O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

Rapha 01/05/2021

?As histórias mapeiam a alma disfarçadas de palavras?
Um dos raros acertos da TAG! esse livro fala de refugiados de um jeito muito sensível e cuidadoso, da perspectiva de uma criança. é bonito como o autor cruza duas histórias fortes e mistura personagens reais e fictícios. a relação da Nur com as cores vou levar no ??

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 04/05/2021

Poderia ser perfeito mas...
Este livro é um ótimo exemplo de uma história fantástica com personagens cativantes mas que perdem força em uma escrita pouco inspirada e falha da autora.
A escrita é funcional mas muito limitada, a descrição de arcos e cenários se torna confusa em algumas horas não conseguimos acompanhar com preciso o que está acontecendo. O tempo é um grande problema também, ele não parece linear e abre arcos longos e curtos em uma mesma duração para diferentes personagens o que dificulta sua localização e precisão.
A história é incrível, a construção de época é boa e o caráter minimalista que a visão da protagonista nós dá mostra as pequenas coisas de um período complexo e pouco explorado. A outra linha narrativa é uma aventura épica com muito simbolismo e pouco tempo pra ser explorado.
As personagens são facilmente amadas pelo leitor, principalmente a protagonista. O uso da sinestesia dá uma visão fantástica e diferente a ela de tudo o que passa e mostra esperança no próprio desespero. A jornada de crescimento é tremenda e o final até satisfatória, porém talvez muito simples, muito "feliz".
Enfim , Mapa de Sal e Estrelas tem uma grande história, com toda a pretensão de ser marcante e eterna na literatura. Porém não tem o controle certo da escritora que acaba diminuindo a própria narrativa.

Lari 14/05/2021

lindo & inspirador
Estava na dúvida quando peguei esse livro se seria meu tipo de leitura e posso dizer me surpreendi demais!
Uma história muito triste e muito real (sim, é uma obra de ficção, mas a gente sabe que é isso que acontece todos os dias na Síria há mais de 10 anos), mas que ao mesmo tempo é linda, delicada e muito inspiradora! Acho que o fato de a gente acompanhar duas narrativas deixa tudo mais fluído e gostoso de ler. E, claro, o fato de a parte contemporânea da história ser contada através de Nur, uma criança, deixa tudo com um peso e uma perspectiva diferenciada.
Com certeza um favorito!

Amanda 21/05/2021

Não foi fácil atravessar toda a jornada de Nur. No começo senti dificuldades, achei arrastado e monótono. Mas com o passar consegui me conectar com a história e tirar boas experiências da leitura. Do ponto de vista cultural, é incrível. Um choque de realidade. Não sei se leria de novo, mas acredito que pelo menos uma vez na vida todos nós precisemos ter uma leitura como essa.

JM1 26/05/2021

Magnífico e de importante contribuição
História muito envolvente, onde misturam-se aventuras através de fantasias milenares com conjecturas reais e desoladoras enfrentadas no oriente médio, vide guerras e conflitos, que vem desgraçando homens e nações, acabando com a dignidade e sonhos. A obra contribuí para o esclarecimento de muitos e quem sabe para a resolução dos problemas.

Ibiapina 03/01/2021

Sem conexão
45. Para encerrar as leituras de 2020 "O mapa de sal e estrelas". As histórias de Nur e de Rawiya são exemplos de como podemos encontrar a sensação de pertencimento ao mundo nas coisas mais simples. O autor consegue mesclar Ocidente, Oriente e a história de al-hidrisi. Apesar de conter fatos históricos fiquei perdida em algumas partes e não consegui me conectar com a história de Rawiya. Seria um "2 estrelas."

Marcelo1415 02/06/2024

Importante
Em meio a conflitos e bombardeios na Síria; a jovem Nour é forcada junto a sua família a buscar refúgio. Em paralelo, ou melhor dizendo, há quase um século atrás acompanhamos a história de Rawiya, aprendiz de cartografia, acaba por se encontrar em uma brava história em terras desconhecidas. Apesar de particularmente eu não gostar de acompanhar duas histórias juntas que não se interligam em uma linha temporal. É mais que satisfatório acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento de ambas. Sem duvidas é de essencial leitura para lançar luz sobre uma tema tão inflamado.

