O palácio de inverno

O palácio de inverno John Boyne

Resenhas - O Palácio de Inverno

Helena.Stroparo 10/07/2023

Gostei muito do livro mas, por já conhecer a história real e algumas teorias sobre, acabei "estragando" a surpresa do livro logo no começo.
Mesmo assim o livro proporcionou uma imersão deliciosa nos últimos anos do império russo e uma viagem entre presente e passado nas narrativas que me agradou muito!

Lia Trajano 25/06/2023

26/06/2023
Alguns spoilers de leve.

É um bom livro, mas algumas passagens são meio desnecessárias, sobretudo no início. A Zoia criada por ele parecia que não amava o protagonista realmente, só ficou com ele por se sentir mais segura e não ter outra opção. Mas ele realmente a amava, o pobre Jackmenev parece que era predestinado a servir essa família Romanov até o fim. Sobre a família do czar, parece que eram muito sem-noção da sua verdadeira situação e não despertou muita empatia como eu esperava que aconteceria. Rasputin só fez figuração, achei que apontaria muito mais. O finalzinho realmente bate uma tristeza.
Ah, o plot twist achei bem óbvio desde o início, parece que o autor não queria fazer um plot twist realmente.

fabio.orlandini 10/06/2023

Lindo
Esse foi meu primeiro contato com o escritor. Ele escreve com uma linguagem simples, entretanto muito bem elaborado. O livro é narrado em primeira pessoa e cheio de flashbacks não necessariamente em ordem cronológica. Adorei ver a história dos Romanov sob a perspectiva de um russo do povo, que pode analisar com olhos diferentes todos os acontecimentos que levaram ao fim do czarismo na Rússia. Um lindo livro, emocionante e cheio de surpresas

Isis159 30/05/2023

Histórico e romântico
Um dos meus favoritos da adolescência. Aprendi demais com esse livro. Hipnótico. Daqueles livros que te transporta para viver dentro dele

Erica 12/05/2023

Que escrita gostosa, que formato diferente, que romance lindo...
Muito bom de ler, tanto a parte histórica quanto a ficcional numa incrível mistura.

Mapa de personagens:
Colec Boriavitch Tanski e Bóris Alexandrovitch, amigos da Rússia
Família imperial russa e Rasputin
Leo, Sophie, amigos de Paris

Romeu Felix 03/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "O Palácio de Inverno" de John Boyne, publicado em 2010 pela editora Companhia das Letras, é uma obra de ficção histórica que narra a vida de Georgy Jachmenev, um jovem russo que cresce na sombra do Palácio de Inverno, a residência oficial dos czares russos em São Petersburgo.

Com 456 páginas e escrito em português, o livro é dividido em quatro partes e se passa em diferentes períodos da história da Rússia, desde o final do século XIX até os dias atuais. A história começa com Georgy ainda criança, quando ele é salvo da morte por Nicolau II, o último czar da Rússia, durante uma viagem de trem.

Na primeira parte do livro, Boyne descreve a infância e adolescência de Georgy, sua relação com seus pais e irmãos, e sua amizade com Zoya, uma jovem órfã que também vive nas proximidades do Palácio de Inverno. Georgy se torna um homem culto e inteligente, e consegue um emprego como tradutor no Palácio de Inverno, onde conhece a família imperial.

Na segunda parte, o autor descreve o início da Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa de 1917. Georgy é convocado para lutar na guerra e é gravemente ferido, ficando em coma por vários anos. Enquanto isso, a família imperial é deposta e executada pelos bolcheviques.

Na terceira parte, Georgy acorda do coma e retorna à Rússia, que agora está sob o regime comunista. Ele tenta reencontrar Zoya e descobrir o que aconteceu com a família imperial. Georgy se envolve em atividades clandestinas e acaba sendo preso e condenado à morte.

Na quarta e última parte do livro, Georgy já é um homem idoso que vive nos Estados Unidos. Ele recebe uma visita inesperada que o leva de volta à Rússia, onde ele finalmente descobre a verdade sobre a morte da família imperial.

"O Palácio de Inverno" é uma obra de ficção histórica envolvente e emocionante, que oferece uma visão fascinante da vida na Rússia czarista e dos eventos tumultuosos que levaram à Revolução Russa. John Boyne é hábil em criar personagens cativantes e em descrever as transformações sociais e políticas que marcaram a história da Rússia no século XX.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Gustavo.Fortes 22/02/2023

Show
John boyne é surpreendente. É o terceiro livro que leio e as narrativas são completamente diferentes, apesar de terem como pano de fundo guerras. Dessa vez ele conta um história de amor improvável e cheia de percalços, nada novelesco (graças a Deus). Vale muito a pena pra quem curte uma boa história e quer, de certa forma, entender um pouco mais dos bastidores de uma família real que não a inglesa.

