O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Andreza 30/08/2021

Não deu
Não deu para criar empatia pela personagem, não deu para entender suas justificativas, não deu para entender o final trágico shakesperiano. Não deu.

Gioh 05/09/2021

Dentro de uma mente perturbada
O livro foi muito pesado para mim,eu praticamente sentia tudo o que ela sentia msm ela nn sendo uma personagem gostável. A Aglaia mais do que tudo se odiava e nn conseguia entender,nem controlar seus sentimentos,e isso levou ela a cometer coisas horríveis,"sem sentido". Acho q a maioria das pessoas,assim como eu,não gostou,concordou com as ações/pensamentos dela,mas para mim foi impossível nn sentir empatia e até msm me identificar com as inseguranças e etc dela,no final eu só sentia pena.
A forma que a autora enfiou o leitor nessa cabeça cheia de problemas foi simplesmente incrível,tudo escrito me passava sensações e tudo que ocorreu no livro fez muito sentido para mim e foi mto bem construído.

Klênyo 18/09/2021

Finalmente!
Livro bem escrito, mas não aconselhável pra quem sofre de ansiedade, depressão ou não sabe lidar com rejeição.

Josiane.Castro 19/09/2021

Transtornos psicológicos
Uma adolescência marcada por transtornos psicológicos , baixa auto estima , ciúme , raiva e rompantes de vingança. História de Aglaia , possuida por algo que lhe rasga o peito . Sua vida toma rumo inesperado quando aparece uma filha do pai fora do casamento . Ela não consegue seguir adjante quando toda sua vida parece uma mentira e que vai sendo tomada , pouco a pouco por uma intrusa . Forte

Mariana 21/09/2021

Marília Arnaud nos apresenta a história de Aglaia e sua tormenta em viver com a inveja, raiva e obscuridade. Com uma escrita poética e envolvente, nos deixa enfeitiçados pela leitura desse romance sombrio e reflexivo. Nos levanta questões sobre o nosso lado negro, nosso íntimo maldoso, e como lidamos com ele. O quão é perigoso nos deixar levar por tais sentimentos.
Um livro formidável!

luisa 24/09/2021

amo livros narrados em primeira pessoa!! e também amo personagens reais, o que me fez gostar de Aglaia, tive muita empatia por ela. às vezes, durante a leitura, o ar me faltava, de tão visceral e profunda que são as palavras postas pela protagonista. mais uma desgraceira ?

Bruna.Toledo 28/09/2021

PESADO
Eu acabei esse livro ou esse livro acabou comigo? Não sei se eu estava pronta para ler um livro imerso tão profundamente na temática de distúrbios psicológicos.

A história é um pouco arrastada e densa demais até um pouco antes da metade. Mas, quando eu comecei a entender a dinâmica da narrativa, não consegui largar mais.

Aliás, não recomendo para pessoas sensíveis ou que estejam passando por um momento delicado porque ele pode dar um gatilho. Em um dado momento eu não sabia mais se meu dia tinha sido uma m*rda ou se eu só estava internalizando a negatividade da personagem-narradora.

JW 29/09/2021

Profundo e obscuro
O brilhantismo de “O pássaro secreto” está na escrita da autora que é capaz de aprisionar o leitor na mente de uma jovem com grandes problemas relacionais e psíquicos, os quais parecem se agravar a cada página. O livro é bem pesado e com muitos gatilhos, focando nos temas que cercam as narrativas sobre adolescência, mas vai além ao descrever de maneira tão visceral as dores as quais os transtornos psicológicos, a bulimia e a baixa autoestima podem trazer.
A protagonista Aglaia é uma jovem que não se encaixa nos padrões estéticos da sociedade, mas que ironicamente carrega um dos nomes das três graças gregas, o que a obrigada a suportar a ironia e o deboche dos colegas da escola pois a imagem dela não representa o significado do seu nome. A tragédia da nossa heroína se agrava com a chegada de Thalie, irmã francesa que o pai ocultava de todos. A irmã bastarda é a perfeita antítese de tudo o que Aglaia nunca será e preenche todas as expectativas de um egoísta pai. Sentindo perder o pouco que tem, a jovem afunda cada vez mais nos pântanos que permeiam sua mente e que a faz cometer atos atrozes. O livro é um drama psicológico sombrio, narrado em prosa poética de maneira tocante e capaz de nos sensibilizar com a dor do outro. Mereceu ser o vencedor do Prêmio Kindle 2021.

