O palácio de inverno

O palácio de inverno John Boyne

Resenhas - O Palácio de Inverno

Larissa 06/04/2024

Que livro!!! Muito bom para entender um pouco sobre a revolução Bolchevique e que final surpreendente! Adorei o livro! Super indico.

Paula 07/02/2024

Não funcionou para mim
Tinha muita expectativa com essa leitura, e talvez esse tenha sido o problema.
Durante as partes que falavam sobre a vida na Rússia, eu gostei bastante, mas logo desanimava da leitura nas partes de Paris e Inglaterra.
E o plot do livro é bem óbvio o tempo todo.

Sha 20/12/2023

Geórgui é um simples mujique, que viveu durante a dinastia Romanov e encontrou sua ascensão após um ato heróico. Geórgui salva a vida do primo e braço direito de Nicolau II e, assim, passa a conviver junto com a família Romanov em São Petersburgo, como guardião leal do único filho do Czar Nicolau. Os capítulos são alternados entre a época da dinastia vivida por Geórgui e os 60 anos seguintes de sua vida. O enredo é muito envolvente, a escrita é rica em detalhes, com ótimos diálogos e é muito viciante! Me vi obcecada pela história e li 200 páginas em um dia! O personagem protagonista é encantador, cheio de características dignas de um herói. Geórgui se destaca muito pela sua lealdade e racionalidade e, também, pela forma como sempre foi apaixonado por Anastácia! ??
Joy 04/01/2024minha estante
Esse livro contém cenas de sexo (tipo os livros de Ken Follett) ou é mais de boa?

Sha 05/01/2024minha estante
Não contém, é um livro bem tranquilo. O mais próximo que chega de falar alguma coisa sobre sexo é quando menciona Rasputin.

Joy 05/01/2024minha estante
Obg, Sha :)

Flavia Flavitchia 20/11/2023

Romance histórico
Minha expectativa era maior do que me foi entregue, mas de todo modo foi uma excelente leitura.

Palácio de inverno foi um livro que desejei muito e a escrita do autor não me decepcionou. Como eu não sabia/lembrava da história dos czares e bolcheviques, fui surpreendida e imaginava um outro desenrolar.

Misturar história real com ficção foi uma grande sacada e deu um up, mas para mim, ficou faltando algo.

No geral, adorei a leitura!

Bcoralli 28/10/2023

Não é pra mim.
Não adianta, esse autor não é para mim.
Li quando bem jovenzinha O Menino do Pijama Listrado e gostei, mas depois de mais velha já não me prendeu.
Tentei o garoto no convés e não gostei, pensei que fosse o tema que não me agradou e tentei esse por indicação, mas também não rolou.
Não sei, acho que a escrita não me prende, parece muito simples, os personagens já são bem delimitados e parece que não me surpreende, mas acho que é questão de gosto pq vejo muita gente elogiando, enfim, tente e veja por si mesmo.

Bia 17/10/2023

É por este tipo de livro que eu amo ler!
Boyne mistura história com ficção e conta a história do Geórgui que passou poucos anos da vida trabalhando para a família do czar e se apaixona pela filha mais nova da família romanov. Eu amei tantas coisas! Como o fato de que pelo cenário você entende se é um capítulo do passado ou futuro, desconfiei quem era zoia, mas a resposta mesmo só vem no final, as nuances entre amar e odiar a família imperial, entender o sentimento do povo pelo olhar do protagonista, o dinamismo da narrativa? acho que o romance principal poderia ser mais bem desenvolvido, criando uma base mais forte, tem algumas coisas rasas e rápidas, mas idai, cinco estrelas, ele escreve bem demais hahaha É muito envolvente e por mais que seja uma história triste, gostei de ler e não fiquei arrasada como com o livro do menino do pijama listrado.

Sandra 29/09/2023

O palácio de inverno
A obra conta a história de Geórgui Jachmenev, um rapaz que, aos dezesseis anos, impediu um atentado contra a vida do grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. A vida do rapaz mudou drasticamente. E nas várias páginas do livro o leitor vai conhecer a história dele, da família dele, da família do czar e o que o futuro reservou a este personagem tão simpático e ao grande amor da sua vida.
Silvana Aline 25/02/2024minha estante
Quero muito ler esse.

Léo 06/09/2023

O que dizer desse autor que ficou conhecido por um único livro, mas que escreve com todo o coração e se reinventa para cada publicação. John Boyne nem precisa ser um autor aclamado, mas é meu favorito sim!
Nesse romance, com um quê de investigação, ele mistura as indústrias e vindas dos anos do personagem principal. Enquanto isso vc vai se permitindo mergulhar na história, querendo saber o que se fez da família real, instigado a descobrir quem é Leo, e desejando saber quem é Zoia (realmente).
Um romance incrível e muito, muito, recomendável para começar os livros desse autor magnífico pela leveza da escrita!

PITUCALELE 19/08/2023

O Palácio do inverno
Gostei demais da história, um romance ficcional sobre a família Romanov, ele tem várias linhas do tempo, o que faz na minha opinião a narrativa ficar mais interessante.

Ju * 04/08/2023

Uma das melhores leituras
Esse ano fiz a releitura deste livro que é um dos meus preferidos.

É uma obra de ficção histórica, em que viajamos para a Rússia pouco antes da Revolução de 1917 (verídico) e conhecemos Geórgui Jachmenev (fictício) e, depois, a família imperial.

