O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

Jana 04/02/2021

Sensível
Que livro bonito! É de uma sensibilidade e uma escrita tão verdadeira. Não é só sobre guerra, é sobre amor, coragem, fé, esperança e as consequências duras, doídas e injustas que esses conflitos deixam na vida das pessoas.

Fatima Borges 18/11/2021

Há algum tempo que não leio um livro, com o arrebatamento que esse me proporcionou. Duas histórias paralelas se entrelaçam, dando o ponto necessário entre fantasia e realidade, tornando a leitura agradável, mesmo quando o assunto é tão triste quanto guerra e imigração. Com certeza um livro que traz ferramentas valiosas para experimentos de refexão e empatia.

Babis Schuina 07/02/2021

Não Sabia Que Precisa Tanto Ler Esse Livro
A primeira coisa que pensei quando comecei a leitura foi: Por quê não estou devorando esse livro se me sinto tão apegada a ele?
Bem, a resposta veio mais rápido do que imaginei, eu estava tomando tempo para absorver tudo. A história, num contexto social tão diferente do meu, com elementos que não me são estranhos mas não faziam parte do meu cotidiano precisava de tempo e reflexão para que eu pudesse tirar proveito dela.
A escrita do autor é muito sensível e, por mais que os temas abordados sejam pesados, está sempre banhada em esperança e resistência. Eu consegui me afeiçoar a praticamente todos os personagens (até mesmo aqueles que apareciam em um único capítulo) e, quando enfim terminei o livro pude perceber como essa jornada foi enriquecedora.
Sem dúvidas irei recomendar esse livro, reler e me pegar pensando nele por dias.
Simplesmente perfeito.

Rapha 01/05/2021

?As histórias mapeiam a alma disfarçadas de palavras?
Um dos raros acertos da TAG! esse livro fala de refugiados de um jeito muito sensível e cuidadoso, da perspectiva de uma criança. é bonito como o autor cruza duas histórias fortes e mistura personagens reais e fictícios. a relação da Nur com as cores vou levar no ??

Amanda 21/05/2021

Não foi fácil atravessar toda a jornada de Nur. No começo senti dificuldades, achei arrastado e monótono. Mas com o passar consegui me conectar com a história e tirar boas experiências da leitura. Do ponto de vista cultural, é incrível. Um choque de realidade. Não sei se leria de novo, mas acredito que pelo menos uma vez na vida todos nós precisemos ter uma leitura como essa.

Salino 26/12/2021

Aula de Geografia
Eu amo histórias que me ensinam sobre o espaço e território. Essa não falha, sem distanciar-se da realidade das guerras no Oriente Médio e na África. O enredo faz uma metalinguagem linda ao contar uma história dentro da outra - é de fato uma aula ler O Mapa de Sal e Estrelas!

Lari 14/05/2021

lindo & inspirador
Estava na dúvida quando peguei esse livro se seria meu tipo de leitura e posso dizer me surpreendi demais!
Uma história muito triste e muito real (sim, é uma obra de ficção, mas a gente sabe que é isso que acontece todos os dias na Síria há mais de 10 anos), mas que ao mesmo tempo é linda, delicada e muito inspiradora! Acho que o fato de a gente acompanhar duas narrativas deixa tudo mais fluído e gostoso de ler. E, claro, o fato de a parte contemporânea da história ser contada através de Nur, uma criança, deixa tudo com um peso e uma perspectiva diferenciada.
Com certeza um favorito!

Arruda 17/02/2021

Ficção muito bem escrita com nuances contemporâneos muito bem articulados que parecem até realidade. Recomendo

Kethelyn.Christyny 23/02/2021

"todo lugar onde você vai, se torna uma parte de você."
Fazia tempo que não me via tão imersa em uma história como essa, cada cantinho das páginas é uma poesia. Não queria a custo algum terminar e agora me sinto órfã de um bom livro e de bons personagens, com choro preso na garganta num misto de tristeza e felicidade.
Vale a pena cada segundo de leitura!

Sofia.Oliveira 21/01/2022

Resenha: mapa de sal e estrelas
?Histórias são poderosas, mas se você guardar demais no coração as palavras dos outros, elas afogarão as suas próprias.? ??

Leitura em parceria com a editora dublinense ?

Esse livro existe pra tirar a gente da nossa zona de conforto, do nosso mundo cor de rosa, e jogar na nossa cara a realidade nua e crua de milhares de pessoas não só da Síria mas do oriente médio como um todo.

O livro aborda duas histórias: a primeira é a história de Nur e sua família que, após a morte do pai, se mudam dos Estados Unidos de volta para a Síria, seu país de origem. Após um tempo no país, a situação local piora e uma bomba explode próximo de onde elas moram, resultando na destruição total de sua casa. Após esse acontecimento, vamos seguindo essa família pelos desafios da busca por segurança e qualidade de vida como refugiadas.
A segunda história retrata a história contada pelo pai de Nur a ela: a história de Rawiya. Nessa, encontramos um refúgio do clima pesado da história principal e entramos num mundo mais fantasioso sobre uma menina que quer aprender cartografia, conhecer novas terras e dar uma melhor qualidade de vida pra sua mãe.