Lua 21/10/2021

O pássaro secreto ou a Coisa ?
Sinceramente, estou devastada. Acreditei que o livro tratava sobre depressão apenas, mas me pareceu algo muito maior, de certa forma pude sentir a dor de Aglaia.

O livro fala sobre Aglaia e sua família, seus gostos e sua vida não muito animada. Bom, isso até ela descobrir a Coisa que existe dentro dela.

A autora escreve de maneira bem simples e fácil de ler, ao mesmo tempo temos contato com um vocabulário bem rebuscado por meio da personagem principal, Aglaia. É um livro que possui muitos gatilhos emocionais e para quem tem depressão, assim como eu, recomendo que leia com cuidado, inclusive o último capítulo.

Esse livro é doloroso e muito bonito, e a beleza dele está em compreender o outro e se colocar no lugar deste, o que é muito difícil. No entanto, em alguns momentos é muito fácil se ver em situações conflituosas e de sentimentos semelhantes ao da personagem.
Recomendo!

Bruna Gouvêia 25/10/2021

O livro que abriu meus olhos para os escritores contemporâneos nacionais

Suspense, horror, fluxo de consciência, até um pitada de thriller psicológico, este livro é mais do que um prato cheio, é um baquete para qualquer fã da prosa intimista de escritoras como Margaret Atwood, Donna Tart e Shirley Jackson.

Em O Pássaro Secreto encontramos um estudo psicológico da tragédia de Aglaia, uma menina brasileira de classe média cujo mundo e mente entra em ruínas ao conhecer um filha concebida fora do casamento por seu pai.

A voz de Aglaia enquanto narra a sua descida ao inferno, uma descida que não parece ter fim, é tão real que a ouço ainda na minha cabeça, como se fosse uma amiga minha. Ela é o produto de pais narcisistas e a chegada de sua meia-irmã é apenas o gatilho mas não a causa de todo o seu sofrimento. Depressão, ansiedade, não cobrem tudo. Poderia arriscar jogar um transtorno antissocial aí no meio.

Os diagnósticos são as coisas menos importantes deste livro, porém. A autora, acertadamente, não perde tempo com eles. Doença mental é tratada de forma completamente crua e verdadeira, sem qualquer censura ou tentativa de ser palatável. Como deve ser!

O final te faz querer voltar imediatamente ao começo, você acaba o livro sentindo que deixou algo importante passar e que talvez, como todos a volta de Aglaia, também falhou com ela um pouco.

O melhor livro que li no ano de 2021! Não há uma frase, uma palavra fora de lugar. Minha cópia está toda grifada! Quero presentar todos que conheço com esse livro. Quero ler tudo o que essa autora já produziu!

Bianca 04/11/2021

O pássaro secreto
O pássaro é mesmo secreto? História de uma menina que sofre - muito - ao "descobrir" uma meia irmã. Flerta com a loucura.
Gatilho para depressão; ansiedade.

Nah 10/11/2021

Todos nós temos um pássaro secreto
Foi uma surpresa ler um livro acerca de temas tão estigmatizados como os distúrbios psicológicos. O modo como a autora coloca problemas tão íntimos é perturbador e necessário. Ela fala de sentimentos que todos nós já experimentamos, mas sentimos vergonha de tê-los, quanto mais de expressa-los.

Então, esse livro nos dá a oportunidade de refletir sobre aquilo que não gostamos em nós mesmos ao lermos sobre a inveja e o ódio. Além disso, a escrita é fluida e nos faz querer continuar a entender a cabeça da personagem. Nós torcemos por ela, choramos com ela, odiamos ela e, claro, vemos um espelho de tudo aquilo que talvez queremos calar dentro de nós.

Talvez todos nós tenhamos um pássaro secreto.