da inquisição!

Eddy 18/01/2022minha estante
Gente. Essa Camila é maluca ou tá se fazendo?? Kkkkkkkk Mulheres trans são tão Mulheres quanto mulheres cis e não merecem NENHUM pouco do ódio que a Jo Rowling entrega a elas e ponto!
Infelizmente (ou felizmente) ela escreve bem.

Eddy 18/01/2022minha estante
Aaah e só pra constar, HÉTEROS não morrem por serem HÉTEROS, Gays, Trans, Negros e etc sim morrem por serem o que são. Então acorda que vc Camila, querida, está disseminando o msm ódio que a Jo dissemina quando ela posta algo contra a validação de uma Mulher Trans SER UMA MULHER!

Camila 18/01/2022minha estante
homem é homem, mulher é mulher e trans é trans.. nâo sei onde está o discurso de ódio aí... esse ódio todo está no seu coração, não no meu... eu quero que todo mundo seja feliz da maneira que achar melhor!! Não existe limites para a felicidade, mas existe um limite para a ciência e nada no mundo que se diga vai mudar isso!!! se você diz o óbvio hoje em dia é taxado de tudo que é "ista"... o respeito é zero (o que é muito irônico vindo de quem vive exigindo respeito!). Enfim, concordamos em discordar e vida que segue!

Camila 18/01/2022minha estante
homem é homem, mulher é mulher e trans é trans.. não sei onde está o discurso de ódio aí... eu não estou negando a existência de pessoas trans, muito menos condenando! Essas pessoas existem e fazem parte da sociciedade e devem ser aceitas e respeitadas como qualquer outro cidadão! Mas daí a dizer que devemos fazer de conta que elas não nasceram biologicamente homem ou mulher é no mínimo ridículo! Esse ódio todo de que nos acusam está no seu coração, não no meu... eu quero que todo mundo seja feliz da maneira que achar melhor!! Não existe limites para a felicidade, mas existe um limite para a ciência e nada no mundo que se diga vai mudar isso!!! Se você diz o óbvio hoje em dia é taxado de tudo que é "ista"... o respeito é zero (o que é muito irônico vindo de quem vive exigindo respeito!). Enfim, concordamos em discordar e vida que segue!

Eddy 18/01/2022minha estante
Não, trans homem é homem, trans mulher é mulher e ponto. Vc tá errada e só deveria admitir.
E novamente, pq parece q vc não leu. Héteros não morrem por serem HÉTEROS, já as outras minorias sim, morrem por serem gays, negros, trans e o q for.
E problema se nasceu homem ou mulher a pessoa NÃO SE SENTE ASSIM E PONTO MANO!!!! É ISSO QUE IMPORTA!!!!
Vc está se acusando de disseminar ódio. Não disse isso em momento nenhum. Bjos.
Exigimos respeito por causa de pessoas como vc que acham que podem dizer o que somos ou deixamos de ser. As pessoas trans estão aí fora falando, gritando quem são e como são e héteros cis, simplesmente CAGAM regra a torto e a direito achando que podem falar o que elas(es) são!!! E em nenhum momento faltei o respeito com vc.

Camila 18/01/2022minha estante
Preguiça de gente mimimizenta como vc? vai militar em outro lugar que comigo não cola!

Marcos Antonio 14/07/2021

O Ickabog
O que falar de J. K. Rowling que está entre as minhas melhores escritoras de acordo com minha opinião. O livro tem uma profundidade inimaginável. Me pergunto as vezes se esse livro foi escrito realmente para uma criança. Esse livro é uma critica do que meu país está vivendo hoje, pois por mais que você diga que o Ickabog não exista ainda tem gente que vai acreditar que ele existe e mesmo que você diga que o Ickabog é bom as pessoas ainda acreditarão nas pessoas más que o Ickabog só serve para destruir. Só vê com seus próprios olhos aqueles que pensam por si mesmo.
Hailee 27/07/2021minha estante
O bom desse livro é que ele será atemporal. Infelizmente sempre terá um período de tempo em alguém irá se sentir dentro da história. Por isso eu amei.