Afinal, a ficção historica faz isso mesmo: mistura elementos verídicos da História com outras coisas ficcionais.

Mas, voltando: como outros livros do autor, a escrita é extremamente sensível e apresenta um drama muito envolvente.

Embora a história comece na década 1910, os capítulos se intercalam entre o ?presente? do protagonista, na década de 1980 e seu momento na Rússia.

Aos poucos, as histórias vão se encontrando e tudo passa a fazer muito mais sentido sobre a vida de Geórgui e Zóia.

A construção desses personagens é de uma sensibilidade imensa. As pessoas são realmente pessoas, sem a utopia de todos serem perfeitos ou os defeitos não serem tão defeituosos assim.

Nós conhecemos Geórgui e vemos atitudes que ele toma que podem ser reprováveis. Mas logo na sequência o autor nos leva a pensar que também somos humanos.

Talvez não agiríamos daquela forma, mas temos ações que nos envergonham, carregamos sentimentos que não são belos.

Por outro lado, Zóia carrega muitos complexos e pensamentos que, olhando de fora, não fazem sentido. Ela se culpa por pessoas que perdeu, acha que quem se aproxima dela irá sofrer.

Talvez nós não pensemos dessa maneira, mas quantas vezes carregamos outras ideias tão falsas quanto?

O Palácio de Inverno apresenta um lado humano da família imperial russa, que foi assassinada para pôr fim à dinastia Romanov.

É claro que eu não sei como o czar, sua esposa e filhos eram, mas na obra tudo faz muito sentido.

O livro de Boyne é sensível ao extremo e mostra o desenrolar de uma vida. Dá pra pensar muita coisa, principalmente que os seres humanos são complexos, com várias camadas de qualidades e defeitos.

Depois dessa releitura, lembrei porque esse é um dos meus livros preferidos - e quem sabe não pode ser o seu também?

Thays777 28/07/2023

Uma viagem histórica para quem ama a Rússia Imperial
Vou começar já falando do autor: esse homem só sabe escrever desgraça! Mas brincadeiras a parte, sim esse livro, bem como o ?Menino do Pijama Listrado?, é muito triste, por retratar eventos históricos bem conhecidos e sabidamente sinistros já é de se esperar o choro ao final, porém a sua escrita faz com que vc se imerja nos sentimentos dos personagens fictícios o q faz com q seja ainda mais triste! É uma escrita boa, fluida e condizente com os personagens retratados.

Quanto aos personagens achei ok, São multidimensionais, realistas e não são caricatos nem clichês! Apesar disso digo q o q mais me incomodou no livro foi a falta de desenvolvimento em algumas partes, pois o que eu mais queria saber era da vida, juventude e felicidade dos anos passados antes da revolução, mas isso foi muito pouco aprofundado. Além disso achei a faísca do romance principal muito rasa, era um amor adolescente, um primeiro amor, sem razão, apenas uma paixonite a primeira vista, poderia ter desenvolvido mais isso tbm! Porém a parte histórica é retratada com maestria, desde os personagens históricos até os eventos reais com aquele toque fictício!

Quanto ao enredo achei muito interessante a fuga do linear, se tivesse sido linear certamente não seria tão encantador ou dinâmico! Sair da ordem cronológica fez com que ficasse muito interessante, pois vc vai preenchendo as lacunas da história aos poucos e descobrindo mais as motivações e sentimentos dos personagens, o que te leva ao plot twist no final q, apesar de previsível, continua interessante e se torna um marco de uma história bem escrita que deixa as pistas que levam a conclusão sem ser ordinário tentando enganar ou surpreender sem embasamentos!

Por fim, para aqueles que são fãs de história e curtem uma ficção ou romance histórico bem feito esse livro é uma boa aposta, apesar de melancólico ele também consegue ser bonito e otimista, com uma vibe bem ?Era uma vez em Hollywood?!

Recomendo! 4 ??

adjalina.menezes 16/07/2023

Um romance histórico bem interessante que me fez querer pesquisar sobre a história da Rússia, os Romano e etc... Mas apesar da escrita de Boyne ser muito boa o livro não tem um grande clímax ou um plot twist que te instigue. Quando vc começa entender pra onde o enredo se encaminha a leitura perde o fôlego

Helena.Stroparo 10/07/2023

Gostei muito do livro mas, por já conhecer a história real e algumas teorias sobre, acabei "estragando" a surpresa do livro logo no começo.
Mesmo assim o livro proporcionou uma imersão deliciosa nos últimos anos do império russo e uma viagem entre presente e passado nas narrativas que me agradou muito!

Lia Trajano 25/06/2023

26/06/2023
Alguns spoilers de leve.

É um bom livro, mas algumas passagens são meio desnecessárias, sobretudo no início. A Zoia criada por ele parecia que não amava o protagonista realmente, só ficou com ele por se sentir mais segura e não ter outra opção. Mas ele realmente a amava, o pobre Jackmenev parece que era predestinado a servir essa família Romanov até o fim. Sobre a família do czar, parece que eram muito sem-noção da sua verdadeira situação e não despertou muita empatia como eu esperava que aconteceria. Rasputin só fez figuração, achei que apontaria muito mais. O finalzinho realmente bate uma tristeza.
Ah, o plot twist achei bem óbvio desde o início, parece que o autor não queria fazer um plot twist realmente.