O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

Kethelyn.Christyny 23/02/2021

"todo lugar onde você vai, se torna uma parte de você."
Fazia tempo que não me via tão imersa em uma história como essa, cada cantinho das páginas é uma poesia. Não queria a custo algum terminar e agora me sinto órfã de um bom livro e de bons personagens, com choro preso na garganta num misto de tristeza e felicidade.
Vale a pena cada segundo de leitura!

Inês 26/02/2021

Belamente escrita, é uma estória tocante sobre o amadurecimento em meio às dificuldades e à dor.

Além de ser um vislumbre pequeno, mas essencial, na questão dos refugiados e da necessidade de continuar quando seguir em frente é a única opção.

Em suma, foi um livro que me fez chorar. E que eu agradeço a oportunidade de poder ter lido.

ledloliveira 28/02/2021

Livro emocionante (e cansativo)
A história é linda, profunda e emocionante, dividada entre uma dura realidade e a fantasia, porém achei a escrita um pouco arrastada, o que fez com o que eu levasse mais tempo que o normal para concluir a leitura.

Nath 26/11/2022

Como defensora dos direitos humanos de pessoas migrantes e em situação de refúgio, algumas cenas foram bem difíceis de ler, sabendo que tenho amigos e colegas que passaram por situações similares. Esse livro, apesar de ser ficção, nos envolve e nos faz amar Nur e sua inocência.
Acho que não entendi completamente a história de Rawiya e achei que foi contada de forma muito simples. Sinto que talvez o autor poderia ter explorado as duas histórias em livros diferentes. Mas acho que não entendi a proposta.

Ariadne 25/08/2022

Após a morte de seu pai, o mundo de Nur muda drasticamente. Embora toda sua família seja síria, ela é uma criança nascida e criada nos EUA que subitamente se vê em um país bem diferente ao que está habituada.

O idioma falado na Síria é praticamente um desconhecida para ela, mas esse está longe de ser o maior obstáculo enfrentado. Em um piscar de olhos, o seu lar deixa de existir, e a família parte da cidade em busca de um local seguro que parece não haver em lugar nenhum.

Essa história se passa bem no inicio da guerra civil síria, e aqui não posso deixar de julgar imensamente a mãe dela, que move a família inteira para lá. O conflito ainda não havia ocorrido quando elas se mudaram, mas não é como se não houvessem sinais de que uma hora algo maior fosse ocorrer, já que elas ouvem sobre as diversas manifestações violentas que ocorrem no país antes da mudança.

Outro ponto negativo, para mim, são que histórias que abarcam alguma guerra através do olhar de crianças acabam por me distrair. Reconheço que Nur é uma pessoa encantadora de diversas formas, mas a leveza (e ingenuidade) com que a personagem tratava tudo não funcionaram para mim.

Em paralelo ao tempo presente, o autor nos conta a lenda de Rawiya, uma jovem que percorre o mesmo caminho que Nur cerca de mil anos antes, em uma história que mistura personagens reais como o cartógrafo Al Idrisi e o Rogério II da Sicília com vários seres fantásticos.

Foi com a lenda, aliás, que o livro me ganhou, e brilhou intensamente. Esse toque de fantasia com realidade me lembrou bastante as mil e uma noites, e Rawiya é nada menos do que incrível e muito carismática.

Um ponto muito interessante é que ambas as histórias compartilham o amor pelos mapas, já que a cartografia é algo extremamente presente durante toda a obra. É por meio deles que as personagens se orientam, tanto fisicamente quanto em busca de si mesmos. E creio ser essa a maior lição do livro: como é esse mapa que carregamos, a história de nossas vidas, afinal?

site: https://www.instagram.com/p/Chkxwdiv1Be/

Carol 20/08/2022

Eu adoro ler e descobrir histórias de outras culturas. Apesar de muito melancólico em alguns momentos, afinal uma guerra é sempre muito triste, adorei as personagens do livro, suas relações. Algumas falas e diálogos são tão profundos e bonitos.

As duas protagonistas, Nur é Rawiyla são fortes, marcantes ?

mdudalivros 11/03/2021

Que livro sensível! Foi uma viagem emocional turbulenta, assim como as viagens realizadas pelas protagonistas. Quis colocar a Nur num potinho para proteger do mundo e quis ser tão corajosa quanto a Rawiya. Ambas me conquistaram! Adorei fazer essa leitura.