Marcos Antonio 28/07/2021minha estante
Pura verdade. O livro só não é para criança ou melhor não é algo que criança vai entender bem. Porém amei o livro.

Allysoonsz 30/06/2022

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O OUTRO LADO DA MOEDA
As pessoas têm o costume de receber informações e aceitar aquilo como verdade, sem ao menos procurar possíveis versões ou provas que tornem aquilo verídico. Não julgo porque as vezes eu sou assim hehe.
O livro aborda o ponto de vista de alguém que possui grande poder e o que ela é capaz de fazer para se manter nele, se importando apenas em alimentar o próprio ego. A trama vai trazer diversas situações e suas possíveis soluções, mostrando quem é o verdadeiro vilão e super-herói da narrativa, ressaltando o motivo dessas ideias que foram criadas e alimentadas com o passar do tempo. História muito linda e com o propósito de trazer lições essencias para os seres humanos. Favoritado e recomendado.??
Mayara 03/07/2022minha estante
Resenha maraa!!!

Alvinho 03/07/2022minha estante
Muito bom, Allyson!

igor 10/05/2021

Parece animação da Pixar.
magno argolo 04/09/2021minha estante
a bomba

Carol 12/12/2020

Uma boa história para relaxar. Tem uma escrita de livro infantil que você lê antes de dormir.
psraissafreire 12/12/2020minha estante
Eu queria ler, mas não consigo separar a autora da obra... Acho que só consegui fazer isso com Harry Potter porque mudou meu nível de leitura

Amanda @litera.pura 14/12/2020

Mais resenhas em @litera.pura
"Com a altura de dois cavalos, olhos que brilham como bolas de fogo, garras afiadas e compridas feito navalhas, o Ickabog está chegando..."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lindo, loiro e corajoso. Assim era o Rei Fred, que governava a Cornucópia. Pelo menos, era assim que ele se enxergava. Preocupado demais com suas belíssimas roupas e seu cabelo brilhante, Fred nem percebia que estava cercado por amigos interesseiros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O país era conhecido por sua fartura de dinheiro e comida, paisagens lindas e um povo muito feliz. Entretanto, bem ao norte, existia um lugar feio e esquecido por todos: a Terra dos Brejos. Foi lá que surgiu a lenda do Ickabog, uma criatura horrenda que comia crianças, ovelhas e o que mais surgisse pela frente. É claro que, na Cornucópia, quase ninguém acreditava nessa história de Ickabog, que não passava de uma invenção dos ignorantes do brejo. Mas será mesmo?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um conto de fadas do jeito que tem que ser, que começa com "Era uma vez" e termina com "Viveram felizes para sempre", mas com uma pitada de sobrenatural, assim é "O Ickabog". O livro já nos encanta pela edição de capa dura, ilustrada e cheinha de detalhes, e ganha nosso coração de vez com uma história que traz lições importantes sobre amizade, princípios e vaidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar de ser voltado para o público infantojuvenil, os adultos também vão se divertir bastante e notar aspectos que provavelmente passarão despercebidos aos pequenos: corrupção, jogadas políticas e desigualdade fazem parte dessa história e é fácil relacionar as situações do livro com a nossa realidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Ickabog é uma surpresa, afinal, foge completamente da "fórmula pronta" dos contos de fada que nós conhecemos. Já faz 84 anos que deixei de ser criança... mas a magia dessa história me ganhou! É fato que a J. K. decepcionou uma legião de fãs com suas recentes declarações, mas não podemos negar que ela tem muito talento. Quem sabe, assim como aconteceu com alguns dos personagens do livro, ela não aprenda uma lição e repense seu posicionamento?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma ótima dica de presente de Natal para as crianças! A edição bonita e as ilustrações certamente despertarão o interesse dos novos leitores.

site: http://www.instagram.com/litera.pura
Juliana.LaCosta 18/12/2020minha estante
Se ela repensasse seu posicionamento e pedisse desculpas não ia adiantar nada. Os seres perfeitos julgadores da vida dos outros não perdoam. Se magoam com tudo, mas não têm um pingo da tão pregada empatia e compaixão.