Vânia 21/01/2021

A leitura foi lenta, mas o livro não foi ruim!
Com duas histórias acontecendo nos mesmos lugares, mas em épocas completamente distintas, O Mapa de Sal e Estrelas é uma história emocionante sobre família e sobre resistência.

Em 2011, durante a guerra civil na Síria, a casa onde Nurr mora com a mãe e as duas irmãs é bombardeada, o que as obriga a procurar asilo em outro país, onde seja seguro viver.

Em 1099 nós temos uma história milenar, contada para Nurr por seu pai, antes de falecer. A história preferida de Nurr conta a trajetória de Rawia, que em busca de melhores condições de vida para sua família, se passa por menino para ser aprendiz de um cartógrafo, que está em uma expedição a pedido do rei. Enquanto o acompanha, Rawia passa por diversas situações que se assemelham com a história da Nurr.

A escrita desse livro é bem poética, mas ela acabou sendo um pouco massante pra mim. Não era um livro que eu pegava, me envolvia e quando ia ver, já estava imersa. Senti que pra me conectar com a história, era preciso me empenhar pra isso, não era natural. Deu pra entender? hahah
Não sei explicar essa sensação!

Apesar disso, a história é incrível. Vi muita gente falando que não se identificou com a parte de 1099, mas eu achei boa também. O livro tem diversos trechos emocionantes e eu daria 4 estrelas, perdendo um ponto por não ter me prendido para a leitura. Levei quase duas semanas para ler, não me lembro da última vez que demorei tanto com um livro que não tem nem 400 páginas.

site: https://www.instagram.com/bdebook/

zab 22/01/2021

"Então as histórias mapeiam a alma, disfarçadas de palavras"
Antes mesmo de acabar o livro eu comecei a pensar em minha resenha, eu queria que ela fosse tão especial quanto esse livro foi pra mim. Eu nunca tinha lido nada que contasse a história de refugiados e mostrasse seus sentimentos e sofrimento na carne viva.

Em O Mapa de Sal e Estrelas encontramos duas histórias, a de Nur e Rawiya que passaram pelos mesmos caminhos, mas com oitocentos anos, aproximadamente, de diferença, em busca de uma vida melhor.
Nur ainda é uma criança, tentando compreender o desenrolar de sua vida (enquanto luta por ela), que em um curto período de tempo foi envolta por situações tristes e sufocantes.
Rawiya uma adolescente, dona de uma grande coragem (que inspira Nur em seus dias difíceis), tem pressa de conhecer o mundo e adquirir riquezas para ajudar sua mãe viúva e seu irmão.

Ambas amadurecem muito no decorrer da história.

O livro tem sofrimento, lutas, momentos felizes e de esperança, que me tiraram de uma bolha que eu não sabia estar e me fizeram sentir grata por ter lido essa história.

A escrita de Zeyn é diferente de tudo o que eu já tenha visto. Parecendo ter uma pitada de mágica, chegando a ser sensorial. Confesso que no início a história parecia demorar a se desenrolar, mas, com o tempo, percebi que para mim esse era seu jeito de ser contada, aos poucos.

Nota: 4,5/5

22/01/2021

Luana Nabor 22/01/2021

O livro começa muito arrastado igual ao último livro da TAG. Talvez isso seja um padrão? Não sei. Mas na metade desse livro você começa a ter apego pelos personagens. E eles sofrem tanto, mais tanto!!! Eu fico muito angustiada com tudo que acontece porque sabemos que é algo real! Todos os refugiados que a Nur deixa pra trás, as histórias, os lugares.

Tati Vizú 24/01/2021

Profundo
Umaa história encantadora e ao mesmo tempo muito aflitiva. Nos faz refletir muito sobre as pessoas refugiadas, suas dores, angústias e medos.

katiaeoslivros 13/04/2021

Amei
Gostei muito da historia do livro, algo triste e feliz ao mesmo tempo, com várias reflexões

Kelly.Hayd 09/05/2021

Este livro deu trabalho para terminar. Por alguma razão engasguei logo no começo e demorei muito para conseguir me envolver com a história. A escrita é muito confusa e por vezes me fez perder o interesse. No entanto, a história é linda, triste e real. Uma realidade muito distante que precisava ser dita, lida, comentada. No fim das contas, valeu todo o esforço.