Sou Puta, Doutor

Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

iMahxy 14/04/2024

"Exploração é saber falar, mas ser muda para o sistema."
Eu gostei muito desse livro, nunca tinha lido algo sobre isso e acho importante ler, recomendo aliás, para se ter uma visão ampla sobre o assunto. E o livro traz essa "diversidade" das histórias das pessoas que entraram na prostituição.
Acho que a maioria das pessoas tem uma visão única do profissional do sexo. E esse livro foi bem diverso nessa questão. As pessoas não entram só por necessidades, mas por prazer também. E eu nunca tinha pensado sobre isso.
Agora, mudando de assunto, eu achei que o livro falaria de forma mais técnica ou voltada para o direito, mas foi bem informal. Não vi muito a visão de estudante de direito, mas sim do Yuri como pessoa. E eu me incomodei um pouco com isso, acho que ele poderia se posicionar mais com fatos do que com achismos e conclusões.

Diego.Felizola 13/04/2024

Yuri foi até onde eu não consegui ir. Com um tema de TCC muito parecido, por questões burocráticas, não pude entrevistar ninguém. Foi bastante enriquecedor ler tantas conversas de diferentes backgrounds. As nossas conclusões foram parecidas e isso me deixa bastante feliz.

Amanda | @luzemlivros 11/04/2024

Potencial desperdiçado
Esse livro me despertou sentimentos conflitantes, porque tinha um grande potencial de exercer um papel muito importante de dar voz à uma parte fortemente marginalizada da nossa sociedade que são as profissionais do sexo, mas que se perdeu na superficialidade com a qual foi conduzido. O autor me frustou demais na maneira com que insistentemente se inseriu na narrativa. Já comecei a leitura receosa por ser um homem falando sobre um assunto majoritariamente de cunho feminino, mas até que no começo ele ainda foi bem. Ruim mesmo ficou quando chegou no capítulo do homem garoto de programa. Um comentário desnecessário atrás do outro, chegando até a mencionar o corpo dos entrevistados, o quanto ele ?estava se deliciando com aquilo tudo? e, inclusive, o seu flerte com o garoto de programa que mencionei. Ele chega a comentar há quanto tempo está sem transar, pelo amor de deus. Ele quis incutir uma leveza na narrativa através do humor que, visto a seriedade do tema, não cabia ali. O livro só vale a pena pelas partes das transcrições dos relatos dos entrevistados, foi unicamente o que me fez terminar a leitura. São relatos fortes de sobrevivência, cheios de dor e humilhação. Mas também são relatos de vida e, surpreendentemente, até de amor. Gostei muito do parâmetro do livro que nos mostra os diversos motivos que levam uma pessoa a entrar para a prostituição, podendo até ser por vontade própria. Vemos até mesmo o ponto de vista de uma cafetina. O livro é importante por dar este espaço para que estas pessoas contem suas histórias, para que nós que estamos de fora repensemos nossos preconceitos. Como dito por uma das entrevistadas: ?Você quer saber o que é exploração? Exploração é ter boca, saber falar, mas ser muda para o sistema?.
Recomendo a leitura, mas vá preparado pra revirar os olhos com o ego do autor, que diversas vezes se intitula ?doutor?. Ele, ainda estudante de Direito.

Rayliterando 08/04/2024

Serei rápida, simples e direta. Nesse livro aprendi muito sobre valores... aprendi que não devemos constatar nada sem antes consultar aqueles que estão na raiz do "problema".
Aqui tive uma visão muito ampla do que seria a prostituição no sentido real. A obra literária de Yuri não mostra apenas um ou dois lados do que é ser puta. Aqui aprendi que a prostituição não é e jamais será uma coisa só, ela tem vários lados, até porque seria errado dizer que todas as pessoas entram na prostituição pela mesma causa. Confesso que antes de ler esse livro eu fui uma pessoa extremamente preconceituosa, confesso também que não dei nada pelo livro, mas logo nas primeiras páginas me senti presa na narração simples de Yuri e nos depoimentos de modo geral. Adquiri muitos conhecimentos a partir dessa obra, e semana passada usei uma das frases de Fernanda Monteiro em uma redação, cujo tema era "Transexualidade no mercado da prostituição no Brasil em questão".
Quero terminar essa resenha agradecendo ao renomado Yuri Marques Peçanha. Agradeço por ter dado certa visibilidade ao depoimento de prostitutas e profissionais do sexo, por fim, agradeço também por mudar minha concepção a respeito da prostituição.

Silvio 29/03/2024

Fraquinho.
Ele nada diz além do tradicional, do convencional, nenhuma novidade, nada diferente de milhares de textos com essa temática, puro clichê.
Nas entrevistas, antes de fazer uma pergunta, ele faz um grande floreio inútil e tradicional. Após a resposta do entrevistado, de novo o floreio, o comentário inútil. As perguntas - e também as respostas - de novo, as tradicionais e convencionais. Alguns detalhes, segundo ele, omitidos por serem "pesados" demais. Para um livro com essa temática, não vejo como qualquer detalhe seria impublicável.
No final, há mais filosofia do que outra coisa; mais à frente ainda, cai na política, o que acho distoante para esse tipo de livro. Nesse caso, não sugere ou questiona, ele afirma como certo, sendo que é somente sua opinião.
Há muito erros de português, para mim, irritantes. Não me refiro ao linguajar das entrevistas - não há erro em 🤬 #$%!& , puta, 🤬 #$%!& ... -, mas no discorrer do texto de modo geral.
Tudo me leva a crer que não foi uma pesquisa real, mas ficção, algo de sua imaginação ou, talvez, uma coletânea de outros.