Ceci 26/01/2023

Um livro de 2009 bem escrito, redondo e muito bonito. É escrito em primeira pessoa, fato que nem sempre me agrada, mas fiquei surpresa com o desenrolar da história. Para quem gosta da família imperial russa e ama o filme Anastácia, certamente é um prato cheio heheh. Apesar a leitura de bastar por si mesma, acho que vale a pena antes pesquisar um pouco sobre os últimos Romanov. ?Nicolau e Alexandra? é uma boa opção de livro para isso.

Enfim, é um livro simples, fácil de entender, que prende a atenção do leitor, com uma história bonita. Atendeu minhas expectativas: queria uma leitura leve e foi isso que recebi. ??

Mariana.Gentil 20/01/2023

Que livro, meus amigos, que livro!
Uma história bem contada, que te leva ao passado e te traz ao presente (do protagonista) de forma fluída. Uma mistura de ficção e dados históricos, que me fez pesquisar sobre os acontecimentos. Me antecipei na pesquisa (não faça isso) e acabei tirando um pouco das surpresas do livro? mas não o fez deixar de ser interessante e envolvente e surpreendente, por que não?

Bruna 16/01/2023

Georgui, um camponês russo, que morava em uma aldeia na Rússia co segue mudar seu destino ao salvar o primo do czar.
Muda de casa, de trabalho e conta sua história mesclando passado com presente.

Giulia.Oliveira 31/12/2022

Fav da vida
Olha só, amigos leitores
Esse livro é uma viajem incrível a Rússia dos Czares, com um romance lindo e muito bem narrado.
O modo como o autor monta a história e organiza os capítulos é per.fei.to.

Tais Brito 09/12/2022

Ficção histórica pra aquecer o coração
Primeira vez que leio John Boyne porque eu nunca li "O menino do pijama listrado". A sinopse de "Palácio de inverno" pareceu bem mais interessante...e diferente.

"[...] o convés das embarcações repleto de comidas e bebidas, toda uma geração de príncipes e duquesas rindo e tagarelando, como se não tivessem qualquer preocupação no mundo. Quem contemplasse tal cena jamais imaginaria que nosso país estava em guerra fazia mais de dezoito meses e que morriam por hora milhares de jovens russos nos campos de batalha da Europa.
Não era propriamente Versalhes antes da chegada das carroças dos revolucionários, mas havia uma atmosfera de escapismo, como se as classes fundiárias de São Petersburgo fossem incapazes de imaginar a infelicidade e o descontentamento que se avolumavam nas vilas e aldeias."

Aqui Boyne nos apresenta Georgui, um rapaz bastante pobre de uma vila no interior do Império Russo, em 1915. Por uma eventualidade, ele acaba sendo levado para a capital e se tornando guarda costas do czarevich Alexei, isto é, do principe herdeiro no trono russo.
Essa história nos é contada pelo próprio Georgui vivendo a salvo em Londres cerca de 50 anos. Grande parte da narrativa gira em torno da tensão trazida pela Revolução de 1917 e o que isso significou para a família imperial russa. A Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa e o cotidiano do palácio dos Romanov são excelente planos de fundo. Até porque são cenários cheio de falseamentos e teorias da conspiração. Contudo, essa é uma história de amor. O Georgui do futuro é um homem casado e que passou a vida inteira amando a mesma mulher. Na maior parte do tempo, eu só queria saber saber desse amor, mas não adiantava ter pressa. Cabe ao leitor ouvir a história de Georgui da maneira como ele decidiu nos contar.

Eu amei "Palácio de inverno". É um romance histórico bonito, envolvente e com uma leitura super fluída. Ao final, eu queria continuar ali.

Millena 30/11/2022

Esse livro foi uma surpresa muito boa, uma amigo da minha mãe mandou ele para eu ler, nunca tinha ouvido falar dele, mas que bom que ele chegou até mim.
A história é muito boa o Geórgui é o tipo de personagem muito real, daqueles que não faz só coisas certinhas, inclusive várias atitudes dele me deram raiva.
Acho que é o primeiro livro que leio com o czar, mas eu amo a história da família Romanov e sou viciada em Anastacia kkkkk, então quando vi a sinopse chamou muito minha atenção.
Terminei o livro chorando horrores, mesmo sabendo o desfecho foi difícil ler o final.
Recomendo de mais.