O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Celia.Mattos 14/04/2022

Mesmo sendo um livro de linguagem muito acessível, O pássaro secreto tem uma narrativa bastante pesada. Seguindo as lembranças de infância e adolescência de Aglaia Negromonte, a personagem nos conduz por seus traumas, tristezas e dores, de forma que variamos entre querer consolá-la, e o choque e repulsa por algumas de suas atitudes.
Aglaia vive com os pais e os irmãos, até que entra em sua vida uma irmã até então desconhecida. O ciúme da irmã que todos parecem amar mais do que a ela, o sentimento de desencantamento com as posturas dos pais, o sentimento de ser traída por eles, a falta de diálogo e preparação para lidar com todas as mudanças que o novo membro da família traz, tornam as atitudes da menina agressivas, e até desproporcionais, desestruturando ainda mais a família que já possuía uma estrutura falha.
A autora nos leva pelos sentimentos de Aglaia de forma poética e até dolorida, por vezes senti necessidade de parar a leitura, respirar, pensar em outras coisas para não sufocar mergulhando nas tristezas da personagem, mas ainda assim é uma leitura que nos encanta. Sem dúvida um dos melhores livros lidos do ano até agora.

Cris609 27/06/2021

Super bem escrito, o livro me deteve em uma reação nova: sublinhar frases extremamente bem construídas e reflexivas.

"não é o outro quem nos enlouquece, tudo é uma aceitação de si mesmo e, um dia, quando eu conseguisse acolher minha face mais sombria, mais imperfeita, mais bem oculta em mim, finalmente estaria livre para ser feliz."

A história de Aglaia Negromonte expõe o quanto é difícil conviver com os próprios sentimentos e com os sentimentos alheios. A raiva e o ciúme, que consomem a vida da personagem, são vistos como doença mental, falta de caráter, maldade. Em nenhum momento eles são tratados como realmente são. E acredito que esse fato é que os fazem tomar proporções asfixiantes.

Essa falta de habilidade em lidar com os sentimentos não é exclusividade de Aglaia e de sua família. É uma deficiência da humanidade. Encontrar a paz dentro de si é uma das tarefas mais complexas. Somente olhando tediosamente para dentro e aceitando o que se encontra lá é que conseguimos ser livres. Não há nada mais libertador do que a calmaria da reflexão.

Chelly @leiodetudo 07/07/2021

Muito ciúme e raiva acumulada.
Achei o livro ótimo e a história é narrada de forma muito bonita. Em outras mãos, a história não passaria de um ?drama adolescente?, mas Marília Arnaud soube embelezar a narrativa e criou um livro impossível de largar. É uma história triste , pesada e traz temas sensíveis relativos a transtornos alimentares e ansiedade. Fica esse alerta.

Lua 08/07/2021

Esse livro me tocou de tal forma que pra sempre estará marcado em meus ossos.
Marília é cirúrgica ao trazer a tona Aglaia e sua história. Narrado em primeira pessoa, mergulhamos nos pensamentos mais profundos, dolorosos e, por que não, viscerais de uma adolescente profundamente magoada.
Acompanhamos sua fragilidade mental, seus transtornos, sua Coisa, seus esforços em resgatar o equilíbrio em sua vida (mesmo que pela vingança).
Marília consegue tornar Aglaia tão humana que facilita que nos reconhecermos nela.
Eu mesma, tenho certeza que sou a própria Aglaia.
Bem escrito, realista, profundo, provocativo: uma obra prima!

Anelena 09/07/2021

Um livro duro de ler
Como muitos, eu não gostei nem desgostei do livro. A leitura me trouxe diversas sensações, foi incômodo, cru, as vezes me repugnava e outras enternecia.

Me envolver na história da convivência com os distúrbios mentais de Aglaia, sua forma de driblar terapeutas, sua tendência à violência e sua imensa carência foi uma jornada dura de percorrer, mas que valeu a pena concluir.

Duda 13/07/2021

Os pensamentos e sentimentos a respeito de O Pássaro Secreto são mistos.
Por diversas vezes me vi imersa na história, me sentindo muito parecida com Aglaia. No entanto, me pergunto se não seria apenas pelo fato de ter vivido alguns momentos parecidos durante minha adolescência.

Lucikelly.Oliveira 12/08/2022

Impecável
?Foi assim, de um dia para o outro, que um feixe de luz começou a cair impiedosamente sobre meus pais e eu deixei de olhá-los de baixo para cima. Não eram mais assim tão belos nem tão justos nem tão invulneráveis, e de repente tornaram-se incapazes de garantir minha felicidade com a ambiguidade do seu amor e a precariedade da própria existência.?

Chele 30/07/2021

Um mergulho nas inquietudes da alma de
uma adolescente perdida de si mesma. Este poderia ser um sucinto resumo desta obra da autora vencedora do prêmio Kindle 2021. Narrada em primeira pessoa conhecemos as dores, os temores, desamparo, a inadequação e a incapacidade de lidar com a realidade a sua volta de Aglaia. Mesmo se tratando de questões psíquicas as questões abordadas pela autora podem ser encontradas facilmente no cotidiano da vida contemporânea podendo facilmente fazer parte da vida de qualquer um. Outro ponto em destaque é a forma lírica como a história é narrada, bem construída, exceto por uma fuga aqui e ali se estendendo em detalhes sobressalentes. Mesmo assim, atenta a complexidade humana, se faz sobre seus próprios pés.

Lilian 05/08/2021

Intenso
O livro trata de muitas questões psíquicas/psicológicas da personagem, com uma dose de mistério na forma como a história é narrada. Intenso!

Junia 15/08/2021

Quem fere, antes ferido está
Esse livro foi um desafio. Ler a história de uma personagem tão perturbada emocionalmente, solitária, transbordando ódio e tristeza, me agoniou. Muito jovem, essa menina com poucos afetos, é tomada de forma doentia pela inveja. E tem tanto ódio para expressar que o faz atraindo o ódio para si mesma, fazendo com que o mundo ao seu redor, tão indiferente às suas dores, torne-se, pela incompreensão e incapacidade de cuidar, ainda mais difícil. Com sua raiva, ela machuca e se machuca, odeia e por isso mesmo, torna-se odiosa. Não sabemos como lidar com a dor. Nem a nossa, nem a do outro.

Quérol 26/08/2021

Sobre sentimentos conflitantes.
O pássaro secreto foi um livro angustiante e de muita tensão. A escritora nos coloca em uma posição muito difícil como leitor, pqe eu entendia os sentimentos de Aglaia mas ao mesmo tempo fiquei ressentida com algumas atitudes dela. Eu só queria terminar logo para saber o que essa menina ia fazer e torci muito para que não fosse uma tragédia.