A Noite Cai

A Noite Cai Camila Cerdeira

Resenhas - A noite cai

Shirley :) 22/08/2023

Durante toda a minha vida, eu fui obcecada pela mitologia grega. Na escola, era meu conteúdo favorito, tanto que já organizei uma mesa redonda sobre o tema, na aula de português. E quando conheci Percy Jackson, essa paixão se multiplicou. E depois, com o mesmo autor, veio a mitologia nórdica; com o feminismo, veio a Deusa; depois Morgana, Merlin sempre presente. Sempre a mitologia e as deidades sob o olhar europeu. Eu nunca tinha lido um livro de ficção e fantasia com o viés decolonial.

Até agora!

E, caramba, como eu precisava! Eu nunca nem sequer tinha pensado na possibilidade de uma fantasia com os deuses que herdamos da África! Nem mesmo quando passei a estudá-los! E (vários palavrões aqui) como eu adorei! Eu tô completamente encantada com a narrativa, os feitiços em yorubá, a caçadora de Oxóssi, a filha de Iansã e o guerreiro de Xangô!

E essa questão da brasilidade, presente em obras de autores nacionais dessa era pós-moderna é muito importante pra essa estudante de literatura nordestina. E quando eu percebi que essa história que eu devorei em tão pouco tempo se passava pelas ruas de Fortaleza (que eu pouco visitei, mas muito estudei - tanto nas aulas de história do Cariri e Ceará, quanto nas músicas de Ednardo) só aumentou minha satisfação com a leitura. Quando eles passam pela Aldeota, só faltei cantar: aldeia Aldeota estou batendo na porta pra lhe aperrear...

É uma história com potencial de se tornar um livro inteiro, porque o seu único defeito, é que acaba.

FlAvia1579 14/08/2023

É a primeira vez que leio um livro sáfico e contendo religião de matriz africana e foi uma ótima leitura. O conto é rápido, me senti levemente perdida em alguns momentos mas nada que atrapalhasse a leitura! Adorei!

Gabs 05/08/2023

Vou tentar ser o mais sincera possível, eu não conheço quem escreveu o livro e foi o primeiro contato que tive com a escrita, mas em partes eu achei fraca, principalmente nos diálogos do início pro meio do conto, o que se pd comparar com as cenas de ações, que tiveram uma escrita mil vezes melhor e mais cativante
em certos momentos me lembro TW, e acho que teria potencial para um livro e não para um conto

Carol.Macedo 03/08/2023

O conto foi gostosinho de ler e bem rapidinho. Eu só achei que tudo se desenrolou rápido demais, muitas pontas ficaram soltas e coisas sem explicação, por exemplo as nomenclaturas das ?raças? ou dos clãs, não sei. Achei um pouco confusas de entender, talvez se o conto tivesse mais algumas páginas seria possível que tudo ficasse claro. Mas, tirando isso, gostei das representatividades abordadas no conto e gostei da leitura.

Comenta Livros 02/08/2023

Bom livro
Um livro que mistura aventura, religião, crença e jovens correndo contra o tempo para salvar uma jovem. Muito bom o final.
Indico e fiquei feliz.

site: https://comentalivros.com/a-noite-cai-camila-cerdeira/

Sofia136 29/07/2023

Livro muito fofo e bem curtinho.
Adorei que não é um livro de fantasia comum; eu fiquei encantada com os elementos de matriz africana.
Queria um epílogo, detesto final aberto, porém tirando isso o livro é super perfeito!

rayumix 28/07/2023

Lobismoça
Teen wolf versão brasileira, gay e iorubá
????????????????????????

Helena639 26/07/2023

Adorei
Queria um livro completinho dessa história. Um conto, pra mim, me deixou querendo mais. Recomendo a leitura!

Leticia.Ternus 25/07/2023

Fraquinho
Uma viagem total, apesar da ideia geral ser boa, ele é bem fraco e sem muita historia. não recomendo.

Ellen464 24/07/2023

Desabafo
Gostei bastante, um romance sobrenatural de uma "bruxa" e uma lobisomem, super curto e final feliz ??

ruanvctr 23/07/2023

A Noite Cai é um conto gostosinho e rápido de se ler. Uma ótima fantasia nacional, cheia de representatividade e com um romance doce e leve.

beatriz 21/07/2023

Um show de cultura, identidade e diversidade. Muito fofinho e gostoso de ler, fiquei com gostinho de quero mais. Seria interessante ler um livro inteiro com essa pegada! Fiquei lendo e imaginando uma animação, muito bacana mesmo!

Joyce231 12/07/2023

Divertido
Em A Noite Cai o romance entre Ana e Samantha não é o único foco, mas ele tem bastante destaque. Entretanto, a autora tentou colocar sentimentos profundos de forma apressada, até porque é um conto, entendo que precisa ser algo mais rápido, mas acabou tornando o romance delas meio incoerente. Sentimentos foram afirmados, mas a gente não sabe de onde eles vieram e por isso não dá pra se apegar muito no casal. Apesar disso, o resto é muito prazeroso e divertido de se acompanhar, tanto o companheirismo da Ana, Cecília e Bernardo (demonstrando intimidade e sincronia), quanto a religião da protagonista (que foi muito bem colocada e muito bem mesclada com a fantasia, tornando a leitura emocionante). Já faz um tempo que eu queria ler alguma história nacional com foco em religiões de matriz africana, e foi muito gratificante encontrar exatamente o que eu queria.

Gabriela 09/07/2023

Um bom conto
é um conto rápido e gostosinho de ler, a escrita é fluida e tem só 41 páginas.
eu gostei de ver o desenvolvimento da samantha com a Ana.
é um livro que traz muita representatividade.

Taatyta 08/07/2023

Tô apaixonada

Uma gracinha

Ficaria muito feliz se o conto tivesse uma continuação, se aprofundar mais na história dos lobos e das "bruxas"