O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

Luana Nabor 22/01/2021

O livro começa muito arrastado igual ao último livro da TAG. Talvez isso seja um padrão? Não sei. Mas na metade desse livro você começa a ter apego pelos personagens. E eles sofrem tanto, mais tanto!!! Eu fico muito angustiada com tudo que acontece porque sabemos que é algo real! Todos os refugiados que a Nur deixa pra trás, as histórias, os lugares.

Tati Vizú 24/01/2021

Profundo
Umaa história encantadora e ao mesmo tempo muito aflitiva. Nos faz refletir muito sobre as pessoas refugiadas, suas dores, angústias e medos.

zabela 31/12/2021

Essa é uma das edições mais lindas que a TAG já fez! E amei muito a história e as correlações entre as histórias.

Bru 24/02/2021

Envolvente
Até o momento tem sido o meu livro favorito de 2021. Sempre ouvi falar sobre o sofrimento dos Árabes, por causa da guerra, mas esse livro me fez sentir como se eu estivesse lá, consegui me envolver de uma forma com a história de modo de conseguir não só entender a dificuldades, mas sentir as mesmas dores dos personagens. Adorei!

Ingryd 24/02/2021

Tendo como pano de fundo o oriente médio, conhecemos duas histórias espaçadas por séculos porém intimamente conectadas. A narradora da história é uma criança que tem sinestesia e é através de seu olhar especial do mundo que acompanhamos toda a narrativa. A Nur é uma menina descendente de sírios que nasceu em Nova York mas após uma tragédia familiar precisa retornar ao seu país de origem com a mãe a as irmãs. Logo elas se vêem no meio do conflito armado da Síria e são impelidas a fugir para buscar abrigo. Nesse processo ela nos apresenta a história de Rawiya, uma jovem corajosa e aprendiz de cartógrafa que viveu há séculos atrás acompanhando o mestre Al-Idrisi numa jornada para criar o mapa mais completo da época. Essas duas jornadas perpassam os mesmos locais e a pequena Nur se sente impelida a continuar e ser forte como Rawiya. Um livro poético sobre temas difíceis, como a crise dos refugiados, violência e sobre encontrar o seu lugar no mundo. Marcante.

Marcelo1415 02/06/2024

Importante
Em meio a conflitos e bombardeios na Síria; a jovem Nour é forcada junto a sua família a buscar refúgio. Em paralelo, ou melhor dizendo, há quase um século atrás acompanhamos a história de Rawiya, aprendiz de cartografia, acaba por se encontrar em uma brava história em terras desconhecidas. Apesar de particularmente eu não gostar de acompanhar duas histórias juntas que não se interligam em uma linha temporal. É mais que satisfatório acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento de ambas. Sem duvidas é de essencial leitura para lançar luz sobre uma tema tão inflamado.

Jake 01/03/2021

Narrativa emocionante
Que livro lindo.
Duas histórias que se passam em épocas diferentes contadas com riqueza de detalhes e que se complementam tornando a leitura ainda mais emocionante.
As histórias de uma aprendiz de cartógrafo e uma jovem refugiada tiram nosso fôlego e nos arrancam lágrimas diante de tantas surpresas, perdas e desencontros. Mas o livro fala também de esperança, amadurecimento, e reconstrução trazendo muito valor e aprendizado.
Ganhou um lugar especial no meu coração. E foi favoritado com certeza.

Carol 06/03/2021

Ótima leitura!
O livro é de uma sensibilidade... Não conseguia parar de ler e muitas vezes as lágrimas me fizeram companhia...

Marina 06/03/2021

Apreciei e recomendo.
Bom livro de estreia do autor.
Difícil acompanhar a história, imaginando quão contemporânea ela é ao nosso tempo.
Recomendo!

Fernanda.Lima 20/03/2021

Livro atrativo, que desperta a imaginação do leitor, para viajar nessa história de aventura por um mundo cheio de encanto e magia!

katiaeoslivros 13/04/2021

Amei
Gostei muito da historia do livro, algo triste e feliz ao mesmo tempo, com várias reflexões

Kelly.Hayd 09/05/2021

Este livro deu trabalho para terminar. Por alguma razão engasguei logo no começo e demorei muito para conseguir me envolver com a história. A escrita é muito confusa e por vezes me fez perder o interesse. No entanto, a história é linda, triste e real. Uma realidade muito distante que precisava ser dita, lida, comentada. No fim das contas, valeu todo o esforço.