Sapiens - Volume 1: O Nascimento da Humanidade

Sapiens - Volume 1: O Nascimento da Humanidade Yuval Noah Harari

Resenhas - Sapiens

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lucas.Hagemann 12/07/2021

Maravilhoso, didático e ampliador de mentes.
Confesso, não li o livro Sapiens só essa adaptação, mas me supreendi positivamente. Além de atualizarem o livro Sapiens (tem coisas como pandemia de Covid-19 que não tinha como ter antes) trazem um humor e uma didática muito bacana.
Essa HQ nos mostra de forma muito didática as diversas teorias científicas e histórias (algumas conflitantes) a respeito de história da humanidade.
Gostei muito, quero o próximo volume logo.

Dany.Marques 25/06/2021

Leitura obrigatória
Adorei a versão do livro em quadrinhos, super didática. Ideal para quem quer saber mais sobre o assunto de uma forma mais rápida e lúdica.
Sobre o Autor... Dispensa comentários, suas obras são fascinantes.

valteralvees 27/05/2021

O que não ficou por trás das cortinas
?Uma cortina de silêncio paira sobre a maior parte da história humana?.

Quando iniciei Sapiens, nunca imaginei que ficaria tão vidrado em entender a evolução de nossa espécie. Contada de forma genial e com ilustrações que são um show à parte, a HQ leva o leitor a vários ambientes que foram essenciais para o desenvolvimento do ser humano como espécie e de todas as alegorias que cultivamos até hoje. Por ela, entendemos o quanto é necessário mudar certos aspectos que até hoje, pelo menos 50 mil anos depois, insistimos em não abandonar: o desrespeito à fauna e flora, a prepotência e o sentimento de que somos maiores que todas as outras espécies, desconsiderando o fato de que sem elas não conseguiríamos viver. Sapiens é o que chamarei de ?tapa na cara histórica? a todos aqueles que estejam dispostos a entender melhor como será o futuro da humanidade. Afinal, quando entendemos de onde viemos fica mais fácil entender para onde iremos.

adomelo99 09/05/2021

Um olhar mais acessível
Uma nova perspectiva de um clássico moderno. O Nascimento Da Humanidade apresenta as ideias de Sapiens sob uma ótica hodierna; o livro expõe os conceitos de um modo inovador e mais facilmente digerido, por meio de quadrinhos. Indico como substituto de Sapiens para crianças e pessoas apressadas, ou só pra quem quer entender essas ideias de um modo novo e diferente.

Lu Tibiriçá 26/04/2021

Para completar a leitura
Li "Sapiens" há uns 2 anos. Marquei mil coisas e desde então não tirava da cabeça, analisando e comparando uma coisa ou outra.
Com essa HQ, a leitura se completa. Deu vontade de reler o livro, na realidade kkkk.
Os quadrinhos são divertidos, facilitam o entendimento e realmente contribuem para a divulgação da condição humana a todos.
Uma leitura deliciosa.

Tati.Tatiana 21/04/2021

Ótimo quadrinhos!
Já tinha lido Sapiens na versão original e amei reler agora em Quadrinhos.
História da humanidade contada de forma divertida e bem didática.
Vale muito a pena comprar para adolescentes.

Atila.Carlos 09/04/2021

Essa HQ é um deleite!
Que projeto incrível! Tanto pra quem já leu ou não o livro Sapiens, é incrível do mesmo jeito. Conseguiriam pegar o conteúdo do livro e colocar de fato num contexto de HQ. Resultado: o que já era acessível, ficou muito mais!
Essa HQ é, de fato, para todas as idades. Ansioso pela segunda edição!

Lena 20/03/2021

Boa indicação científica para leitores iniciantes
Sapiens em quadrinhos traz de forma leve, didática e descontraída os principais pontos do livro homônimo. As ilustrações ajudam crianças, adolescentes ou leitores iniciantes a se aproximarem de conceitos, teorias e curiosidades científicas de maneira divertida e suave. Um excelente presente para o público juvenil.

Sapere Aude 28/02/2021

O genial Sapiens em Quadrinhos
Esse é o primeiro dos quatro volumes em quadrinhos propostos do fenômeno mundial Sapiens.

Nesta versão graphic novel de Sapiens você é convidado a viajar pelo lado selvagem da história, acompanhado por personagens como Bill Pré-Histórico, dra. Ficção e detetive Lopez, e tendo o historiador e filósofo Yuval Noah Harari como guia.

O formato HQ dá uma nova perspectiva ao passado e às nossas origens. A evolução humana é repensada como um reality show. O primeiro encontro entre os sapiens e os neandertais se dá através das obras-primas da arte moderna. A extinção dos mamutes e dos tigres-dentes-de-sabre é recontada como um filme policial.

Esta série em quadrinhos é uma versão radical da história da humanidade, recheada de inteligência, humor e personagens pitorescos, e pensada para cativar quem gostaria de saber, entre outros assuntos, como um reles primata se tornou governante do planeta Terra, capaz de dividir átomos, viajar à Lua e manipular o código genético da vida.

clayci 07/02/2021

Quando apenas lemos conteúdo histórico, às vezes fica um pouco monótono e cansativo a assimilação da informação passada. E infelizmente não temos uma máquina do tempo para viajar e conferir visualmente tudo que ocorreu. Portanto, o uso de tirinhas e quadrinhos por Vandermeulen e Casanave, nos ajuda a entender melhor a história de Harari.

Enquanto historiador, ele nos passa diversas argumentações e hipóteses de pesquisadores sobre como viemos parar aqui. Como e por onde evoluímos para termos a atual comunidade humana. E quais as características que mantivemos desde os nossos primórdios. Ele também aproveita e salienta aspectos cognitivos, culturais, sexuais e religiosos. Inclusive, muito do passando ainda está embutido em nossos genes e DNA, levando-nos a agir de determinadas maneiras.

Encontramos também algumas referências interessantes e figuras históricas em meio aos quatro volumes que compõe o livro. Cada um desses volumes trabalha a respeito de um tema central. Bem como desenvolve os argumentos apresentados, mas não condena e nem absolve os sapiens. A intenção é gerar pensamento crítico e reflexivo, para termos uma melhor compreensão do mundo que criamos. Recomendo bastante a leitura.

site: https://saidaminhalente.com/sapiens-de-onde-a-humanidade-veio-e-para-onde-caminha/

Bianca 02/02/2021

Simplesmente incrível!! Havia um tempo que estava querendo fazer a releitura de Sapiens quando vi esse quadrinho não consegui me conter, achei um máximo, bem dinâmico e explicativo. A leitura ficou muito mais leve e fácil nesse formato, super leria para uma criança!
Em questão da edição acredito que a capa poderia ser mais resistente, pois agora no final da leitura ela está toda ondulada. A arte e cuidado com a explicação em desenhos está linda, fazendo com que a explicação fique ainda mais fácil. Esperando os próximos volumes ansiosa!!!

adhara 02/02/2021

Leitura gostosa, reflexiva, mas com uma pitada de humor ácido que deixou a obra ainda mais incrível. Sem contar que os quadrinhos são muito bem feitos e bem coloridos. Recomendo :)

J^! 13/01/2021

Para todas as idades
Incrível transposição de linguagem valorizando profundamente a importância do conteúdo.

Tony 30/12/2020

Já como livro era excelente, agora com boas doses de humor só podia ter ficado melhor ainda.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6