Maah 16/03/2021

Intenso
Ler esse livro abre portas para pensar sobre coisas que não pensávamos e que deveríamos. Mesmo que de forma mais ?leve?, o livro retrata de assuntos tão sérios e atuais que acontecem no mundo e nós que não estamos inseridos nesse cenários de refugiados e guerras civis, acabamos por não dar atenção.
O mapa de Sal e Estrelas é um história emocionante e que te prende, te faz pensar e refletir sobre seu lugar no mundo, sobre família e o conceito de lar.
É um livro para quem quer conhecer mais de outras culturas, entender o que se passa com os refugiados e se simpatizar pela causa.

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 04/05/2021

Poderia ser perfeito mas...
Este livro é um ótimo exemplo de uma história fantástica com personagens cativantes mas que perdem força em uma escrita pouco inspirada e falha da autora.
A escrita é funcional mas muito limitada, a descrição de arcos e cenários se torna confusa em algumas horas não conseguimos acompanhar com preciso o que está acontecendo. O tempo é um grande problema também, ele não parece linear e abre arcos longos e curtos em uma mesma duração para diferentes personagens o que dificulta sua localização e precisão.
A história é incrível, a construção de época é boa e o caráter minimalista que a visão da protagonista nós dá mostra as pequenas coisas de um período complexo e pouco explorado. A outra linha narrativa é uma aventura épica com muito simbolismo e pouco tempo pra ser explorado.
As personagens são facilmente amadas pelo leitor, principalmente a protagonista. O uso da sinestesia dá uma visão fantástica e diferente a ela de tudo o que passa e mostra esperança no próprio desespero. A jornada de crescimento é tremenda e o final até satisfatória, porém talvez muito simples, muito "feliz".
Enfim , Mapa de Sal e Estrelas tem uma grande história, com toda a pretensão de ser marcante e eterna na literatura. Porém não tem o controle certo da escritora que acaba diminuindo a própria narrativa.

Beta 28/03/2021

Primoroso
O livro é lindo, na forma e no conteúdo...escrita poética, que muitas vezes me emocionou...em alguns pontos é um pouco lento, porém isso não diminui a grandeza da obra. Amei

"As coisas mudam demais. Sempre temos que consertar os mapas, repintar as fronteiras de nós mesmos."

" as histórias aliviam a dor de viver, não de morrer. As pessoas sempre acham que morrer vão doer. Mas não dói. É viver que nos machuca."

"Você é as histórias que conta a si mesmo."

"É assim que as pessoas se perdem?Uma gota por vez?"

"Talvez o que não esta lá seja .ais importante do que aquilo que está."

"A vida arranca sangue é deixa as suas joias na nossa pele."

Drika 06/04/2021

Sensível e forte ao mesmo tempo
Relato do drama da guerra na Síria sob a óptica de uma pré adolescente. Muito bom, passagens emocionantes.

Djéssica | @leituraconcluida 14/04/2021

O mapa de sal e estrelas
"Não se esqueça, (...) as histórias aliviam a dor de viver, não de morrer. As pessoas sempre acham que morrer vai doer. Mas não dói. É viver que nos machuca."

Existem alguns livros que você deseja ler, e existem livros que você precisa ler. Este é um daqueles livros.
"O Mapa de Sal e Estrelas", tem uma escrita poética e nos mostra que a bondade pode ser encontrada mesmo nas circunstâncias mais horríveis, então agradeço o que Nur e Rawiya me ensinaram ao longo de suas jornadas.
Embora seja ficção, o livro traz a realidade da vida na Síria e grande parte do Oriente Médio, a situação dos refugiados sírios é ilustrada de forma nua e crua, mas o livro não é sobre política. Trata-se de pessoas cotidianas — mulheres, adolescentes, crianças, inocentes — cujas vidas são brutalmente impactadas pela guerra.
É preciso de histórias como esta para me lembrar do meu privilégio e que minhas lutas não são realmente lutas. Uma leitura que eu recomendo para quem também esteja precisando dar uma olhada fora de sua própria bolha.

Rapha 01/05/2021

?As histórias mapeiam a alma disfarçadas de palavras?
Um dos raros acertos da TAG! esse livro fala de refugiados de um jeito muito sensível e cuidadoso, da perspectiva de uma criança. é bonito como o autor cruza duas histórias fortes e mistura personagens reais e fictícios. a relação da Nur com as cores vou levar no ??