Não Acredite em Tudo Que Você Sente

Não Acredite em Tudo Que Você Sente Robert L. Leahy

Resenhas - Não Acredite em Tudo Que Você Sente

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

ianeas 12/01/2024

O livro que mudou minha vida
Eu não tenho palavras para descrever o quanto esse livro me ajudou. Eu sempre fui uma pessoa julgada como ?sensível? ?chorona? e ?emocional demais? mas o que este livro me mostrou é que eu tenho a coragem de ser e me mostrar humana.

Todos somos humanos e precisamos aprender a conviver com a ampla gama de emoções que evoluíram para nos alertar, nos proteger e nos conectar.

A maioria de nós ainda acredita que certas emoções não são boas e que estamos errados, que somos culpados ou que devemos nos envergonhar quando as sentimos. Mas as emoções fortes são parte inevitável da existência humana. Não condenaríamos alguém por ter alergias ou estar cansado ou com fome.

Reconhecer as emoções e dar ouvidos a elas, ter em mente os objetivos e o que valorizamos é o começo da sabedoria.

Recomendo muito a leitura pois infelizmente boa parte de nós não aprendeu, até hoje, a ter sabedoria para lidar com nossas emoções.

Thalia 01/12/2021

Maravilhoso!
Esse livro é simplesmente essencial. Através dele é possível compreender as próprias emoções e assim conviver melhor com elas e também ajuda a entender o comportamento das outras pessoas, concluindo que todos temos neuras parecidas e que a maior parte das preocupações são desnecessárias. Acho que todos deveriam ler esse livro.
Simplesmente perfeito.

Andressa 31/12/2022

Como psicóloga admiro muito o autor, suas aulas são incríveis, e o livro é um compilado delas. Mesmo pra quem não é da área vale muito a pena ler, é um livro prático, com espaços para tarefas e treinos. Inclusive quero começar a produzir conteúdos a partir dele, tem muita coisa boa!

Lara 10/08/2022

Aprendendo a lidar com as emoções
Eu amei demais! Leahy traz de uma forma muito simples os conceitos e a aplicabilidade da Terapia Cognitivo Comportamental para o público leigo.
Além de ter muitos exercícios, reflexões e técnicas para o manejo e aceitação das emoções. ??

Cintia.Ferreira 21/09/2023

Cuide das suas emoções
Depois de meses tendo que interferir a leitura por motivos externos e pessoais, profissionais, acadêmicos terminei este livro maravilhoso indicado pela minha psicóloga em um momento em que eu precisava viver e sentir a minha vulnerabilidade e entender o que é importante para mim. O livro contribuiu com a identificação de comportamentos nocivos a minha saúde mental e me deu esperança, conforme as respostas dos exercícios propostos a ter clareza sobre as dificuldades de viver uma plena e significativa. Recomendo a leitura para você que sofre com ansiedade e deseja desenvolver o autoconhecimento através das suas emoções.

iara 10/07/2022

Superficial
Livro de fácil leitura, mas não se aprofunda muito... tem alguns insights interesantes, mas de um modo geral simplista e usa muitos conceitos da CNV

Willias Freire 06/08/2023

Eu leria esse livros novamente.
?Sim, é difícil ser você ? repleto desses sentimentos intensos, sensível ao que está à sua volta, frequentemente atormentado por pensamentos do que pode acontecer no futuro.?

Só essa parte do livro já da pra ter uma ideia do quão bom é esse livro. Me prendeu do início ao fim e com uma perspectiva de uma pessoa ansiosa.

Sem dúvida eu leria esse livro novamente.

Danielli4 07/12/2023minha estante
Boa!!
Já salvei na lista de próximas leituras ??

Arnaldo 05/11/2023

Livro muito bom!!!
O livro trata de forma simples e objetiva sobre a importancia de analisar as emoções, avaliar a forma como sentimos e reagimos as emoções e a forma com que interagimos com as pessoas mediante as nossas emoções. O autor tambem enfatiza a importancia de observar as emoções do outro e dar respostas inteligentes as emoções a fim de criar bons vinculos sociais e familiares.

Becs 16/04/2022

Gostei bastante.
Livro super prático e direto de como lidar melhor com seus pensamentos e emoções.

Traz muita reflexão e te ajuda a se conhecer melhor. Ajuda a aceitar a dualidade dos sentimentos e que não tem problema sentir nada.

Podemos sentir tudo, qual é o problema? O ?q? da questão é como vamos agir em relação ao que sentimos. Sentir raiva não significa que você é uma pessoa violenta, por exemplo.

Outro ponto muito bom é: as emoções são passageiras, qualquer que elas sejam. Devemos valida-las, sim. Porém não eterniza-las.

Sua raiva, tristeza e até mesmo felicidade, vão passar. Existe um ciclo, elas não duram pra sempre, então não devemos tomar decisões precipitadas baseadas nelas.

Achar que as emoções definem o tipo de pessoa que você é pode desencadear uma vida afundada na ansiedade ou/e depressão.

