Sapiens - Volume 1: O Nascimento da Humanidade

Resenhas - Sapiens

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Loli.carol 27/04/2023

MAGNÍFICO!!!
Não tenho palavras para dizer o quanto esse livro é incrível! Sempre quis estudar sobre antropologia, mas eu não sabia como. Esse livro foi a melhor introdução que eu poderia ter sobre o assunto, porque fez meu interesse aumentar em 1000%!!!
Sério, leiam! É MUITO bom!

Mawkitas 04/06/2023

Somos parte de algo muito maior
Adorei o livro e recomendo a leitura. O que eu tirei dessa leitura foi um prazer renovado pela ciência e uma sensação de conexão com o processo evolutivo do qual faço parte enquanto Sapiens. Somos grãos de areia no processo evolutivo, mas temos nosso papel dentro dele. É triste constatar que os Sapiens atuaram de maneira intensa no processo de extinção de outras espécies e na mudança da ecologia do planeta e que isso ainda acontece. Ao mesmo tempo fico curiosa em relação ao futuro e ao papel que os Sapiens terão na Terra.

01/12/2020

Sem defeitos!!!
Amei! Favoritei. Acredito que tão bom quanto o outro livro porém esse por ser HD vem em um tom de sátira. A forma como a história é exposta é espetacular.
O outro livro, sendo mais complexo, a leitura seria recomendada para adultos mas essa uma pai pode ler com a criança.
Se tiver uma continuação, com certeza, lerei.
Nathy215 12/01/2021minha estante
Vão ter mais três HQ's ainda, acredito que vai "fechar" com todas as informações.

12/01/2021minha estante
Ansiosa!!!!

adhara 02/02/2021

Leitura gostosa, reflexiva, mas com uma pitada de humor ácido que deixou a obra ainda mais incrível. Sem contar que os quadrinhos são muito bem feitos e bem coloridos. Recomendo :)

Nada 07/03/2022

Sapiens em quadrinhos
Eu não imaginava que poderia ter uma forma mais interativa do que já era no livro, mas está história é muito mais, utilizando a forma dos quadrinhos que chega a ser ilimitado o que se pode acontecer, e fazendo a gente viajar entre as páginas, utilizando os quadrinhos como forma de nos mostrar os animais extintos, como ocorreu a imigração dos sapiens, os nossos parentes mais distantes e a utilização dos mitos como super-heróis e fazendo assim que o entendimento seja mil vezes melhor.

Porém, leiam primeiro o livro, ele obviamente tem muito mais coisas e ele é bem mais polido, as vezes eu acho q eles meio que forçaram para conseguir fazer a explicação, mas provavelmente este seja mais voltado para as crianças. Isso não tira o fato de ele ser divertido, informativo e muito bem construído, recomendo primeiro lerem o livro e dps venham para a HQ.

Gaitista 18/12/2020

Para quem já leu o livro o HQ vale a pena também
Esse HQ vem de uma ideia de ilustrar o livro original sapiens, tanto para quem já leu o livro original quanto para quem não leu, é interessante que se faça a leitura, o HQ é um livro leve leitura de fácil entendimento, que trazem densos ensinamentos e reflexões e muito bem ilustrado!

Sapere Aude 28/02/2021

O genial Sapiens em Quadrinhos
Esse é o primeiro dos quatro volumes em quadrinhos propostos do fenômeno mundial Sapiens.

Nesta versão graphic novel de Sapiens você é convidado a viajar pelo lado selvagem da história, acompanhado por personagens como Bill Pré-Histórico, dra. Ficção e detetive Lopez, e tendo o historiador e filósofo Yuval Noah Harari como guia.

O formato HQ dá uma nova perspectiva ao passado e às nossas origens. A evolução humana é repensada como um reality show. O primeiro encontro entre os sapiens e os neandertais se dá através das obras-primas da arte moderna. A extinção dos mamutes e dos tigres-dentes-de-sabre é recontada como um filme policial.