Rafinha 08/07/2021

Por que O Ickabog não é um livro apenas para crianças?
Ickabog é uma história que pessoas de todas as idades vão amar ler, pelo fato de ser repleto de fantasias e emoções.
Mas porque não é um livro apenas infantil?
A história fala sobre um reino muito próspero que caiu em desgraça por conta da influência de pessoas erradas que usaram o medo como arma para tomar o controle.
Quando você já tem uma certa vivência do mundo, e entende como funciona a política, você entende que situações que ocorreram com o reino da história, podem acontecer e acontecem em civilizações antigas e modernas pelo mundo a fora.
João 08/07/2021minha estante
Eu acho que é por isso e por outras coisas, que esta obra está sendo bastante requisitada pra projetos de leituras, os famosos "livros extraclasse"...
Nunca li e vi Harry Potter, mas esse livro é fantástico pra todas idades

Vitinho 30/04/2021

Li esse livro com minha família eu gostei muito pois tem ação aventura,não Queria parar de ler o livro e muito bom e eu gostei muito do desenho do capitulo 36 vai lá ver!
Esther 01/05/2021minha estante
Eu tb ??

Helena 02/05/2022minha estante
Eu quando era criança li coisa bem pior. Um livro brasileiro chamado "o amarelinho" que meu pai comprou para mim em um sebo por 1 real, foi bem mais forte porque não era uma "cornucópia", era Brasil. São esses livros que marcam a gente e fazem as pessoas realmente ficarem agraciadas pela leitura. Acho que se o livro não tem palavras de baixo calão, pode ser para crianças sem problema.

Heidi Gisele Borges 27/03/2021

Maravilhoso!
Novamente Rowling conseguiu surpreender e contar uma bela e fantástica história.

"Mentiras em cima de mentiras. Depois que você começa a mentir, é preciso sempre continuar, como se fosse o capitão de um navio esburacado, sempre tapando vazamentos no casco para não afundar."
Sandra (@lidosnaestante) 24/08/2023minha estante
Arruma as estrelinhas rsrs Tá só como 1 estrela

Nanda.Marques 27/03/2021

Amorzinho
Um livro pra crianças que não é tão pra crianças assim. Gostei bastante da leitura e consegui absorver coisas que julgo importantes. Da pra refletir bastante com certas atitudes.
Douglas.Barreto 28/03/2021minha estante
Já li

Giovana Renoldi 11/12/2020

Uma história nada infantil
Com muita emoção, reviravoltas, muitos problemas e muitas lições, o Ickabog me surpreendeu em vários aspectos. Primeiro por ser uma história destinada ao público infantil, mas conter situações que fazem os mais velhos repensarem atitudes. Segundo por ter mostrado o pior e o melhor do ser humano. E por último, mas não menos importante, por trazer um final irretocável com uma mensagem de esperança e fé na humanidade. J. K. Rowling consegue escrever de forma mágica cada detalhe.

Alice1053 12/12/2020

É muito estranho que histórias tão boas e fantásticas, com ótimas lições e significados em suas entre linhas seja escrita por um mulher que nos últimos meses têm feito declarações tão ruins e transfóbicas.

A título de curiosidade, o livro é fantástico, assim como o universo criado e cada personagem. Pensei que seria algo mais bobo, por ser considerado como um livro infantil, no entanto me vi presa no livro e curiosa com o que aconteceria com as pessoas que tanto cometiam maldades e mentiam, assim como com o destino do país. Foi surpreendente ver que o final foi tudo aquilo que eu não esperava (e de uma forma mais positiva ainda!).

Carolina.Gasai 24/12/2020

Com a altura de dois cavalos, o Ickabog vem aí
Apesar de poder ser considerado um livro infantil, esta obra, assim como O Pequeno Príncipe deveria ser lida por cada pessoa no mundo.
Com um ar de conto de fadas, vemos uma história sobre ditadura, tirania e podemos até mesmo ver uma forma medieval de fake news e como elas podem destruir toda uma nação.
Apesar dos erros que cometeu nos últimos tempos e de suas declarações infelizes, J. K. Rowling mostra, com este livro, que ela possui muitas coisas boas e ensinamentos dentro de si e me fez lembrar que ninguém é 100% bom ou mau, preto no branco.