A Noite Cai

A Noite Cai Camila Cerdeira

Resenhas - A noite cai

BeccaClub42 01/01/2024

Humor sutil
Conto super gostosinho de ler. Senti falta de umas descrições (como quando o lobisomem tava atacando a Ana). Mas adorei ler e o autor tem um humor bem encaixado e fluido, dei boas risadas tbm.

Luísa Toresan 28/12/2023

Gostei bastante do conto e de toda a história e o universo que a cerca. É uma ótima leitura pra quando está de ressaca ou precisando de algo curto.

Nataka 16/12/2023

Um conto bem curtinho, excelente para ler numa ressaca literária, aborda um romance sáfico com seres sobrenaturais e religião afro. o desenvolvimento foi excelente e bem fluido, e o final deixou um gosto de "quero mais".

sunburstjoon 12/12/2023

Um conto divertido e com muita representatividade. Só fiquei curiosa no final com qual o caminho que Samantha escolheu, ela escolheu aceitar o destino dela ou ela escolheu não aceitar o título de alfa da matilha?

Jujubsâ¨ï¸ 12/12/2023

A noite cai
Amei como a leitura foi rápida.

Eu me emocionei, entrei na história, senti o que todos os personagens sentiam.

Li em uma madrugada.

5 estrelas

?????

Malu 16/11/2023

Macumba e lésbicas, TUDO QUE EU MAIS GOSTO
Eu sempre salvo vários contos do Kindle pra ler quando tô no tédio e eles sempre são legais MAS ESSE AQUILO SUPEROU TODAS AS MINHAS ESPECTATIVAS!!! como uma bela macumbeira que sou eu AMEI as referências aos cultos dos orixás, além de ter lésbicas apaixonadas muito fofas!!!! CINCO ESTRELAS FAVORITADO!

rebeca 16/11/2023

ESPETACULAAAAARRR
ótimo conto meu deus?? preciso de mais!! bem fora da curva e abrange bastante a cultura e religião africana, não entendo do assunto e vou atrás pq me deu curiosidade, amei demais nunca li nada parecido e ainda é sáfico???

Geovana119 31/10/2023

Esperava mais
Esperava mais. Mas, calma, não, isso não quer dizer que a obra em si seja ruim. A noite cai é uma história bacana e com potencial, e uma das coisas que gostei bastante foi a cultura nela presente. No entanto, achei que a narrativa deixou um pouco a desejar. Os diálogos poderiam ter sido mais bem estruturados, e as cenas foram descritas de uma maneira um pouco fraca, no meu ver. Como disse, a história tem um baita potencial e o enredo é muito bom.

Rebeca965 24/10/2023

Um conto leve e bom
Gente que perfeita, é bem curtinho, a leitura fluiu tão fácil, leve, amei a representatividade, e todo o enredo, duas irmãs bruxas, 4 personagens principais negros e lgbtq+ , gostei de tudo, menos do tio, quero mais da história, e já tô buscando pra ver se tem continuação.

R4vi 22/10/2023

Conto sáfico + religião de matriz africana + lenda urbana
Leitura rápida, os personagens são muito bons, protagonismo lgbtqia+ e negro e a história é interessante, mas poderia ser melhor, poderia ter mais desenvolvimento.
Pelo que eu vi parece ter uma ""continuação"", mas não entendi bem, vou dar uma olhada mês que vem.

Natália 17/09/2023

Rápido e divertido
Uma história fantástica se passando em Fortaleza foi uma coisa maravilhosa de ler. A escrita da Camila também é muito fluida e eu quis conhecer mais dos personagens apresentados.
Cheio de representatividade e bom humor, é uma história sobre cultura, religião, mitos e romance que te prende a atenção e faz você querer mais. Recomendo.

Ingrid921 16/09/2023

Um conto maravilhoso e com MUITA representatividade, amei mt ter lido e acompanhado essa noite de grandes aventuras.

Duda 02/09/2023

Um conto rápido com representatividade, gostaria de saber qual a decisão de Samantha no final. (risos)
É o primeiro livro que leio citando diretamente a religião de matriz africana.

Eloheinuh 31/08/2023

Meu conto favorito do ano
Até agora esse foi meu conto favorito do ano, muito bom!

Adorei a temática, a ambientação, os personagens...tudo muito bem trabalhado! A dinâmica dos "poderes" com os Orixás foi uma sacada genial.

Shirley :) 22/08/2023

Durante toda a minha vida, eu fui obcecada pela mitologia grega. Na escola, era meu conteúdo favorito, tanto que já organizei uma mesa redonda sobre o tema, na aula de português. E quando conheci Percy Jackson, essa paixão se multiplicou. E depois, com o mesmo autor, veio a mitologia nórdica; com o feminismo, veio a Deusa; depois Morgana, Merlin sempre presente. Sempre a mitologia e as deidades sob o olhar europeu. Eu nunca tinha lido um livro de ficção e fantasia com o viés decolonial.

Até agora!

E, caramba, como eu precisava! Eu nunca nem sequer tinha pensado na possibilidade de uma fantasia com os deuses que herdamos da África! Nem mesmo quando passei a estudá-los! E (vários palavrões aqui) como eu adorei! Eu tô completamente encantada com a narrativa, os feitiços em yorubá, a caçadora de Oxóssi, a filha de Iansã e o guerreiro de Xangô!

E essa questão da brasilidade, presente em obras de autores nacionais dessa era pós-moderna é muito importante pra essa estudante de literatura nordestina. E quando eu percebi que essa história que eu devorei em tão pouco tempo se passava pelas ruas de Fortaleza (que eu pouco visitei, mas muito estudei - tanto nas aulas de história do Cariri e Ceará, quanto nas músicas de Ednardo) só aumentou minha satisfação com a leitura. Quando eles passam pela Aldeota, só faltei cantar: aldeia Aldeota estou batendo na porta pra lhe aperrear...

É uma história com potencial de se tornar um livro inteiro, porque o seu único defeito, é que acaba.