Se não Fosse Você

Se não Fosse Você Colleen Hoover

Resenhas - Se não fosse você

Elicia.Marta 28/08/2022

CoHo você é épica!
Nem sei porque ainda acredito que não vou me surpreender com mais um livro dessa senhora.
A capacidade dessa mulher de fazer uma narrativa comum, real e cotidiana virar uma obra de arte é algo que precisa ser estudado.
Senhora, a senhora arrasa!

Lauroka 15/04/2022

Se não fosse você
Assim, esse já é o nono ou décimo livro que eu leio da CoHo e foi o primeiro que eu não senti aquele "tchan", sabe? Não senti uma ligação com nenhum dos personagens e ainda achei muitos deles chatos demais! Com certeza foi o livro que eu menos gostei dela ??
Rxquel 17/04/2022minha estante
O fato de ser oq menos gostou e ele ainda ser 4 estrelas é incrível

Lauroka 17/04/2022minha estante
Pq mesmo assim ainda é bom kkkkkk o lance é que podia ser muito melhor, e até os livros "não tão bons" da CoHo, ainda são muito melhores do que vários outros

klfeijolle 08/09/2022

cura de ressaca
gostei logo que comecei ele, foi bem fácil de ler, mas confesso que não foi um dos melhores que já li da coho, porém como sempre um livro muito rico, e cheio de plots meu Deus, fiquei até desnorteada kkkkkkk.
amei o desenvolvimento dos personagens, e como tudo no final ficou bem. mas ainda não aceito que eu não li o que estava nas cartas!!!!!!!!!! injusto kkkkk.

Lycoriszyx 09/12/2022

Maravilhoso!
Contém um drama impressionante que em algumas partes te faz pensar e questionar como seria se fosse você no lugar de Morgan ou Clara.
Eu amo tanto os relacionamentos que se desenvolveram no decorrer do livro. Amo de verdade que anseio por algo assim.
Adorei cada personagem - exceto os que causaram tanto sofrimento - e a forma que conseguiram lidar com a difícil situação.
Colleen Hoover me deixou grata por este livro e por isso não me arrependo de comprá-lo e lê-lo de forma compulsiva.

Livia.Moraes 29/12/2022

Luto
Viver o luto é sempre uma dificuldade, a falta de comunicação pode nos levar a imaginar situações e vivenciar dores que poderiam ser evitadas.
Egoísmo é uma marca do luto,é necessário estar atento em quem nos rodeia para aprender a superar e entender nossas dores.
Nesse livro há romance e superação do luto, adorei! ?

Thais645 22/06/2023

Mãe e filha??
Foi uma leitura complicada, não foi fácil ver o sofrimento de Morgan e Clara.
Gostei muito da escrita da Colleen que trouxe para nós leitores uma história tão real, as questões abordadas pelas personagens em suas reflexões e dramas sinceros, uma história de recomeços, com perdão, Cheio de segredos e traições.
Até uma parte do livro eu estava bem envolvida, mas chegou a certo ponto que achei muito enrolada.
É incrível como o amor pode curar e ferir.

Carol.Olsen 11/12/2021

Lindo e cansativo
O livro tem uma história linda entre mãe e filha, foi muito bom poder acompanhar mesmo em situações difíceis na vida delas.
Mas pra mim esse é um dos livros mais fracos da Colleen, já que uma boa parte do livro a gente só espera uma revelação, mas elas mal conversam e fica um pouco nessa enrolação.
Vale super a pena com certeza, só acho que o ideal é não ter tantas expectativas sobre esse livro dela.

Valquiria.vitoria 08/11/2023

Um livro que merece muito mais reconhecimento..
Nem sei o que falar sobre essa história. Coleen tem o poder de me prender do começo ao fim. E com essa história não foi diferente. Foi emocionante acompanhar a história de Clara e Morgan, a relação de mãe e filha é ao mesmo tempo ver elas com seus pares. Esse livro me arrancou suspiros e lagrimas do começo ao fim. Jonah e Miler ganharam meu coração.. O final com o documentário foi uma das coisas mais fofa que já vi. Uma história forte que aborda o luto, traição relação familiar de uma forma forte e leve na medida. Ao final dessa história só sentir orgulho da Clara e da Morgan..

Talvez isso seja algo que eu precise aprender a valorizar mais. Nosso relacionamento nem sempre vai ser um mar de rosas, porém preciso aproveitar os interbalos de calmaria entre as tempestades. Não importa meu humor ou o que estiver acontecendo na minha vida, tenho que apreciar os momentos de alegria com Clara.

Ane 15/05/2021

Mais um livro da CoHo que leio e nem vejo o tempo passar, mesmo nos momentos mais "calmos" da história. Houve um momento muito bom, com muitas emoções e depois tudo se "acalmou" e foi pra parte sofrida e motivacional, onde as personagens estavam tentando lidar com tudo o que aconteceu. Gostei muito da história ser contada por dois pontos de vista, ajudou a entender os dois lados e não ficar acusando ninguém. Achei meio blé o romance, mas entendo que encaixou com a história. Quem gostar de Colleen Hoover, vai na fé.