@andersontenorio30 23/03/2024

Histórias difíceis
Como um país tão rico como o Brasil e existe pessoas vivendo com muitas dificuldades financeiras ao ponto de colocar suas vidas em risco para sobreviver. Isso é mostrado no livro do Yuri Peçanha. São histórias difíceis....Após da leitura acredito que você terá um outro olhar sobre prostituição.

TacinhaDeVinho 22/03/2024

Fantástico!
Quando comecei esta leitura eu não fazia ideia do que se tratava o livro, logo descobri que tem um alto teor informativo. O autor, Yuri, é também nosso personagem principal, ele narra uma pesquisa feita por ele mesmo para a faculdade de direito da qual estudava. Entrevistando 8 profissionais do sexo e contado para nós as entrevistas e considerações que tomou a cada relato que ouviu.
As histórias dos entrevistados são emocionantes e altamente tocantes, trazendo uma nova perspectiva sobre as pessoas que trabalham com prostituição. Percebi nesse livro que não existe um padrão de acontecimentos que leve um indivíduo a trabalhar com isso, apenas notamos que existem fatores parecidos que contribuem com o encaminhamento da pessoa para essa área: a falta de dinheiro, em sua maioria.
Definitivamente foi um livro esclarecedor, a escrita do Yuri realmente nos envolve a cada página. Foi uma decepção descobrir que este é o único livro escrito por ele (informação que obtive através de uma breve pesquisa e uma stalkeada nas redes dele kk), eu gostaria de futuramente esbarrar com mais livros dele, acredito que tenha um belíssimo talento para a escrita.

ari_angotti 21/03/2024

Surpreendente
Achei sensacional. Muito bom a voz que o autor deu a essas pessoas. As conversas são ótimas.
Só achei um pouco desnecessário alguns comentários que o autor fez, mas nada que estragasse a leitura.

Viquituhpm 15/03/2024

Esse livro é a prova viva que o tempo está correndo enquanto estamos dando passinhos de tartaruga. Querendo saber mais sobre o assunto que permeia a prostituição, dei de cara com esta obra. Ainda processo partes do que li.
Não tenho conhecimento adequado para dissertar sobre o livro, mas acredito que ele é um bom ponta-pé inicial para conhecer um pouco mais de vozes que vivenciam diversas formas de prostituição. Gostei muito das discussões do livro, principalmente por ele trazer pessoas que realmente estão dentro da área. Como é abordado: um dos problemas desse meio é que as pessoas querem dizer pelas/os profissionais do sexo e não darem a voz para elas/es.
Foi uma obra crucial para me trazer um pouco mais de visão de mundo. As coisas vão rolando enquanto estamos vivendo em bolhas que não compreendem e não enxergam as outras. Todos que fazem parte de alguma minoria tem seus medos e suas resalvas, às vezes tendo que se desdobrar de mil e uma formas para conseguir o mínimo. Surreal pensar que existem diversas lutas e o avanço continua sendo quase inexistente.
Senti cada página desse livro de diversas maneiras. Quero muito ler mais coisas sobre o assunto. Um livro rápido que te dá uma rasteira se você nunca pensou nessas possíveis realidades.

Nathi 15/03/2024

Bem bom
Escolhi por um acaso, um livro cheio de personalidade e que nos faz enxergar o outro lado da história, o lado que não tem voz...

Vitória 04/03/2024

Um livro com relatos fortes, histórias reais, algumas engraçadas outras nem tanto, mas em todas elas você consegue sentir a dor, mesmo com o pouco que é contado, sentimos a dor da rejeição, humilhação, falta de oportunidade? Pessoas que estão traçando seus caminhos, não da forma como queriam ou imaginavam que iria ser, não da maneira que desejavam para si, mas talvez , da única forma que conseguem se enxergar em meio a tudo que já passaram?

Ana 25/02/2024

As histórias contadas no livro são muito interessantes, emocionantes e muito fortes. Só não achei a leitura tão prazerosa por achar a escrita do autor muito chata, tive a impressão de estar lendo um livro escrito cinquenta anos atrás, e não quatro anos.

Eliza143 21/02/2024

É um livro bom, é um livro forte
É uma leitura fluida e de escrita humana.
Traz revolta.
Traz revelações.
Traz novas concepções.

" Porque é melhor ter dor de cabeça do que dor de fome?.

Leticia.Paula 13/02/2024

PUTA LIVRO BOM
Acredito que esse livro deveria ser leitura obrigatória. É simplesmente genial a abordagem de um jeito tão simples de um assunto tão complexo. Adorei conhecer e fazer parte das conversas. A forma livre e sem pudor das expressões usadas. Incrível!

Santos128 13/02/2024

Impressionante
Não tenho plavras que descrevam o quanto eu amei esse livro, desde a dedicatória até o desfecho do último capítulo.
Lembro de ter achado o título do livro muito intrigante e fui dar uma olhada para ver do que se tratava, se o nome da obra era uma piada ou uma mensagem com mais camadas. O que eu li realmente me pegou desprevinido, com o trecho de uma das minhas músicas favoritas como dedicatória, foi de verdade impressionante.
Daí pra frente, cada vez que eu lia mais uma página eu me apaixonava mais pelo enredo e pelo personagem principal.
A cada relato eu me encantava pela proposta do livro e pelos seus narradores.
Foram tantos aprendizados que eu vou levar para a vida! Eu fiquei feliz do início ao fim durante toda a leitura, não por ser uma história alegre, mas por mostrar pontos de vistas que eu nunca realmente parei pra olhar.
A história abriu meus olhos pra situações que precisam de atenção no nosso cotidiano.
Eu recomendo totalmente esse livro, só tenho um aviso: por menor que seja essa obra, as histórias são tão densas e repletas de camadas que você provavelmente vai demorar para terminar tudo, mas no fim vale a pena!
É isso. Leia, se tiver estômago e uma mente aberta. ?