Esta série em quadrinhos é uma versão radical da história da humanidade, recheada de inteligência, humor e personagens pitorescos, e pensada para cativar quem gostaria de saber, entre outros assuntos, como um reles primata se tornou governante do planeta Terra, capaz de dividir átomos, viajar à Lua e manipular o código genético da vida.

Atila.Carlos 09/04/2021

Essa HQ é um deleite!
Que projeto incrível! Tanto pra quem já leu ou não o livro Sapiens, é incrível do mesmo jeito. Conseguiriam pegar o conteúdo do livro e colocar de fato num contexto de HQ. Resultado: o que já era acessível, ficou muito mais!
Essa HQ é, de fato, para todas as idades. Ansioso pela segunda edição!

valteralvees 27/05/2021

O que não ficou por trás das cortinas
?Uma cortina de silêncio paira sobre a maior parte da história humana?.

Quando iniciei Sapiens, nunca imaginei que ficaria tão vidrado em entender a evolução de nossa espécie. Contada de forma genial e com ilustrações que são um show à parte, a HQ leva o leitor a vários ambientes que foram essenciais para o desenvolvimento do ser humano como espécie e de todas as alegorias que cultivamos até hoje. Por ela, entendemos o quanto é necessário mudar certos aspectos que até hoje, pelo menos 50 mil anos depois, insistimos em não abandonar: o desrespeito à fauna e flora, a prepotência e o sentimento de que somos maiores que todas as outras espécies, desconsiderando o fato de que sem elas não conseguiríamos viver. Sapiens é o que chamarei de ?tapa na cara histórica? a todos aqueles que estejam dispostos a entender melhor como será o futuro da humanidade. Afinal, quando entendemos de onde viemos fica mais fácil entender para onde iremos.

Victor.Almeida 30/03/2022

Tenho sempre um certo receio de ler versoes graficas de livros que gosto muito, fico decepcionado a maior partes das vezes. Mas nao foi este caso, a versao grafica do livro esta muito boa, muito bem desenhada e a historia muito bem contada

adomelo99 09/05/2021

Um olhar mais acessível
Uma nova perspectiva de um clássico moderno. O Nascimento Da Humanidade apresenta as ideias de Sapiens sob uma ótica hodierna; o livro expõe os conceitos de um modo inovador e mais facilmente digerido, por meio de quadrinhos. Indico como substituto de Sapiens para crianças e pessoas apressadas, ou só pra quem quer entender essas ideias de um modo novo e diferente.

Janaina.CrisAstomo 08/07/2022

Presente para os jovens.
Um excelente livro para introdução com jovens. Os desenhos são lindos, explicativos, muito bem feitos. Os textos dos balões, em algumas passagens, são bem grandes, dando vários detalhes das épocas a que se referem.
Não vejo a hora do próximo!

clayci 07/02/2021

Quando apenas lemos conteúdo histórico, às vezes fica um pouco monótono e cansativo a assimilação da informação passada. E infelizmente não temos uma máquina do tempo para viajar e conferir visualmente tudo que ocorreu. Portanto, o uso de tirinhas e quadrinhos por Vandermeulen e Casanave, nos ajuda a entender melhor a história de Harari.

Enquanto historiador, ele nos passa diversas argumentações e hipóteses de pesquisadores sobre como viemos parar aqui. Como e por onde evoluímos para termos a atual comunidade humana. E quais as características que mantivemos desde os nossos primórdios. Ele também aproveita e salienta aspectos cognitivos, culturais, sexuais e religiosos. Inclusive, muito do passando ainda está embutido em nossos genes e DNA, levando-nos a agir de determinadas maneiras.

Encontramos também algumas referências interessantes e figuras históricas em meio aos quatro volumes que compõe o livro. Cada um desses volumes trabalha a respeito de um tema central. Bem como desenvolve os argumentos apresentados, mas não condena e nem absolve os sapiens. A intenção é gerar pensamento crítico e reflexivo, para termos uma melhor compreensão do mundo que criamos. Recomendo bastante a leitura.

site: https://saidaminhalente.com/sapiens-de-onde-a-humanidade-veio-e-para-onde-caminha/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6