Lucélia 05/12/2023

Foi um livro que eu gostei, mas...
Muito drama, e ficou muitas pontas soltas, eu gostei pq gosto da escrita da Collen e ela te prende do começo ao fim....

Marcela 08/05/2021

Com uma narrativa ágil e envolvente que contempla personagens cheios de sonhos e defeitos, além de uma carga dramática que vem com revelações e surpresas, Colleen Hoover é sempre um ótima opção para sair da ressaca literária.

Narrado em primeira pessoa alternadamente por uma jovem mãe e por sua filha adolescente, Se Não Fosse Você traz a história de uma família que precisa se reestruturar após uma tragédia tirar o seu mundo dos eixos e abalar ainda mais a relação difícil entre as duas, que vivem momentos tão distintos da vida: enquanto Clara precisa lidar com o luto ao mesmo passo em que começa a conhecer a euforia do primeiro amor no colégio, Morgan se vê tendo que reconsiderar toda a sua vida, após ter abandonado a faculdade e a possibilidade de uma carreira para se dedicar à criação da filha e ao cuidado da casa enquanto seu marido sustentava todos os gastos... e, no meio do turbilhão, há ainda o sentimento mal resolvido com Jonah, melhor amigo de seu falecido marido, única pessoa que parece compreendê-la desde a juventude.

Embora o recurso de narração dupla não seja nenhuma novidade, o diferencial está na escolha da CoHo quanto às perspectivas serem, nesse caso, de mãe e filha, e não de um casal que se envolve romanticamente e precisa enfrentar dificuldades para ficarem juntos. Aqui, acompanhamos o quanto cada uma lida de seu modo com a relação que vai ficando cada vez mais desgastada graças aos segredos que escondem uma da outra por pensarem que não serão compreendidas. Por sinal, embora eu tenha entendido bem os dois lados, de forma geral, é difícil demais engolir pensamentos de adolescentes cheios de birra que se acham muito maduros sem nem sequer terem noção de nada. Por isso, embora tenha sido coerente até certo ponto, a Clara me irritou demais... e a Morgan me irritou um pouquinho por ser complacente demais e por SEMPRE se sacrificar pelos outros e ignorar a si mesma. Já o Jonah e o Miller são dois queridos.

Sobre a história em si, achei que os acontecimentos foram bem previsíveis no geral, embora não tenha sido um problema para mim. Foi interessante notar principalmente a diferença de percepção de uma realidade através das duas visões tão diferentes: uma jovem adolescente que busca independência, validação de opiniões e, sobretudo, viver a vida com intensidade, e sua mãe adulta que já passou por essa fase, sabe muito bem os perigos e desafios envolvidos e agora precisa se reinventar depois de anos vivendo numa situação acomodada. No geral, o desenvolvimento do enredo é bem estruturado, mas há pontos que ficaram em aberto e mereciam mais atenção para saciar a curiosidade do leitor, que se envolve nessa trama familiar (que poderia muito bem se tornar uma novela do tipo "selo Manoel Carlos"). Para mim, não é dos melhores da Colleen Hoover, mas, ainda assim vale a pena conferir.

Lary 17/09/2021

Eu nem preciso dizer que amei, quem me conhece sabe que sou cadelinha dessa mulher e leio absolutamente tudo que tiver o nome dela no meio.
Como sempre temos: drama, ensinamentos e boys perfeitos. A única coisa que me levou a não dar nota máxima e fav foi o jeito que se desenvolveu a revelação, esperava um acontecimento mais dramático (o que não seria problema nenhum pra dona CoHo) e EU NÃO SEI COMO VOU CONSEGUIR SOBREVIVER SEM SABER O QUE TEM NAQUELAS BENDITAS CARTAS!!! COLLEEN HOOVER PQ ME MATASTES???? ?
Amanda 25/06/2023minha estante
Como assim, jogar às cartas sem ler?! Não aceito tbm, COHO volta aqui agora kkkk

Lary 25/06/2023minha estante
Não vou me conformar nunca com isso kkkk

duda 13/10/2021

se não fosse você
o tema central (relacionamento entre mãe e filha) foi algo tão especial, tão verdadeiramente abordado! as duas personagens estão quebradas e passam por vários conflitos, elas lidam com tudo isso em silêncio, em dores não ditas. o foco desse livro não é em um relacionando amoroso (a capa é tão??) e nem em grandes relevações, os plots são óbvios mas a consequência deles é o que faz essa história ser o que é, foi o livro que mais fugiu do que conheço da autora, gostei muito!

Denise.Zanolli 15/05/2023

Ruim
Um livro que não te prende, o enredo sem graça.
Esse livro da Collen não é bom. Enrolei pra terminar de ler, só terminei mesmo por descarrego de consciência
Ingrid 04/07/2023minha estante
Esse nem por desencargo??????

giu modolin 18/06/2023

O final salvou
A leitura foi beeem arrastada, começou a ficar mais empolgante um pouco depois da metade, senti muita raiva pela rebeldia da Clara e pelo jeito q ela estava tratando a Morgan. Mas esse final compensou.
gostei bastante