O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Kira 17/05/2021

E eu achava que seria favoritado...

A melhor parte com certeza, é quando acaba.
inasantos 17/05/2021minha estante

Kira 17/05/2021minha estante

capitu.bretas 17/05/2021minha estante

Alê | @alexandrejjr 18/05/2021minha estante
Eita!

Marcella 20/05/2021minha estante
FINALMENTE alguém que odiou, assim como eu. Pior livro do ano

Vandinha 22/05/2021minha estante
Tô na metade, não me empolgou, mas achei o da TAG inéditos de maio mais cansativo.

Pedro Nunes 22/05/2021minha estante
Ainda nem terminei e não aguento mais.

É um daqueles livros que depois que você larga, não consegue mais pegar, definitivamente.

Caroline 30/05/2021minha estante
Concordo!

Bael 09/06/2021minha estante
Fraquissimo

Gabi 24/06/2021minha estante
Gente,pq? Kkkk tava querendo ler

Elenise.Xzas 21/07/2021minha estante
acho q nunca demorei/ procrastinei tanto pra terminar um livro curtinho desses kkk terminei só pra ter ctz q daria 1/5 :(

Quel 05/01/2022minha estante
Também não foi meu preferido.

Quel 05/01/2022minha estante
Também não foi meu preferido.

Bernal 01/08/2022minha estante

Magnus 27/10/2022minha estante
Pelo menos dava um feedback direito ne? Por que não gostou? É ruim ou só não foi pra você?

Joviana 21/11/2022minha estante
Que isso, que curioso. Eu AMEI esse livro... favoritei.

Eliza 24/11/2022minha estante
Nossa, eu amei esse livro

Vanessa 03/01/2023minha estante
Tô lendo, comecei ontem... fiquei já com receio das avaliações kkkkkk mas vou tentar ir até o final

Tathi (@Doidosporserieselivros) 16/01/2023minha estante
Credo kkk nao li e nem vou entao kkk

Mari Pereira 12/05/2021

O inferno não era um lugar. O inferno era eu.
Que livro maravilhoso. Muito bem escrito, muito belo. E ao mesmo tempo muito dolorido.
O livro conta a história de Aglaia, e o adoecimento mental é narrado de forma profunda, visceral e bastante lírica.
Acredito que todo mundo há de reconhecer um pouco de si na história.
Afinal, qual é a Coisa que te habita?
Claudia.Paula 07/06/2023minha estante
Olá, Mari Pereira, eu concordo piamente com você, pois O pássaro secreto é profundo e doloroso, é uma leitura inquietante. A propósito, seu comentário soa bastante lírico, parabéns!

Felipe Philipp 07/06/2021

A Vida, como ela é.
Nem todos nós temos a chance de ter uma vida cheia de oportunidades, como pais presentes, incentivo a cultura, boa escola, boa alimentação etc. Esse livro vai demonstrar alguns desses problemas, e dissecá-los na mente dessa menina, que devido a seus relacionamentos parentais problemático, se tornou um furacão. A nossa vida é feita por nossos erros, não nossos acertos, alguns erros podem criar traumas eternos. Uma leitura bem fluída, que no inicio me pareceu extremamente superficial, e logo se tornou uma leitura muito interessante, que me prendeu demais. Se não chorarem, se preparem para ficar destruídos.
Bah 07/06/2021minha estante
Parece muito interessante.

Ricarda Caiafa 02/05/2021

Impactante, mas contém gatilhos
O livro nos conta, em primeira pessoa, a história da jovem Aglaia. Ela sofre com transtornos mentais que pioram, quando subitamente, seu pai anuncia a chegada de uma irmã francesa, fruto de um caso fora do casamento. Assim, ela vê sua vida sofrer mudanças radicais e suas crises pioram. Fiquei muito atormentada em certos pontos do livro. Mas ao mesmo tempo não consegui parar de ler.

Anne 29/05/2021

Desamparo
Leitura nada confortável. Porém, a quem diz que o livro é ruim, arrisco dizer que não mergulhou nele como deveria.

