O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Duda 13/07/2021

Os pensamentos e sentimentos a respeito de O Pássaro Secreto são mistos.
Por diversas vezes me vi imersa na história, me sentindo muito parecida com Aglaia. No entanto, me pergunto se não seria apenas pelo fato de ter vivido alguns momentos parecidos durante minha adolescência.

Lara 17/12/2022

esse livro me revirou por dentro. é muito sofrimento muita coisa ruim me deixou angustiada, agoniada com vontade de jogar ele num abismo :) se essa era a intenção, parabéns

Chele 30/07/2021

Um mergulho nas inquietudes da alma de
uma adolescente perdida de si mesma. Este poderia ser um sucinto resumo desta obra da autora vencedora do prêmio Kindle 2021. Narrada em primeira pessoa conhecemos as dores, os temores, desamparo, a inadequação e a incapacidade de lidar com a realidade a sua volta de Aglaia. Mesmo se tratando de questões psíquicas as questões abordadas pela autora podem ser encontradas facilmente no cotidiano da vida contemporânea podendo facilmente fazer parte da vida de qualquer um. Outro ponto em destaque é a forma lírica como a história é narrada, bem construída, exceto por uma fuga aqui e ali se estendendo em detalhes sobressalentes. Mesmo assim, atenta a complexidade humana, se faz sobre seus próprios pés.

Mi 24/03/2022

Não sei nem o que dizer sobre?
O livro trás a personagem principal, Aglaia, uma menina envolta dos seus livros, filmes e músicas (muito influenciada por seu pai, ator, mas que não é presente na família). É um retrato em primeira pessoa de alguém com transtornos mentais e é muito perturbador. É muito bem escrito, a narrativa é ótima, porém a história não me prendeu nenhum pouco. Não consegui ter nenhuma empatia pela personagem, principalmente depois do incidente que a levam para a clínica pela primeira vez: que repulsa!!! Enfim, ainda não absorvi o livro, mas a primeira impressão que fica é algo que poderia ser mais, principalmente o desfecho de outros personagens. E atentem-se: o livro possui vários gatilhos emocionais!

Lilian 05/08/2021

Intenso
O livro trata de muitas questões psíquicas/psicológicas da personagem, com uma dose de mistério na forma como a história é narrada. Intenso!

Junia 15/08/2021

Quem fere, antes ferido está
Esse livro foi um desafio. Ler a história de uma personagem tão perturbada emocionalmente, solitária, transbordando ódio e tristeza, me agoniou. Muito jovem, essa menina com poucos afetos, é tomada de forma doentia pela inveja. E tem tanto ódio para expressar que o faz atraindo o ódio para si mesma, fazendo com que o mundo ao seu redor, tão indiferente às suas dores, torne-se, pela incompreensão e incapacidade de cuidar, ainda mais difícil. Com sua raiva, ela machuca e se machuca, odeia e por isso mesmo, torna-se odiosa. Não sabemos como lidar com a dor. Nem a nossa, nem a do outro.

Emilly1172 03/03/2022

Não sei nem o que dizer
É difícil expressar todos os sentimentos que esse livro trás. A personagem tem seu problemas e ficamos entre odiar suas atitudes e compreender aquilo que ela faz. Gostaria que ficasse mais claro sobre algumas coisas, mas de mande geral foi um misto de sentimentos a leitura inteira.

Quérol 26/08/2021

Sobre sentimentos conflitantes.
O pássaro secreto foi um livro angustiante e de muita tensão. A escritora nos coloca em uma posição muito difícil como leitor, pqe eu entendia os sentimentos de Aglaia mas ao mesmo tempo fiquei ressentida com algumas atitudes dela. Eu só queria terminar logo para saber o que essa menina ia fazer e torci muito para que não fosse uma tragédia.