O autor não deixa a desejar nas partes incômodas. Como eu disse, a história mostra de forma nua e crua o que acontece com os refugiados sírios - então vemos o nível absurdo de sofrimento pelos quais eles passam apenas para ter algo que é de direito de todos: a vida.

As duas histórias possuem diversas similaridades, em principal a ordem da viagem feita pelos personagens, suas lutas contra as adversidades, suas forças, suas esperanças e seus crescimentos pessoais.

O livro possui diversas passagens bem bonitas e reflexivas, o que sempre me ganha bastante. A edição da TAG e a da dublinense estão impecáveis, a letra é de um azul escuro e tem mapas bem bonitos com poemas bem tocantes (que fazem total sentido no final); e esse foi um dos poucos livros que não achei nenhum erro de digitação.

A personagem principal (Nur) é sinestésica, relacionando sons/letras/cheiros com cores, e é algo que o autor retrata tão bem, fazendo com que seja muito agradável acompanhar essa nova forma de sentir.

Os personagens secundários das duas histórias são bem desenvolvidos e dou um foco pra Zahra, a segunda irmã mais velha da Nur, que cresceu e teve um desenvolvimento bem bonito. E a Huda, a irmã mais velha, que mostra como a fé pode nos levar longe e nos ajudar a entender e ultrapassar os obstáculos da vida.

No geral, este livro trás três pontos muito importantes e necessários de terem destaque:

1 - ele trás, sob o ponto de vista de uma criança (a Nur), o tamanho da destruição, do perigo e da imprevisibilidade de uma guerra, mostrando que ninguém está seguro. Também deixa explícito a injustiça e a brutalidade dos governos com os cidadãos do próprio país ou para com seus vizinhos exilados - um exemplo disso é quando a casa é totalmente destruída pela bomba e Nur ingenuamente acredita que o governo iria reconstruí-la, algo que claramente nunca aconteceu. Também é retratado quando nenhum governo dá auxílio às famílias afetadas pela destruição de uma guerra que não é delas.

2 - trata a figura feminina com destaque, transbordando força nas personagens.

3- há uma marcação histórica que contribui para nossa imersão na cultura Síria (mas também do oriente médio e norte da África) e também para nossa conscientização do que ainda, mesmo após 10 anos, ocorre na região.

Tirei 0,5 estrelas apenas pq achei que em alguns momentos o pensamento e a forma de falar pra personagem Nur não condizia com uma criança de 12/13 anos. E também porque os capítulos são enormes.

Recomendo demais essa leitura, principalmente pra quem deseja ler algo fora da zona de conforto e pra quem deseja conhecer através da leitura uma cultura pouco retratada em livros e negligenciada no mundo.

Inês 26/02/2021

Belamente escrita, é uma estória tocante sobre o amadurecimento em meio às dificuldades e à dor.

Além de ser um vislumbre pequeno, mas essencial, na questão dos refugiados e da necessidade de continuar quando seguir em frente é a única opção.

Em suma, foi um livro que me fez chorar. E que eu agradeço a oportunidade de poder ter lido.

ledloliveira 28/02/2021

Livro emocionante (e cansativo)
A história é linda, profunda e emocionante, dividada entre uma dura realidade e a fantasia, porém achei a escrita um pouco arrastada, o que fez com o que eu levasse mais tempo que o normal para concluir a leitura.

mdudalivros 11/03/2021

Que livro sensível! Foi uma viagem emocional turbulenta, assim como as viagens realizadas pelas protagonistas. Quis colocar a Nur num potinho para proteger do mundo e quis ser tão corajosa quanto a Rawiya. Ambas me conquistaram! Adorei fazer essa leitura.

Maah 16/03/2021

Intenso
Ler esse livro abre portas para pensar sobre coisas que não pensávamos e que deveríamos. Mesmo que de forma mais ?leve?, o livro retrata de assuntos tão sérios e atuais que acontecem no mundo e nós que não estamos inseridos nesse cenários de refugiados e guerras civis, acabamos por não dar atenção.
O mapa de Sal e Estrelas é um história emocionante e que te prende, te faz pensar e refletir sobre seu lugar no mundo, sobre família e o conceito de lar.
É um livro para quem quer conhecer mais de outras culturas, entender o que se passa com os refugiados e se simpatizar pela causa.

Beta 28/03/2021

Primoroso
O livro é lindo, na forma e no conteúdo...escrita poética, que muitas vezes me emocionou...em alguns pontos é um pouco lento, porém isso não diminui a grandeza da obra. Amei

"As coisas mudam demais. Sempre temos que consertar os mapas, repintar as fronteiras de nós mesmos."

" as histórias aliviam a dor de viver, não de morrer. As pessoas sempre acham que morrer vão doer. Mas não dói. É viver que nos machuca."

"Você é as histórias que conta a si mesmo."

"É assim que as pessoas se perdem?Uma gota por vez?"

"Talvez o que não esta lá seja .ais importante do que aquilo que está."

"A vida arranca sangue é deixa as suas joias na nossa pele."