Aglaia Negromonte é uma garota que cresce sob a sombra de um pai narcisista, ator altamente reconhecido, metido a intelectual; e uma mãe sem força de vontade, inteligente e com muito a dizer, mas que definha sob a prepotência do marido.

Gordinha e se sentindo deslocada desde cedo, Aglaia entra num espiral de erros que começam a sugar sua essência.

Temas como depressão e ansiedade são o prato principal da obra, recheado com tudo que os distúrbios mentais, causados por um crescimento negligenciado, podem causar.

Um ponto muito legal do livro são as - muitas - referências à literatura clássica, música nacional e internacional, entre outros. Nessa parte o livro é bem erudito, talvez encostando no exagero.

Achei interessante e gostei, sobretudo. Mas seriam poucos os amigos a quem indicaria essa obra. Deixou um sabor amargo na boca, e muitos questionamentos. Uma terrível sensação de desamparo.

Minha nota se deve ao fato de que não fui convencida dos porquês de Aglaia. Mas por mais que tente explicar aqui, é impossível fazer jus a profundidade da trama.

umbookaholic 30/09/2021

impossível começar essa resenha sem citar um pensador contemporâneo bastante famoso: "nossa, cara, q responsa, meu" - UK, Fi

a Aglaia é uma personagem muito quebrada. do meu ponto de vista, ela sofre de certos distúrbios além d'o fato de ser uma adolescente insegura (o que só piora tudo). ela é uma protagonista muito sensível, apesar de tudo, e que, durante boa parte do livro, vc quer ninar das carinho. o problema todo tá no último terço do livro. ela toma atitudes completamente questionáveis, atitudes que não dizem respeito somente à ela, o que torna esse livro todo um grande exercício de empatia. é difícil gostar e querer salvar a Aglaia o tempo todo, mesmo que seja esse meu desejo.

eu definitivamente não gostei do final desse livro. eu detestei o que acontece, detestei a redução da personagem, detestei absolutamente tudo relacionado ao final, mas, mesmo assim, não consegui diminuir a nota. O pássaro secreto, desde o começo, foi um livro que se propôs a falar "da vida como ela é" e o ponto em que a história termina é exatamente isso: a vida. não concordo, não gosto e, repito, mudaria completamente os últimos acontecimentos do livro, mas acho que faz sentido esse corte. a vida não espera por vírgulas nem faz parágrafos. a vida acontece e ela é um sopro. acho que ela fez bem em terminar como terminou.

a escrita da Marilia é uma das coisas mais lindas que eu já li na minha vida. agora, depois do término da leitura, sinto que vi uma uma tela em branco lentamente sendo pintada e, NOSSA, frases e metáforas INCRÍVEIS! meu livro tá todo rabiscado, de tão linda q eu achei essa escrita. esse, inclusive, foi um dos fatos pelos quais eu não consegui diminuir a nota. muito boa MESMO.

gatilhos: estupro, bullying, gordofobia e depressão
montenegro13 29/04/2022minha estante
gargalhei com a citação

kett 16/02/2024

"Minha mente é uma floresta escura, uma floresta selvagem."
O livro apresenta um drama familiar angustiante, narrado pela protagonista Aglaia Negromonte. Ela fala sobre sua infância e juventude, marcadas pela rejeição e pelo desprezo da família. Sua vida muda quando ela descobre que seu pai tem uma filha com outra mulher (não é spoiler!), Thalie, que, após alguns acontecimentos, passa a conviver em sua casa, tomando tudo o que ela mais valoriza: o afeto, a confiança, e o amor. A partir disso, é apresentado como o ciúme, a inveja e a culpa podem levar a atitudes extremas.

"??? ?????, ??????????? ???????? ? ?????????????? ??????? ?? ????? ??????? ??? ??????? ? ?????? ??? ???????? ??? ???? ??????????."

Foi uma leitura impactante pra mim, e o que a tornou ainda mais impactante, foi eu ter me visto nos sentimentos de Aglaia. Eu não estou em uma situação como a apresentada no livro, mas estou passando por alguns episódios ruins na minha vida, que fazem com eu me sinta como a protagonista. Eu me vi muito em suas descrições de sentimentos, principalmente quando ela expõe sua tristeza e a angústia que consome seu corpo, e também a raiva de estar na situação, fazendo com que ela não tenha vontade de nada, sem qualquer energia.