Jo Stein 11/05/2023

O pássaro secreto conta a história de Aglaia
Negromonte, uma adolescente psiquicamente frágil e perturbada, e que vê sua vida virar do avesso após a chegada de Thalie, sua meia-irmã cuja existência era, até então, desconhecida. Diante disso, vemos Aglaia despencar da própria sanidade e sucumbir cada vez mais ao seu outro lado, ao seu pássaro secreto.

A narrativa é forte e o estilo de escrita é diferente do que eu estou acostumada. Bem metafórica e densa, não há diálogos, então a leitura pode parecer arrastada em diversos momentos, e os capítulos vão alternando em presente e futuro (as passagens do futuro são bem curtas e talvez não façam muito sentido numa primeira leitura, mas após terminar o livro, é muito interessante revisitá-las).

E embora o livro seja recheado de gatilhos ao abordar temas como transtorno alimentar, bullying, depressão, problemas familiares, dentre outros, você sente em cada linha o desassossego de Aglaia. Não há como não se comover e muitas vezes não se identificar com o sofrimento dela. Você a vê transtornada, obsessiva, mas também a exerga complexa e humana.

Não foi uma leitura fácil de digerir, muito pelo contrário. E se o tivesse lido em outro momento, sem ser atingida em cheia por tantos gatilhos, muito possivelmente teria dado as 5 estrelas que ele definitivamente merece!
Thaiza.Vianna 11/05/2023minha estante
Arrasou!

Rebeca 25/03/2022

real, consistente e presente
Uma leitura incrível. Histórias e conexões bem amarradas, ponto de vista claro e situações que fazem com que a gente acompanhe o sentido da história.

É envolvente como Aglaia consegue nos fazer ver e entender o que ela sente como se tivéssemos lentes olhando pela sua perspectiva. Além disso, apesar de parecer, não é nada previsível, então a cada passo que pensei que ela daria, a história tomava outros rumos.

É um contexto que nos trás pro presente e pro peso que tem o modo como tratamos nossas crianças. Vale a pena, mas respire fundo e
tenha estômago, pois, não é de leve.

Bruna.Toledo 28/09/2021

PESADO
Eu acabei esse livro ou esse livro acabou comigo? Não sei se eu estava pronta para ler um livro imerso tão profundamente na temática de distúrbios psicológicos.

A história é um pouco arrastada e densa demais até um pouco antes da metade. Mas, quando eu comecei a entender a dinâmica da narrativa, não consegui largar mais.

Aliás, não recomendo para pessoas sensíveis ou que estejam passando por um momento delicado porque ele pode dar um gatilho. Em um dado momento eu não sabia mais se meu dia tinha sido uma m*rda ou se eu só estava internalizando a negatividade da personagem-narradora.

Nah 10/11/2021

Todos nós temos um pássaro secreto
Foi uma surpresa ler um livro acerca de temas tão estigmatizados como os distúrbios psicológicos. O modo como a autora coloca problemas tão íntimos é perturbador e necessário. Ela fala de sentimentos que todos nós já experimentamos, mas sentimos vergonha de tê-los, quanto mais de expressa-los.

Então, esse livro nos dá a oportunidade de refletir sobre aquilo que não gostamos em nós mesmos ao lermos sobre a inveja e o ódio. Além disso, a escrita é fluida e nos faz querer continuar a entender a cabeça da personagem. Nós torcemos por ela, choramos com ela, odiamos ela e, claro, vemos um espelho de tudo aquilo que talvez queremos calar dentro de nós.

Talvez todos nós tenhamos um pássaro secreto.

arqueofarias 11/10/2023

Impactante. Profundo. Melancólico. Visceral.
Não há como descrever a profundidade desta narrativa sobre a vida da protagonista que desde jovem sente ?a Coisa? dentro de si, fazendo despertar um turbilhão de sensações angustiantes que não consegue ser lida pelas pessoas ao seu redor. Uma árdua luta para alguém tão jovem percorrer sozinha. Me senti ela um pouco. Queria abraça-la e poder dizer: Aglaia, eu te entendo! ?