O autor foi muito feliz ao escrever esse livro, consegui identificar muitas coisas em mim e prestar mais atenção ao meu redor. Durante a leitura você entende que pode viver a vida de uma maneira muito mais leve.

Dri 21/06/2023

Um guia para percorrer seus sentimentos
Excelente livro para quem busca autoconhecimento e a entender um pouco sobre o que sentimos. Os capítulos trazem algumas atividades para se autodesenvolvet nessa trajetória e é excelente principalmente para quem já fez psicoterapia na Teoria Cognitivo Comportamental pela linha dos Esquemas. Recomendo!

Cristiano Nunes 29/07/2023

Destaques:
- Sentimentos dolorosos fazem parte da existência humana. Emoções difíceis e desagradáveis fazem parte da experiência de todos.
- Valide seus sentimentos: Uma forma de validar os sentimentos é perceber que todas as pessoas no mundo frequentemente têm os mesmos sentimentos nós.
- Você pode direcionar compaixão e gentileza a si, assim como faria com uma pessoa amada. Pode se confortar, dizendo: Embora a vida esteja difícil no momento, cuidarei de mim e me darei apoio neste período difícil.
- As emoções nos alertam, falam sobre nossas necessidades e nos conectam com um significado.
- Crenças sobre as emoções podem dificultar tolerarmos os sentimentos.
- Realismo emocional, diferentemente de perfeccionismo emocional, implica estarmos prontos para sentir toda a gama de emoções, aceitar que nem sempre seremos felizes e todos enfrentaremos decepções ou mesmo desilusões.
- Realismo emocional significa que amigos nos desapontarão, assim como nós os decepcionaremos. Significa que a vida envolve perdas e ganhos, dar-nos bem com pessoas de quem não gostamos.
- Para progredirmos, temos que fazer coisas desconfortáveis (desconforto construtivo). Significa desenvolvermos resiliência e força mental, para tolerar experiências difíceis e superar obstáculos. É preciso dizer a si: Sou a pessoa que faz as coisas difíceis.
- Uma estratégia valiosa é perceber que a meta é conseguirmos fazer o que não queremos. Isso envolve a capacidade de superar a inércia.
- As emoções são temporárias, embora possam nos enganar com o pensamento de que vão durar para sempre.
- Sinta menos culpa e vergonha de seus sentimentos. Os sentimentos não machucam outras pessoas, apenas as ações o fazem. E suas emoções (medo, raiva, ciúme, desesperança) fazem parte de sua experiência.
- Sentimentos não são o mesmo que escolhas. Você pode sentir raiva sem agir hostilmente. Pode ter fantasias sexuais sem atuar de acordo com elas.
- Você pode achar que o objetivo é se livrar de qualquer sentimento negativo, mas, se quiser viver uma vida plena, terá que ter uma gama completa de sentimentos.
- Aprenda a conviver com a ambivalência. Você terá sentimentos mistos sobre seu melhor amigo, e ele terá sentimentos mistos sobre você. O mesmo pode ser verdade para sua companheira.
- Podemos abrir mão da mente pura (a crença no pensamento do tipo preto e branco) e reconhecer que nada é tão claro e simples porque nunca temos todas as informações.
- A busca de certeza e clareza pode apenas levar a ruminação e questionamento constante. Por que você precisa de clareza e certeza? Por que permanecer se perguntando: O que realmente sinto? Talvez o que realmente sente seja ambivalência. E não há problema nisso.

Taciani.Silva 29/05/2022

Perfeito
Aquele tipo de livro que te torna outra pessoa ao longo da leitura.

"Quando se trata do mundo real dos relacionamentos, dos empregos e dos lugares para viver, não existe utopia, não existe sonho duradouro ideal, não existe lugar ou pessoa sem algum aspecto negativo. Tudo tem um custo."

Luana 24/01/2023

Um livro incrível que ajuda estudantes de psicologia, profissionais da área e curiosos a entender como nossas emoções podem nos dominar e desesperar se não soubermos analisá-las com calma. É importante aprender a sentir, e não mascarar tudo, mas devemos entender que tudo é passageiro, seja um sentimento bom ou ruim.

Esse livro me fez refletir bastante sobre todos os tipos de emoções e sentimentos mistos que sentimos. Traz algumas técnicas e modos de compreendermos melhor esses aspectos dentro da Terapia Cognitiva-Comportamental. Uma leitura muito esclarecedora, interessante e de fácil compreensão.

Como estudante de psicologia admiro muito o autor, suas aulas são incríveis, e o livro é um compilado delas. Mesmo para quem não é da área vale muito a pena ler, é um livro prático, com espaços para tarefas e treinos.

E o mais legal é que, além de ter clareado a minha mente para diversos temas, sei que ele vai me ajudar bastante nos estudos e na prática psicoterapêutica. Resumindo é um livro para leigos e maravilhoso para profissionais da saúde indicar aos seus pacientes.

Mirlla 06/11/2023

Vim como curiosa mesmo, mas gostei bastante do livro! A leitura fluiu bem e além de tudo esse livro nos ajuda a refletir bastante.
Recomendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6