"??? ??????????? ???????? ?? ?????? ???? ???????, ??? ?? ??????????? ???????????? ? ???? ?? ??? ????? ??????? ?? ??? ???? ?? ???????????. ???????? ????????? ??? ?? ??????? ? ? ????? ?????? ?? ??????."

Além disso, quando ela compartilhava suas lembranças de infância, também me vi. Enquanto lia, senti falta de certas ocasiões que vivi quando criança, e senti a dor de querer voltar para uma fase que pra mim era insuportável, mas vivendo o agora, vejo que na verdade, aquilo não era nem de perto o pior que eu viveria, fazendo com que agora, em partes, eu sinta saudade de coisas que nunca imaginei sentir.

"?????-?? ?? ??? ?????. ? ? ??? ????? ? ??????? ??? ????? ? ???? ??????"

O pássaro secreto me marcou de forma extremamente profunda, tanto pelo enredo, tanto pela forma como a Marilia retrata a mente de uma adolescente com problemas psiquiátricos e os problemas que ela enfrenta. E que escrita linda, beira o poético. ?

É um livro que me fez sentir empatia pela protagonista, mesmo ela cometendo atos terríveis. É um livro que me fez refletir sobre as minhas próprias dores. Gostaria de incluir um comentário que li na revista que acompanha o livro na edição da Tag: "Não é de imediato que a dor de O pássaro secreto nos arde. Ela cresce gradualmente."

O final do livro, não me agradou. Eu achei que a autora poderia ter escolhido outras formas de encerrar a história, que fossem mais coerentes e igualmente impactantes. Por isso, eu dei 4 estrelas, ao invés de 4,5. Mas isso não tira o mérito da obra, que é uma das mais bonitas e incomodas que já li.

Livia 25/06/2022

O livro traz um tema muito importante, que é a jornada de uma adolescente com transtornos mentais. Porém, particularmente, eu esperava uma narrativa diferente. Eu esperava que o livro trouxesse uma mensagem de esperança para os adolescentes que lidam com problemas psicológicos. Claro que é necessário falar sobre as inúmeras dificuldades a serem enfrentadas por quem se encontra nessa situação, mas também é importante dar uma perspectiva de futuro para quem enfrenta algo dessa magnitude. É de extrema relevância mostrar que os remédios que causam apatia e sensação de perda do próprio eu podem ser ajustados de forma a melhorar, e muito, a qualidade de vida do psicoatípico. Esse tipo de história só fala de dor e queda, esquecendo de citar a possibilidade do alívio e do levantar. Um diagnóstico de um problema psicológico não precisa ser o fim. Ainda há esperança, através da psiquiatria humanizada, da psicoterapia, da rede de apoio, da arte, da luta antimanicomial... Quando a "doença" é na alma, a cura é um processo diário. Que a arte venha para afagar a alma, para gerar identificação, mas não para destruí-la com a desesperança.

Amy 11/05/2021

Crescer Dói
Encontramos no livro uma adolescente marcada por transtornos psicológicos, ciúmes, raiva e baixa autoestima. A sua dor vai crescendo gradualmente até que tudo começa a se quebrar, mergulhando assim em suas ausências. Às vezes queremos consolá-la e às vezes ficamos com raiva e medo dela.
"Por que as coisas que mais tememos que aconteçam acontecem sem que possamos fazer nada para evitá-las?."

Bianckah 04/07/2021

O lado sombrio da todos os pensamentos
O livro conta a história de Aglaia e nos trás um triste relato lírico da depressão e das doenças mentais.
Uma das leituras mais desagradáveis e inquietantes que já li. Não consegui ter empatia pelos transtornos mentais da personagem principal que me pareceu mesquinha e egotista e tive que fazer um esforço de vários dias para avançar as primeiras 100 páginas.
A narrativa lírica e reflexiva tenta ocultar o lado sombrio da narrativa e trazer beleza mas que me deixou com uma sensação de desagrado e amargor estranho ao ler e que só aumentou nas páginas finais.
As vezes tive a sensação de estar lendo um livro que contava uma história de outro século, apenas na metade para o final do livro consegui me situar no tempo ao qual a narrativa se localizava.
O livro é bom, mas não o suficiente. A narrativa não me parece completa e um tanto rasa e repetitiva.

Henrique 18/09/2022

com ótimas referências à arte e à botânica, O pássaro secreto é a saga de um sentimento devastador q deixaria até françoise de A convidada boquiaberta. criatura subcutânea gestada nos lamaçais do espírito humano, a inveja aqui queima, trucida e destroça. marilia arnaud mostra q a paraíba tem literatura contemporânea foda.

Bernal 01/08/2022minha estante
Ela matou um cachorro??? Não me recordo disso na história. Creio que você se enganou.

João Paulo 27/05/2021

Dolorosos
Essa é uma leitura que te envolve com toda história e sentimentos do personagem que narra. Apesar de diversas atitudes errôneas, não tem como não se sensibilizar e ter empatia pela personagem principal. Se sentir fora dos padrões e de repente amanhecer e ter em sua vida alguém que tem tudo que vc sempre sonhou, inclusive o amor de sua família. Eu achei os pais dela tbm muito irresponsáveis por ver o problema e fingir que não está acontecendo. E o final foi de apertar o coração até destruir em pedaços. Então, apesar da escrita fácil, o livro ser curto, ainda não foi uma leitura fácil. É uma história que deixa cicatrizes.

Milena300 21/03/2021

Ainda continua estranho mas, lendo umas outras resenhas, eu vi que era essa a intenção mesmo de mostrar como é "estranho" a fase e tudo pelo que Aglaia passou. Mesmo que ela tenha feito coisas cruéis demais.

Antes eu nunca tinha notado nenhum romance que possa ter sido tão poético quanto 'O pássaro secreto'. Fiquei tocada como a Marília Aurnaud tem o dom de: mesmo que a história te desperte um sentimento esquisito seja tão bonito se ler.
Acredito que eu possa compreender sua grandiosidade numa nem futura releitura.
Eu recomendaria a leitura com calma, ir reconhecer como cada personagem é bem construído, com o desenrolar da história, passar por tudo que a protagonista passou...

'O pássaro secreto' não merece menos que 4?. É mesmo muito bom, principalmente para ser discutido em um clube de leitura.

Valeu o prêmio kindle de leitura pra autora ?
Milena300 21/03/2021minha estante
numa futura releitura*

Lais.Lagreca 25/05/2021

... perturbador e maravilhoso!
No mês de maio, a TAG celebrou a literatura brasileira e nos presenteou com o envio deste livro, como posso dizer... perturbador e maravilhoso!

Em “O pássaro secreto”, temos acesso a história de Aglaia Negromonte. Narrado em primeira pessoa, somos apresentados aos poucos e de forma não linear (parece que vamos e voltamos, como se nos afogássemos, submergindo e tomando ar de forma alternada) a “sua” realidade, ao “seu” mundo. Destaco esses pronomes por saber que o meu envolvimento com a narrativa se dá através do que me conta a personagem, e também porque, diante de tantas inquietações, decepções, diante de sua solidão, de sua não aceitação de si e do mundo, ou de parte dele, nos vemos envolvidos nos conflitos vividos por Aglaia.
Vivendo em uma família que, aparentemente, não a faz sentir pertencente, não a acolhe, não a escuta (quase não conversam sobre seus sentimentos), Aglaia encontra na literatura uma maneira de receber atenção de seu excêntrico pai. Esse pai, cuja satisfação pessoal se sobrepõe aos desejos dos seus familiares, inclusive de sua esposa, teve uma vida paralela à da sua família, da qual resultou a meia-irmã de Aglaia. O surgimento dessa meia-irmã representa o estopim de tudo o que Aglaia sentia, na verdade, seu aparecimento intensificou, elevou ao extremo a sensação de não pertencimento, de não aceitação... e aí a vida dessa garota tão inteligente nunca mais foi a mesma.

Se eu gostei?
Escrevi esse texto me sentindo revivendo as sensações da leitura.

Muito bom!
Vamos ler! Vamos prestigiar escritoras brasileiras e escritores brasileiros!